O que é liquidez no mercado financeiro? Como ela pode afetar suas decisões de investimento?

Entenda como funciona esse conceito e saiba aplicá-lo na sua estratégia de investimento

Entender o que é liquidez no mercado financeiro é a base para quem quer começar a investir. E se você já tem o mínimo de experiência investindo, provavelmente já deve ter esbarrado em termos como liquidez diária, liquidez corrente, índice de liquidez, liquidez imediata e liquidez seca, certo?

Assim como a rentabilidade e o prazo, a liquidez é um fator que também precisa ser colocado na balança na hora de realizar qualquer aplicação, seja em renda fixa ou em renda variável.

Mas, afinal, o que é liquidez no mercado financeiro? Por que é importante considerar esse aspecto em suas decisões de investimento? Para ajudar a entender um pouco mais sobre o tema, separamos neste artigo as principais informações. Portanto, aproveite o texto e boa leitura!

Liquidez no mercado financeiro: o que é?

Podemos definir o que é liquidez no mercado financeiro como a facilidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro sem perder o seu valor. Quanto mais rápido um ativo se transformar em dinheiro, mais rápida será a liquidez desse investimento. 

Vale ressaltar que essa “rapidez” é relativa, pois em alguns casos é possível fazer o resgate de forma ágil, porém com perda de rendimento de determinada aplicação. Por exemplo: se você quiser vender um carro rapidamente, terá que reduzir o valor de mercado, impactando no preço que ele realmente vale. Apesar da venda mais baixa, você não terá perda significativa de recursos.

Para que serve a liquidez no mercado financeiro?

A liquidez no mercado financeiro serve para mostrar a capacidade que uma empresa tem em honrar com os seus pagamentos. Ela é essencial dentro de uma rotina contábil nos negócios. Afinal, um ativo que possui um bom controle financeiro pode atrair mais investidores, aumentando, assim, o valor de mercado da companhia. 

Todas essas informações podem ser obtidas por meio de balanços divulgados na apresentação de resultados, que ocorre ao fim de cada trimestre. É importante apontar, entretanto, que a liquidez não deve ser o único índice observado na hora de investir. Ele deve fazer parte de uma análise conjunta com outros dados, como fluxo de caixa, balanço patrimonial e demais informações relacionadas.

Aproveite e confira: < O que é reserva de liquidez? Economize para emergências em 5 passos />

Diferenciando os tipos de liquidez

Alta liquidez

Um investimento é considerado de alta liquidez quando ele pode ser resgatado rapidamente sem que haja perdas significativas no seu rendimento. Assim, rendimentos de liquidez diária, isto é, que podem ser resgatados em qualquer dia sem perda para o investidor, são considerados de alta liquidez.

Exemplos:

  • Tesouro direto: pode ser resgatado online a qualquer momento;
  • Ações na bolsa: que podem ser vendidos a qualquer momento durante um pregão;
  • CDB: neste caso, é preciso verificar se o Certificado de Depósito Bancário (CDB) oferecido tem liquidez diária.

Baixa liquidez

Já a baixa liquidez é observada em ativos que são difíceis de converter em dinheiro e, para que isso aconteça, é necessário sacrificar a rentabilidade. No mercado financeiro, a liquidez dos ativos pode ser diária ou restrita à data de vencimento definida no momento da compra do título. E aqueles que têm uma data de resgate muito avançada no tempo são considerados os de menor liquidez.

Em resumo, a liquidez é inversa ao tempo mínimo de resgate da aplicação. Quanto mais longo esse tempo, mais baixa é a liquidez.

Exemplos: 

  • LCIs e LCAs: só passam a ter liquidez diária depois de 90 dias, antes disso, há perda de rentabilidade;
  • CDB: quando tem um prazo determinado para saque;
  • Imóveis: são investimentos que não se convertem facilmente em dinheiro. É preciso colocá-los à venda, encontrar compradores, negociar preços, forma de pagamento, etc.
(Fonte: Getty Images)

Liquidez diária

Quando você abre o aplicativo da sua corretora de valores e encontra um título com liquidez diária, significa que você pode solicitar o resgate do seu aporte a qualquer dia sem comprometer muito os seus ganhos.

Um exemplo de investimento com liquidez diária (ainda que com rendimento muito inferior) é a caderneta de poupança. Você deposita o seu dinheiro e pode retirá-lo quando quiser. Outro título, desta vez com rentabilidade mais atraente, que também possui liquidez diária é o Tesouro Selic.

Liquidez no vencimento

Existem também títulos que são emitidos com liquidez no vencimento. Isso significa que o investidor receberá de volta o capital inicial que ele investiu acrescido dos juros na data de resgate previamente definida. Então quer dizer que o investidor não pode fazer o resgate antecipado de seus títulos com liquidez no vencimento?

Não é bem assim que acontece. Caso você tenha feito uma aplicação com liquidez prevista para o vencimento, você não fica impossibilitado de solicitar o resgate do valor investido. Porém, se quiser resgatar sua aplicação antes da hora, o título será colocado à venda para outros investidores pelo valor de mercado daquele momento.

Dessa forma, há grandes chances de você não receber integralmente a rentabilidade que a sua aplicação acumulou até o momento. Na verdade, dependendo do momento em que você colocar seu título à venda para fazer o resgate antecipado, ainda corre o risco de perder parte do dinheiro aplicado inicialmente.

Leia mais: < Liquidez imediata: conheça as principais opções de aplicações financeiras />

Qual a importância da liquidez no mercado financeiro?

Agora que você já sabe o que é liquidez no mercado financeiro, vale a pena falarmos sobre a importância de se atentar a esse aspecto na hora de investir. Ao decidir sobre onde aplicar o seu dinheiro, é fundamental que a liquidez dos títulos que você quer comprar esteja alinhada aos seus objetivos de investimento.

Se, por exemplo, a sua intenção for construir uma reserva de emergência, é mais interessante optar por títulos de liquidez mais alta. Isso porque, caso você precise resgatar o dinheiro para arcar com alguma despesa que não esperava, essa operação é facilitada.

Agora se a sua intenção for montar um patrimônio com foco na sua aposentadoria, não tem problema optar por títulos com liquidez mais baixa. Até porque as opções no mercado financeiro com menor liquidez tendem a oferecer rendimentos mais atraentes a longo prazo. A liquidez é muito importante na hora de tomar decisões financeiras, mas não é o único ponto a ser levado em consideração.

Liquidez e rentabilidade, qual a diferença?

Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem ainda não tem tanta familiaridade com investimentos. É preciso reforçar que há uma grande diferença entre liquidez e rentabilidade. A primeira, como dissemos, é a capacidade de transformar uma aplicação em dinheiro. Já a rentabilidade é o índice que mede o quanto você ganhou ao investir. 

Importante dizer que, apesar de ser comum a análise conjunta desses dados, ambos possuem sentidos contrários. Investimentos que garantem uma grande rentabilidade certamente terá uma liquidez baixa. 

E qual a relação entre liquidez e rentabilidade?

Quem está no mercado há mais tempo sabe que esses dois índices são essenciais na hora de analisar um investimento. Além deles, outro fator importante é a segurança. Chamado de tripé de investimentos, esses indicadores têm relação direta. É muito difícil – para não dizer raro – encontrar ativos que ofereçam os três ao mesmo tempo. Logo, o investidor sempre terá que abrir mão de um deles. 

Essa percepção é fundamental, pois o investidor precisa saber que não existe um investimento perfeito. Ele sempre terá que abrir mão de um desses pilares. Portanto, o ideal é ter uma boa estratégia de investimento e fazer aplicações conforme o seu objetivo.

Fique por dentro: < Conheça os 4 melhores investimentos com liquidez diária />

Quais os melhores investimentos por liquidez?

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre os tipos de investimentos com melhor liquidez, separamos a seguir quais são os mais relevantes: 

Importante destacar que, com essas opções, o investidor pode tranquilamente equilibrar as suas aplicações. Uma carteira com boa disposição, principalmente com objetivos de longo prazo, certamente vai trazer uma boa rentabilidade. Por isso, estude bastante cada um dos ativos e como eles podem agregar a sua estratégia. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre liquidez, que tal aprofundar os seus conhecimentos a respeito desse universo? Com o MBA em Assessoria de Investimentos você poderá atuar profissionalmente nesta área e aprender, na prática, como atuar no mercado financeiro.

E mais: além do certificado de conclusão, você conta ainda com um curso preparatório para tirar a certificação ANCORD e atuar no mercado. Aproveite mais esse curso da XP Educação e aprenda com uma das empresas mais conceituadas do segmento. Saiba mais!

Continue Aprendendo

spot_img