Como tirar meu negócio das dívidas

Infelizmente, é bem comum abrir um negócio, startup, empresa, mas as dívidas serem em maior proporção do que o lucro, por exemplo.

Dessa forma, a realidade de muita gente é lidar com essas dívidas e arrumar algum jeito de sair dessa ou seguir um outro caminho.

Pensando nisso, a Xpeed vem discutir como é possível identificar se o seu negócio está ou entrará em dúvidas e as principais dicas que devem ajudar você a tirá-lo do vermelho.

 

Como identificar se o seu negócio entrará em dívidas

Não realizando uma pesquisa de mercado

Cumprir com a pesquisa de mercado é mais do que fundamental antes de começar qualquer empresa.

Só que essa análise também não pode ficar apenas no início, é preciso haver constância.

Sem essa prática, você pode ficar sem entender por que o seu público-alvo, a concorrência e o mercado como um todo mudam a toda hora.

Por exemplo, o público muda comportamento de consumidor, a concorrência muda ações, serviços e produtos, e o mercado muda de tamanho e identidade.

Não corra o risco de comandar seu negócio sem saber o que está acontecendo no mercado.

 

Não se preparando para maiores custos

Este é outro fator que é muito essencial desde o início, mas precisa haver continuação para sua empresa existir de modo mais saudável possível.

Agir sem recursos financeiros e equipamentos adequados faz muito mal para o seu empreendimento, e o que era sonho logo pode se tornar pesadelo.

Imagine só você possuindo um orçamento muito apertado e sair gastando sem saber que o está comprando dará bons resultados no futuro.

 

Não investindo em profissionais qualificados

A ausência de investir em profissionais qualificados vai afetar o seu negócio, sem sombra de dúvidas.

Imagine você não contar com profissionais competentes e adequados ao perfil exigido e tentando fazer com que seu negócio perdure.

Além disso, quando falamos sobre o perigo de não investir em profissionais capacitados não somente diz respeito na hora de avaliá-los para contratação, mas também enquanto esses estiverem exercendo funções na sua empresa.

Como assim?

Por exemplo, deixar de oferecer cursos e outras atividades que estimulem o colaborador a aprender e expandir o conhecimento pode fazê-lo se desinteressar logo pelo ambiente em que está.

 

Não pensando em comunicação ou marketing

Seja qual for o setor do seu negócio, é muito importante que haja, pelo menos, um departamento de comunicação.

A falta de uma seção como essa faz falta para que entenda os seus stakeholders e as próprias equipes inseridas na empresa.

Por isso, possuir uma seção que ajude a promover seu negócio tanto para os próprios colaboradores quanto para o público-alvo (consumidor) faz total diferença.

Assim, a chance é maior de que todas as pessoas se sintam envolvidas e satisfeitas, sejam as equipes internas ou os consumidores – o que aumenta a probabilidade da sua empresa prosperar e ter vida longa.

 

Não controlando continuamente resultados

Já falamos sobre a importância de se organizar e fazer o controle financeiro, mas não existe apenas esse tipo de resultado.

Por exemplo, pontos como satisfação do público, número de consumidores e engajamento com a marca precisam ser lembrados e levados em conta.

Apenas a constatação do quanto lucrou ou não pode, muitas vezes, oferecer uma interpretação equivocada da realidade da sua empresa no mercado.

Isso porque analisar somente o ganho financeiro pode te dar a impressão de que o seu negócio seguirá crescendo, enquanto outros resultados mostram que o cenário positivo foi uma verdade de momento.

 

4 dicas de como ajudar seu negócio a não ficar no vermelho

Conheça a situação financeira da sua empresa

Seja no início da vida do seu negócio ou na continuação, o primeiro passo para não deixar seu empreendimento nas dívidas – ou, o que também é conhecido como ‘sair do vermelho’ – é entender como está sua situação.

Procrastinar esse controle financeiro não faz bem, por isso, entenda melhor o próprio cenário para, a partir daí, estabelecer aonde você quer chegar.

Como fazer isso?

Não é difícil.

Separe um período do dia ou da semana para fazer uma pausa e ver tudo que você já contraiu de dívida.

Busque notas, comprovantes do que teve de desembolsar e do que chegou para você.

Isso te ajudará a estabelecer uma estratégia para sair do buraco.

Sabemos que quando as finanças vão mal, todas as dívidas parecem ser um problema só, e aí pode ficar difícil saber como resolver uma situação tão complexa.

Mas você precisa começar analisando seu fluxo de caixa para saber nitidamente quais são seus gastos mensais, bem como suas receitas.

Dessa forma, busque identificar de onde vem o problema financeiro:

  • Pode ser que a empresa esteja tendo muitos gastos supérfluos;
  • Pode ser que não haja clientes o suficiente (ainda);
  • Pode ser que seus clientes não estejam pagando na data certa;
  • Pode ser por falhas no sistema que levaram a empresa a acreditar que tinha mais recursos do que, na prática, havia.

E para cada problema, existe uma solução específica.

Duas alternativas das mais comuns são cortar gastos ou investir em marketing.

Outra observação importante é que, apesar de, inicialmente, as contas de uma empresa parecerem simples de serem gerenciadas, a partir do momento que você começa a ter mais responsabilidades, as despesas podem sair do seu controle.

Então, se você não se julga capaz o suficiente para cumprir essa função, procure e encontre uma pessoa que seja, como um contador.

 

Organize-se para renegociar suas dívidas

Uma vez cumprida a primeira etapa e conhecido quais são suas dívidas, é hora de partir para a negociação.

Por mais que essa conversa possa parecer difícil, o empreendedor não pode se acanhar em pedir mais tempo para obter recursos.

Ao explicar sua situação e como isso pode ser resolvido com o tempo, a conversa pode ser bem mais simples do que imagina.

Dessa forma, dentro desse diálogo, veja quão possível é estender o prazo de pagamento ou abaixar o valor diante de uma entrada imediata, por exemplo.

Principalmente com fornecedores, que costumam ser mais compreensivos do que os bancos e o governo nesse sentido.

Um lembrete importante é começar a fazer essa renegociação de dívidas com as piores que possui na hora de fazer pagamentos.

Para isso ficar mais evidente sob seus olhos, crie uma planilha com todas as dívidas em aberto, especificando pontos como:

  • Quais os valores;
  • Para quem sua empresa está devendo;
  • As informações de juros e multas de cada uma.

A partir daí, veja o quanto você consegue utilizar dos ganhos de seu negócio para ir pagando as dívidas mês a mês.

Aliás, não esqueça de definir como prioridade quitar as dívidas que não podem ser renegociadas e aquelas que têm juros e multas mais altos.

Ou seja, tire da sua frente primeiro as mais urgentes e de valores mais significativos.

Em seguida, renegocie as dívidas que estão mais abertas para essa possibilidade, dedicando um pagamento mensal que sua empresa possa arcar sem deixar de pagar salários, impostos e recursos essenciais.

 

Faça o controle financeiro constantemente

Afinal, do que adianta conhecer a situação financeira do seu negócio momentaneamente e renegociar dívidas, se continua arcando com despesas desnecessárias, por exemplo, certo?

Por isso, não pode esquecer: controle as finanças para reduzir as despesas.

Quer saber como?

  • Criando e mantendo uma tabela de gastos e receita;
  • Escolhendo um local econômico;
  • Economizando em água, luz e telefone;
  • Não adquirindo produtos inadequados à sua área de negócio;
  • Trazendo profissionais aptos para sua empresa.

No caso de lojas físicas escolherem um local econômico, você pode alugar um espaço menor e com um aluguel mais barato.

A automatização de processos pode ajudar no sentido de redução de custos também.

Isso porque atividades realizadas manualmente consomem muito tempo e dinheiro de um empreendedor e de toda equipe.

Portanto, utilize ferramentas que automatizam os trabalhos em sua gestão.

Com a automatização, além de reduzir o tempo gasto com as funções, também são reduzidos erros e imprevistos.

Atente-se a não cortar despesas que estão dando bons resultados.

Exemplos?

  • Uma propaganda com alto engajamento e retorno financeiro;
  • Um incentivo aos funcionários que traga mais produtividade.

Para conseguir fazer todo esse controle de forma efetiva, siga investindo na planilha.

Por isso, registre todos os gastos que sua empresa tem mensalmente e separe em duas listas:

  • Os gastos fixos;
  • Os gastos variáveis.

Em seguida, verifique quais são os gastos realmente essenciais para a manutenção do seu negócio.

O que ficar de fora deve ser reduzido, pois a prioridade são as dívidas.

Economize desde despesas pequenas, como copos plásticos e folhas de papel, até as maiores, como contas de aluguel, luz, água e telefone.

 

Invista em sistema de gestão, comunicação e marketing

Para realizar todo esse controle e monitoramento, é possível que seja trabalho demais para gente de menos.

Por isso, profissionalizar o cuidado com as contas da sua empresa permite que você tenha documentadas partes importantes do negócio.

Especialmente para os negócios maiores, em que o trabalho de registro e computação é, consequentemente, ainda maior.

O fato é que ter tudo registrado vale a pena, pois quando esse organização não existe, é muito difícil ver a situação real do empreendimento.

E sem ver o cenário real, não tem como desenvolver um plano de ação.

Dessa forma, registrar tudo é uma garantia que você não desconhecerá suas finanças novamente em um futuro próximo.

Mas para que isso tudo aconteça da melhor forma possível a longo prazo, é necessário que toda a sua equipe esteja ciente da situação da empresa e que possa colaborar com você.

Então, faça o máximo de comunicação para que a mensagem chegue aos ouvidos de todos envolvidos.

O seu público-alvo, obviamente, também não pode ser esquecido.

Pensando nisso, dedique-se a criar e desenvolver um departamento de comunicação e marketing dentro do próprio negócio.

Isso vai te facilitar muito uma conversa saudável não só com a própria equipe, bem como com o seu consumidor.

Tal departamento ficará responsável por realizar parcerias estratégicas e planejar tudo o que pode melhorar o andamento do seu negócio.

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