Como implementar o Data Science na tomada de decisões do Marketing Digital?

O uso da Data Science traz uma série de benefícios, como: análise de dados em tempo real e otimização das campanhas. Cada vez mais, ele caminha de mãos dadas com o Marketing Digital.

Em uma área tão orientada para os resultados como é a área do Marketing, o uso da Data Science no Marketing Digital vem sendo vista como um diferencial para as empresas que querem se destacar no mercado. 

Por proporcionar uma análise de dados mais assertiva, a Data Science traz insights e respostas valiosas para a estratégia de Marketing de um negócio. Por exemplo, ela é capaz de responder a perguntas como “Qual tipo de conteúdo meu público tem interesse?” ou “Quais plataformas o meu público utiliza e é melhor para investir?”.

Para responder essas e outras perguntas, preparamos este artigo sobre Data Science e como ela é utilizada no Marketing Digital. Confira! 

Primeiro, entenda o que é Data Science

Data Science, ou Ciência de Dados em tradução para o português, é uma área multidisciplinar composta pelas seguintes áreas: Ciência da Computação, Estatística e Matemática. 

O principal objetivo da Data Science é colher, armazenar, processar e analisar dados para transformá-los em conhecimento e informações importantes para o mundo dos negócios. Dessa forma, é possível tomar decisões mais assertivas e trazer previsibilidade para as empresas.

Por isso, a Ciência de Dados vem se tornando algo tão importante para as empresas dos mais variados ramos de atuação.  

Qual a importância da Data Science no Marketing Digital?

Segundo a empresa de consultoria norte-americana, Gartner, aproximadamente 75% das empresas em todo o mundo já investem em análise de dados. No caso do Marketing Digital, o investimento em Data Science é importante porque, cada vez mais, o Marketing vem ganhando mais espaço nas empresas. 

Diante de um mercado altamente competitivo e desse crescimento do papel do Marketing, é natural que haja mais cobrança por entregas e resultados positivos. Com o uso da Data Science, os analistas de Marketing Digital conseguem usar os dados para conhecer os seus clientes, ajustar as suas estratégias com base em análises mais detalhadas das suas ações e entregar melhores resultados

Benefícios da Data Science no Marketing Digital

O uso da Data Science no Marketing Digital traz uma série de vantagens para toda a equipe. Abaixo, listamos cinco benefícios:

  • Análise de dados em tempo real;
  • Eficiência no planejamento das estratégias;
  • Maior retenção dos clientes;
  • Melhoramentos nos processos internos;
  • Otimização de campanhas. 
A utilização e análise de dados é fundamental no Marketing Digital
A análise de dados é fundamental no Marketing Digital para criar estratégias assertivas e de impacto.

Maneiras de aplicar a Data Science no Marketing Digital

Agora que você já sabe os benefícios da Data Science no Marketing Digital, trouxemos alguns exemplos de como ela pode ser utilizada no dia a dia de um profissional: 

1. Análise de mercado

Conheça com riqueza de detalhes o mercado que você está inserido, acompanhe as movimentações dos concorrentes e consiga prever algumas tendências de mercado a partir da análise dos dados coletados. 

2. Análise de consumidor

Acompanhe os hábitos de consumo da população e as suas mudanças com o decorrer do tempo, identifique o comportamento dos clientes com base nas suas ações nos seus canais de negócio e acerte nas suas ações. 

3. Desenvolvimento de estratégias

Os dados ajudam a prever os próximos passos e as próximas tendências de mercado digital. Dessa forma, o desenvolvimento de campanhas e a definição de estratégias pode ser mais fácil. Além disso, os dados trazem novos insights e otimizam a criação de estratégias, uma vez que você tem em mãos o histórico do que vem dando certo e o que não está funcionando tão bem. 

4. Otimização de orçamento

Com os dados coletados e analisados pela Data Science é possível identificar em quais canais as campanhas estão tendo o melhor retorno do investimento (ROI), evitando assim o desperdício e direcionando os investimentos financeiros para os canais corretos.  

5. Campanhas mais eficientes

Ao ter acesso a dados importantes, como dados demográficos e localização, hábitos de consumo e preferências do público-alvo, é possível entregar campanhas mais assertivas e segmentadas. Além disso, as campanhas são otimizadas e levam menos tempo no lançamento de cada uma. 

6. Análise de resultados

Uma das vantagens do Marketing Digital é a fácil mensuração dos resultados, com Data Science essa análise é ainda mais descomplicada. Na análise de resultados com Data Science você pode identificar novas oportunidades, prever tendências, mensurar as entregas e a eficácia das suas ações.

7. Análise preditiva

A análise preditiva é um dos quatro tipos de análise de dados e busca responder a seguinte pergunta: “O que acontecerá?”. Para encontrar uma resposta, a análise preditiva considera o comportamento humano, dados e padrões que se repetem.

Dessa forma, a equipe de marketing consegue encontrar os melhores caminhos para o seu crescimento e prever alguns comportamentos em ações futuras. 

Como implementar a Data Science na empresa para impulsionar o Marketing Digital?

Em primeiro lugar, a empresa precisa definir quais são os seus objetivos e o que ela espera ao fazer esse investimento da Data Science para o Marketing Digital. Além disso, a empresa precisa também definir quais dados e quais KPIs serão considerados neste primeiro momento. 

Por fim, um passo super importante é investir na contratação de um Cientista de Dados ou investir em cursos de qualificação para que a equipe consiga colher, analisar e utilizar os dados de forma estratégica.

Conclusão

Utilizar a Data Science no Marketing Digital é uma estratégia que vem trazendo bons resultados para as empresas que já a utilizam. Diante do aumento na quantidade de dados produzidos diariamente e diante do fortalecimento do Marketing Digital, o profissional com conhecimento nessas duas áreas deve ser bastante requisitado nos próximos anos. 

Portanto, se você é profissional da área e gostaria de saber mais como a Data Science se aplica ao Marketing Digital para colocar os conceitos aprendidos em prática no seu dia a dia, alguns cursos da XP Educação podem lhe interessar: 

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