Conscientizar-se sobre a importância da educação financeira pode abrir várias portas para um futuro promissor sem dívidas ou empréstimos. A educação sobre o dinheiro é fundamental para quem deseja se sentir mais tranquilo a fim de realizar os maiores desejos financeiros.
De modo geral, a educação financeira organiza uma série de atitudes que, planejada, melhora a vida das pessoas. Controle de gastos, redução de despesas, economia e investimentos são hábitos que podem ser gerados para quem entende a importância da educação financeira.
Então, como desenvolver e colocar em prática a educação financeira? Ao longo deste artigo vamos explicar de acordo com os seguintes tópicos:
- O que é educação financeira?;
- Como funciona a educação financeira?;
- Qual a importância da educação financeira?;
- Qual a importância da educação financeira nas escolas?;
- Como fortalecer a educação financeira?
Continue com a gente e boa leitura!
O que é educação financeira?
Educação financeira é o modo como uma pessoa busca entender o universo do dinheiro e a usar as ferramentas básicas para usá-lo de forma equilibrada.
Falar de educação financeira ultrapassa a linha de apenas economizar, pois envolve também a consciência sobre oportunidades e riscos.
Construir patrimônios, ter boas condições no futuro e honrar o compromisso com as despesas regulares são ações de quem entende da importância da educação financeira, pois tudo pode ser trabalhado e garantido de forma viável.
De todo modo, a conquista financeira depende de duas importantes atividades:
- o trabalho que executa;
- o conhecimento adquirido
O primeiro ajuda a acumular os recursos necessários ou desejados, enquanto o segundo contribui para multiplicá-los.
>>> Leia também: 5 vantagens de investir em Tesouro Direto
A importância da educação financeira
De acordo com uma Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), o número de famílias endividadas chega a 75%, considerado pela confederação o maior valor no índice nos últimos 12 anos.
Essa realidade mostra que existe uma série de problemas em torno das dívidas.
As dificuldades financeiras levam a consequências graves, pois comprometem a qualidade de vida do devedor e a de quem está à sua volta. Seja física, psicológica ou emocionalmente, os problemas em relação ao dinheiro acarretam uma variedade de obstáculos possíveis, como as dívidas.
Esse é um dos fatores que faz sentido entender sobre a importância da educação financeira. Neste caso, estar ciente sobre a relevância de ter um planejamento econômico ajuda a não contrair ou a eliminar as dívidas.
Por outro lado, uma das estratégias financeiras é recorrer aos investimentos de curto a longo prazo. Esta é uma solução bastante procurada pelos iniciantes, mas que necessita de muito aprendizado.
Segundo a pesquisa Raio X do investidor mais recente, realizada pela Anbima, em 2020, mais da metade dos brasileiros afirma ter interesse em investir, embora de 7 em cada 10 ainda não fez nenhum tipo de investimento.
(infográfico)
Qual a importância da educação financeira nas escolas?
A educação financeira nas escolas é modo de preparar os alunos a enfrentar a realidade na vida adulta de forma mais branda. Esse processo de inclusão tem sido gradativo nas instituições de ensino brasileiras.
Temas como comissão de valores mobiliários, cooperação, desenvolvimento econômico e finanças pessoais estão presentes nas salas de aula, seja no ensino médio ou no ensino fundamental, tornando-se base curricular nas escolas públicas.
Para driblar a falta de conhecimento sobre educação financeira, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), lançou em 2021 o Programa Educação Financeira nas Escolas.
Esse programa oferece aos professores cursos gratuitos de formação em educação financeira para repassar o conhecimento aos alunos.
A estimativa, desde então, era capacitar em três anos cerca de 500 mil professores para repassar o ensino a mais de 25 milhões de estudantes brasileiros. A iniciativa segue em vigor na maioria dos estados do país.
Assista à live sobre educação financeira e aprenda com as dicas do investidor Thiago Godoy:
Como reduzir o consumo em excesso?
Agora que você já sabe da importância da educação financeira, o próximo passo é buscar maneiras de diminuir seu consumo exagerado, se for o caso. Existem diversas técnicas que podem ajudá-lo a lidar melhor com o dinheiro, como, por exemplo:
- identificar gatilhos: neste momento é importante pensar o que leva você a gastar dinheiro: são suas emoções, pensamentos, impulsividade? Após fazer essa autorreflexão, busque eliminar os gatilhos negativos e invista nos positivos que o ajudarão a consumir de forma mais consciente;
- pensar na respiração: se você nota que está em um momento de impulsividade e que pretende gastar mais do que o normal, volte sua atenção à respiração. Esse ato irá ajudá-lo a reduzir a ansiedade;
- construir um plano de ação: faça uma listagem sobre as atitudes que poderão não deixá-lo cair em tentação. Por exemplo, se você pensa em sair para gastar, que tal trocar sua ida à loja por uma caminhada ou ir para a academia
Essas são técnicas simples, porém úteis para começar a mudar ser jeito de pensar e agir compulsivamente sobre o dinheiro.
Como fortalecer a educação financeira?
Agora que você percebeu a importância da educação financeira, é preciso dar os próximos passos em busca da prosperidade com o seu próprio dinheiro.
Portanto, identifique por qual parte gostaria de iniciar para entender um pouco mais do mercado financeiro e comece.
Se o dinheiro é tabu na sua vida, por exemplo, desconstrua isso dentro de você observando suas crenças limitantes quanto às finanças, afinal de contas, isso é um processo de autoconhecimento financeiro.
Uma forma de desenvolver uma relação saudável com o seu dinheiro é investir no Combo: cursos de Educação Financeira, da Xpeed School. São quatro cursos que levarão você a conhecer os princípios básicos sobre finanças e que o ajudarão a dar os primeiros passos no universo dos investimentos.
Mude sua vida financeira agora mesmo. Clique no banner!