O que é Comunicação Assertiva e qual sua importância para uma boa liderança

Uma boa liderança acontece quando existe uma comunicação assertiva entre o líder e sua equipe. Mas, você sabe o que é isso?

Em geral, pode-se dizer que se trata de uma maneira de transmitir mensagens de maneira coesa e respeitosa. No ambiente corporativo, isso é essencial para evitar desentendimentos e promover um espaço de trabalho mais saudável e colaborativo, fortalecendo as possibilidades de crescimento profissional de cada indivíduo.

O que é comunicação assertiva?

A comunicação assertiva acontece quando uma pessoa expressa seus pensamentos, sentimentos e necessidades de maneira harmoniosa e sem violar os direitos dos outros. 

Isso acontece por meio dos seguintes pontos:

  • Clareza: com precisão, evitando ambiguidades e mal-entendidos
  • Diretividade: com objetividade, sem rodeios ou evasivas
  • Respeito: com consideração pelos sentimentos, opiniões e direitos dos outros
  • Honestidade: com sinceridade e transparência ao expressar pensamentos, sentimentos e necessidades
  • Autoconfiança: com confiança em si mesmo e na validação dos próprios pensamentos e sentimentos.

É diferente da comunicação passiva, na qual a pessoa não se expressa e nem deixa claro suas vontades, desejos e opiniões, apenas aceitando o que os demais dizem. 

Além disso, também se difere da agressiva, que envolve expressar os próprios pensamentos, sentimentos e necessidades de forma dominadora, desrespeitando os outros e impondo-se de maneira intimidadora.

Por conta disso, a comunicação assertiva se faz necessária em ambientes de trabalho. Afinal, mensagens claras reduzem a possibilidade de mal-entendidos e erros, aumentando a eficiência no cumprimento das tarefas.

Inclusive, uma comunicação respeitosa encoraja a colaboração entre colegas, facilitando o trabalho em equipe e promovendo um ambiente de apoio mútuo e com uma fácil resolução de conflitos que possam aparecer.

Comunicação assertiva na gestão de equipes

Uma cultura respeitosa contribui para um clima organizacional positivo, onde os funcionários se sentem valorizados e respeitados. Quando parte dos líderes, principalmente, isso ajuda a estabelecer uma relação de confiança com toda sua equipe.

Conheça alguns dos pilares para atingir a comunicação assertiva na gestão de equipes:

Honestidade

Quando os líderes se comunicam de forma aberta e honesta com a sua equipe, isso demonstra integridade e constroi uma base sólida de confiança. 

Os colaboradores se sentem mais seguros sabendo que podem confiar nas informações e nas intenções dos líderes.

Transparência nas decisões e processos

A comunicação assertiva também implica em compartilhar informações relevantes sobre decisões, processos e direção da equipe ou organização. 

Quando os líderes comunicam de forma transparente as razões por trás das decisões e os planos para o futuro, os membros da equipe se sentem mais incluídos e envolvidos no processo. Isso reduz a incerteza e a ansiedade, construindo confiança na liderança e no rumo da equipe.

Leia mais: Liderança positiva: o que é e qual sua função?

Respeito e consideração

Comunicar de maneira assertiva também envolve demonstrar respeito e consideração pelos outros. 

Os líderes que se comunicam de maneira respeitosa e empática com seus membros de equipe estabelecem um ambiente onde todos se sentem valorizados e ouvidos, criando um senso de confiança mútua, onde os funcionários confiam que seus líderes estão genuinamente interessados em seu bem-estar e desenvolvimento.

Feedback construtivo

A comunicação assertiva permite que os líderes forneçam feedback de forma clara, específica e construtiva. 

Quando os líderes são capazes de comunicar áreas de melhoria ou reconhecer conquistas de maneira respeitosa e direta, os colaboradores percebem isso como um sinal de confiança na sua capacidade de crescer e melhorar. Isso fortalece os laços de confiança entre líderes e equipe, pois demonstra um compromisso mútuo com o crescimento e desenvolvimento.

Benefícios da comunicação assertiva 

A comunicação assertiva traz uma série de benefícios tanto para os colaboradores quanto para os líderes, contribuindo para um ambiente de trabalho mais produtivo, colaborativo e harmonioso.

Redução de mal-entendidos e conflitos na equipe

A comunicação assertiva promove a clareza e a transparência na troca de informações entre os membros da equipe, reduzindo a probabilidade de mal-entendidos.

Inclusive, os líderes que incentivam a comunicação assertiva criam um ambiente onde os colaboradores se sentem confortáveis para expressar preocupações e resolver conflitos de maneira construtiva.

Leia mais: Conheça as 5 disfunções de um time e como lidar com elas

Facilitação da tomada de decisões rápidas e eficazes

Os líderes podem tomar decisões mais informadas, aproveitando o conhecimento e a perspectiva de toda a equipe.

Dessa forma, a capacidade de comunicar expectativas, prioridades e objetivos de forma assertiva agiliza o processo de tomada de decisões, permitindo que o time responda rapidamente às demandas e desafios do ambiente de trabalho.

Cumprimento de prazos e metas estabelecidas

Ao comunicar de forma direta e precisa as tarefas a serem realizadas e os prazos a serem cumpridos, os líderes ajudam a manter a equipe focada e alinhada com os objetivos organizacionais.

Além disso, os colaboradores que praticam a comunicação assertiva são mais propensos a esclarecer dúvidas, buscar apoio quando necessário e manter um fluxo constante de comunicação, o que contribui para o cumprimento eficiente de prazos e metas.

A importância de criar um ambiente acolhedor

A comunicação assertiva incentiva os colaboradores a expressar suas ideias, opiniões e preocupações de forma clara e respeitosa, em um espaço onde todos se sintam confortáveis para contribuir e compartilhar suas perspectivas, 

Ou seja, ocorre um estímulo à colaboração e a troca de conhecimento entre os membros da equipe, fazendo com que eles estejam mais propensos a trabalhar em conjunto, resolver problemas em conjunto e alcançar objetivos comuns de forma eficaz.

Mais do que isso, a comunicação aberta e direta é essencial para identificar e resolver problemas de forma rápida e eficiente, uma vez que o time pode colaborar para encontrar soluções e implementar mudanças necessárias.

Ao promover a igualdade de voz e a inclusão de diferentes perspectivas nas discussões, resolução de conflitos e processos decisórios, os líderes criam um ambiente mais rico, diversificado e inovador, já que todos sentem que suas opiniões são valorizadas.

Entrar em contato com diferentes ideias e pontos de vista é importante para somar e adquirir novos conhecimentos — que, inclusive, irão te ajudar a ser um líder melhor. 

Durante o Fórum de Liderança promovido pela XP Educação, a convidada Monica Pinheiro, que é médica, mentora em times de lideranças de empresas e fundadora da SIMON gestão em saúde Ltda, comenta sobre a relevância de juntar diferentes saberes para criar uma liderança disruptiva. “Eu vejo que a gente tem que romper com alguns conhecimentos para adquirir novos. Nesse mundo de hoje, precisamos ter bem claro que não somos donos do saber, e que o saber sempre muda”, afirmou a líder.

Como desenvolver relações interpessoais positivas

Desenvolver relações interpessoais positivas é essencial para promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.  A comunicação assertiva também encoraja o fortalecimento dos laços interpessoais por meio da resolução construtiva de conflitos, e da compreensão mútua.

Frente a isso, é essencial a promoção de uma cultura de empatia, apoio e compreensão dentro da equipe, encorajando a comunicação aberta e a expressão honesta de sentimentos e preocupações.

Pratique e incentive a escuta ativa, demonstrando interesse genuíno pelo que os outros têm a dizer e validando suas experiências e emoções. Também reconheça e respeite as diferenças individuais, valorizando a diversidade de experiências e pontos de vista dentro da equipe.

Isso é importante para oferecer feedback construtivo, que requer o foco nos comportamentos observáveis e nas consequências específicas, em vez de emitir julgamentos ou críticas pessoais.

Ao ser responsável por essa devolutiva, utilize uma abordagem descritiva, destacando os impactos observados e oferecendo sugestões para melhorias futuras. 

E, quando receber críticas, demonstre interesse genuíno pelo ponto de vista do outro e evitando reações defensivas. Agradeça pelo feedback recebido e comprometa-se a considerá-lo de forma construtiva, mesmo que inicialmente seja difícil ouvir críticas.

Como lidar com os desafios na comunicação

Aprender como lidar com os desafios na comunicação é essencial para promover relacionamentos saudáveis e eficazes no ambiente de trabalho. Enquanto pessoa que está transmitindo a mensagem, você deve se certificar de que suas mensagens sejam claras, diretas e específicas. Evite ambiguidades e use exemplos concretos para ilustrar seus pontos.

Por outro lado, ao ser o ouvinte, faça perguntas para esclarecer entendimentos e evite presumir que o outro sabe o que você quer dizer. Confirme se a mensagem foi compreendida corretamente.

Quando encontrar alguma falha, procure resolver conflitos por meio de uma abordagem colaborativa, na qual ambas as partes trabalhem juntas para encontrar uma solução mutuamente satisfatória. 

E, mesmo durante momentos de divergências, é essencial manter o respeito mútuo durante o conflito, evitando ataques pessoais e focando nos problemas específicos em discussão. Procure entender as razões por trás das perspectivas do outro e demonstre empatia.

A comunicação assertiva como ferramenta de gestão

A comunicação assertiva é uma ferramenta poderosa para a gestão de equipes, pois contribui para criar um ambiente de trabalho saudável, produtivo e eficiente. 

Afinal, ela capacita os líderes a transmitirem a visão da empresa de forma clara e inspiradora, motivando os colaboradores a darem o melhor de si para alcançar os resultados desejados.

Ao promover uma comunicação clara, direta e respeitosa, os líderes podem fortalecer o vínculo com suas equipes e impulsionar o sucesso organizacional de várias maneiras.

Quer saber todas as habilidades que um bom líder precisa ter para garantir o sucesso na gestão de equipes? Participe do Fórum de Liderança promovido pela XP Educação!

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