Dia do Programador: tudo sobre o 256º dia do ano

Dia do Programador foi escolhido por cálculo matemático e pode mudar em anos bissextos.

Você sabia que, assim como a maior parte das profissões, quem trabalha com programação também tem um dia para chamar de seu? O Dia do Programador é comemorado mundialmente no 256º dia do ano. Por conta disso, o dia pode variar entre o dia 12 ou 13 de setembro, dependendo se o ano for bissexto ou não. 

Em homenagem aos programadores, preparamos um artigo com curiosidades e dicas de como comemorar o Dia do Programador. Além disso, vamos falar um pouco mais sobre o trabalho do programador, que é uma das profissões na área de TI que mais cresce em todo o mundo.   

Dia do Programador: por que o 256º dia do ano?

O 256º dia do ano, ou simplesmente 13 de setembro, não foi escolhido como o Dia do Programador à toa! Para os profissionais da área de TI, o número 256 tem um significado muito importante.

Conheça abaixo o porquê da escolha do 256º dia do ano:

  • 256 significa a quantidade de valores que podem ser representados com um byte de oito bits;
  • O 256 é o resultado da 8ª potência do número dois, a maior potência de 2 abaixo de 365; 
  • Em hexadecimal, 256 é igual à ‘100’  → ‘0 x 100’.

Ou seja, a data para o Dia do Programador, chamado também de Dia do Desenvolvedor, tem todo um significado e foi milimetricamente calculada, assim como tudo o que envolve a programação e desenvolvimento web

Origem do Dia do Programador 

Inicialmente, a data começou a ser celebrada na Rússia. No ano de 2002, o programador Valentin Balt, funcionário de uma empresa de software, começou a recolher assinaturas dos colegas de empresa solicitando a criação do Dia do Programador no dia 13/09. 

Logo após recolher todas as assinaturas, Balt enviou o abaixo-assinado ao governo. Entretanto, foi apenas no ano de 2009 que a data foi oficializada pelo então presidente Dmitry Medvedev e tornou-se feriado nacional para todos os programadores. 

Desde então, com o avanço da globalização, da tecnologia e do mercado digital, o Dia do Programador se tornou popular e passou a ser celebrado por profissionais de TI de todo o mundo.  

Como surgiu a programação?

Se você acha que o primeiro algoritmo do mundo foi desenvolvido por homens, está completamente enganado! 

Segundo o artigo publicado pela Revista Galileu, em meados de 1842, Ada Lovelace, matemática e escritora inglesa, desenvolveu o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina em todo o mundo. Isso aconteceu quando Ada trabalhava com o também matemático Charles Babbage e ela desenvolveu um código responsável por fazer cálculos na Máquina Analítica, criada por Babbage. 

Esse foi o pontapé inicial para a profissão de programador. Entretanto, a contribuição da Ada para a tecnologia não parou por aí! O seu trabalho também é reconhecido pela série de publicações a respeito da Máquina Analítica. 

Atualmente, na segunda terça-feira do mês de outubro é comemorado o Ada Lovelace Day, um dia para celebrar as conquistas femininas em áreas do mercado de trabalho que são ocupadas majoritariamente por homens. Por exemplo, as áreas de tecnologia e ciência. 

Programador e desenvolvedor é a mesma coisa?

Primeiramente, você precisa entender que: todo desenvolvedor é programador. Entretanto, nem todo programador é desenvolvedor. 

Isso acontece porque, apesar dos dois profissionais conhecerem as linguagens da programação e saberem programar, o desenvolvedor possui mais responsabilidades no projeto.

Profissional comemora o Dia do Programador imerso em códigos.

Enquanto o programador se envolve diretamente com a escrita de códigos em uma ou mais linguagem, o desenvolvedor está mais ligado a todo o ciclo do projeto, pensando e desenvolvendo ideias para solucionar um problema. 

Por isso, existem diferentes tipos de desenvolvedores, como:

  • O desenvolvedor front-end, que trabalha no que é visível para os usuários;
  • O que trabalha com as linguagens de programação do que está por trás dos sistemas, ou seja, o que o usuário não consegue visualizar, chamado desenvolvedor back-end;
  • O responsável pelo desenvolvimento mobile;
  • E o desenvolvedor full stack, um profissional completo que domina ambas as linguagens. 

Apesar das diferenças, o Dia do Desenvolvedor também é comemorado no dia 13 de setembro. 

Mulheres na programação

Apesar de uma das pessoas mais importantes da história da tecnologia ser uma mulher, o mercado ainda é um ambiente dominado por homens. E essa é uma tendência não só do Brasil, mas mundial. 

Segundo os dados apresentados no evento “Por um Planeta 50-50: mulheres e meninas na ciência e tecnologia”, organizado pela ONU Mulheres, as programadoras representam apenas 17% de todas as pessoas atuantes na área.  

Dicas para comemorar o Dia do Programador

Gostou de saber sobre o Dia do Programador? Veja algumas dicas para comemorar em grande estilo!

Promova jogos entre os programadores

A maioria das pessoas que trabalham com tecnologia curtem aproveitar o tempo livre jogando. Então, chama a galera para comemorar. Afinal, é o dia de vocês! 

Algumas sugestões de jogos online: 

  • Counter Strike;
  • FIFA 21;
  • Gartic;
  • Street Fighter;
  • League of Legends;
  • Valorant. 

Assista filmes e séries sobre tecnologia

Para quem não curte tanto jogos e prefere uma produção audiovisual, filmes ou séries sobre tecnologia são uma boa forma de comemorar o Dia da Programadora! 

Reúna os amigos, prepare a pipoca e pode dar play na lista de 5 produções audiovisuais que preparamos:

  • O Jogo da Imitação (2014): indicado ao Oscar, o filme conta a história do matemático Alan Turing que durante a 2ª Guerra Mundial desvendou as codificações utilizadas pelos nazistas; 
  • War Games (1983): o adolescente David Lightman consegue invadir os sistemas de segurança dos Estados Unidos e gera um conflito que pode dar início a Terceira Guerra Mundial;  
  • Black Mirror (2011): o seriado traz contos de ficção científica que refletem como o avanço da tecnologia, especialmente as tecnologias disruptivas, podem influenciar nos comportamentos da humanidade; 
  • Steve Jobs (2015): filme biográfico que conta a história de Steve Jobs, o fundador da Apple, empresa multinacional de tecnologia; 
  • Mr. Robot (2015): a série conta a história do jovem programador Eliot Alderson. Enquanto ele trabalha pela manhã em uma empresa de segurança de internet, em seu tempo livre ele curte atuar como hacker. 

Troque ideias com colegas de profissão

Às vezes o trabalho de programação pode ser um trabalho solitário. Então, porque não aproveitar o Dia do Programador para conversar com os colegas de profissão, trocar experiências e conhecimentos sobre a área?

Quem trabalha com tecnologia sabe que sempre existem novidades a serem debatidas e coisas para serem aprendidas por mais experiente que você seja. 

Além disso, vocês podem conversar também sobre diversos temas que não estão relacionados ao ambiente profissional, aproveitando assim para estreitar também os laços pessoais.  

Continue Aprendendo

spot_img