Como investir em dólar no Brasil: 5 principais formas

Saber como investir em dólar no Brasil oferece diversas vantagens ao investidor, como proteção do seu patrimônio contra as instabilidades do mercado financeiro.

Por conta de muitos fatores que fazem do dólar a principal moeda do mundo nas trocas econômicas, saber como investir em dólar no Brasil é uma saída para quem quer variar seus investimentos e proteger seus rendimentos das oscilações do mercado.

O dólar foi o segundo melhor investimento no primeiro semestre de 2022, de acordo com o relatório da XP. Por isso, aplicar em vários ativos que são atrelados ao preço dessa moeda pode ser uma ótima opção em momentos de crises e instabilidades econômicas.

Quer aprender melhor sobre esse assunto? Leia este texto até o final e veja as vantagens de investir em dólar no Brasil e dicas dos investimentos mais adequados. Boa leitura!

Por que investir em dólar?

Por conta de os Estados Unidos, país de origem do dólar, terem uma economia mais dinâmica, eles costumam sair de crises mais rapidamente do que a maioria dos países.

Isso quer dizer que ao possuir investimentos na moeda norte-americana, você tem mais segurança de não perder dinheiro, por exemplo.

Assim, o dólar funciona como uma espécie de proteção para suas aplicações e até futuros gastos.

Para quem viajará ou terá algum tipo de custo no exterior, pode muito bem se beneficiar dos investimentos nessa moeda como caminho de equilibrar esses consumos.

A propósito, mesmo que não pretenda sair do país, investir nessa moeda ainda pode ser uma forma de proteção: ter dinheiro investido em dólar, enquanto o mesmo se valoriza em cima do real – ou seja, a nossa moeda nacional desvaloriza -, você pode sofrer menos com a perda do poder de compra aqui no Brasil.

Além disso, mesmo que aconteça nenhum desses dois cenários, investir nessa moeda também é uma ótima forma de diversificar sua carteira de investimentos.

O que preciso saber antes de investir em dólar no Brasil?

Primeiro, o fato de a moeda norte-americana oferecer mais segurança que as outras no geral, não impede que ela mesma sofra diante de algumas crises econômicas, como a Guerra da Ucrânia e a pandemia do Covid-19, por exemplo.

Investir em dólar significa aplicar em renda variável, o que representa maior volatilidade e menos garantia de que você terá retorno com suas aplicações.

Outro ponto importante é que, no Brasil, o valor do dólar varia tanto de acordo com o cenário econômico global quanto com o do próprio país.

Em outras palavras, mesmo que a moeda esteja desvalorizada no mercado internacional por algum motivo, ela pode estar valorizada em relação ao real, ou vice-versa.

De todo modo, investir em dólar é mais indicado para quem já possui aplicações em outros ativos, como renda fixa, ações e outros produtos financeiros.

< Leia também: Dólar alto é bom ou ruim? Por que ele sobe e qual o impacto disso? />

Como investir em dólar no Brasil?

Finalmente chegamos ao ponto principal deste conteúdo: como investir em dólar no Brasil. Saiba que há diversas maneiras e não apenas a mais conhecida, que é comprar dólares e guardar para alguma emergência ou viagem. O que não seria bem um investimento, não é mesmo?

Então verifique abaixo as dicas para investir em dólar e comece agora mesmo a aumentar o seu patrimônio!

1. Compra de papel-moeda

A primeira alternativa, na verdade, não representa um investimento de fato, afinal, está sendo feita uma compra e não um investimento em si.

Isso porque a aquisição do papel-moeda não gera fluxo algum para você e não traz benefícios quanto aos juros – ou seja, não está ligada ao lucro ou rendimento.

Aliás, essa compra pode até mesmo representar custos mais altos, já que se dá na cotação do dólar turismo e envolve taxas maiores do que aquelas do mercado financeiro.

Por isso, mesmo que muitas pessoas adquiram o dólar fisicamente como forma de proteção, a estratégia não apresenta vantagens no mercado.

E mais: existe certa insegurança em relação a roubos ou furtos no local em que você guardar as cédulas.

Mesmo assim, a compra do dólar em papel-moeda ainda pode ser útil para situações específicas, como uma viagem internacional. Nesse caso, diversos turistas costumam fazer a compra antecipada para se proteger do câmbio e evitar as taxas de cartões de crédito.

2. Mercado futuro

Aqui, a ideia é que a pessoa se comprometa a comprar ou vender uma certa quantidade de dólares em uma data futura por um preço previamente combinado.

Se você avaliar, em determinado cenário, que o dólar vai valorizar sobre o real no próximo ano, pode comprar um volume de dólares em um vencimento futuro por uma cotação pré-definida – com lastro na cotação ainda subvalorizada.

No exemplo mostrado acima, você lucraria, mas esse ativo pode tanto valorizar quanto desvalorizar, só que o preço previamente determinado se mantém. Portanto, no momento de vencimento do contrato, os investidores podem ganhar com a valorização ou perder com a desvalorização.

Esse tipo de operação, feita pela mediação de corretoras, funciona por contrato cheio ou mini e, nele, a tributação segue a alíquota dos investimentos em renda variável.

Por conta de o mercado futuro ser complexo e apresentar riscos significativos de oscilação, ele costuma ser bastante utilizado para atividades de especuladores. Para esse público, o objetivo não seria tanto o de proteger a carteira, mas de obter ganhos com a variação das moedas.

< Continue aprendendo: Como investir em dólar futuro? Entenda os 5 fatores preponderantes para negociar bem />

3. Fundos cambiais

O nome se deve ao fato de serem fundos de investimento que alocam dinheiro em ativos atrelados a moedas estrangeiras, como o dólar e o ouro.

Nessa situação, você não compra a moeda diretamente, mas investe em um fundo em que profissionais fazem a gestão dos investimentos.

O investimento em fundos se dá pela compra das cotas, podendo ser feita diretamente na plataforma da instituição financeira.

Além disso, os fundos possuem boa liquidez, o que viabiliza resgatar o dinheiro com rapidez, em até poucos dias após a solicitação de saque, caso precise ou deseje.

Neste tipo de operação, encargos como Imposto de Renda, taxa de administração e IOF (para operações de compra e venda em menos de 30 dias) podem ser cobrados.

Os fundos cambiais estão entre as opções mais utilizadas para quem quer investir em dólar e tem como objetivo se proteger da estabilidade financeira.

4. ETFs

Os ETFs (Exchange Traded Funds) são mais uma estratégia de investir em dólar no Brasil.

Também funcionam como um tipo de fundo de investimentos, mas com foco em acompanhar e replicar um índice econômico.

Nesse caso, é possível escolher um ETF que acompanhe algum índice que responda à dinâmica de valorização do dólar, mesmo indiretamente, como o S&P 500.

Tal índice reúne os 500 ativos cotados nas Bolsas de NYSE e da NASDAQ – ambas dos Estados Unidos. Só que a primeira reúne empresas tradicionais com foco no setor industrial, enquanto a outra reúne as de tecnologia.

5. Ações

Que fique nítido: nem todas as ações são alternativas para aplicar em dólar. Elas precisam ser de empresas de fora do país ou brasileiras exportadoras – pois em grande parte dos casos as receitas são em dólares.

E isso é possível conseguir sem mesmo realizar investimentos diretamente no mercado internacional.

No entanto, vale lembrar que negociar ações na bolsa de valores não é simples como investir em renda fixa, por exemplo. As ações são ativos de renda variável e apresentam oscilações.

Por isso, estude bastante sobre o assunto antes de começar ou conte com a ajuda de profissionais para evoluir uma das formas de como aplicar em dólar no Brasil. 

Uma ótima forma de dar o primeiro passo rumo a esse conhecimento, é fazer o curso online da XP Educação: Especialista em Investimentos no Exterior.

Dá para aplicar em dólar na Caixa Econômica Federal?

A resposta é sim. Pode-se aplicar em dólar na Caixa Econômica Federal pelo fundo CAIXA FIC Indexa Dólar Cambial com apenas R$100.

Destinado a pessoas físicas e jurídicas, esse fundo visa a rentabilidade compatível com a variação da taxa de câmbio do dólar comercial em relação à moeda do Brasil, o real. Isso tudo por meio de cotas de fundos com carteira diversificada e outras modalidades de operações financeiras.

Além disso, também é possível abrir uma conta em dólar pela Caixa Econômica Federal. Por meio de seus serviços, qualquer pessoa pode transferir ou receber dinheiro de outros países por ela.

Como aprender sobre investimentos em dólar?

Há muitas décadas, o dólar é uma moeda de extrema importância no mundo.

Não à toa, ela até se torna uma forma interessante de investimento, já que, pela própria força, acaba oferecendo mais segurança do que aplicações em outras moedas, por exemplo.

Contudo, fazer investimentos atrelados à moeda norte-americana não anula a exposição do investidor a cenários de risco. Considere seu perfil de investidor e sua tolerância a riscos antes de procurar saber como aplicar em dólar no Brasil.

E caso siga em frente, estude o suficiente para lidar com as aplicações que envolvem essa moeda para aumentar seu patrimônio e evitar prejuízos por falta de conhecimento.

A última dica para investir em dólar no Brasil é ler notícias de economia local e global e participar de cursos voltados à área de investimentos financeiros. A plataforma XPE Multi+ funciona por meio de assinatura mensal, dando acesso a vários cursos sobre finanças e bolsa de valores.

Aproveite essa oportunidade e garanta um futuro promissor como um investidor mais experiente!

Continue Aprendendo

spot_img