Em síntese, o empreendedorismo digital é a prática de começar e gerenciar um negócio online. Envolve a criação de produtos ou serviços que podem ser vendidos ‘online’, a promoção de um negócio através da mídia digital e o uso de tecnologias digitais para gerenciar um negócio.
De fato, você pode vender serviços ou produtos, abrir uma loja ou trabalhar ‘online’, sem precisar de uma loja física ou um ponto de comércio. Os principais negócios digitais são: cursos online, consultorias, mentorias, blog, canal no YouTube e muito mais.
Esses negócios podem ser criados por empreendedores individuais ou por empresas que desejam inovar e criar modelos de negócios.
Qualquer produto, seja ele físico ou digital, pode ser vendido online. Mas, para realmente saber o que é empreendedorismo digital, você precisa ter um plano de marketing, além de usar das ferramentas necessárias.
Deu para entender um pouco do que é empreendedorismo digital? Agora você vai aprender tudo sobre os negócios, além de descobrir as melhores ideias para decolar financeiramente. Com os estudos direcionados, você pode chegar longe! Boa leitura!
Conceituando o empreendedorismo
Empreendedorismo é um termo usado para descrever o ato de criar um negócio ou empresa. É um conceito que surgiu na década de 1970, mas ganhou maior popularidade nos anos 1990. Empreendedorismo é geralmente associado à inovação, criatividade e risco.
Já o empreendedorismo digital foi criado na década de 1990, com o surgimento da internet comercial. A internet possibilitou que empreendedores criassem negócios online, como lojas virtuais e sites de conteúdo.
Quem busca trabalhar na internet visa escalar o negócio, lucros maiores e condições de trabalho mais flexíveis. Mas na maioria das vezes, o empreendedor trabalha bem mais do que se fossem assalariados de uma empresa privada, por exemplo.
<Veja também: conheça as melhores dicas de finanças para empreendedores />
E empreendedorismo digital, o que é?
O Empreendedorismo digital é quando você abre um negócio e usa a internet para vender produtos ou serviços. Também pode ser para monetizar suas habilidades.
Um bom aliado para ter ganhos exponenciais é aliar seus conhecimentos com marketing digital. E o que é isso? O marketing digital é um conjunto de ações de marketing que são executadas através da internet.
Ele engloba desde a criação de um site até a execução de campanhas de marketing online, passando pela produção de conteúdo e pela análise de dados.
O marketing digital é uma ótima maneira de alcançar um público-alvo específico e de medir o retorno sobre o investimento (ROI) de maneira mais precisa. Além disso, as mídias sociais e outras plataformas online permitem que as empresas estabeleçam uma relação mais próxima com seus clientes e potenciais clientes, criando assim uma cultura digital entre eles.
E quanto ganha um empreendedor digital? Os empreendedores digitais ganham, em média, entre R$ 5.000 a R$ 10.000 por mês. No entanto, os ganhos podem variar muito, dependendo do tipo de negócio e do nível de dedicação. Alguns empreendedores conseguem ganhar mais de R$ 100.000 por mês, enquanto outros ganham apenas alguns milhares.
Qual a importância do empreendedorismo digital?
Vamos supor que você construa um negócio digital. Tecnicamente, como você vai se aproximar do seu cliente? Como analogia, podemos usar uma vitrine ou aqueles “shows” dos funcionários ou pessoas contratadas para ficar na porta da loja chamando os clientes para entrar.
A única diferença aqui é que são milhões de pessoas, ao redor do mundo, que podem contratar seus serviços.
De fato, é oir meio do marketing digital que muitas empresas físicas ou digitais atingem potenciais clientes através de ferramentas únicas e que fazem com que você obtenha os melhores resultados.
As principais vantagens do empreendedorismo digital são a flexibilidade, a escalabilidade e o baixo custo de entrada. No entanto, os empreendedores digitais enfrentam desafios únicos, como a concorrência acirrada, a falta de visibilidade e a dificuldade de se destacar em meio a um mar de conteúdo online.
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Principais tipos de empreendedorismo digital
A internet é um recurso muito útil que proporciona diversas facilidades. Ela permite que as pessoas se comuniquem facilmente, acessem informações rapidamente e compartilhem arquivos sem muita dificuldade. Você pode pesquisar sobre assuntos científicos, de artes e outros.
Além disso, a internet também oferece diversão e entretenimento, com muitos sites e aplicativos disponíveis para quem quer se divertir. Um papel muito importante que a internet proporciona é crescimento na carreia. Conheça abaixo alguns tipos de profissionais que trabalham no meio digital.
Produtor de conteúdo
O produtor de conteúdo é a pessoa responsável por criar, organizar e gerenciar o conteúdo de um site, plataforma ou redes sociais. Ele deve domínio da língua portuguesa e deve saber como comunicar eficazmente com o público-alvo.
Primeiramente, é uma das melhores áreas, para quem ainda está começando, não sabe por onde começar ou gosta de estudar e aprender, esse é um ótimo ponto de partida.
Você pode ser um prestador de serviços e aprender com outras pessoas a criar infinitas coisas em diversos tipos de canais diferentes, por exemplo:
- Blog,
- redes sociais,
- podcasts e outros.
Dentro desses canais, você pode definir os assuntos que você mais domina: economia, política, finanças, tecnologia, saúde, moda, beleza e enfim.
Marketing de afiliados
O marketing de afiliados é um modelo de marketing em que uma empresa paga a um afiliado (anunciante) por cada venda gerada. O afiliado pode ser um influencer, site, blog ou canal de Youtube que faz a divulgação do produto anunciado.
A vantagem do marketing de afiliados é que o afiliado só recebe comissão por venda efetivada, ou seja, ele não precisa se preocupar em convencer o potencial cliente a comprar o produto, basta apenas divulgar. Além disso, o custo para a empresa anunciante é bem menor do que outras formas de marketing, como o Google Adwords, por exemplo.
Além disso, o sucesso do marketing de afiliados depende bastante da capacidade do afiliado em divulgar o produto de forma eficiente. Atualmente, temos grandes plataformas que fazem essa ligação do produtor com o consumidor. Entre elas:
- Hotmart,
- Eduzz,
- Monetizze,
- E muito mais!
Sem dúvida, através dessas plataformas você pode vender milhares de produtos através de estratégias corretas e, com certeza, ganhar muito dinheiro.
E-commerce
O e-commerce é uma forma de comércio realizada por meio da internet. Com ele, é possível comprar e vender produtos ou serviços através de sites e aplicativos. Para isso, basta que o usuário se cadastre em uma dessas plataformas, escolha o produto ou serviço que deseja adquirir e finalize a compra.
Os benefícios de são muitos e variados. Além de permitir que você comercialize seus produtos e serviços online, um e-commerce também oferece a oportunidade de alcançar um público global. Isso significa que você pode aumentar significativamente as suas vendas, uma vez que seus produtos estarão disponíveis para um número maior de potenciais clientes.
Outro benefício é que um e-commerce geralmente custa menos para manter do que uma loja física, uma vez que você não precisa pagar aluguel ou outras despesas relacionadas a um local comercial.
Influenciador digital
Um influenciador digital é alguém que usa plataformas digitais, como blogs, redes sociais e canais de vídeo, para promover produtos ou serviços. Eles podem ter muitos seguidores e usar essa plataforma para compartilhar suas opiniões sobre um determinado assunto.
Essas pessoas geralmente criam conteúdo viral e relevante, de alguma forma, para o público. Além disso, eles conseguem algo importante que é criar uma relação de confiança com o seu público. As plataformas mais usadas por eles são: Instagram, YouTube, Tik Tok.
Saiba abaixo alguns dos influenciadores digitais mais engajados em 2022:
- Neymar (atleta e empresário),
- Juliette (ex-bbb, cantora e maquiadora),
- Carlinhos Maia (youtuber e humorista),
- Virgínia Fonseca (youtuber e empresária),
- Gkay (humorista),
- Tatá Werneck (atriz, apresentadora e humorista),
- Gil do Vigor (ex-bbb e economista),
- Bruna Marquezine (atriz),
- Anitta (cantora e empresária) e
- IZA (cantora).
Live Streaming
A transmissão ao vivo (live streaming, em inglês) é um processo de envio de sinais de vídeo e áudio ao vivo pela Internet. Ele permite que os usuários assistam e ouçam eventos ao vivo em tempo real. É frequentemente usado por organizações de notícias para fornecer cobertura ao vivo de eventos, como notícias de última hora ou eventos esportivos ao vivo.
Quem nunca ouviu falar do Free Fire, LOL (League of Legends) e Roblox? Esses são exemplos de jogos de canais famosos na internet.
Vantagens do empreendedorismo digital
Para entrar de vez no empreendedorismo digital, algumas vantagens são grandes facilidades no momento de ampliar as suas oportunidades no mercado. Veja algumas delas:
- Você não precisa saber nada e pode começar do zero;
- Dá para conciliar com outros empregos;
- Você pode se dedicar aos estudos;
- Você pode ter mais tempo livre;
- As pessoas são receptivas aos produtos digitais;
- Não precisa de espaço físico, apenas digital;
- Você pode ser expert em algo ou trabalhar nos bastidores.
É tão bom que o investimento para começar é muito baixo e não exige recursos absurdos, apenas um computador ou celular com internet. O único investimento são os equipamentos ou ferramentas adicionais, caso você queira. Ou seja, muito menos gastar com locação de lugar, estrutura ou estoque!
Bônus: 5 apostas para você investir em empreendedorismo digital
Você ainda não sabe por onde começar? Separamos um bônus exclusivo para você aprender a empreender rapidamente. Isso sim é empreendedorismo digital!
- E-book: ele serve tanto para você usar como isca, no caso, um ebook gratuito de brinde, tanto quanto para vender um conteúdo rico;
- Aplicativo: para quem manja de programação, é um excelente negócio
- Cursos curtos e práticos: você pode passar conhecimento de diversas áreas;
- Blog: pode usar como isca para atrair visitantes para e-commerce ou redes sociais;
- Consultoria: você pode dar aulas online ou ser mentor das pessoas.
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