A criatividade no trabalho está diretamente relacionada com a capacidade que uma empresa tem de resolver problemas e gerar novos produtos. Desse modo, organizações criativas tendem a ser mais inovadoras e, consequentemente, a atender com maior facilidade às novas demandas do mercado.
Contudo, sabe-se que uma instituição é o reflexo de suas lideranças e de seus colaboradores. Desse modo, para se ter uma empresa mais criativa, é necessário criar um ambiente onde a criatividade seja estimulada e adotar práticas que fomentem a inovação.
Pensando em auxiliar os líderes e gestores nessa missão, desenvolvemos este guia com 10 métodos capazes de estimular a criatividade no ambiente de trabalho. Mas antes de apresentá-los, precisamos entender o que é criatividade e qual sua importância.
O que é criatividade?
A criatividade é a capacidade de criar algo novo. Desse modo, pessoas criativas são aquelas capazes de gerar novas ideias, criar novos enunciados e desenvolver novas soluções para os problemas do cotidiano.
Se você pensa que a criatividade é exclusivamente uma habilidade inata a um seleto grupo de seres humanos, você está completamente equivocado. Embora muitas pessoas sejam naturalmente criativas, essa habilidade pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que tenha interesse.
Um outro ponto interessante sobre a criatividade é que, muitas vezes, ela é confundida com a inovação. Ainda que tenham significados muito semelhantes, os dois termos possuem conceitos diferentes. Enquanto a criatividade é a qualidade de criar algo do zero, a inovação é a capacidade de tornar melhor algo que já existe.
Por que a criatividade é importante?
A criatividade é uma habilidade muito utilizada no processo de resolução de problemas, sejam eles simples ou complexos. Dessa forma, pessoas criativas tendem a ter maior capacidade de solucionar as contrariedades do dia a dia. Além disso, a criatividade possui um papel fundamental para as organizações.
Os empreendimentos criam novos produtos para sanar as dores da sociedade. Desse modo, soluções criativas tendem a diferenciar as empresas que são líderes de mercado das demais. Portanto, organizações capazes de utilizar a criatividade no trabalho como ferramenta de resolução de problemas tendem a gerar mais receita.
Mas afinal, como incentivar a criatividade no ambiente de trabalho?
Como visto anteriormente, a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e estimulada. Todavia, esse processo exige muito estudo e muita prática, além de necessitar de certas mudanças no ambiente. Então, se você quer aprender os 10 métodos mais utilizados para estimular a criatividade no ambiente de trabalho, confira os subtópicos abaixo.
1. Estimule a cultura da inovação
A cultura organizacional é um conjunto de práticas, valores, hábitos, símbolos, cerimônias, políticas internas, jargões e entre outros fatores que estão presentes no DNA de uma empresa. Uma organização que possui uma cultura de inovação apresenta características como:
- Incentivo à inovação em todos os processos e produtos da empresa;
- Constante questionamento do status quo;
- Receptividade a novas ideias e pensamentos;
- Valorização e reconhecimento das contribuições do time.
Para desenvolver uma cultura de inovação em uma organização e estimular a criatividade no trabalho é preciso adotar algumas práticas simples. Dentre elas, temos:
- Incentivar o aprendizado contínuo e a experimentação;
- Contratar profissionais com perspectivas e bagagens culturais diferentes;
- Estar disposto a ouvir novas ideias e diferentes pontos de vista.
2. Exercite a escuta ativa
A escuta ativa é o processo de ouvir o que o outro tem a dizer com atenção, interesse e sem julgamento, mesmo não concordando com o que está sendo falado. Essa prática é muito importante para o estímulo da criatividade no trabalho, pois você demonstra para o seu time que novas ideias são sempre bem vindas.
Para desenvolver a sua escuta ativa, você precisará ter empatia com o interlocutor demonstrando que passou por experiências semelhantes, fazer perguntas investigativas e validar o entendimento por meio do parafraseamento do que foi ouvido.
<Leia também: O que é People First e qual a sua importância?>
3. Faça encontros de brainstorming
O brainstorming é uma dinâmica em grupo que utiliza da criatividade do time para encontrar uma solução para um problema predeterminado. Essa prática consiste em reunir os colaboradores e apresentar para eles um objetivo final. Feito isso, todos irão contribuir com ideias que permitam alcançá-lo.
É importante que o líder atue como facilitador da dinâmica, para que o tempo reservado seja bem utilizado e para que os liderados sintam-se à vontade em contribuir com suas ideias. Nesse momento, haverão pessoas que darão novas ideias e outras que irão complementar uma ideia já compartilhada. O mais importante é que todos usem e abusem da criatividade.
Além dessa dinâmica estimular a criatividade no trabalho, ela é bastante eficaz para encontrar possíveis soluções para um determinado problema que a empresa está enfrentando.
Uma ferramenta muito interessante para uma reunião de brainstorming é o mapa mental. Quer entender como funciona? Leia nosso artigo “Mapa mental: como fazer e quais são os seus objetivos”.
4. Evite julgamentos
É comum que, durante o processo de inovação, a execução da ideia não gere o resultado esperado. Contudo, em momentos como esse, é importante evitar o julgamento, caso contrário, a mensagem que será passada para o time é que não vale a pena tentar fazer coisas novas.
Como gestor de uma equipe, o seu papel é orientar os seus liderados de forma que eles aprendam com o erro e sintam-se seguros para tentar novamente. Somente dessa forma você conseguirá estimular a criatividade e a capacidade de inovação do seu time.
5. Traga novidades e incentive a busca por tendências
Enquanto líder de um time, você precisará criar uma cultura de benchmarking. O benchmarking nada mais é do que olhar para o mercado e identificar as principais práticas das demais empresas. Dessa forma, é possível estar sempre por dentro das tendências e aproveitar as novas estratégias ainda no começo. Para promover essa cultura, crie um encontro semanal onde cada membro do time deverá trazer uma ideia baseada no estudo da concorrência.
6. Erro é aprendizado
Só erra quem tenta. Desse modo, não se pode demonizar o erro. No livro A Startup Enxuta, Eric Ries traz o conceito de errar rápido e aprender com esses erros o mais cedo possível. Dessa forma, é possível evitar desperdícios e acelerar o processo de crescimento de uma organização.
É importante ter em mente que, em alguns momentos, não buscar inovar os processos e/ou produtos é mais arriscado do que cometer um erro.
Observe e reflita sobre um trecho do discurso de Theodore Roosevelt na Sorbonne em Paris:
7. Melhore a comunicação interna do time
É por meio da comunicação que conseguimos transmitir nossas ideias e pensamentos. Dessa maneira, um ambiente com uma comunicação assertiva tende a ser mais estimulante para a criatividade dos colaboradores. Embora pareça uma ação muito simples, melhorar a comunicação interna requer uma série de práticas, como: investir em bons canais de comunicação, incentivar a interação entre os colaboradores, eliminar ruídos de comunicação, criar uma cultura de feedbacks e entre outras.
8. Realize treinamentos
Investir em treinamentos é um processo muito importante para estimular a criatividade no ambiente de trabalho. Pense que quanto maior for o domínio do seu time sobre um determinado assunto, maiores serão as possibilidades deles encontrarem oportunidades de melhoria nos processos, projetos ou produtos da empresa.
Aumentar o repertório dos seus colaboradores será de extrema importância para torná-los mais criativos. E, como visto anteriormente, a criatividade é uma poderosa ferramenta para a solução de problemas. Portanto, investir em treinamentos pode gerar um custo inicial, mas tende a ser recompensador no médio/longo prazo.
9. Invista em um bom clima organizacional
O clima organizacional é o conjunto das percepções dos colaboradores a respeito das atitudes praticadas pelos gestores da empresa. Se as percepções forem positivas, pode-se dizer que a empresa possui um bom clima organizacional, caso contrário, há muito o que melhorar.
Para melhorar o clima organizacional de um empreendimento, algumas práticas devem ser adotadas. Dentre elas, temos:
- Reconhecimento a um trabalho bem feito;
- Promoção de um equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional;
- Gestão de conflitos com base em empatia, imparcialidade e cultura de feedback;
- Constante monitoramento do clima organizacional.
Com o clima organizacional adequado, os membros da empresa se sentirão mais valorizados e mais contentes e, consequentemente, um ambiente mais leve e propenso à criatividade será criado.
10. Trabalhe reconhecimento por entregas
Além do reconhecimento ser uma poderosa ferramenta para aumentar a produtividade do time e a retenção de talentos, reconhecer as tentativas de inovação é um passo fundamental para estimular a criatividade no ambiente de trabalho.
Por meio do reforço positivo, o líder consegue aumentar a frequência de um determinado comportamento em seu liderado. Portanto, se na maior parte das vezes que um colaborador propor uma nova ideia ele receber o devido reconhecimento, esse comportamento tende a se repetir.
Conclusão
Como visto, a criatividade é uma habilidade que pode ser inata ou adquirida. Ou seja, aquelas pessoas que não são naturalmente criativas, podem desenvolver essa Soft Skill por meio de algumas práticas.
Além disso, foi visto que as empresas estão cada vez mais em busca de profissionais criativos, uma vez que a criatividade é uma poderosa ferramenta na resolução de problemas. Dessa forma, os líderes e gestores frequentemente buscam por meios de estimular a criatividade no ambiente de trabalho.
Contudo, de nada adianta ter um time criativo e, enquanto gestor, não saber como utilizar esse potencial para criar produtos/serviços inovadores. Se você quer aprender como utilizar as metodologias ágeis para impulsionar os resultados do seu time, inscreva-se no nosso Bootcamp Online: Agile Expert.