Para obter melhores rendimentos e ter maior segurança em suas aplicações, é muito importante que você saiba como diversificar investimentos.
Ou seja, é viável colocar o seu dinheiro em títulos diferentes. Isso porque aplicar tudo o que você tem em um único lugar tende a limitar os seus ganhos e aumentar os riscos.
Para te ajudar nessa missão, elaboramos este conteúdo que vai explicar por que é essencial saber e como diversificar investimentos a partir de 5 dicas fundamentais:
- Saiba qual é o seu perfil de investidor;
- Defina os seus objetivos financeiros;
- Atente-se à liquidez dos títulos;
- Reavalie seus objetivos financeiros frequentemente;
- Não pulverize suas aplicações.
Vamos lá?
Qual a importância de diversificar a carteira de investimentos?
Diversificar a carteira de investimentos é uma prática indispensável tanto para investidores iniciantes quanto para aqueles mais experientes no mercado financeiro.
A importância de montar um portfólio diversificado reside no fato de que o investidor consegue minimizar o impacto das oscilações do mercado e ainda potencializar os seus ganhos.
Por exemplo, se ele investe em títulos de renda fixa prefixados, pós-fixados e em um fundo de ações, caso um desses investimentos se mostre pouco lucrativo, os outros podem compensar isso ou minimizar perdas.
- Com o investimento em títulos pré, ele sabe exatamente quanto vai ganhar ao final da aplicação, este é o investimento de menor risco neste caso.
- Ao aplicar também em títulos pós-fixados, ele pode aumentar seus ganhos, caso o índice do pós-fixado supere o prefixado. Se for menor, terá ganhado menos, mas ainda tem a segurança do prefixado.
- Por fim, o fundo de ações tanto pode superar muito os ganhos dos anteriores como representar perdas. E é exatamente para se proteger dessas eventuais perdas que a diversificação dos investimentos é tão importante.
Concluindo: quando o dinheiro é distribuído em diferentes tipos de aplicações, é possível reduzir os riscos e obter uma rentabilidade mais satisfatória a médio e longo prazo.
Essa prática, pensada de forma estratégica, é capaz de garantir maior equilíbrio à sua carteira e evitar perdas ocasionadas por movimentações do mercado.
5 dicas de como diversificar investimentos
Como você pôde conferir no tópico anterior, diversificar a carteira de investimentos é uma forma de diluir os riscos das suas aplicações.
Ao montar um portfólio com títulos variados, você tende a sofrer menos os impactos da instabilidade do mercado financeiro.
Tendo isso em vista, separamos aqui cinco dicas essenciais de como montar uma carteira de investimentos diversificada.
1 – Saiba qual é o seu perfil de investidor
Conhecer o seu perfil investidor é fundamental para escolher onde você vai aplicar o seu dinheiro.
Esse importante aspecto é definido considerando o seu apetite ao risco. Ou seja, como você reagiria perante às oscilações do mercado e a eventuais desvalorizações dos seus títulos?
Ao definir se o seu perfil é conservador, moderado ou agressivo, ficará mais fácil estabelecer quais aplicações fazem sentido para compor o seu portfólio.
Se você se encaixa no perfil conservador, pode, por exemplo, focar em títulos de renda fixa (que são mais seguros e de rentabilidade mais previsível). Já para um investidor agressivo, montar uma carteira de ações é uma boa opção, porque elas podem apresentar melhores rendimentos, no entanto, têm um risco maior.
>>> Veja mais: Perfil de investidor: como se analisa e tipos
2 – Defina os seus objetivos financeiros
A segunda dica de como diversificar investimentos consiste em definir com clareza quais são os seus objetivos financeiros.
Para isso, a recomendação é que você os divida entre os objetivos de curto, médio e longo prazo.
Dessa forma, é possível ter um melhor direcionamento para escolher um conjunto de aplicações capazes de atender os seus objetivos financeiros em diferentes momentos da sua vida.
Se você quer comprar um carro novo daqui a 3 anos, por exemplo, coloque o seu dinheiro em títulos com vencimento próximos a esse prazo.
Investir em função de seus objetivos é fundamental, por isso, dê uma olhada neste vídeo que explica, na prática, como fazer isso da melhor forma:
https://www.youtube.com/watch?v=3JLHttkBHF0
3 – Atente-se à liquidez dos títulos
A liquidez se refere à facilidade de converter suas aplicações em dinheiro disponível na sua conta corrente.
Atentar-se a esse aspecto é muito importante na hora de diversificar seus investimentos. Isso porque a liquidez dos títulos precisa estar de acordo com os seus objetivos financeiros.
Se, por exemplo, sua intenção for criar uma reserva de emergência, escolher títulos de baixa liquidez talvez não seja uma ideia, mesmo que a rentabilidade seja atraente.
Mas caso você esteja pensando a longo prazo, como uma aposentadoria, não tem problema se a liquidez for mais baixa.
4 – Reavalie seus objetivos financeiros frequentemente
Ao montar uma carteira de investimentos, procure reavaliar com frequência seus objetivos financeiros, pois eles podem mudar conforme a vida acontece.
Os planos que você fez há cinco anos podem não ser os mesmos de agora e, por isso, é necessário revisá-los para tomar melhores decisões no que se refere aos seus investimentos.
5 – Não pulverize suas aplicações
Por fim, encerrando nossas dicas de como diversificar investimentos, evite “pulverizar” suas aplicações.
Mas o que isso significa?
Muitos investidores cometem o erro de aplicar pequenas quantias em uma variedade muito grande de títulos.
Quando isso acontece, você pode ter ganhos menores do que poderia se fizesse uma diversificação mais inteligente, focando mais na qualidade do que na quantidade.
>>> Leia também: Como montar uma carteira de renda fixa? 3 dicas para lucrar
Asset allocation é uma estratégia de diversificação de investimentos. Neste vídeo, a Clara Sodré fala mais sobre ela para você. Dê o play para conferir!
https://www.youtube.com/watch?v=lttrhcUHnbc
Bom, agora que você já sabe como diversificar investimentos, siga as dicas que trouxemos neste conteúdo e melhore a rentabilidade das suas aplicações, sem deixar de lado a segurança.
E se você quer se aprofundar nesse tema e aprender a fazer investimentos nos EUA, como montar uma carteira de investimentos, dicas sobre diversos fundos e muito mais, faça o combo de cursos: Diversifique sua carteira