Como investir em multimercados? É uma aplicação segura?

Uma das maiores falácias do mercado financeiro é que investimentos de baixo risco são exclusividades do perfil conservador; assim como os de maior risco são indicados apenas para arrojados, ou moderados.

O ideal é que cada perfil aloque maior parte dos seus investimentos em categorias que correspondam à sua disposição ao risco. Isso quer dizer que um perfil arrojado, bem diversificado, pode ter, em sua carteira, ativos de renda fixa e variável.

Mas, claro, a maioria será de investimentos com rendimentos mais altos e, consequentemente, riscos maiores. A diferença, portanto, está na proporção ideal da alocação de recursos, segredo para diversificar de maneira correta e eficiente.

E se existisse um investimento com essa “função” em sua matriz? Existe, são os fundos multimercados. Nele os cotistas podem investir em diversos ativos, com riscos e rendimentos variados.

Saber como investir em multimercados é exatamente isso: diversificar, “distribuir os ovos em cestas diferentes” para não comprometer todo o capital. E, claro, aumentar a rentabilidade total.

Vamos entender melhor o que é e como investir em multimercados?

O que são fundos multimercados?

Fundos multimercados são uma categoria de investimentos que distribui os recursos dos cotistas em ativos de renda fixa e variável. Essa alocação é realizada por um gestor, ou equipe, visando maximizar a rentabilidade.

Eles se enquadram entre os fundos de investimentos, funcionam, portanto, como um condomínio de investidores que se unem para alocar recursos em um ou mais ativos.

Vale ressaltar que o nível de diversificação, riscos e rentabilidade depende das oscilações de mercado, estratégias e categorias do fundo. Existem, por exemplo, os fundos imobiliários, de renda fixa, ações, índice, cambiais.

E, claro, o fundo de investimentos multimercados, que tem o objetivo de alocar recursos desses “condôminos”, ou cotistas, em diversos ativos, que podem ser de renda fixa ou variável.

A escolha é realizada por um gestor, ou uma equipe de profissionais, que monta uma estratégia para obter o máximo de rentabilidade com os ativos.

Como estamos falando de um conjunto de investidores, é preciso ter um representante legal. A parte burocrática e jurídica, portanto, fica por conta de um administrador.

Normalmente, essa cartela de profissionais é selecionada por uma corretora. E, assim, temos a formação gerencial e administrativa do fundo de investimento multimercado.

Na prática, o fundo multimercado é formado pelo gestor, administrador, cotistas (investidores) e um custodiante.

Como o fundo multimercados funciona, na prática?

O processo de  investir em multimercados é muito semelhante ao de outros investimentos. A contratação pode ser feita online, diretamente no app da sua corretora. A grande diferença está na estratégia para investir em multimercados.

Normalmente, o investidor tem que escolher dentre as seis possibilidades:

  1. Trading – Investimento de curto prazo, aproveitando as oscilações diárias, semanais ou mensais do mercado;
  2. Long and Short – Focado em ativos de renda variável. O rendimento, portanto, é baseado, principalmente, na compra e venda de ações;
  3. Juros e Moedas – Os fundos multimercados desta categoria consideram operações cambiais e ativos baseados nos principais índices de mercado. Como IPCA, SELIC, CDI, etc;
  4. Macro – Fundos multimercados de médio e longo prazo, baseados no contexto macroeconômico;
  5. Estratégia Livre – Os fundos seguem a percepção do gestor, podem, portanto, variar conforme o mercado e perspectivas;
  6. Estratégia específica – Nesse cenário, os ativos são pré-definidos e mantidos até o final do prazo de investimento.

Como investir em multimercados?

O primeiro passo para investir em multimercados é ter conta em uma corretora de sua confiança.

Procure  por empresas que tenham nome e segurança no mercado (como a XP Investimentos e a Clear). Isso é importante para qualquer categoria de investimentos, mas é ainda mais quando estamos falando de multimercados.

Afinal, você vai transferir todo o controle sobre o seu investimento em multimercados. Então, a única coisa que resta para um investidor deste fundo é confiar e torcer para que o gestor escolha a melhor estratégia?

Não! Você pode se atentar a cada item do prospecto dos fundos disponíveis. Além, é claro, de analisar o histórico dos ativos e da performance dos gestores.

>>> Não deixe de ler: Qual a melhor corretora de criptomoedas: XP, Rico ou Clear?

Como escolher um fundo multimercado?

Como você deve ter imaginado, o grande segredo de investir em multimercados é escolher adequadamente o gestor. Afinal, ele terá independência para escolher os ativos que acredita serem mais rentáveis.

Na prática, existe o que chamamos de prática comum do gestor. Ou seja, quais ativos ele possui mais familiaridade, limite de riscos e histórico de investimentos.

Para começar a investir em multimercados você terá que:

  • abrir conta em uma corretora de segurança,
  • analisar os fundos disponíveis, as informações do prospecto e
  • o perfil de investimento do gestor, ou da equipe.

Sendo assim, pode-se dizer que a escolha do melhor fundo multimercado está baseada em uma análise sobre ativos e agentes. Compreender o funcionamento do mercado e ter expertise no universo financeiro são diferenciais importantes para desenvolver uma estratégia rentável.

Falando em rentabilidade…

Quanto rende um fundo multimercado?

Como estamos falando de uma carteira com ativos variados, a rentabilidade não segue um único índice, tão pouco uma taxa fixa. Ela varia conforme a estratégia do gestor, flutuações do mercado, prazos e, inclusive, fatores políticos e sociais.

De acordo com o portal Valor Investe, no primeiro semestre de 2021, os 15 fundos multimercados mais rentáveis tiveram um retorno de 23% em seis meses. É um rendimento realmente expressivo, não é mesmo?

Bom, no sentido contrário temos alguns fundos multimercados que, devido à falsa percepção de que a pandemia do novo coronavírus não teria impactos duradouros, tiveram mais de 40% de desvalorização, em 3 meses. Nos meses seguintes, de abril a julho, no entanto, o mesmo fundo valorizou mais de 200%.

Ou seja, não é possível traçar uma média de rendimentos do investimento multimercado. Afinal, a diversificação inclui ativos de renda variável, que podem ser extremamente instáveis. Tanto na valorização, quanto na desvalorização.

Vale ressaltar também que os altos rendimentos, em um curto espaço de tempo, podem estar ligados a diversos fatores. Como uma boa estratégia, gestores extremamente eficientes, ou até mesmo sorte. Assim como as altas taxas de prejuízo.

É seguro investir em multimercado?

Nesse momento, talvez você esteja pensando: investimentos diversificados são mais seguros, mas uma oscilação superior a 200% em 6 meses definitivamente não é reflexo de segurança.

Você está certo, em ambas sentenças. Na prática, investir em multimercado pode ser tão arriscado quanto o cotista estiver disposto. Como mencionamos anteriormente, existem alguns fatores no contrato dos fundos multimercados que podem sinalizar o grau de risco.

Além, é claro, da escolha do gestor, baseado no histórico de suas ações.

Resumidamente, o risco de investir em multimercado está ligado à escolha dos fundos e do gestor, baseada no perfil e na estratégia do investidor. De maneira geral, os fundos multimercados são indicados para investidores mais experientes, seja de perfil moderado, ou arrojado.

Entender como o cenário e o mercado impactam no seu investimento em fundos multimercados é uma ótima forma de minimizar riscos.

Para te ajudar nesse processo, a escola da XP Inc reuniu os melhores do mercado para construir um curso completo sobre Cenários e investimentos: macroeconomia para investidores. Clique no banner abaixo agora mesmo e garanta sua vaga!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Macroeconomia para Investidores" da Xpeed School.

Agora que você já sabe como investir em multimercados, que tal dividir seu conhecimento com seus amigos e familiares? Para isso, basta compartilhar este post em suas redes sociais!

Continue Aprendendo

spot_img