Como a microeconomia impacta o sucesso de uma empresa?

A microeconomia engloba uma série de temas estudados que podem impactar diretamente nos negócios, desde o pequeno ao grande empresário

A microeconomia é a área das ciências econômicas que analisa o comportamento econômico individual, concentrando apenas em mercados específicos e na movimentação de produtores e consumidores, sem avaliar o conjunto geral da economia. 

Para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre esse assunto, preparamos um artigo completo sobre o conceito de microeconomia, elementos de microeconomia e mais!

O que é microeconomia?

É a ciência que estuda o comportamento de empresas, consumidores e como eles se relacionam entre si. 

Ela permite identificar alguns fatores que impactam  questões relevantes de mercado, como oferta e demanda, preços, canais de venda, entre outras.

É por meio desse conceito que o mercado entende as diferenças de valores dos produtos, bem como os motivos que os levam a ficar mais caros ou mais baratos. 

Há vários fatores que impactam essas avaliações. Por isso, devem ser considerados os atores envolvidos no processo, como:

  • famílias, 
  • empresas, 
  • segmentos de mercado
  • atuação do governo. 

Dê o play e entenda como os indicadores macroeconômicos impactam as decisões sobre os investimentos.

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Quais são as vantagens da microeconomia?

Uma das principais vantagens é que a teoria ajuda a definir os preços dos produtos. Quando aplicada com eficiência, a teoria permite que o empresário tome decisões com mais assertividade. Confira, a seguir, outros benefícios: 

  • conhecer comportamentos dos clientes;
  • avaliar a cadeia de produção;
  • entender o público alvo;
  • analisar a cadeia produtiva;
  • estabelecer margens alinhadas ao mercado.

Microeconomia e macroeconomia: quais são as diferenças? 

Há várias diferenças entre esses dois conceitos. Enquanto a microeconomia observa informações mais detalhadas como consumidores, comportamentos e nichos de mercado, a macroeconomia traz um olhar mais amplo do cenário econômico.

Veja abaixo quais são as principais diferenças entre microeconomia e macroeconomia. 

  • microeconomia: é a área que analisa a economia em menor escala e lida com determinadas entidades, como empresas, famílias e indivíduos;
  • macroeconomia: analisa a economia em um sentido mais geral, observando elementos que impactam a economia nacional, regional ou global. 

Um bom exemplo de microeconomia é a análise de uma determinada empresa para descobrir como ela pode aumentar a sua produção e capacidade com o foco na redução de preços e no diferencial competitivo. 

Já a macroeconomia analisa como a queda da exportação de um produto pode impactar a capital de um país; o quanto o PIB sofreria com o crescimento da taxa de desemprego e como uma nação é afetada com as mortes e invalidez por acidentes de trânsito. 

< Leia mais também em: Microeconomia e macroeconomia: entenda a diferença e a importância de cada uma />

Como a microeconomia se divide? Descubra os 3 princípios 

A divisão é feita com base na teoria do consumidor, da firma e da produção. Cada uma contém as suas particulares. Veja abaixo: 

1- Teoria do consumidor

É responsável por analisar o comportamento dos consumidores. Na prática, tenta descobrir por que os clientes compram o produto de uma loja, e não da sua própria marca. Também investiga as razões pelas quais eles desistiram de concluir o pedido.

A teoria do consumidor também estuda as informações utilizadas pelos cliques para adquirir esses itens, fazendo com que elas se tornem um fator decisivo na jornada dos clientes. 

Isso é importante para mensurar a demanda de um determinado serviço ou produto de uma empresa.   

2- Teoria da firma

Criada pelo economista Ronald Coase, essa teoria analisa os principais processos que uma empresa aplica para melhorar os lucros de um negócio

Ela é baseada na expectativa de oferta e demanda. Isso significa que a linha de produção e escalabilidade dependem diretamente da procura pelos seus produtos. 

O foco dessa teoria é entender a eficiência da produção de uma empresa. É por meio dessas informações que as companhias atuam de maneira mais eficiente e maximizam os resultados com a comercialização de produtos e serviços.  

3- Teoria da produção

Por fim, e não menos importante,  essa teoria estuda todas as etapas de fabricação de um produto. Além da matéria prima, outros elementos são observados, como os gastos com transportes e a variação cambial (dependendo do segmento).

É importante destacar que, quando nos referimos ao termo “produto”, ele se refere tanto a serviços (contabilidade, mão de obra, etc) e aos bens materiais (refrigerantes, TVs, etc). 

Os métodos de produção também são essenciais dentro da teoria de produção. Eles avaliam questões como mão de obra, espaço utilizado, investimento (capital) e matéria prima.     

gráfico de microeconomia com moedas
A microeconomia é focada nos comportamentos dos consumidores individualmente

Quais são os 5 elementos da microeconomia? 

A microeconomia engloba uma série de temas estudados que podem impactar diretamente nos negócios, desde o pequeno ao grande empresário. Mas há alguns pontos que precisam ser observados de perto para que as companhias tenham sucesso em seus ramos de atuação. 

Conheça os principais temas que você precisa ficar de olho: 

1- Mercado

Não há outra saída: é fundamental redobrar a atenção no segmento em que a sua empresa atua. Observe quais são os elementos responsáveis pelas mudanças nos preços, o que o consumidor valoriza, entre outras questões. 

2- Preços

Definir o preço do seu produto é uma dos maiores desafios de uma empresa. Para resolvê-lo com mais assertividade, analise toda a cadeia de produção, levante os custos e estabeleça uma margem competitiva. 

3- Demanda

A demanda é a quantidade de produtos que a sua marca oferece aos clientes. Se você errar nos cálculos, provavelmente, a sua companhia terá uma série de problemas, como dificuldade em controlar a gestão de estoque. 

Se o produto for perecível, o erro pode ser fatal. 

4- Público

Para aumentar as vendas e melhorar o poder de decisão do negócio, conheça a sua audiência. Isso é fundamental para entender quais são os tipos de produtos e serviços que atendam as expectativas dos clientes. 

5- Fatores produtivos

Ter essa informação em mente impacta diretamente a sua estratégia de rentabilidade. Você precisa ter noção sobre os custos de seu produto e  os principais fatores dessa cadeia que influencia sobre o preço final.  

Qual a relação da microeconomia com o princípio da oferta e demanda?

Quem estuda economia sabe que um dos temas mais abordados é a lei da oferta e demanda. Afinal, essa teoria ajuda a definir os preços de todos os produtos comercializados. 

Mas como ela funciona? 

Imagine uma pessoa vendendo capa de chuva em um dia de sol. Provavelmente, muitos clientes não teriam interesse pelo produto. 

Porém, após algumas horas, ocorre uma virada de tempo e começa a chover. Essas mesmas pessoas, desprotegidas do mal tempo, começam a comprar ao mesmo tempo. 

Diante desse novo cenário, a regra é clara: com a demanda alta, o vendedor aumenta o preço. Na prática, funciona assim para vários produtos e mercados. 

A relação da microeconomia com esse fenômeno é entender como os fatores de produção impactam o preço justo dos produtos. Com isso, as empresas conseguem melhorar ou piorar as margens de lucro de acordo com a necessidade de mercado.  

Como a microeconomia afeta uma empresa?

Esse ramo das ciências econômicas influencia, por exemplo, o preço dos produtos ou serviços da sua companhia.  

Alguns fatores, como valor do dólar, aumento no valor da matéria prima, saturação do produto, terão mais importância apenas com a ajuda da microeconomia. 

Por isso, ao aplicar esse conceito, você consegue corrigir erros e otimizar seus lucros.    

Mas, por onde começar? 

Bem, o MBA em Ciência de Dados para o Mercado Financeiro é um ótimo passo. 

Você pode mergulhar na nova economia digital e tornar-se um profissional estratégico altamente valorizado, capaz de obter, analisar e transformar dados em informações valiosas para o mundo dos investimentos. 

Além de Análise de Dados, você terá uma imersão em Renda Fixa e Renda Variável. 

O aluno aprende na prática com profissionais experientes. Atue e desenvolva sua carreira em uma das áreas que mais cresce no mercado de trabalho.

Confira, a seguir, alguns conhecimentos que serão compartilhados no conteúdo:

  • coleta e análise estatística de dados;
  • frameworks e ferramentas de Big Data;
  • análise de cenários e visão estratégica;
  • montagem de carteira de investimentos;
  • renda fixa; 
  • renda variável. 

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