UX Research: o que é e como trabalhar na área

Conheça a UX Research, um estudo que pode fazer toda a diferença para o desenvolvimento ou otimização de processos, produtos e serviços de uma empresa.

UX Research ou pesquisa em UX foca em descobrir as necessidades e dores dos usuários. Dessa forma, a marca adquire insumos completos para construir uma experiência mais assertiva para o cliente. 

A pesquisa utiliza diversas técnicas, ferramentas e metodologias para chegar a conclusões. Durante o processo, o profissional pode descobrir gargalos e compartilhar informações essenciais para adicionar na demanda de design. 

A coleta de informações dos usuários é executada por meio de vários métodos qualitativos e quantitativos. 

  • Entrevistas;
  • Pesquisas de mercado;
  • Criação e estudo de personas;
  • Testes de Usabilidade. 

Neste artigo, você descobrirá mais detalhes sobre essa metodologia: conceito, como funciona, benefícios, quem é responsável por implementá-la, entre outras questões.

Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Afinal, o que é UX? 

User Experience (UX) nada mais é do que a maneira que as pessoas interagem com um produto ou serviço, seja no formato físico ou virtual.  Nesse contexto, são avaliados diversos fatores, como canais de empresa, navegação do site, recebimento do produto e facilidade do pós-venda. 

É fundamental deixar claro que toda companhia oferece UX para os seus consumidores. O diferencial é se a execução foi pensada para ser relevante ou não. 

Isto é: se a página de uma marca não é responsiva, se é lenta para carregar as informações ou se o processo de compra é complexo e confuso. 

Em um cenário ruim, provavelmente, o consumidor não esquecerá que viveu aquela experiência e nunca mais fará negócio com a sua empresa. 

Por outro lado, quando o usuário encontra um site personalizado, com informações completas sobre um produto e serviço, além de página de cadastro simples e ágil, a experiência será bastante satisfatória. 

Em um cenário positivo, o cliente volta a fazer negócio com a sua marca. 

E o melhor: pode compartilhar a experiência nas redes sociais, melhorando a reputação do seu negócio. 

Quando você faz uma análise completa e individual, é mais fácil mapear as necessidades do cliente e desenvolver uma experiência que esteja mais relacionada com o perfil do seu público. 

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O que é UX Research?

Ao ter contato com uma empresa, você constrói uma nova experiência com a marca. Seja no drive-thru do fast food ou contratando um serviço online, o cliente passa por etapas e pode sentir diversas emoções positivas ou negativas, de acordo com as suas percepções.

As empresas que desejam melhorar essa percepção  investem na otimização da experiência do usuário. 

Mas imagine se isso fosse feito apenas de acordo com as impressões da equipe responsável? 

De fato, mesmo que ela conheça  o produto, nem sempre ela sabe completamente como é essa experiência do outro lado, ou seja, a opinião do usuário. 

É por isso que, ao invés de usar a “intuição” para otimizar os processos, as empresas fazem pesquisas.

Sendo assim, UX Research é o estudo aplicado com objetivo compreender o que os usuários finais de um sistema ou produto necessitam para, em seguida, aprimorar o processo.

O que faz um UX Researcher?

O  UX Researcher é responsável por executar diversas demandas importantes. 

  • Desenvolvimento do roteiro de pesquisa;
  • Acompanhamento e realização de entrevistas;
  • Testes de usabilidade;
  • Análise de informações.

Esse profissional pode ajudar uma empresa a eliminar dúvidas e falsas suposições. Além disso, a tarefa pode diferir conforme o setor.  

Porém, é importante destacar que, para cada área de uma companhia, o conceito de UX tem definições diferentes. 

Para o um product designer (designer de produtos), UX é a validação de conceitos e protótipos. 

Já para o marketing, UX podem ser testes de design de marca, design de interação e de elementos de campanhas. 

< Leia mais também em: User Experience: o que é e como iniciar uma carreira na área />

Quais são as diferenças entre UX Researcher x UX Designer?

Apesar de compartilharem ferramentas como Design Thinking, workshops e alinhamentos com stakeholders, UX Designer e UX  Researcher tem alguns pontos diferentes.

  • UX Designer: além de verificar os problemas e desejos dos usuários usando pesquisas, desenvolve soluções alinhadas a essas necessidades;
  • UX Researcher: coleta as informações e entende o comportamento e motivação dos clientes, descobrindo desafios que muitas vezes podem implicar em ações na empresa como um todo.

Por que a UX Research é importante?

Ao usar a UX Research, é possível entender, de fato, como os usuários se sentem ao utilizar sites, aplicativos, produtos, protótipos e serviços. 

Com os dados em mãos, você toma decisões mais estratégicas, descobre novas oportunidades de negócios, encontra e corrige falhas.

A metodologia também ajuda a ganhar vantagem competitiva ao oferecer uma experiência superior a do concorrente.

Quando a UX Research deve ser utilizada?

A UX Research pode ser aplicada sempre que houver uma demanda para a otimização de algum produto ou serviço. 

Apesar da metodologia ser associada com frequência a projetos de aplicativos e softwares, um restaurante também pode se beneficiar do processo com entrevistas, pesquisas e testes para melhorar os seus serviços.

Quais são os tipos e métodos de pesquisa User Experience?

Nas pesquisas quantitativas, a experiência do usuário é testada por meio de teorias sobre comportamentos e atitudes baseados em evidências numéricas e análises estatísticas de dados.

Já na pesquisa qualitativa, são realizadas observações, estudos de campo, entrevistas com usuários, entre outras ações. 

Ela busca compreender o lado humano, as razões e motivações que levam o consumidor a agir de determinada maneira.

A escolha entre uma delas, ou mesmo por ambas, dependerá muito do projeto e dos seus objetivos. 

Além disso, existem ainda alguns métodos de pesquisa que podem ser escolhidos. 

Veja abaixo quais são os mais comuns!

  • Classificação de cartões;
  • Entrevistas contextuais;
  • Estudos diários;
  • Grupos de foco;
  • Comentários de especialistas;
  • Entrevistas;
  • Pesquisas de mercado;
  • Testes de usabilidade;
  • Teste de usabilidade remoto;
  • Testes A/B.

Como é o mercado de trabalho em UX Research?

O mercado de trabalho para os profissionais de UX está muito aquecido e, quando se trata de UX Researcher, ainda mais. 

Por ser uma profissão muito específica, as empresas têm dificuldades para encontrar pessoas capacitadas para o cargo, o que torna as oportunidades bem atrativas.

Geralmente, esses profissionais iniciam como UX júnior, mas a promoção pode ser feita em menos de dois anos. 

Com o passar dos anos, o especialista pode ser promovido a cargos de maiores responsabilidades como pesquisador líder de UX e chefe de experiência de usuário ou pesquisador de negócios UX.

Em empresas de pequeno e médio porte, esse profissional pode ser o único responsável pelos projetos de UX. À medida que os seus conhecimentos aumentam, as responsabilidades e a remuneração também se expandem. 

< Leia mais também em: UX Writing: entenda o que é e como aplicar essa estratégia />

Qual é o salário do pesquisador de UX?

De acordo com o Glassdoor, o salário médio de um UX Researcher no Brasil é de R$6.650 por mês, podendo chegar até R$ 11 mil.

Como se tornar um UX Researcher?

A ausência de uma graduação específica para se tornar um UX Researcher não é um empecilho para seguir na profissão. 

É comum encontrar pessoas que fazem a transição de carreira e chegam por meio de áreas como Dados, Ciências Sociais e Administração. 

Grande parte das vagas pede uma formação, por isso, um diploma de nível superior pode ajudar na colocação. 

Além disso, também existem cursos intensivos e bootcamps de UX Design, que garantem uma formação mais rápida e, consequentemente, uma entrada no mercado de trabalho. 

Hard Skills de UX Researcher

Veja abaixo quais são as hard skills mais solicitadas para esse cargo.

  • Conhecimentos sobre os métodos de pesquisa disponíveis;
  • Capacidade para definir o melhor método;
  • Criar a estratégia;
  • Conduzir pesquisas e entrevistas com pessoas usuárias.

Soft Skills de UX Researcher

Já nas soft skills, o profissional precisa ter os seguintes conhecimentos abaixo!

  • Capacidade para executar um trabalho colaborativo, em harmonia com outras áreas da empresa e com uma comunicação eficiente;
  • Traduzir os insights e fazer análise de dados para que o time compreenda de forma intuitiva os resultados da pesquisa.

Se você tem interesse pelo comportamento humano, é curioso e gosta de explorar novas culturas, UX Research pode ser uma opção para a sua carreira.

E que tal conhecer com mais detalhes a área de Banco de Dados?

É uma oportunidade única para ter uma formação completa e robusta para atuar com Banco de Dados em qualquer empresa do país. 

Domine linguagens, metodologias, modelos e demais técnicas que são essenciais para ser um bom profissional de UX Research que está em constante evolução e tem grande procura.

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