Arquétipos de Marca: conheça os 12!

Do Inocente ao Governante: qual o arquétipo que mais combina com a sua empresa? Faça o teste e descubra!

Basear-se nos arquétipos de marca para definir valores e propósitos de empresas é uma ótima opção, visto que eles ajudam na montagem da personalidade, pensamentos e objetivos de uma marca.

No mundo do branding, arquétipos são conjuntos de características, posicionamentos e valores que moldam uma marca. 

Já na psicologia, no seu modo, Carl Jung considera arquétipo como “imagens e padrões arcaicos universais que derivam do inconsciente coletivo e são a contraparte psíquica do instinto”. 

Interessante, não é?

Hoje, o nosso foco será compreender o impacto dos arquétipos de marca na construção de negócios no mercado competitivo, além de conhecer todos eles e observar a ação dos mesmos quando o assunto é humanização de marca. 

Vamos aprender? 

O que são os arquétipos de marca?

O psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung afirma, em linhas gerais, que os arquétipos são imagens armazenadas no inconsciente coletivo.

Essas imagens, por sua vez, são derivadas de mitos, momentos que vivenciamos na vida e crenças que temos conosco. Além disso, são coletivas, ou seja, são imagens que dividimos com outras pessoas no nosso inconsciente.

No branding, por sua vez, os arquétipos de marca são como gatilhos emocionais que tocam o público e buscam criar uma conexão entre uma empresa e os seus consumidores

Ademais, os arquétipos de marca são importantíssimos quando o assunto é experiência e jornada do cliente, já que são os responsáveis por gerar emoções fortes entre a marca e o público.

Pensando nisso, doze arquétipos de marca foram criados. São eles:

  1. Inocente;
  2. Sábio;
  3. Herói;
  4. Fora da Lei;
  5. Explorador;
  6. Mago;
  7. Pessoa comum;
  8. Amante;
  9. Bobo;
  10. Cuidador;
  11. Criador;
  12. Governante.

Em 1980, por sua vez, os arquétipos de marca foram inseridos em pesquisas de neuromarketing e hoje se tornaram uma grande estratégia na conquista e identificação dos consumidores com uma determinada empresa.

Qual a importância dos arquétipos de marca para o seu negócio?

Já ouviu falar naquele ditado “quem não é visto não é lembrado”? 

Os arquétipos de marca ajudam as marcas a serem vistas pelos seus consumidores ideais. Assim, elas conseguem alcançar mais pessoas e difundirem o seu propósito. 

Alguns fatores que transformam os arquétipos em uma estratégia de branding incrível para sua marca são: 

  • Eles se conectam profundamente com o público;
  • Diferenciam a sua marca dos concorrentes;
  • Deixam a marca mais atraente;
  • Despertam o desejo de compra e identificação nos consumidores.

<Leia também: Gestão empresarial: o que é e qual a sua importância/>

Como definir o arquétipo de marca para o seu negócio?

Estudando muito cada um dos 12 arquétipos de marca, assim você conseguirá entender onde a sua marca se encaixa. 

Além disso, existem testes de arquétipos de marca que te ajudam a chegar nesse resultado muito mais rápido. Ou seja, acesse um deles e descubra! Mas lembre-se: responda todas as questões com atenção e responsabilidade.

<Leia também: Business Plan: o que é, por que fazer e como fazer/>

Tipos de arquétipos de marca

Chegou a hora de conhecermos os 12 perfis de arquétipos de marca. Vamos lá?

1. Inocente

É o arquétipo que busca a felicidade por meio da pureza e da simplicidade. Além disso, é muito comum ver o Inocente ser fonte de inspiração de esperança e positividade numa escala global. 

Muitas vezes ingênuos e até mesmo chatos, o arquétipo do Inocente precisa ser bem gerido, para as empresas não serem aliadas a esses últimos adjetivos.

  • Características: deseja vivenciar o paraíso, busca constante da felicidade, explora o conceito da simplicidade autêntica;
  • Nicho de marketing: empresas com valores fortes e que são associadas à honestidade, lealdade, simplicidade e nostalgia;
  • Empresas deste arquétipo: McDonald’s, Disney e Coca-Cola.

2. Sábio

O Sábio é o arquétipo que tem o perfil de estimulação de conhecimento, aprendizado e compartilhamento dos mesmos. 

As suas respostas são baseadas na verdade e no conhecimento e, além disso, é conhecido por ser aconselhador, influente e confiável.

  • Características: estudioso, racional, disciplinado, lógico, cético e tem como meta a utilização da inteligência e análise como caminhos para compreender melhor o mundo;
  • Nicho de marketing: empresas responsáveis pelo processo de compreendimento do mundo;
  • Empresas deste arquétipo: Harvard, The New York Times e Google.
The New York Times utiliza o arquétipo de marca para criar conexão com o seu público
The New York Times se consolidou no mercado como um dos principais jornais do mundo utilizando o arquétipo de marca do Sábio.

3. Herói

“Seja a mudança que você quer ver no mundo” a frase de Gandhi pode definir, de forma clara, as ambições do arquétipo do herói: mudar o mundo por meio da honestidade, honra, determinação e coragem.

  • Características: gosta de desafios, defende os valores da sociedade e luta pelo que é correto;
  • Nicho de marketing: empresas que buscam resolver os problemas do mundo, inspirar outras pessoas a fazer isso também, deixando, assim, uma marca positiva no mundo;
  • Empresas deste arquétipo: Nike, Greenpeace e Red Bull.

4. Fora da lei

O arquétipo de marca do Fora da Lei é para empresas que se sentem incomodadas com o que é padrão pela sociedade e, por isso, adoram inovar. 

É para empresas questionadoras, que acreditam que as regras existem para serem quebradas e que a defesa dos desprivilegiados é importantíssima. 

  • Características: desafia o status quo, inquieto, provocativo e rebelde;
  • Nicho de marketing: empresa que é agente de mudanças; 
  • Empresas deste arquétipo: Diesel e Harley Davidson.

5. Explorador

Esse arquétipo pode ser resumido pela palavra liberdade: tem uma vontade única de desbravar novos lugares e viver novas experiências sendo fiel a si mesmo e os seus valores.

  • Características: independência, ambição e pioneirismo;
  • Nicho de marketing: empresas autênticas e que vivem a emoção através da tomada de riscos;
  • Empresas deste arquétipo: LandRover, The North Face e Jeep.

6. Mago

O arquétipo de marca do Mago é conhecido por ser catalisador de mudanças e transformações. 

Com elas, por sua vez, conseguem realizar sonhos extremamente especiais, lembrando aos impactados da existência da magia e da esperança.

  • Características: visão, inovação e promotor de experiências transformadoras;
  • Nicho de marketing: empresas que inspiram mudança e despertar de consciência;
  • Empresas deste arquétipo: Bayer, Disney e Mastercard.

7. Pessoa comum

Veja você mesmo nesse arquétipo de marca: ele conecta as pessoas por ser exatamente como elas, desenvolvendo o sentimento de pertencimento. 

Além disso, as empresas que fazem parte desse arquétipo passam a imagem de que são amigas, autênticas mesmo comuns e buscam, incansavelmente, fazer conexões e desenvolver a sensação de pertencimento.

  • Características: humildade, acessibilidade e simplicidade;
  • Nicho de marketing: empresas com toque comum, mas com toque de pertencimento;
  • Empresas deste arquétipo: Nivea, Visa e Havaianas.

8. Amante

O perfil do Amante não é focado apenas no romantismo: a regra principal é a intimidade. 

As empresas que usam esse arquétipo de marca dão muito valor a personalização dos seus produtos e serviços, proporcionando, assim, exclusividade, desejo e conexão com os seus clientes.

  • Características: faz o que ama, produtos e serviços de altíssima qualidade e exclusividade;
  • Nicho de marketing: empresas que buscam gerar intimidade e apreciação aos seus consumidores;
  • Empresas deste arquétipo: Jaguar, Chanel e Dior.

9. Bobo

Conhecido também por “Bobo da Corte”, este arquétipo visa divertir o mundo por meio do otimismo, da leveza e, obviamente, do humor. 

As marcas que usam esse arquétipo normalmente propagam a ideia de aproveitar o momento e buscar experiências prazerosas.

  • Características: ama viver, usa o humor como estratégia para pertencer e vive o presente com alegria;
  • Nicho de marketing: empresas que visam promover o divertimento dos seus consumidores;
  • Empresas deste arquétipo: M&M’s, Snickers e Ben & Jerry’s.

10. Cuidador

Neste arquétipo de marca, como o próprio nome já diz, a palavra-chave é cuidado. Além disso, o Cuidador é protetor, ajudante, generoso e igualitário. 

Empresas desse arquétipo buscam dar suporte às pessoas, muitas vezes sacrificando seus próprios interesses por isso, além de se posicionarem sempre quando os assuntos são pertinentes.

  • Características: igualdade, gratidão e serviço;
  • Nicho de marketing: marcas que buscam ajudar pessoas a tomarem conta de si mesmas;
  • Empresas deste arquétipo: Unicef, Benetton e Médicos sem Fronteiras. 

11. Criador

Este arquétipo é focado na criação de algo que seja valoroso e relevante, deixando assim, um legado no mundo.

  • Características: empreendedor, criativo, curioso e inspiracional;
  • Nicho de marketing: empresas visionárias;
  • Empresas deste arquétipo: Apple, Sony e LEGO.

12. Governante

Poder e controle: duas palavras que definem muito bem o arquétipo de marca do Governante.

Através da liderança, as marcas Governantes buscam criar ordem, sendo exemplo e mostrando responsabilidade naquilo que fazem.

  • Características: autoridade, confiança, persuasão e sucesso;
  • Nicho de marketing: empresas que buscam ajudar pessoas restaurando a ordem e criando estabilidade em meio ao caos;
  • Empresas deste arquétipo: Rolex, Microsoft e IBM. 

<Leia também: Como criar uma marca pessoal e se diferenciar no mercado/>

Por que relacionar os arquétipos de marca com o branding do seu negócio?

A sociedade se encontra cada vez mais existente e, assim, o mercado se torna cada vez mais competitivo. Logo, as marcas que tiverem melhores estratégias se destacarão e liderarão o mercado

Os arquétipos de marca, por sua vez, ajudam nesse destaque: fortalecem a essência da marca e criam ofertas mais personalizadas para os clientes, usando gatilhos emocionais e discursos mais densos. 

Além disso, eles ajudam na criação de personas, prospecção de clientes, na lucratividade, no senso de pertencimento de consumidores, melhora a visão da sociedade sobre a empresa e impacta na transparência da mesma. Muito bom, não é?

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