Como começar a estudar educação financeira? Qual a importância? + 3 dicas

Cuidar bem das finanças pessoais é essencial para ter uma relação saudável com o dinheiro, mas também é um assunto  cheio de mitos e pouco difundido no Brasil. Com isso, até termos contato direto com o salário, não temos tantas oportunidades práticas para descobrir como lidar com os ganhos e gastos.

Mas então como começar a estudar educação financeira? Qual a melhor hora para dar os primeiros passos? Quais os melhores conteúdos disponíveis sobre o tema? Se essas perguntas fazem sentido para você, está no lugar certo!

Hoje vamos explicar de forma prática o que é educação financeira, qual sua importância e como aprender essa habilidade para cuidar melhor das finanças e, até mesmo, aprender a investir no futuro. Aproveite a leitura!

O que é educação financeira pessoal?

De modo geral, educação financeira pessoal significa compreender suas finanças e saber como lidar com os gastos a fim de assegurar que eles se mantenham menores que os valores recebidos de todas suas fontes de renda, permitindo manutenção ou até melhoria da qualidade de vida.

Pesquisando sobre o tema, é comum encontrar ainda a definição da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que coloca a educação financeira como “o processo que permite melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, se tornando capaz de fazer escolhas de forma bem-informada.”

Em resumo, significa entender como o dinheiro funciona e como manter os ganhos acima do custo de vida. Na prática, esse conhecimento se mostra essencial também para realizar projetos pessoais, lançar empreendimentos ou expandir o patrimônio.

Qual a importância da educação financeira?

Agora que estamos por dentro do conceito, temos mais um ponto a ser esclarecido antes de mostrar como começar a estudar educação financeira, que é a importância de aprender a lidar com suas finanças.

De modo geral, já demos dicas sobre isso ao mencionar sua relevância para projetos de vida, enriquecimento e outras conquistas similares. Vamos falar mais sobre isso!

Logo de início, é importante citar que educação financeira é o primeiro passo para se livrar das dívidas e não ficar refém do dinheiro. Mesmo um pequeno endividamento pode gerar um efeito bola de neve e impedi-lo de ter uma qualidade de vida adequada ou mesmo promissora.

Depois disso, temos o seu papel na hora de economizar dinheiro para projetos e conquistas pessoais. Por exemplo, para comprar uma casa, comprar um carro, pagar um curso superior ou simplesmente fazer uma viagem dos sonhos. Em todos esses casos, o controle das finanças é crucial.

Outro cenário que demonstra a importância da educação financeira está atrelado ao perfil empreendedor. Muitas pessoas sonham em ter seu próprio negócio, não é? E como você imagina que é a melhor forma de economizar e acumular o capital inicial para montar sua empresa?

Pois é, por meio de um entendimento adequado sobre suas finanças e uma relação saudável entre seus ganhos e o custo de vida no momento.

Para ficar definitivamente claro, a educação financeira é fundamental  para todos os momentos da sua vida. Hoje, ela auxilia no controle de gastos, mantém as contas pagas em dia e evita dívidas. No amanhã, ela pode representar um futuro melhor e mais confortável.

>>> Descubra 13 dicas para administrar bem o seu dinheiro! Clique aqui e confira o que preparamos.

Como começar a estudar educação financeira?

Já sabemos do que se trata e por que é importante, agora nos resta saber como começar a estudar educação financeira, não é mesmo? Para isso, primeiro é recomendado entender o seu momento.

Por exemplo, se for um jovem adulto em sua primeira experiência de emprego, uma pessoa que é a principal provedora financeira na família ou uma criança, teremos relações diferentes com o dinheiro, mas aprender sobre educação financeira pode beneficiá-lo de qualquer maneira.

Sendo um adulto, a melhor maneira é ir atrás. Atualmente, a disponibilidade de conteúdo gratuito sobre finanças é enorme. Podcasts, livros e influencers focados em educação financeira, investimentos e afins estão por toda parte e são uma boa fonte de informações para você se inteirar sobre o tema.

O ideal é entender o seu perfil, o seu momento e procurar conteúdos que fazem sentido para o seu cenário. Pode parecer algo complicado, mas é bem mais simples do que se imagina, especialmente com as dicas que separamos a seguir.

Dessa forma, é possível ficar por dentro de dicas para poupar dinheiro, como montar planilhas de controle financeiro e muitas outras iniciativas interessantes.

Comece um curso de educação financeira

Outra opção interessante é buscar cursos focados no tema. Por exemplo, na Xpeed School temos a Escola de Educação Financeira, com diversos ensinamentos de nível iniciante para desenvolver a sua capacidade de gerenciar o seu dinheiro, sem tabus e sem complicações. Confira:

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

Em outra abordagem que vale a citação, dar os primeiros passos na educação financeira já na infância é uma ótima ideia. Não é preciso de ações extremas ou lições duras, basta que os pais compartilhem o seu conhecimento e proponham exercícios práticos, em cenários controlados.

Aliás, fazer com que seus filhos aprendam a mexer com dinheiro é um excelente motivo para que você busque conteúdo sobre o tema e saiba como começar a estudar educação financeira. Por isso, sugerimos que você leia os conteúdos abaixo:

>>> Como investir sendo menor: comece agora a operar na Bolsa!

>>> Como começar a investir com 18 anos: tudo o que você precisa

>>> [CURSO] Educação Financeira para Jovens

3 canais sobre finanças e investimentos

Outro bom começo para estudar educação financeira é procurar conteúdo em vídeo sobre o tema. São tantos resultados que não sabe por onde começar? Relaxe, temos algumas indicações para você:

1. O Primo Rico

Thiago Nigro, o Primo Rico, é um dos influenciadores digitais mais reconhecidos no ramo. Seus vídeos falam sobre como conseguir sua independência financeira, como trabalhar com investimentos e outras lições importantes.

Vale a pena conferir, principalmente pela variedade de temas e linguagem muito prática:

2. EconoMirna

Mirna Borges também foca em investimentos e empreendedorismo, mas como não dá para falar desses temas sem passar pela educação financeira, o assunto se faz presente no seu canal. É uma boa forma de adquirir diferentes tipos de conhecimento em um só lugar:

3. Xpeed School

Pois é, a Xpeed School também está no YouTube! Reunindo o que há de melhor na XP Inc., temos conteúdos sobre trading, investimentos e educação financeira, que servem para fomentar um conhecimento básico sobre esses temas, ajudando na sua jornada:

E não esqueça, a Xpeed School tem cursos voltados especificamente para guiá-lo pela educação financeira de forma prática e assertiva. Você pode começar assistindo nossos vídeos e lendo o blog, mas se quiser se aprofundar, a Escola de Educação Financeira foi feita para você.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e continue ligado para mais dicas e recomendações. Até a próxima!

Continue Aprendendo

spot_img