Bootcamp: o que é e para que serve?

Entenda os principais detalhes desse modelo de curso intensivo e prático

O mundo da tecnologia da informação cresce a cada dia mais e, com isso, mais pessoas estão se especializando na área pelas grandes oportunidades de carreira. Nesse sentido, os cursos estilo bootcamp são um dos mais procurados para essas formações. 

Lembre-se que trabalhar com tecnologia demanda bastante estudo teórico e principalmente prático. Por isso que os bootcamps são opções vantajosas para essa área. Você sabe o que eles significam?

O bootcamp nada mais é que um curso imersivo onde você pratica todos os dias a função que deseja investir, adquirindo bastante experiência. 

Continue este artigo e entenda os detalhes de um curso bootcamp, suas principais vantagens e as diferenças com cursos tradicionais e outros de tecnologia. Confira!

O que é bootcamp?

É um modelo de curso educativo em formato intensivo, que tem o objetivo de fornecer o máximo de conhecimento aos estudantes que desejam estabelecer uma carreira promissora na área da tecnologia

Ele permite que uma pessoa desenvolva habilidades importantes para a área, principalmente na área de desenvolvimento e programação, de forma ágil e aprofundada. Sua formação pode levar entre 8 e 12 semanas.

Sua origem ocorreu no exército, quando os soldados eram treinados para combater na Guerra Fria, e seu treinamento militar era construído de maneira que aprendiam técnicas de defesa colocando a mão na massa e observando as armadilhas a sua frente. Daí vem a tradução do nome “campo básico”.

A partir daí, foi uma terminologia utilizada em diversos segmentos. Aqueles que optam por um bootcamp aprendem em semanas o necessário para encarar os desafios da área com consistência e segurança. 

Por isso que mais pessoas têm dado preferência aos cursos em formato bootcamp, já que estamos em uma sociedade em constante mudança tecnológica e que exige que os profissionais se adaptem ao conhecimento de acordo em como a sociedade evolui.  

Para que serve o bootcamp?

Muitas pessoas escolhem o bootcamp para aprender programação, já que é um modelo mais prático, voltado para o mercado e mais rápido que os cursos com formação completa tradicional. 

Além disso, também optam por esse modelo para complementar suas soft e hard skills, ter um aperfeiçoamento em uma determinada habilidade, começar a trabalhar em uma startup ou até mesmo investir no empreendedorismo.

Como algumas instituições usam métodos ultrapassados e demorados para formar um profissional, o bootcamp se torna uma uma nova metodologia de educação que vem se mostrando cada vez mais eficiente na formação e inserção de novos profissionais qualificados no mercado. 

Assim, são ideais para quem deseja acelerar sua entrada no mercado de trabalho, ou fazer transição de carreira ou mesmo desenvolver habilidades para abrir seu próprio negócio.

Quais são suas vantagens?

Os benefícios de se investir em um bootcamp são diversos, sendo os que mais chamam atenção na hora dos profissionais escolherem são:

  • Ter um aprendizado rápido e intensivo; 
  • Focar nas competências específicas e indispensáveis para a profissão;
  • Ter grande integração com o mercado de trabalho;
  • Permitir o crescimento da rede de contatos na área, principalmente voltada à tecnologia;
  • Possuir alta taxa de empregabilidade;
  • Possibilitar a obtenção de muito conhecimento em pouco tempo;
  • Dar um salto na carreira.

Bootcamps versus Cursos tradicionais

Uma das maiores dúvidas ao se inteirar sobre um curso de bootcamp é entender os prós e contras ao relacionar com um curso tradicional, seja ele técnico, de extensão ou mesmo uma pós ou MBA para especialização. Esses últimos continuam sendo boas opções para quem deseja se especializar em um ramo para fortalecer o currículo.

Agora se o seu objetivo é mais ter uma visão de mercado, aumentar a bagagem prática e ser voltado para o mercado de trabalho, a formação sólida e em curto tempo do Bootcamp permite isso, até porque para uma pós ou MBA a graduação é necessária, e no bootcamp não. Para realizá-lo basta querer escolher a área que mais se identifica e investir no curso.

Quando se fala no ramo de programação então, o bootcamp é bem mais relevante, pois você aprende exatamente o que o mercado de trabalho precisa, e não apenas o básico, a teoria ou essencial da área.

Outra grande diferença bem atrativa é que os bootcamps têm seu conteúdo constantemente atualizado para acompanhar as tendências, diferente de outros cursos superiores que demoram anos para fazer alterações em suas grades curriculares.

Isso sem contar no tempo que leva para se formar, que os bootcamps são meses e os outros cursos mais tradicionais são anos. 

Bootcamps na área de tecnologia

É de conhecimento geral que se hoje você quisesse aprender inglês seria mais rápido você ir para um país que fala essa língua nativamente, certo? É nessa estética de alto aprendizado que os bootcamps de tecnologia se enquadram, ou seja, em curto tempo e de uma maneira bem mais intensa. 

Por isso os mais conhecidos nessa área são:

Bootcamp de programação

Se fosse para escolher entre ele ou um curso superior isso vai depender do seu objetivo. Enquanto nas universidades você terá um conhecimento mais teórico, estudando as mais diversas áreas da ciência da computação, o bootcamp é focado exclusivamente em programação e nas suas funções. 

Por isso é mais rápido e prático, como é o Bootcamp de Programador Iniciante aqui da XP Educação. 

Data Science bootcamp

Com o Data Science você domina as principais técnicas, conceitos e ferramentas para uma melhor coleta, armazenamento e interpretação de dados. Saiba como no curso da XP Educação.

Bootcamp de TI

Esse é mais voltado num aspecto geral da tecnologia da informação e existem uma infinidade de opções para escolher, como você pode conferir neste link.

Como fazer um bootcamp da XP Educação

Agora que você já sabe o que são os bootcamps e sua relevância no mercado, só depende de você para escolher o mais indicado aos seus objetivos. Algumas dicas podem lhe ajudar nisso, como:

  • Conheça o currículo dos experts;
  • Equilibre a aquisição de habilidades e competências;
  • Procure uma visão humana sobre tecnologia;
  • Avalie a experiência de aprendizagem;
  • Entenda as possibilidades de networking.

Aqui no IGTI bootcamp da XP Educação você tem diversas oportunidades de entrar no ramo da tecnologia, seja como programador ou desenvolvedor, mas aprendendo o necessário para alavancar sua carreira no mercado. 

Para saber mais sobre eles e escolher o mais adequado, você precisa assinar um dos nossos planos. Saiba mais como podemos lhe ajudar nisso e começar a mudança do seu futuro desde agora!

Continue Aprendendo

spot_img