Tipos de trade: entenda o que significa fazer trade e como investir na bolsa

Existem muitos modos de investir no mercado de ações, o que é ótimo para diversificar a carteira e aumentar sua liquidez. Conheça os diferentes tipos de trade e encontre o ideal para seu perfil.

O barulho dos pregões de antigamente e a ideia de que investir em ações é indicado apenas para perfis mais arrojados pode persistir, mas a verdade é que temos diferentes tipos de trade na bolsa, com opções mais fáceis de operar para quem deseja realmente diversificar sua carteira.

Conhecer essas alternativas é essencial para usar bem o seu capital e, possivelmente, obter um bom lucro. E o momento não poderia ser melhor, afinal de contas, operar no mercado de ações nunca esteve tão em alta. 

De acordo com um estudo da B3, apenas no primeiro semestre de 2021, o número de investidores na Bolsa de Valores Brasileira cresceu 43%

Ou seja, o cenário parece favorável, não é mesmo?

Nesse post, vamos explicar o que é trade financeiro, quais as vantagens desse investimento e quais os principais tipos de trading disponíveis no mercado, com tudo que precisa saber para escolher operações que combinam com o seu perfil e os objetivos que possui. Aproveite a leitura!

O que é trade?

Trade, também chamado de trading, é o nome dado para as operações de compra e venda de ativos na bolsa de valores, em operações essenciais para a liquidez do mercado e abertura da possibilidade de negociação para essas aplicações.

A principal característica para esses tipos de operações é que não é possível prever o retorno do investimento, considerando que o lucro obtido depende de encontrar o momento certo para comprar e vender as ações.

Desse modo, a capacidade de especulação no mercado financeiro e a aceitação de riscos relativos à renda variável são pré-requisitos para o investidor. Porém, isso não significa que o investidor de perfil mais conservador não possa incluir essas aplicações na sua carteira, basta entendê-las melhor.

Ao contrário do que muitos pensam, não existe uma única forma de investir na bolsa, mas várias. Cada uma conta com suas particularidades, o que torna este tipo de aplicação atrativa para diferentes perfis de investidor.

Há quem invista pensando na valorização do ativo em longo prazo, ou com o objetivo de lucrar com os dividendos distribuídos pelas empresas. Já, outros, identificam-se mais com a especulação, com um maior número de operações de compra e venda em um curto período, visando lucrar com as oscilações dos preços.

Então, o que significa fazer trade?

Fazer trade significa comprar e vender ativos financeiros para obter rentabilidade. O preço das ações é negociado ao longo do pregão, passando por altas ou baixas com base na oferta e demanda desses títulos.

Assim, o objetivo do trader, que faz esse tipo de operação, é adquirir os ativos pelo menor valor possível, vendendo quando eles tiverem alta. A diferença no preço determina os ganhos obtidos.

Vale destacar que a negociação de ações na bolsa de valores pode ser feita diretamente pelo investidor ou por meio de traders profissionais, que gerenciam as chamadas mesas de operações, onde ficam responsáveis por analisar o mercado e trabalhar os ativos de terceiros. 

5 principais tipos de trade na bolsa

Agora que sabemos o que é trade, é importante conhecer as diferentes modalidades que esse tipo de aplicação oferece, para saber qual é mais adequada para cada perfil de investidor ou objetivo.

Algumas dessas operações demandam dedicação diária, análise de diversos parâmetros econômicos e aprendizado constante para que seja possível ter lucro. Por outro lado, a possibilidade de alavancagem é bastante atrativa, assim como as negociações ágeis e liquidez praticamente imediata.

Cada trader opera da forma que mais lhe convém, de acordo com seus objetivos e com o grau de risco que está disposto a correr. A principal diferença entre os tipos de trade, está no tempo médio entre uma operação e outra.

Pensando nisso, vamos falar sobre os 5 principais tipos de trade e como eles se saem nesses quesitos. São eles:

  1. day trade;
  2. scalping trade;
  3. swing trade;
  4. position trade;
  5. buy and hold trade.

1. Day trade

Provavelmente o tipo de trading mais famoso, o day trade, conforme o nome sugere, se refere à modalidade de operação na bolsa na qual o investidor realiza a compra e venda de ativos em um intervalo de minutos ou horas. Porém, sempre finalizando a posição no mesmo pregão.

Em geral, para essas operações, os traders utilizam ativos de alta liquidez, que permitem entradas e saídas rápidas, lucrando com a diferença entre o preço de compra e venda.

Por conta do grande número de operações diárias, é comum que haja um custo maior de operação relacionado às taxas de corretagem, além de uma tributação de 20% sobre o lucro.

Por isso, é importante escolher corretoras que ofereçam taxas mais atrativas, como a XP Investimentos, a Rico e a Clear.

< Quer saber mais sobre o assunto? Confira este conteúdo onde explicamos tudo direitinho: O que é taxa de corretagem? Por que você deve prestar atenção nisso?/>

Quem pode fazer Day Trade?

Por ser considerada uma estratégia de trading avançada, o day trade é mais indicado para investidores experientes, preferencialmente com um perfil de risco arrojado. A recompensa desse tipo de aplicação é a excelente alavancagem, operação ágil e alta liquidez.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, baixe nosso ebook gratuito: Guia de Boas Práticas para Day Trade. É só clicar no banner abaixo e fazer o download do material.

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia de Boas Práticas para Day Trade" da Xpeed School.

2. Scalping trade

O scalping trade é muito semelhante ao day trade, com a diferença que, nesta modalidade, as operações são ainda mais rápidas, durando apenas segundos ou poucos minutos. No geral, esse tipo de trade realiza até 10 vezes mais negociações que no day trading.

Por conta disso, esse tipo de trading requer ainda mais experiência, agilidade e conhecimento por parte do operador, que deve se manter atento para aproveitar janelas de oportunidades para lucrar com a alta volatilidade do mercado.

Por serem movimentos de curtíssimo prazo, tanto os ganhos quanto as perdas tendem a ser pequenos.

Porém, quanto maior é o volume negociado, maior é a chance de lucro ou prejuízo. Logo, um scalper precisa ter um profundo conhecimento a respeito do mercado e experiência nesse tipo de operação.

3. Swing trade

No swing trade, as negociações são realizadas em intervalos maiores, com os investidores mantendo suas posições por dias ou até semanas.

Assim como em outros tipos de trading, o swing trader analisa os gráficos em busca de boas oportunidades de lucro, sempre tentando acertar o ponto de máxima para a venda dos ativos. Para isso, deve se manter atento às tendências do mercado.

A vantagem nesta modalidade é justamente o número reduzido de operações, o que gera um custo menor com taxas. 

Os ganhos são obtidos quando o trader consegue identificar momentos de alta e baixa de ações. Ou seja, ele observa papéis em queda, faz a aquisição e aguarda dias ou semanas, até perceber um movimento de valorização para vendê-los com o melhor lucro possível.

4. Position trade

Position trade é uma modalidade de trading de longo prazo, na qual o investidor pode manter uma posição aberta por meses, podendo chegar até um ano ou mais.

Devido ao menor número de operações, esta estratégia demanda menos tempo de dedicação, mas, ainda assim, o investidor deve se manter focado nos movimentos do mercado por meio da análise técnica, a fim de identificar o momento certo de realizar seus ganhos.

De modo geral, quem atua no position trade procura ativos que têm uma maior tendência a serem estáveis, quando o valor dos papéis passa longos períodos sem grandes alterações.

Com paciência e conhecimento sobre o mercado, é possível identificar o melhor momento para obter ganhos ou frear perdas.

5. Buy and hold trade

Buy and hold trade é mais uma estratégia de investimento de longo prazo. Semelhante à position trade, os investidores podem manter suas posições abertas por anos.

A diferença é que a buy and hold trade se baseia na análise fundamentalista, partindo da situação da organização emissora dos papéis, considerando aspectos internos, mercadológicos, financeiros e até mesmo políticos. Isso porque até mesmo notícias envolvendo a empresa influenciam a cotação de suas ações.

Quer entrar neste mundo, mas não sabe por onde começar? Então, veja o vídeo abaixo, no qual a especialista em investimentos Clara Sodré lista 4 passos simples para começar a investir em ações. Dê o play e aprenda agora mesmo:

Como escolher o tipo de trade para seu perfil?

Conhecendo os diferentes tipos de trading é possível perceber que não há um melhor que o outro, uma vez que todos têm suas vantagens e desvantagens.

Investidores arrojados tendem a optar por estratégias como scalping e day trade. Já os conservadores, se sentirão mais à vontade fazendo buy and hold ou position trade. Ou seja, tudo depende do seu perfil de investidor, considerando os objetivos e riscos que está disposto a assumir.

Vale lembrar que todos os tipos de trading oferecem riscos. Por isso é muito importante respeitar sua tolerância a risco ao optar por uma modalidade.

Uma coisa é certa: quanto mais conhecimento, informação e experiência você tiver, melhores serão seus resultados. Logo, é importante estar sempre estudando e se atualizando, e nós podemos te ajudar nisso!

Se você quer mergulhar neste universo e aprender com quem realmente tem experiência no assunto, precisa conhecer o curso Introdução ao Universo de Trading: conceitos básicos.

Com um conteúdo acessível e prático, você poderá aprender as diretrizes mais relevantes do mercado de ações, e o melhor, com especialistas da área, que trazem suas análises e experiências sobre a bolsa de valores para que você possa criar suas próprias estratégias de compra e venda de ações.

E o melhor é que ele está incluso no Multi+, o nosso serviço educacional por assinatura, que dá acesso a mais de 40 cursos e bootcamps sobre tecnologia, investimentos, trading e educação financeira, tudo por um valor bem em conta.

Não deixe essa oportunidade passar, assine agora mesmo: Curso Livre Introdução ao Universo de Trading: conceitos básicos

Continue Aprendendo

spot_img