Não importa quanto tempo você tem de carreira ou as habilidades que possui, saber como ser promovido no trabalho é uma questão que sempre deixa sua cabeça fervendo, não é? E não pense que você está sozinho nessa: muitos profissionais sentem a mesma apreensão. Mas o que fazer para mudar?
Existem muitas respostas e possibilidades, mas nem todas elas dependem diretamente de você. Para ajudá-lo neste processo, aqui neste artigo reunimos 10 dicas que todo profissional deve saber para se destacar e aumentar as chances de decolar na carreira. Confira!
Como funciona o processo de promoção no trabalho?
Não existem leis ou regras que determinam como deve ser uma promoção. Neste caso, fica a critério de cada companhia definir seus próprios parâmetros.
Por outro lado, esse é um tema que tem despertado cada vez mais interesse entre os profissionais e, por isso, muitas empresas vêm implementando programas de desenvolvimento e promoção para se destacar entre esses candidatos.
Embora cada uma delas tenha suas próprias condições e parâmetros, é comum que esses processos incluam rodadas de avaliações, sendo:
- Autoavaliação;
- Avaliação dos pares;
- Avaliação dos gestores.
Em complemento a essas avaliações, é comum também que as organizações incluam rodadas de feedbacks. Assim, é possível ajustar a rota do profissional e, ao mesmo tempo, identificar suas expectativas e habilidades. Apontamentos construtivos por parte do seu gestor fazem a diferença entre líder e chefe.
O que os chefes costumam considerar na hora de promover um funcionário?
Também não existem critérios definidos que ajudem um gestor a promover seus colaboradores. Porém, há alguns aspectos que acabam sendo fundamentais. Entre os dois principais, podemos citar soft skills e hard skills.
O primeiro está atrelado com os seus conhecimentos técnicos. Ou seja, habilidades que levam em conta o que você faz no dia a dia, como dominar o uso de uma ferramenta, extrair relatórios, executar tarefas, entre outros.
Já o segundo diz respeito às habilidades de comportamento, seja na forma que você se relaciona com as pessoas ou lida com pressão, por exemplo. Juntos, esses dois fatores são essenciais na avaliação do seu chefe.
Confira 10 dicas de como ser promovido no trabalho
Para ajudar você a saber como ser promovido no trabalho, separamos a seguir algumas dicas que podem ser importantes para o seu próximo passo profissional e na construção do seu plano de carreira. Confira:
1. Conheças as práticas de promoção da empresa
Entender um pouco mais sobre a cultura da companhia fará o caminho ser mais rápido. Isso porque quando você conhece os valores da empresa, pode mostrar para o seu gestor que é um profissional que veste a camisa. A consequência disso é a construção de uma imagem de comprometimento e de uma pessoa que se mostra empenhada em atingir os resultados esperados pela empresa.
2. Saiba o que seus gestores esperam de você
Muitos profissionais acabam se limitando e fazem apenas aquilo que são contratados para fazer. Apesar de não ser errado, passa uma ideia errada sobre comprometimento para os gestores. Eles esperam que você sempre faça além do que você precisa fazer.
Uma boa ideia é propor novos projetos, dar ideias e trazer soluções para problemas que podem ajudar não só o seu time, mas outras áreas também.
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3. Encontre um mentor para melhorar sua performance
Em quase todas as áreas da empresa, sempre existe aquela pessoa que é referência dentro de uma equipe. Aproveite essa experiência e procure se espelhar tanto nas entregas como no comportamento desse profissional. Caso ele dê liberdade, tire um tempo para conversar, trocar ideias e pedir conselhos. Essa mentoria vai mostrar situações diferentes das que você lida no dia a dia, além de ajudar na sua evolução.
4. Saiba receber feedbacks
Um dos principais erros profissionais é não saber lidar com os feedbacks negativos. O famoso “é errando que se aprende”, portanto, é natural e fundamental na sua construção profissional. Nas conversas diretas com o seu gestor, tente levar os comentários dele pelo lado positivo. Pense que, no fim das contas, os apontamentos servem para você melhorar como profissional, e não o contrário. Saber ouvir é uma virtude super importante.
5. Amplie suas habilidades
Um diferencial importante para você ser promovido é aumentar as suas habilidades. Se você não aprende coisas novas, a chance de ficar estagnado na carreira é muito grande. Portanto, seja uma pessoa curiosa, procure cursos que possam te ajudar no dia a dia e mostre que você está melhorando como profissional. Afinal, para ocupar um cargo melhor você precisa demonstrar que já está preparado.
6. Seja proativo
Não espere receber as demandas para executar o seu trabalho. Você precisa mostrar que consegue ser auto-gerenciável também. Além disso, líderes têm a expectativa de que as pessoas não tragam somente problemas, mas que já venham com ideias para solucionar. Isso mostra uma boa dose de proatividade, podendo ser fator decisivo na avaliação do seu chefe quando ele pensar na sua promoção.
7. Cuide do seu relacionamento interpessoal
Não basta ter apenas conhecimento técnico, entregar suas tarefas e superar as expectativas. A avaliação de um bom profissional passa também pela forma com que ele lida com as pessoas. Portanto, tente ser um colaborador que tenha bom relacionamento, seja com o seu time ou de outras áreas. Na maioria das empresas, tanto os critérios técnicos como comportamentais são cruciais na hora de uma promoção.
8. Entregue resultados
Além de tudo que falamos até agora, a entrega de resultados também é um fator preponderante na hora de uma promoção. Os gestores também devem olhar para as suas entregas e como elas tiveram impacto nos resultados. Nem sempre é fácil, mas superar as expectativas pode ajudar – e muito – para dar o próximo passo.
9. Trabalhe seu marketing pessoal
Já parou para pensar no que as pessoas pensam de você? Muita gente não se importa com isso, mas no mundo corporativo é algo que pode fazer a diferença. Portanto, sempre que possível, mostre o resultado do seu trabalho para as pessoas. Com isso elas constroem uma imagem positiva sobre você. Mas tome cuidado para isso não soar como arrogância.
10. Tenha paciência
Não demonstre ansiedade, pois isso pode passar a impressão de imaturidade para o seu gestor. Vale ressaltar que a promoção nem sempre acontece no momento que a gente quer. Há uma série de coisas que são levadas em conta, como o momento da empresa. Se ela passou por um ano difícil financeiramente, mesmo que você tenha sido um excelente profissional, pode ser que a promoção não aconteça. Por isso, é fundamental ter paciência.
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