O que é carteira de investimentos? 4 dicas para montar um modelo diversificado

Quem entra no mundo financeiro precisa saber o que é carteira de investimentos e como funciona, pois é muito provável que o investidor a utilize para fazer várias aplicações de uma única vez.

Antes de mais nada, carteira de investimentos é a aplicação de um conjunto de ativos financeiros, sendo uma modalidade onde se concentra vários tipos de aplicações. Neste caso, o investidor distribui o dinheiro em mais de um investimento, seguindo um modelo diversificado.

Mas montar uma carteira equilibrada e rentável exige esforço e conhecimento sobre títulos e produtos financeiros. 

Para estar preparado para lidar com esse modelo de negócio, neste artigo vamos explicar como montar uma carteira de investimentos ideal de acordo com o seu perfil de investidor e sua rentabilidade.

Siga conosco até o fim.

Boa leitura!

O que é uma carteira de investimentos diversificada?

Carteira de investimentos é a união de transações de ativos de diferentes classes, tipos e mercados escolhida por você para fazer seu dinheiro render. 

Independentemente do valor, se você distribuiu suas economias em mais de um ativo, isso significa que já possui uma carteira de investimentos.

A formação de uma carteira de investimentos é relativa e subjetiva, por isso, não se deve definir um modelo ideal e padronizado, e sim, uma composição que faça sentido para cada investidor.

Nesse sentido, a intenção é garantir uma exposição variada aos riscos, o que permite proteger melhor o seu patrimônio. Assim, os recursos são alocados em proporções diferentes, de modo a balancear as características e potencializar as chances de resultado.

Na prática, você não está exposto aos impactos de somente uma instituição ou setor. Desse modo, caso ocorra a desvalorização de um ativo, você pode ser compensado pela valorização de outro.

Isso significa que a diversificação de carteira reflete não só a redução dos riscos, bem como pode diminuir eventuais perdas, especialmente em renda variável.

Para que serve a carteira de investimentos?

A carteira de investimentos tem como foco preservar o saldo positivo do investidor, mesmo se uma aplicação ou outra não apresentar resultados condizentes. As incertezas do mercado financeiro e do cenário econômico podem contribuir para a valorização e desvalorização das aplicações. 

Afinal de contas, é praticamente impossível prever exatamente os rendimentos dos investimentos em um prazo mais longo, principalmente quando entramos na renda variável.

Por conta disso, é de extrema relevância não colocar todo o dinheiro em um único ativo pela possibilidade de sofrer em caso de um choque.

Quer entender mais como funciona o mercado de investimentos e como criar uma carteira diversificada? Tenha um guia ideal em mãos para sempre que precisar saber mais sobre o mundo dos investimentos. Faça o download agora:

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Tipos de carteira de investimentos

Carteira recomendada

É um modelo de carteira composta por dicas de profissionais da área. Isto é, corretoras, consultorias financeiras e analistas independentes estudam o mercado e sugerem os melhores tipos de ativos para os investidores.

Durante a aplicação da carteira, os investidores recebem um relatório completo com dados e dicas sobre os ativos adquiridos. 

Carteira administrada

É quando uma empresa fica responsável por aplicar a carteira de investimentos de um cliente, distribuindo os ativos disponíveis no mercado conforme sua estratégia de negócios.

O planejamento realizado pela empresa contratada deve seguir adiante somente após o aval do investidor.

Assista ao vídeo e saiba as melhores formas para diversificar sua carteira de investimentos:

Como diversificar uma carteira de investimentos?

Veja as principais dicas para criar uma carteira de investimentos diversificada e rentável Analise os passos necessários a seguir:

1º passo: conheça seu perfil de investidor

Antes de fazer qualquer escolha dentro da sua carteira de investimentos, é preciso conhecer, primeiro, qual o seu perfil de investidor – é praticamente inviável alcançar melhores resultados e constantes sem essa parte.

Isso significa entender qual é o seu apetite ao risco e de quanta segurança está disposto a abrir mão em troca de um potencial maior de ganhos.

Se você ainda não sabe qual é o seu perfil, pense o quanto você tolera perdas e se sente desconfortável diante de possíveis perdas de rentabilidade.

  • Caso sua resposta seja “tolerância zero”, você tende a ter um perfil conservador;
  • Caso tenha um certo apetite por rentabilidades maiores, mesmo que com pouco risco, você tende a ser um investidor moderado;
  • Agora, caso não tema por possíveis perdas na expectativa de ter ganhos mais altos, seu perfil é mais alinhado com o perfil agressivo.

Assim, entender seu perfil ajuda a saber como dividir os investimentos, em termos de classes, tipos e riscos.

>>> Leia também: Saiba as melhores dicas de investimentos para o perfil conservador

2º passo: identifique seus objetivos e prazos

Conhecer os objetivos de curto, médio e longo prazo é outro fator muito importante e que precisa estar alinhado aos investimentos.

Por isso, lembre-se de que existe o tripé do investimento, formado por:

  • segurança;
  • rentabilidade;
  • liquidez.

Por exemplo, se você quiser um investimento seguro e com resgate diário (alta liquidez), é provável que ele não seja tão rentável. Agora, caso espere que ele tenha alta liquidez e grande retorno, aí provavelmente não será tão seguro.

Mas se for seguro e rentável, espera-se que a liquidez seja menor.

Para um objetivo de longo prazo, é possível investir com um pouco mais de riscos – mas sempre dependendo do seu perfil primeiro.

Por outro lado, se a intenção for investir para reserva de emergência (planos de curto prazo), é necessário escolher uma alternativa segura e com liquidez alta. Saber alinhar objetivos e prazos a investimento aumentará suas chances de alcançar seus sonhos desejados.

3º passo: explore as alternativas do mercado

Neste momento de preparar sua carteira de investimentos, é preciso entender o mercado como um todo.

Afinal, como alinhar objetivos e prazos a investimentos se não conhecemos, pelo menos, o suficiente de cada classe de ativos?

Por exemplo, na renda fixa é possível investir em títulos públicos e privados que são prefixados, pós-fixados ou híbridos, que costumam ter rendimentos mais previsíveis e seguros.

Na renda variável, o investimento em ações é o mais cobiçado, mas ainda há alternativas em derivativos da bolsa de valores (como Opções) e em fundos diversos (como Fundos Imobiliários, Fundos Multimercados, Fundos de Índice e outros), entre outros.

A partir do momento em que se sabe como cada investimento funciona, torna-se mais fácil entender a correlação entre elas.

4º passo: reanalise a carteira periodicamente

Para que a sua carteira de investimentos diversificada garanta resultados significativos de modo que siga atendendo suas necessidades e expectativas, é válido que faça análises periódicas. Isso porque com o tempo seus objetivos podem mudar, e, consequentemente, também os seus investimentos.

Então, veja se os seus objetivos permanecem os mesmos e confira como estão os resultados dos investimentos. Dependendo do contexto, você se mostrará disposto a correr mais ou menos riscos.

Dessa forma, é mais viável manter a carteira relevante e diversificada de acordo com as suas preferências.

>>> Aprenda também: Saiba como fazer pequenos investimentos na Bolsa de Valores

Como montar carteira de investimentos? Bônus

Agora que você já sabe o que é carteira de investimentos e como funciona, fica mais fácil planejar os ativos para buscar mais rentabilidade.

Mas saiba que é possível se aperfeiçoar no tema e aprender mais sobre este universo de forma prática e eficiente.

E como fazer isso? Conhecendo os métodos do curso Diversificação de carteira e Gerenciamento de Risco

Neste curso da Xpeed School, você aprende por meio de aulas práticas e teóricas a avaliar o risco de uma ação e, assim, ter autonomia para gerenciar uma carteira sem titubear.

São 10 horas de aula com dicas dos melhores especialistas do mercado.

Que tal aprender a investir hoje mesmo? Acesse agora o banner abaixo e comece um curso de qualidade.

Botão Quero Gerenciar Meus Riscos e Diversificar Minha Carteira

 

 

Continue Aprendendo

spot_img