Análise fundamentalista: o que é? Passo a passo para avaliar as ações

Para quem busca rentabilidade a longo prazo ao investir no mercado de ações, saber sobre a análise fundamentalista é um fator essencial. Tanto essa modalidade quanto a análise técnica buscam avaliar a situação financeira de uma empresa como um todo.

De modo geral, a análise fundamentalista usa dados econômicos, indicadores do mercado financeiro e balanços como método para identificar as oportunidades de mercado.

Se você deseja saber mais sobre essa metodologia e como aplicá-la no dia a dia para obter investimentos seguros, neste artigo vamos explicar tudo sobre a análise fundamentalista de ações, abordando os seguintes tópicos:

  • O que é análise fundamentalista?
  • Como surgiu a análise fundamentalista?
  • Como fazer análise fundamentalista de ações?
  • Análise fundamentalista: vantagens e desvantagens
  • Análise fundamentalista x análise técnica: qual a diferença?
  • Como usar a análise fundamentalista de ações?

Boa leitura!

O que é análise fundamentalista?

A análise fundamentalista é um recurso que avalia o histórico de uma empresa, a situação financeira e econômica a fim de determinar o valor de suas ações e suas expectativas para o futuro.

Em suma, é possível dizer que a análise fundamentalista estuda o valor de uma companhia, e não o preço das ações. Isso significa que o investidor prioriza empresas com valor elevado naquele momento, embora os preços das ações sejam baixos.

Logo, o objetivo da análise fundamentalista é conquistar lucros a partir da diferença entre o preço de compra e o preço de venda. E, para chegar a esta conclusão, são usados os indicadores da empresa e as perspectivas do cenário a longo prazo.

Como surgiu a análise fundamentalista?

Antes de entendermos a fundo como usar a análise fundamentalista de ações, vamos conhecer a história da metodologia.

O pioneiro da análise fundamentalista foi Benjamin Graham. O economista inglês defendia a tese de que o preço de uma ação deve ser a base para alcançar lucros futuros, tendo em vista o fluxo de caixa naquele momento.

Isto é, ele procurava indicadores que mostravam o potencial de crescimento e valorização de determinadas empresas.

Warren Buffett, empresário americano e multibilionário, foi um dos seus maiores alunos e figura conhecida por investir em ações usando esse tipo de análise.

Não é por acaso que Buffett é conhecido por usar a estratégia Buy and Hold (comprar e manter), em que o investidor compra e segura os ativos por décadas ou até mesmo para sempre.

Em outras palavras, investimento é estar associado a boas empresas, firmando sociedade, enquanto permanecer lucrando, podendo desfazer da parceria no momento que achar mais apropriado.  

Na prática, o investidor que usa a análise fundamentalista compra ações das empresas em crise ou subvalorizadas, e aguarda períodos de longa duração prevendo o momento de valorização do ativo para negociá-lo.

Como fazer análise fundamentalista de ações?

Cabe ressaltar que existem várias maneiras de usar a análise fundamentalista. Uma delas é por meio da análise horizontal, cujo foco é compreender a evolução dos resultados de uma companhia ao longo do tempo.

Já a análise vertical se propõe a verificar o percentual dos resultados de cada setor da empresa, comparando a relação entre dois ou mais campos do balanço patrimonial.

Por fim, cabe ressaltar ainda que existem várias maneiras de se obter resultados através da análise fundamentalista. Uma forma usual é por meio dos indicadores financeiros, que veremos a seguir.

Indicadores financeiros

A avaliação dos indicadores da empresa é um dos principais momentos para chegar a uma definição de compra e venda de ativos do mercado financeiro.

Os índices têm como premissa encontrar organizações negociadas abaixo do valor intrínseco, ou seja, subavaliadas no mercado e, portanto, a tendência é garantir oportunidades de adquirir ações mais em conta.

Para facilitar a análise fundamentalista, por lei, toda empresa é obrigada a divulgar suas informações operacionais por meio de relatórios que apresentam os dados financeiros.

O Balanço Patrimonial, o Demonstrativo de Resultado do Exercício e o Demonstrativo do Fluxo de Caixa são os documentos financeiros que apresentam os indicadores que ajudam a desenhar o comportamento da empresa e o seu real potencial de valorização.

Preço/Lucro 

O Preço/Lucro, ou P/L, é o indicador que aponta o quão interessante está o preço de uma ação de uma empresa em comparação ao de outras no mesmo segmento.

Logo, se o resultado do P/L é baixo, a ação tem um preço atrativo e com grandes chances de compra.

A equação é:

P/L = Preço da Ação/Lucro por Ação (LPA)

Preço/Valor Patrimonial

O P/VPA mostra, basicamente, quanto o investidor está disposto a pagar pelo ativo. Logo, quanto mais alto o indicador, mais caro é o ativo.

P/VPA = Preço da Ação/Valor Patrimonial da Ação (VPA);

VPA = Patrimônio Líquido/Número total de ações

Preço/Vendas

O Preço dividido pelas Vendas (P/V) corresponde a relação entre o capital e valor das vendas líquidas da companhia.

P/V = Preço da Ação/Receita por Ação

Valor da empresa/Ebitda (VE/Ebitda)

Para conhecer o valor de mercado da companhia, faz-se o seguinte cálculo:

Valor de Mercado = Preço da Ação negociada x Número total de ações

Em seguida:

Valor de Mercado + Endividamento Bancário líquido = Valor da Empresa (VE) 

O endividamento bancário líquido é igual ao total de empréstimos e financiamento menos o saldo das aplicações financeiras.

Ebitda (LAJIDA)

O Ebitda (sigla em inglês para Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization), cuja tradução livre para português é LAJIDA (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), é o índice que ajuda a analisar o desempenho operacional da empresa mensurando sua produtividade e eficiência dentro de um setor.

A fórmula é a seguinte:

EBITDA = Lucro Operacional Líquido antes dos Impostos + Depreciação + Amortização + Juros

Dividend Yield

O Dividend Yield (DY) é outro importante indicador da análise fundamentalista, sobretudo para investidores que buscam aplicações com foco em dividendos.

Em geral, o DY é apresentado em percentuais pagos nos últimos 12 meses ou pela hipótese dos próximos 12 meses.

Se você deseja investir em DY, busque sempre empresas que pagam bons dividendos, pois, além da valorização da ação, receberá bons proventos.

O cálculo do DY é:

Dividend Yield = Dividendos pagos nos últimos 12 meses/Preço da ação

ROE (Return On Equity)

O ROE mede o desempenho de uma empresa e diz se ela gera benefícios aos acionistas. De todo modo, o recurso avalia a eficiência da gestão de uma empresa, avaliando seu valor por meios dos próprios recursos.

Para calcular o ROE, divida o lucro líquido pelo patrimônio líquido do período contábil anterior. Os valores encontram-se no balanço patrimonial.

Análise fundamentalista: vantagens e desvantagens

Vantagens

Abrangência

A análise fundamentalista traz dados amplos e concretos, o que proporciona mais segurança devido à quantidade de dados apresentados, e agilidade, uma vez que as informações são precisas e com a ajuda de um consultor de investimentos o processo se torna mais rápido para avaliar e tomar decisões.

Investimento duradouro

Um investidor que busca comprar ações para mantê-las na carteira por longo tempo tem na análise fundamentalista sua grande aliada. Isso porque o recurso é utilizado para aplicações futuras.

Desvantagens

Conhecimento aprofundado

Para saber como usar a análise fundamentalista de ações é importante ter conhecimento e tempo para realizar o cálculo dos índices e avaliar todo o histórico de uma empresa.

Isso não significa que o investidor deva passar o dia em frente ao home broker e se preocupar com a volatilidade do mercado, até porque o foco é a longo prazo. Porém, quanto mais estudo, mais chance de criar um estudo completo e com resultados positivos.

Análise fundamentalista x análise técnica: qual a diferença?

Podemos perceber que a análise fundamentalista é uma metodologia clara para os investidores, principalmente quando se trata de formar patrimônio a longo prazo.

No entanto, não se pode descartar as vantagens da análise técnica, método bastante aplicável, mas com características bem diferentes em relação à fundamentalista. A começar pelo período de investimento.

A análise técnica é geralmente empregada por quem busca lucros a curto prazo, proveniente da especulação do ativo.

Por isso, quem foca em operações day trade não considera os fundamentos como base de perspectiva de crescimento, pois o investidor não está interessado pelo valor intrínseco de uma ação, e sim, no seu valor a curto prazo.

Na análise técnica, os dados no gráfico são o único elemento visionário para decisão de compra e venda, enquanto na fundamentalista mede-se o histórico de uma empresa e o valor qualitativo dela.

Percebeu a diferença?

Como usar a análise fundamentalista de ações?

Agora que você já sabe o que é análise fundamentalista e para que ela serve, é importante saber usar a metodologias para investir corretamente, considerando que o seu propósito financeiro seja a longo prazo.

Para ajudá-lo a descobrir mais sobre o mercado financeiro e como utilizar a análise fundamentalista, indicamos o curso Análise Fundamentalista: identifique os futuros vencedores da Bolsa.

Com esse treinamento você irá dominar os métodos para avaliar o valor de uma empresa e descobrir quais dados são utilizados para realizar os cálculos antes de comprar um ativo.

Aprimore agora mesmo o seu conhecimento. Clique no banner e inscreva-se!

Campanha de um curso online sobre "Análise Fundamentalista: Identifique os Futuros Vencedores da Bolsa" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img