Quando se fala em aumento de patrimônio, muitas pessoas associam o tema a ganhar dinheiro. Embora os termos representam movimentações financeiras, não são iguais, mas podem se complementar.
Ganho de dinheiro é basicamente ter um bom salário e manter um padrão de vida regular naquele momento. Aumentar um patrimônio financeiro é acumular outros tipos de ganhos, chamados de bens, ou seja, outras formas de renda para ter uma qualidade de vida.
Não é fácil, mas existem vários caminhos para fortalecer o patrimônio financeiro. É o que veremos ao longo deste conteúdo. Continue com a gente!
O que é patrimônio?
Patrimônio, de modo geral, corresponde a bens, direitos e obrigações cujo valor é financeiro, seja para pessoas físicas, empresas, individual ou familiar. Isso significa tudo o que uma ou várias pessoas possuem ou devem.
Vale destacar que o termo patrimônio não se refere apenas a dinheiro, mas também engloba as dívidas.
O patrimônio se divide em duas partes: ativo e passivo. Os ativos são aqueles que têm valor positivo, como bens e direitos. Em contrapartida, os passivos são os que representam as obrigações e deveres.
Vale frisar que dois bens materiais não representam dois patrimônios. Isto é, se você e sua família possuem um apartamento e um carro, eles contam como dois bens, mas são um patrimônio familiar.
Quais são os principais tipos de patrimônio?
Existem três categorias diferentes de patrimônio. Vamos a elas:
Patrimônio bruto
Considerado um patrimônio ativo, o bruto é o que se leva em conta as partes positivas, ou seja, bens e direitos, descartando então os negativos.
Patrimônio líquido
Patrimônio líquido é aquilo que pertence aos acionistas de uma empresa. Na prática, é o indicador que apresenta a diferença entre o ativo e o passivo da organização.
Patrimônio de afetação
Voltado ao uso nas construtoras, o patrimônio de afetação é usado para que um empreendimento esteja definitivamente separado dos bens e dívidas da empresa em construção.
Patrimônio de afetação é a separação de um bem que compõe o patrimônio de uma pessoa, criando então um patrimônio apartado.
Em outras palavras, é a divisão de um patrimônio total, abrindo um novo patrimônio destinado ao empreendimento.
O que dificulta o aumento do patrimônio financeiro?
O aumento de patrimônio não é algo simples de ser conquistado. Para obter uma riqueza financeira com acúmulo de bens, muitas vezes é necessário planejar o orçamento cortando gastos supérfluos.
O problema é que muitos brasileiros não sabem como aumentar o patrimônio e muito menos preservá-los. Uma pesquisa feita pelo Credit Suisse, divulgada pelo Diário do Comércio, aponta redução patrimonial e de milionários gradativamente na década passada.
Dois fatores são imprescindíveis para essa análise. A matéria enfatiza que muitas pessoas têm dificuldade de gerir seu patrimônio por desconhecimento em estratégias e investimentos.
Outro ponto é a desvalorização do Real. Somente em 2018, quando a pesquisa foi realizada, o número de milionários caiu de 190 mil para 154 mil somente no Brasil.
Mas para tudo há uma saída! Pensando nisso, listamos três dicas para você elevar seu patrimônio financeiro e ter uma vida mais confortável.
Como aumentar o patrimônio? 3 sugestões
1. Converse com especialistas na área
Uma boa maneira de você preservar ou aumentar o patrimônio é usando o serviço de especialistas em gestão patrimonial.
Eles são profissionais com análise profunda sobre os riscos de você obter ou não um patrimônio para conservá-lo partindo de um levantamento dos seus bens e ativos.
Depois da primeira observação, será criado um plano de investimento adequado de acordo com o seu perfil e seus objetivos.
Esse é um método tangível que acelera o crescimento desejado para quem busca aumentar o patrimônio a curto ou médio prazo.
2. Faça bons investimentos
Quando o assunto é aumento de patrimônio, aplicar o dinheiro em investimentos pode ser uma saída bastante palpável.
No entanto, vale frisar que para escolher um tipo de investimento é importante conhecer o perfil de investidor, a liquidez de um ativo (a velocidade de transformar um ativo em dinheiro durante uma operação), avaliar os ganhos com os investimentos.
3. Crie uma holding familiar
Uma holding familiar é uma empresa construída onde todos os familiares são sócios e donos do patrimônio. Na holding não é consentida a entrada de terceiros, e todo patrimônio pode ser negociado apenas em acordo conjunto, se firmado em contato.
Esse é um modelo em expansão que evita que os herdeiros acabem com os bens dos titulares.
Vá além! Aprenda a ter um aumento de patrimônio sólido
Agora que você já sabe o que significa patrimônio financeiro e como o investimento é uma opção interessante, que tal se aprimorar no assunto?
O e-book Guia da Bolsa para Investidores é um material rico e prático que pode estar com você sempre que precisar. Com ele, você terá os conceitos essenciais para investir na bolsa de valores, e assim, analisar estratégias para aumentar seu patrimônio de forma assertiva.
Faça o download agora mesmo: