Melhor investimento a curto prazo: 5 aplicações para quem não quer esperar

O mercado financeiro e de investimentos está se tornando cada vez mais acessível com o passar dos anos. Segundo dados da Bolsa de Valores do Brasil (B3) o número de investidores cresceu 43% no primeiro semestre de 2021. Com um ambiente mais democrático é comum existir diversos tipos e maneiras de se investir.

Muitas vezes ao escutar que alguém está aplicando em ativos, sejam eles de renda fixa ou variável, imagina-se no retorno no médio ou longo prazo. No entanto, se engana quem pensa que a rentabilidade no curto prazo não é procurada.

Esse tipo de aplicação pode fazer parte da carteira de investimentos de qualquer tipo de investidor. Mas, para não cometer erros, é preciso entender qual o melhor investimento a curto prazo de acordo com o objetivo de cada pessoa.

Para te ajudar a entender qual a melhor aplicação financeira a curto prazo, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Continue a leitura para aprender sobre os tópicos abaixo.

  • O que é investir no curto prazo?;
  • Qual o melhor investimento a curto prazo?;
  • Tipos de investimentos a curto prazo.

Boa leitura!

O que é investir no curto prazo?

Antes de conhecer os tipos de investimento de curto prazo e qual deles é o melhor, é importante entender o que significa investir neste modelo. De acordo com a Anbima, os investimentos que se enquadram no curto prazo são aqueles que têm “validade” de até dois anos.

Investidores que escolhem operar no curto prazo geralmente buscam uma maior rentabilidade e liquidez nas suas aplicações. Ou seja, o fator segurança do tripé de investimentos não é tão priorizado no curto prazo.

No entanto, isso não é uma regra! Há quem prefira uma maior liquidez com segurança para fazer sua reserva de emergência.

Mas, não existe uma maneira de ter liquidez, rentabilidade e segurança na carteira de investimentos? Sim, existe! A diversificação da carteira.

Entender sobre o cenário econômico é uma boa maneira de diversificar a carteira de investimentos conscientemente. O curso da Xpeed School: cenários e investimentos: macroeconomia para investidores, vai te ajudar nesse objetivo!

Clique no banner abaixo e comece agora mesmo!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Macroeconomia para Investidores" da Xpeed School.

Qual o melhor investimento a curto prazo?

Agora que entendeu o que significa investir no curto prazo, qual a melhor aplicação financeira a curto prazo? Como explicamos acima, a liquidez é um fator muito importante para quem decide investir no curto prazo.

Por exemplo: Carlos decide investir no curto prazo para montar sua reserva de emergência, mas em sua pesquisa não se atentou à liquidez do seu ativo, que era de D+5. Ou seja, quando precisou retirar sua aplicação teve que esperar cinco dias para o dinheiro cair na sua conta.

Se seu objetivo é o investimento a curto prazo, sempre prefira ativos com liquidez diária. Pois, você vai ter a certeza de que terá o dinheiro em conta quando mais precisar.

Além da liquidez, a escolha do melhor investimento a curto prazo também deve passar pelo autoconhecimento. Como assim?

É simples! O melhor investimento vai ser aquele que combina com seus objetivos. Portanto, é muito importante que conheça qual tipo de investidor você é.

Existem três tipos, são eles:

  • conservador: prefere investir em ativos que já tem um percentual de rentabilidade fixado. Ou seja, o fator principal do tripé de investimentos para esse investidor é a segurança;
  • moderado: ele caminha entre ativos que oferecem segurança e aqueles que não tem um percentual fixado. Busca mais rentabilidade, sem deixar sua carteira totalmente desprotegida;
  • arrojado: esse perfil é o do investidor que não tem medo de arriscar para alcançar uma maior lucratividade. Investimentos de renda variável são os preferidos deles.

Agora que entendeu um pouco sobre os tipos de investidores que existem no mercado financeiro, chegou a hora de ir direto ao assunto. Quais os principais tipos de investimentos a curto prazo?

Continue a leitura para saber tudo sobre eles.

Tipos de investimento a curto prazo

Decidir sobre qual tipo de investimento começar a operar no curto prazo deve ser uma escolha bem feita. Afinal, ele deve ser coerente com seu objetivo financeiro.

Confira a seguir os detalhes dos cinco principais tipos de investimento a curto prazo.

1- Tesouro Selic

Um dos investimentos mais procurados quando o assunto é curto prazo, é o Tesouro Selic. Vale citar que o ativo é bom para o referente prazo, pois possui alta liquidez. Além disso, ele é um título público e tem garantia do Tesouro Nacional.

Sua rentabilidade está atrelada à Taxa Selic, basicamente a taxa que controla a inflação. Portanto, quanto maior for o índice IPCA maior será a Selic. É uma boa opção de investimento para uma fase instável da economia.

O Tesouro Selic é tributado pelo Imposto de Renda (IR) e pelo Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Tanto o IR quanto o IOF seguem uma tabela regressiva de aplicação da alíquota referente ao tempo de aplicação. 

A porcentagem do IR varia entre 22,5%, para investimentos aplicados no período de até 180 dias, e 15% para os de mais de 720 dias. É importante ficar atento ao tempo aplicado para conferir a taxa correspondente.

Para não ser tributado pelo IOF, basta fazer o saque da sua aplicação após 30 dias. Caso decida retirar antes dos 30 dias, a alíquota cobrada é referente ao tempo que aplicou no Tesouro Selic. Confira a tabela abaixo.

tabela IOF -

2- LCI

As Letras de Crédito Imobiliário, ou LCI, têm rentabilidade atrelada ao CDI. Diferentemente do Tesouro Direto, o resgate da LCI pode acontecer apenas depois de 180 dias aplicados.

Por ser isenta de IR, o investimento chama a atenção de investidores. Além disso, a LCI tem proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Ou seja, mesmo que a instituição financeira declare falência, você conta com a certeza de que terá a restituição de até R$ 250 mil da sua aplicação.

3- LCA

Outro investimento de curto prazo são as  Letras de Crédito do Agronegócio, ou LCA. Por ser um ativo de renda fixa, você já sabe exatamente o percentual de rentabilidade que terá ao fim do contrato.

Assim como a LCI, a LCA também é isenta de IR. Aliás, o funcionamento dos dois ativos é bem parecido. A principal diferença entre elas é que uma realiza empréstimo ao setor imobiliário e outra ao agronegócio e produtores rurais.

4- CDB com liquidez diária

O Certificado de Depósito Bancário, assim como a LCI, pode ter sua rentabilidade atrelada ao CDI. No entanto, a taxa de rentabilidade deste ativo também pode ser fixada no momento do contrato, ou até mesmo no modelo híbrido.

Por ter essas diversas opções e, ainda, ser um ativo de liquidez diária, o CDB é uma ótima opção para o curto prazo. Ele também oferece a proteção do FGC.

5- Fundos DI

O último melhor investimento a curto prazo são os Fundos Referenciados DI. Por serem negociados em cotas e não terem uma data de vencimento, eles são tributados pelo imposto come-cotas, além do IOF.

É um investimento de liquidez diária, portanto perfeito para as reservas de emergência. Além disso, sua rentabilidade é atrelada ao CDI.

6- Fundos Multimercados

Com liquidez D+1, quando o dinheiro está em sua conta um dia após pedir a retirada, os Fundos Multimercados são mais uma boa opção para o curto prazo. Mas é preciso atenção ao investir neste ativo, o motivo é que ele está exposto a diversos tipos de riscos. Por esse motivo ele é mais indicado para investidores de perfil arrojado.

O nome multimercados indica a principal característica deste investimento: pode aplicar em vários tipos de mercados. Seja ações, mercado futuro… os fundos multimercados permitem a flexibilização.

Agora que já sabe qual o melhor investimento a curto prazo para o seu objetivo financeiro, o que acha de expandir o conhecimento? Com o Guia da Bolsa para investidores, da Xpeed School, a escola da XP, você estará sempre preparado.

Clique no banner e baixe gratuitamente agora mesmo!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img