CFO: saiba o que é e as atividades em uma empresa

Confira tudo sobre o profissional que precisa ter sólida experiência em finanças corporativas e liderança organizacional

Toda boa empresa deve ter um CFO. Mas afinal, o que é isso? O CFO, em inglês Chief Financial Officer, é o responsável pelas finanças da empresa. É um dos cargos mais altos. Ele é o principal executivo financeiro da organização e seu trabalho é garantir a saúde financeira da companhia.

O profissional fica responsável por todas as áreas financeiras da empresa, incluindo contabilidade, tesouraria, planejamento orçamentário e investimentos. Um CFO também é responsável pelas relações com investidores, banqueiros e outros parceiros financeiros.

Opa, tem interesse? Qual seria o perfil profissional que se encaixa nesse cargo?

O perfil profissional de um CFO deve ser bastante abrangente, já que ele precisa ter conhecimento de diversas áreas, como contabilidade, finanças, economia e investimentos. Além disso, é importante que o executivo seja um bom comunicador e negociador, afinal, muitas vezes ele precisará lidar com parceiros externos.

Se você está de olho na carreira, saiba que o mercado de trabalho para CFOs no Brasil está em crescimento, devido ao aumento da necessidade de as empresas de serem mais transparentes e controlarem melhor seus gastos. Com isso, há cada vez mais demanda por profissionais qualificados para assumir esse importante cargo.

Se você quer aprofundar no assunto, nesse conteúdo você aprenderá o que é um CFO, quais atividades desenvolvem e qual é o perfil profissional de quem almeja um cargo desse nível. Boa leitura!

O que é CFO?

A função de um Chief Financial Officer é de ser um diretor financeiro. Logo, irá acompanhar e supervisionar as atividades financeiras da empresa. O CFO é responsável pelo planejamento financeiro, pelo controle orçamentário, pelas relações com investidores e pelos processos de contabilidade e fiscalidade.

O CFO atua como um parceiro estratégico do CEO (Chief Executive Officer) e da equipe de gestão, auxiliando na tomada de decisões que impactam o crescimento e o sucesso da empresa. O gestor também é responsável por garantir a transparência das finanças da empresa e pelo cumprimento de todas as obrigações legais e regulatórias.

< Para ler depois Inspiração feminina: Betina Roxo, a mulher que descomplica as finanças />

< Você pode gostar: 10 cursos de finanças e investimentos para você participar />

 Quais são as responsabilidades de um CFO?

O Chief Financial Officer (CFO) é o executivo responsável pelas finanças de uma empresa como já reforçado anteriormente. Ele é o principal assessor financeiro do CEO e da alta administração e atua como um importante orientador estratégico.

Não se engane, o executivo se reporta ao CEO, mas continua sendo um dos principais funcionários de qualquer empresa.

Algumas das principais responsabilidades do CFO são:

  • Elaboração e gerenciamento do orçamento da empresa;
  • Planejamento e execução da estratégia financeira;
  • Gerenciamento dos riscos financeiros;
  • Gerenciamento dos investimentos;
  • Gerenciamento das relações com os investidores;
  • Gerenciamento das relações com as instituições financeiras;
  • Gerenciamento da contabilidade e da fiscalidade;
  • Supervisão da equipe financeira.
(Fonte: Freepik)

Qual o perfil ideal de um Chief Financial Officer?

O perfil ideal de um Chief Financial Officer deve ser composto por um profissional com sólida experiência em finanças corporativas, capaz de liderar a equipe financeira de uma organização e tomar decisões estratégicas que impactem positivamente seu desempenho financeiro.

A maioria das pessoas que termina nesta posição possui diplomas e certificações avançados, como pós-graduação em finanças ou economia.

Além disso, o CFO ideal deve ter um forte senso de ética e transparência, bem como um alto nível de integridade. Afinal, lidará com finanças em grandes números.

< Veja depois: 5 livros incríveis para você entender sobre educação financeira />

Visão estratégica

A visão estratégica é importante para o profissional CFO porque ele precisa ter um bom entendimento das finanças da empresa e saber como elas se encaixam nos negócios da área de atuação.

Ele precisa conseguir identificar oportunidades e ameaças financeiras e tomar as medidas imediatas e necessárias para proteger o negócio. Além disso, o gestor precisa estar sempre atento às tendências do mercado e às mudanças nas leis e regulamentações que podem afetar a empresa. Todo cuidado é pouco!

Decisões assertivas

Um Chief Financial Officer (CFO) precisa tomar muitas decisões assertivas durante o dia para garantir que a organização esteja financeiramente saudável. Isso significa que o representante do negócio deve conseguir tomar decisões difíceis, analisar riscos e oportunidades e tomar decisões baseadas em fatos.

Uma das principais responsabilidades de um CFO é gerenciar o orçamento da organização. Isso significa que deve conseguir tomar decisões sobre onde os recursos financeiros da organização devem ser alocados. Isso pode incluir decidir se os recursos devem ser investidos em novos projetos ou se devem ser usados para cobrir despesas existentes.

Outra responsabilidade importante é garantir a transparência financeira da organização. Isso significa que um CFO deve assegurar que todas as transações financeiras da organização sejam registradas e documentadas adequadamente. Além disso, deve garantir que todos os relatórios financeiros sejam claros e concisos para todos os setores.

Em suma, o executivo precisa tomar muitas decisões difíceis para garantir que a organização esteja financeiramente bem em todas as áreas internas e externas. Visando sempre o ambiente adequado para os colaboradores, consumidores do produto/serviço e potenciais clientes.

Gerenciador de crises

A gestão de crises é um dos aspectos mais importantes a ser observado. Como responsável pelo bem-estar financeiro de uma organização, é seu trabalho garantir que a organização esteja preparada e possa lidar com qualquer crise financeira que possa ocorrer.

Há uma série de etapas que poderão ser feitas para ajudar a gerenciar crises dentro de uma organização. Em primeiro lugar, deve-se ter uma compreensão clara da posição financeira da organização e conseguir identificar quaisquer riscos potenciais. Em segundo lugar, desenvolver um plano de gerenciamento de crises que descreva como a organização responderá e gerenciará uma crise financeira. Este plano deve ser regularmente revisado e atualizado conforme necessário.

Também tem como papel informar ao quadro de sócios e/ou acionistas as decisões tomadas pelo negócio e, quando necessário, pedir opiniões por votações.

Por fim, é essencial manter os canais de comunicação abertos com todos os membros da organização, para poder fornecer informações e atualizações de forma rápida e eficaz nessas ocasiões.

< Aprofunde os conhecimentos: Saiba como começar a estudar educação financeira (ainda hoje) />

Gestor de pessoas

A gestão de pessoas é uma das principais responsabilidades de um Chief Financial Officer (CFO). Além de toda a parte do dinheiro, o gestor também é responsável pelo gerenciamento de pessoas, incluindo o recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e avaliação de funcionários.

O CFO deve garantir que as pessoas da empresa estejam trabalhando em conjunto e em harmonia para atingir os objetivos da empresa. Para isso, o profissional com o apoio do setor de Recursos Humanos deve desenvolver um plano de gestão de pessoas e implementá-lo de forma eficaz.

O plano de gestão de pessoas deve abranger todas as áreas da gestão de pessoas. O planejamento com foco no produto humano deve ser revisado periodicamente para garantir que esteja atualizado com as necessidades da empresa. Além disso, o CFO deve monitorar de perto o desempenho dos funcionários e tomar medidas corretivas, se necessário.

Domínio da tecnologia

O Chief Financial Officer (CFO) também é responsável por outra área muito importante em qualquer corporação. O gestor deve ter um bom conhecimento das tecnologias existentes e emergentes para garantir que a organização esteja usando a melhor tecnologia possível para atender às atividades que precisam ser desempenhadas.

Além disso, o CFO deve ter um bom entendimento da forma como as diferentes tecnologias podem ser usadas para melhorar a eficiência e reduzir os custos. Aspecto importante para qualquer negócio.

Capacidade de se adaptar

O profissional, pela posição do cargo, deve ter um vasto conhecimento sobre as finanças e os mercados, bem como um bom senso de negócios. Além disso, o CFO deve ser capaz de se adaptar às constantes mudanças no ambiente financeiro. Como o mercado financeiro é altamente volátil, o gestor precisa estar sempre atento às mudanças e conseguir reagir rapidamente. Principalmente, analisando ações brasileiras e no exterior.

< Conheça: A transformação digital no sistema financeiro />

 Conhecimentos e experiências para se tornar um CFO

Um bom CFO precisa ter experiência em gestão financeira, contabilidade, tesouraria e controladoria. Além disso, deve ter conhecimento em análise de investimentos, planejamento financeiro e gerenciamento de riscos. As habilidades de um CFO também devem incluir habilidades de liderança, comunicação e negociação. Também é importante entender sobre tecnologia da informação.

Gosta de cuidar da gestão do seu dinheiro e deseja evoluir seus investimentos para outro patamar? Com o MBA em Ações e Stock Picking, você irá dominar a bolsa de valores e as melhores técnicas do mercado.

Este curso completo te prepara para os desafios do mundo financeiro e ensina os diversos conceitos desse universo, incluindo a análise fundamentalista. Você poderá estudar onde e quando quiser! São conteúdos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver!

Continue Aprendendo

spot_img