O desejo de toda empresa é possuir profissionais atualizados, já o desejo de todo funcionário é estar sempre apto às novas demandas mercadológicas. Para suprir as necessidades dos dois lados, o lifelong learning se mostra eficaz nessa questão.
Isso porque o lifelong learning é um conceito que envolve a busca contínua de conhecimento e traz diversas vantagens para empresas e seus empregados. Aliás, quem não gostaria de estar sempre aprendendo assuntos relevantes para o meio corporativo?
Por isso, neste artigo, você irá aprender mais sobre o lifelong learning, seus benefícios para uma empresa, fundamentos e dicas de como aplicá-lo. Boa leitura!
O que é o lifelong learning?
Lifelong learning, traduzido para português em “aprendizado para a vida toda”, é um conceito definido pela busca contínua por conhecimento em diferentes formas. E ao entrar no âmbito corporativo, isso significa que um profissional deve sempre buscar o seu aprimoramento por meio do ensino e do conhecimento.
Mas isso vai além do diploma. Se engana quem pensa que o processo de aprendizagem está limitado às formas de ensino tradicionais que se encerram após o término da graduação. Com as constantes evoluções sociais e tecnológicas, manter-se atualizado é fundamental para estar apto às demandas que vão surgindo no ambiente de trabalho.
Assim, ao aderir a mentalidade do lifelong learning, os profissionais conseguem sempre estar preparados para novas tendências e inovações, serem proativos e desenvolverem novas competências e habilidades profissionais.
Qual é a importância do lifelong learning para empresas?
Além de ser fundamental para a carreira de qualquer profissional, o pensamento do lifelong learning, quando aderido na cultura empresarial, também gera um grande potencial para as organizações.
A empresa, ao se preocupar com o desenvolvimento educacional dos seus colaboradores, fortalece sua equipe com o aprimoramento de hard skills, soft skills, competências, habilidades sociais e até conhecimento emocional.
Outro ponto essencial que o lifelong learning traz é a atualização constante com as transformações digitais. Se uma empresa deseja ser dominante nas inovações tecnológicas, não basta adquirir o último software do mercado, é necessário que os seus funcionários também sejam treinados e capacitados para saber lidar com o novo.
Para que isso aconteça, líderes e gestores podem incentivar e promover a cultura do lifelong learning por meio de capacitações, treinamentos, workshops e cursos para os seus liderados a fim de que todos aprendam e gerem um potencial competitivo no mercado para ambas as partes.
Principais vantagens do lifelong learning
Entender as principais vantagens que o lifelong learning traz para o mundo corporativo pode ser a peça chave para que gestores e líderes entendam a devida importância desse mindset. Confira logo abaixo.
Desenvolvimento de skills
De fato, o pensamento do lifelong learning possibilita o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais de forma mais proativa. Se um colaborador não sabe sobre algo, ao estar inserido em uma cultura de busca de aprendizado contínuo, ele mesmo tomará a atitude de procurar esse conhecimento.
Isso faz com que processos e atividades sejam realizados de forma mais ágil e que colaboradores estejam em um progresso diário de auto melhoria.
Soluções criativas
Quem nunca ficou de frente com um problema e não soube achar a saída? Frequentemente, funcionários se vêem em situações-problema e precisam encontrar rapidamente uma solução. Mas como fazer isso?
O pensamento do lifelong learning permite que soluções criativas sejam encontradas por meio do desenvolvimento de habilidades, pois, diferente do que muitos pensam, a criatividade é algo que pode e deve ser desenvolvida.
Aprendizado contínuo de ferramentas
Com a evolução da tecnologia, novas ferramentas surgem com frequência. E acompanhar essas novas tendências é fundamental para que a empresa se mantenha competitiva no mercado.
Para organizações em que a mentalidade do lifelong learning já é estimulada, os colaboradores têm mais facilidade em aprender e acompanhar essas novas tecnologias. Ou seja, tanto a empresa quanto seus funcionários estarão atualizados e aptos para poderem utilizar novos recursos e otimizarem seus processos cada vez mais.
E ao otimizar processos, a empresa diminui os custos operacionais, agiliza atividades e desburocratiza tarefas maçantes. Dessa forma, o funcionário pode focar seus esforços laborais em outras atividades.
Por exemplo, se o setor de RH perde muito tempo contabilizando as horas trabalhadas, procurar uma ferramenta tecnológica que possa otimizar essa tarefa seria primordial para os colaboradores daquele setor. Assim, o profissional de RH poderá transferir seus esforços para focar no que realmente importa: o bem-estar dos funcionários.
Conhecimento para outras áreas
Ora, se o funcionário já sabe que deve buscar aprendizado sempre que possível, então essa curiosidade vai acabar culminando em outras áreas.
Imagine que um funcionário de finanças precisa negociar com algum fornecedor. Para tanto, é importante que ele conheça bem o produto ou o serviço que ele está negociando.
Ao aplicar o lifelong learning nesse processo, ele não só terá mais propriedade de fala na hora da negociação, mas também aprenderá sobre a área de trabalho da outra empresa em questão.
4 pilares do lifelong learning
Agora que você já conhece as principais vantagens de aplicar o lifelong learning, antes de aprender como aplicá-lo, é fundamental conhecer os seus 4 pilares. Continue lendo!
Aprender a conhecer
O aprender a conhecer diz respeito àquela faísca de curiosidade sobre as coisas e como elas funcionam. O colaborador que tem a iniciativa de procurar entender e conhecer melhor os assuntos que envolvem suas atividades laborais consegue se desenvolver com mais facilidade no ambiente de trabalho.
Aprender a fazer
Segundo a pirâmide de aprendizagem de William Glasser, a taxa de retenção de aprendizagem do conhecimento quando colocado em prática é de 75%, enquanto a taxa de retenção de leitura é apenas de 10%.
Isso explica porque um dos 4 pilares do lifelong learning é sobre aprender a fazer, pois uma vez que se coloca em prática o que foi aprendido, a chance desse conhecimento se fixar se torna maior.
Aprender a conviver
De acordo com o escritor e palestrante motivacional americano Jim Rohn, você é a média das cinco pessoas que você mais convive. Logo, de forma involuntária, o indivíduo acaba aprendendo por convivência. Por isso é importante possuir, no ambiente de trabalho, um círculo de pessoas competentes e agradáveis.
Aprender a ser
Por fim, para se desenvolver com o lifelong learning, é necessário colocar em prática todos os outros pilares de forma espontânea. Quando a vontade de aprender estiver intrínseca ao indivíduo, nada irá barrar o seu crescimento profissional e intelectual.
Como aplicar o lifelong learning na sua empresa?
Dentro de uma empresa, estimular o aprendizado contínuo dos colaboradores pode parecer um pouco desafiador.
Por isso, abaixo você encontra algumas dicas de como aplicar o lifelong learning na sua organização a fim de provocar benefícios para você e para seus funcionários.
Atente-se ao novo
O mercado corporativo está em constante mudança, seja ela legislativa, tecnológica ou comportamental. Assim, é fundamental que uma empresa e seus funcionários fiquem atentos a novas tendências e notícias.
Para isso, incentivar os funcionários por meio de uma cultura organizacional centrada no lifelong learning faz com que essas novidades cheguem na empresa de forma mais fluida.
E como essas notícias podem chegar até eles? Você, como líder ou gestor, pode sugerir que eles se inscrevam em newsletters, acompanhem blogs ou portais de notícias e sigam profissionais influentes das suas áreas.
Faça cursos e qualificações
Lembra que no começo deste artigo foi falado que o conhecimento não termina na graduação? Pois é. Buscar cursos, MBA’s, qualificações, pós-graduações e outros são ótimos recursos para continuar aprendendo e se aperfeiçoando na área que se deseja atuar.
Para tanto, o empregador pode incentivar seus empregados a realizarem esses tipos de qualificação a fim de que ambas partes saiam satisfeitas. A empresa sempre terá um profissional qualificado, e o empregador sempre terá seu currículo atualizado.
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Otimize processos e atividades
Quando tarefas e atividades burocráticas ocupam bastante parte da jornada de trabalho do empregado, ele terá pouco tempo para buscar novas formas de conhecimento. Assim, é essencial que as organizações busquem o aprendizado contínuo de ferramentas para melhorar os seus processos internos e externos.
Conclusão
Neste artigo, você foi introduzido à mentalidade do lifelong learning, conceito importante para que empresas e colaboradores possam, constantemente, continuarem aprendendo e se aperfeiçoando no mercado de trabalho.
Além de conhecer as principais vantagens desse mindset, você pode aprender sobre seus quatro pilares a fim de conhecer a fundo o conceito. Viu também as dicas essenciais de como aplicar o lifelong learning e como é importante estar antenado às novidades e às melhorias de processos por meio das ferramentas.
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Este guest post foi produzido pela PontoTel, empresa do grupo Sankhya, que possui um software de controle de ponto completo, com registro, gestão e governança na mesma plataforma, além de contribuir para o controle de jornada dos colaboradores. A PontoTel ajuda gestores e profissionais de RH a otimizar seu tempo de trabalho, diminuir gastos com processos e inserir a transformação digital no dia a dia de processos burocráticos.