Saiba como operar com criptomoedas de forma rápida e fácil

Saber como operar com criptomoedas é uma das estratégias que mais brilham os olhos dos investidores nos dias atuais. Não é para menos. Afinal, depois de uma volatilidade com o início da pandemia em 2020, o mercado das moedas digitais começou a subir novamente e está resgatando um segmento que parecia chegar ao fim.

Quer um exemplo? O bitcoin, uma das criptomoedas mais populares do mundo, teve uma alta de 116% no final de 2021, perdendo apenas para o Ethereum, a segunda mais famosa moeda digital, com valorização de 419% no mesmo período, como informa o site FDR

Quem acompanha o mundo dos investimentos sabe que essa é uma estatística brilhante, que faz o investidor ter mais vontade em saber como comprar criptomoedas ou como vendê-las.

O ato de negociá-las não é difícil, porém com um pouco de conhecimento e prática, é possível entender como operar com criptomoedas, pois, ao mesmo tempo que pode apresentar bons resultados financeiros, por outro lado, pode gerar perdas significativas.

Ao longo deste artigo vamos explicar como investir neste mercado volátil. 

Gostou da ideia? Então confira as nossas dicas.

O que são criptomoedas?

Criptomoedas são moedas digitais descentralizadas, ou seja, não são controladas por um órgão específico. Elas são criadas pela rede blockchain, sistema que armazena as transações financeiras das moedas digitais, registros e dados de pessoas.

Como vantagem, as criptomoedas podem ser convertidas em dólar, real ou outras moedas. Essa transação no processo de compra de produtos e serviços desperta interesse de empresas devido à facilidade de ser uma forma de pagamento viável.

< Leia também: 5 criptomoedas que você precisa investir />

Tenha um guia ideal para sempre que precisar saber mais sobre o mundo dos investimentos. Faça o download agora:

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Valorização e desvalorização de uma criptomoeda

Como as criptomoedas podem gerar transações fáceis, rápidas e lucrativas, elas também podem confundir o investidor que pretende fazer fortuna a curto prazo, devido à sua alta volatilidade. 

Essa oscilação no mercado faz com que os investidores mais preparados prefiram vender esses ativos com receio de perder dinheiro. Consequentemente este ato aumenta a oferta, mas derruba o valor.

Situação à parte, dois fatores são fundamentais para o sobe e desce dos ativos.

Mineração na China

O país asiático detém boa parte das mineradoras do mundo, locais onde são produzidas as criptomoedas. A operação delas é feita por meio de computadores potentes que precisam captar dados e algoritmos difíceis de conversão. São esses aparelhos que resolvem problemas matemáticos e facilitam as negociações.

Não é à toa que empresas e investidores com alto poder aquisitivo têm esses computadores e, com transações de sucesso, são remunerados em moedas digitais.

O que dificulta a compra e venda das criptomoedas, na maioria dos casos, é que a China restringe a prática no país. Então quando há esse movimento, as moedas reagem negativamente.

O poder das baleias

No mundo dos investimentos, as baleias são investidores físicos ou empresas que possuem abundante quantidade de criptomoedas em seus “cofres”. Por essa razão, esses indivíduos geram impacto na economia, já que eles podem vendê-las de uma única vez.

O fato é que as baleias sobem o valor das moedas digitais quando compram quantias exageradas, e as vendem durante a alta para lucrar.

>>> Aprenda mais: Saiba como estudar investimentos e não errar na hora de aplicar

Acompanhe este vídeo e tire a dúvida se você deve ou não investir em criptomoedas:

Como operar com criptomoedas?

1. Escolha o site ou a plataforma

A primeira dica para saber como operar com criptomoedas é escolher entre um site ou uma plataforma de total confiança, sendo que as transações são feitas por meio de intermediários, o que leva a mais pessoas envolvidas. 

Por isso, contar com uma corretora de valores, como a XP Investimentos, um site de compra ou venda, ou plataformas online, é a melhor opção para investidores iniciantes.

Tenha em mente que, durante as transações virtuais, é difícil descobrir com quem você está se relacionando e fazendo as negociações. Por isso, ter um local ou uma empresa com total segurança, protege a valorização do seu dinheiro.

2. Crie uma estratégia

Parece clichê, mas estabelecer metas e manter a análise dos resultados constantemente faz com que a operação das criptomoedas seja menos complicada. Afinal, existem diversas operações que podem ser feitas ao longo do caminho e que podem levá-lo a uma opção desfavorável.

Por isso, se informe com antecedência para ter resultados sólidos no futuro. Depois dessa etapa de imersão sobre o assunto, defina uma estratégia e a acompanhe regularmente para seu sucesso financeiro, seja em criptomoedas ou em qualquer outro tipo de investimento.

3. Invista em conhecimento

Pegar a opinião de quem já está por dentro do assunto é um passo à frente de quem está começando a investir. 

Por fim, investir em cursos e treinamentos também fortalece o conhecimento de como operar com criptomoedas e não ficar no meio do caminho.

Aplique seu conhecimento em cursos práticos da Xpeed School, que oferecem materiais acessíveis e preços interessantes para todos os bolsos.

Sendo assim, indicamos o curso CriptoInvestidor, treinamento completo que lhe dará noções sobre o mundo dos bitcoins, dos criptoativos, em geral, e como eles impactam o mercado de investimentos.

E, claro, além do curso, use e abuse dos nossos artigos blog e vídeos no Youtube com os melhores materiais sobre o mundo dos investimentos, ok?

Até a próxima!

Continue Aprendendo

spot_img