Como começar a investir do zero? Passo a passo

Investir é mais simples do que parece, porém exige dedicação e estudos constantes para acompanhar o mercado financeiro.

Nos últimos anos, principalmente na internet, as pessoas passaram a ter acesso a diversas fontes de informação e começaram a falar sobre variados assuntos. Entre eles, estão investimentos e como começar a investir do zero mesmo não tendo muito conhecimento ou muito dinheiro para investir.

Se você faz parte desse grupo de pessoas que quer começar a investir, mas não sabe por onde começar, esse artigo é para você! Nele, preparamos um guia completo para iniciantes onde vamos tirar todas as dúvidas sobre investimentos e as suas infinitas possibilidades. 

Continue a leitura e aprenda como fazer o seu dinheiro render de uma maneira segura. 

Como começar a investir do zero?

Antes de mais nada, é importante você saber que começar a investir não vai fazer com que você fique rico de uma hora para outra. Entretanto, pode te dar um pouco de estabilidade e mais tranquilidade para situações inesperadas ou te ajudar a realizar um sonho que antes parecia improvável. 

Sabendo disso, vamos de fato começar a falar como começar a investir do zero. 

Muitas vezes, ao ouvir falar de investimento as pessoas acham que é uma coisa muito complicada ou que é preciso de muito dinheiro. Entretanto, investir é bem mais simples do que parece!

Para começar a investir, você precisa, sobretudo, de organização e planejamento.

Primeiramente, você deve estudar sobre os tipos de investimentos (renda fixa ou renda variável).  

Logo em seguida, precisa saber qual é o seu perfil de investidor, de acordo com os seus objetivos e os riscos que está disposto a correr. 

Assim, com essas principais informações em mãos, é possível começar a investir. 

Por que investir o seu dinheiro?

De modo geral, investir significa fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Ao investir, você compra um produto financeiro, o dinheiro será emprestado para alguém e em breve retornará para você com as devidas correções de juros.

Segundo o Raio X do Investidor Brasileiro, produzido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), a caderneta de poupança é o tipo de investimento mais popular entre os brasileiros. 

Apesar da praticidade e da segurança que a poupança oferece, ela é o investimento menos rentável do país, isso porque ela rende abaixo da inflação. 

Então, se você deseja que seu dinheiro lhe ajude a realizar sonhos, como uma viagem de férias ou a compra de um bem próprio, você precisa abrir mão da poupança e começar a explorar oportunidades mais rentáveis.  

Principais conceitos de investimento que deve aprender

Antes de começar a investir, você precisa conhecer o significado de alguns termos muito comuns no mercado financeiro

Para que você não fique perdido em relação aos termos, preparamos abaixo com os conceitos básicos para quem deseja começar a investir.  

Rentabilidade, liquidez e risco

Conhecido como o tripé dos investimentos, eles se referem ao que é essencial analisar antes de escolher o seu investimento:

  1. Rentabilidade: se refere ao quanto você pode ganhar com aquela aplicação financeira. Por exemplo, se a rentabilidade for de 15% ao ano, em um ano você terá um retorno equivalente a 15% do que foi aplicado inicialmente; 
  2. Liquidez: representa a facilidade que você consegue resgatar ou transferir o valor investido. Ou seja, significa em quanto tempo você consegue resgatar o que foi investido sem perdas significativas;
  3. Risco: representa a chance de algo sair diferente do esperado. No caso dos investimentos, pode servir como um alerta para as chances do retorno do investimento ser menor do que o esperado ou até mesmo ser negativo. 

Renda fixa e variável

Os investimentos são divididos em duas categorias: renda fixa e renda variável.

A renda fixa são os investimentos que têm a rentabilidade definida desde o momento do investimento. Ou seja, desde o início você consegue saber quanto vai ganhar ou calcular qual o valor estimado para receber na hora do resgate.

Ao investir em um título de renda fixa, você empresta dinheiro ao emissor do título por um período determinado de tempo e recebe o valor aplicado mais as taxas de juros. 

Diferente da renda fixa, na renda variável não é possível ter uma previsão de qual vai ser o seu retorno financeiro. Aqui, a rentabilidade varia de acordo com as condições do mercado e pode variar de uma hora para outra, tanto para mais quanto para menos. 

Mulher começando a investir do zero
Para aprender como começar a investir do zero é preciso dedicação para estudar o mercado financeiro.

Por isso que investimentos de renda variável, como ações ou fundos imobiliários, são considerados investimentos mais arriscados.   

Índices de referência

Os índices de referência são parâmetros que servem para que você consiga entender melhor qual o desempenho daquele investimento que você está prestes a fazer. 

Os principais índices são:

  • Taxa Selic: é a taxa básica de juros que determina a rentabilidade dos investimentos em renda fixa;
  • CDI: é o índice calculado a partir das operações bancárias e serve como referência para investimentos de renda fixa; 
  • IPCA: é o índice de inflação oficial do Brasil. Ele mede a variação de preços nos produtos e serviços ofertados no país;
  • Ibovespa: é o principal índice da Bolsa de Valores do Brasil, importante para os investimentos de renda variável. 

Aporte mensal ou único

No momento de finalizar o seu investimento, você terá duas opções: o aporte mensal que se refere a um pequeno valor aplicado mensalmente ou aporte único que é um valor significativo aplicado em única vez.

Carteira de investimentos: o que significa isso?

Basicamente, a carteira de investimentos são os ativos nos quais você investe.

Segundo especialistas, o mais indicado é ter uma carteira diversificada e nunca investir todo seu dinheiro em um único ativo. Dessa forma você consegue ter uma maior segurança, já que seu dinheiro não vai estar todo exposto ao mesmo tipo de risco.   

Onde começar a investir do zero? 

Primeiramente, o mais indicado é começar investindo em produtos de renda fixa. Isso porque eles oferecem mais segurança e chances quase nulas de você ter prejuízo no seu primeiro investimento. 

Logo depois, a medida que entende como funciona o mercado financeiro e conhece melhor o seu perfil de investidor, você pode começar a diversificar sua carteira.

Qual o valor recomendado para começar a investir?

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso um valor alto para começar a investir. Por exemplo, com apenas R$30 você pode comprar um título no Tesouro Direto e dar início a sua vida no mercado financeiro. 

Qual investimento rende mais dinheiro para um iniciante?

Não é possível prever qual investimento vai render mais dinheiro para você porque isso depende de diversos fatores. Por exemplo, se você quer investir em renda fixa ou variável, qual o valor será investido, em quanto tempo você pretende resgatar o valor.

Entretanto, se você deseja começar com os investimentos em renda fixa, como eles são previsíveis, é possível ter uma noção de qual rende mais. 

Confira abaixo uma simulação detalhada de um investimento no Tesouro Selic e compare a sua rentabilidade em relação a outros títulos: 

Simulação de investimento
Simulação de invenstimentos para iniciantes e a rentabilidade da renda fixa.

Passo a passo de como começar a investir do zero

Agora que você já sabe os conceitos importantes para quem deseja começar a investir do zero, aqui vão algumas dicas importantes de como colocar em prática e se tornar um investidor de fato:  

1) Defina os seus objetivos

Antes de qualquer coisa você precisa decidir o que deseja fazer com aquele dinheiro poupado. 

Aqui, a dica é definir os seus objetivos a partir de prazos, sejam eles a curto, médio ou longo prazo. Por exemplo, “fazer um intercâmbio em 2 anos” ou “poupar para uma aposentadoria tranquila em 30 anos”. 

2) Estabeleça um valor a ser investido todo mês

De acordo com a sua realidade financeira e com os objetivos estabelecidos anteriormente, separe um valor para investir. 

Aqui, a dica é colocar esse custo em sua planilha de gastos mensais e aplicá-lo assim que você receber. Dessa forma, as chances de você gastar o dinheiro são menores.  

3) Descubra seu perfil de investidor

Faça testes e estude sobre os tipos de investidor para descobrir com qual você mais se identifica.

A classificação identifica três perfis de acordo com a escala de riscos que estão dispostos a correr: conservadores, moderados e agressivos. 

4) Estude sobre investimentos e monte a sua carteira 

Para começar a investir do zero, você precisa conhecer sobre os investimentos disponíveis no mercado. Por isso, estude e busque estar sempre acompanhando as novidades do mercado financeiro para saber quais produtos atendem melhor às suas necessidades. 

5) Abra uma conta em uma corretora

Para começar a investir, seja em renda fixa ou variável, você precisa ter uma conta em uma corretora de valores. Elas são as instituições financeiras autorizadas a receber ordens de compra ou venda e executar as operações para o cliente na B3.

Aqui, indicamos a XP Investimentos. A corretora possui uma variedade de produtos financeiros, além de consultoria financeira e produtos sem taxa de corretagem. 

Existe algum risco para começar a investir do zero?

Se você deseja começar a investir sem saber todo o beabá financeiro, sem conhecer os termos e como funciona o mercado financeiro, grandes riscos podem existir.

Entretanto, se você se dedicar a estudar e aprender como investir do zero, os riscos e as chances de ter prejuízos financeiros diminuem drasticamente. 

O segredo é sempre estudar e acompanhar o mercado financeiro.   

Erros comuns de quem começa a investir do zero

Quem já investe há algum tempo, sabe que o caminho é de adaptações e mudanças constantes. Por vezes, estamos sujeitos também a erros.

Para que você possa evitar erros básicos, cometidos já por tantos outros investidores, aqui vão algumas dicas do que não fazer:

  • Não fique preso apenas na poupança;
  • Não ache que vai ficar milionário da noite para o dia;
  • Não coloque todo o seu dinheiro em um único ativo financeiro;
  • Não compre produtos de renda fixa caros.  

Vale a pena contratar um consultor de investimentos para começar? 

O consultor de investimentos financeiro é o especialista preparado para ajudar você a diversificar a sua carteira de investimentos.

Portanto, se o seu objetivo é começar a investir já diversificando os investimentos, mas ainda não se sente tão confiante para fazer isso sozinho, um consultor financeiro é super indicado. 

Procure um profissional de confiança, não esconda dele detalhes da sua vida financeira e dos seus objetivos e deixe que ele trabalhe na sua estratégia de investimentos. 

Você também pode aprender como começar a investir do zero assinando o Multi+ da XP Educação para ter acesso a diversos cursos sobre investimentos e educação financeira.

Continue Aprendendo

spot_img