Quantas vezes você desejou ser independente? Para as mulheres, geralmente a independência parece ser algo muito distante da sua realidade, principalmente quando falamos da independência financeira feminina.
Isto porque antigamente as mulheres eram educadas para trabalhar em casa, sem remuneração e com dedicação integral ao lar e à maternidade.
Agora, o cenário vem se modificando aos poucos e as mulheres já ocupam espaços no mercado de trabalho. Mas, apesar disso, elas ainda vivem sobrecarregadas em uma grande jornada que envolve casa, família, trabalho e vida pessoal para administrar.
Por isso, a conquista da independência financeira feminina quase sempre é difícil e um processo que parece impossível. Mas, é possível se tornar uma mulher independente!
Se você tem interesse no assunto e deseja saber como conquistar a própria independência, este artigo é para você. Nele, vamos falar como alcançar e como manter a sua independência, além de dicas para se tornar uma mulher independente em apenas 7 passos.
Boa leitura e aproveite as dicas!
O que é a independência financeira feminina?
A independência financeira feminina é a luta de mulheres pela liberdade de trabalhar, de ter o seu próprio dinheiro e serem livres para gastá-lo como quiserem. Pode parecer bobagem e uma coisa muito simples, mas não é.
Em uma sociedade patriarcal, mesmo trabalhando a mesma quantidade de tempo que os homens e com estudos que mostram que mulheres são melhores que homens em cargos de chefia, as mulheres são desvalorizadas no mercado de trabalho. E a diferença salarial entre os gêneros é uma realidade em praticamente todas as empresas.
Segundo um estudo encomendado pelo G1, no quarto trimestre de 2021 as mulheres ganharam 20,50% menos do que os homens. Abaixo, trouxemos um gráfico para que você consiga visualizar essa diferença salarial.
Apesar da Lei 1.723/52 determinar que “sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade”, isso não acontece na prática.
Esse problema estrutural prejudica diretamente as mulheres e diminui as suas oportunidades de trabalho e de crescimento na área, principalmente em setores predominantemente masculinos. Por exemplo, as áreas de tecnologia e as carreiras militares.
Por isso, a independência financeira feminina é uma luta diária para as mulheres e cada mulher independente merece ser celebrada. Afinal, não é fácil conquistar a tão sonhada independência.
Por que a independência financeira feminina é importante?
A educação financeira feminina vem se tornando um assunto cada vez mais comum entre as mulheres, isso porque com educação financeira a mulher consegue conquistar a sua independência.
Muito além de ter o seu próprio dinheiro, a independência financeira feminina significa a conquista da liberdade da mulher e a retomada da sua autoestima. 🥰
A independência financeira feminina possibilita à mulher tomar as suas próprias decisões. Por exemplo, ir a uma festa, comprar uma roupa ou fazer uma viagem sem precisar depender de aprovação, ou custeio por parte de um homem.
Além disso, falando em homens, uma pesquisa do Datasenado sobre violência doméstica e familiar contra a mulher mostra que 34% das mulheres continuam com os seus agressores porque dependem financeiramente deles.
Portanto, conquistar a independência financeira feminina também significa a grande oportunidade que muitas mulheres têm para se livrar dos seus agressores e se protegerem da violência.
Dicas para alcançar a independência financeira feminina
Se tornar uma mulher independente não é um caminho fácil. Na verdade, exige das mulheres muita organização e persistência para correr atrás do objetivo.
Para facilitar a sua vida, preparamos 7 dicas que vão tornar a sua caminhada até a independência financeira um pouco mais fácil.
1. Estabeleça metas e objetivos
Antes de qualquer coisa você precisa definir quais são seus objetivos e traçar metas para alcançá-los. Por exemplo, se deseja comprar uma casa própria ou um carro, você precisa estabelecer quanto vai guardar por mês e por quanto tempo até realizar esse objetivo.
Aqui, uma boa dica é a metodologia SMART. A SMART se refere a definir os seus objetivos a partir de cinco pontos:
- Specific (específico): meta bem definida;
- Measurable (mensurável): meta com critérios específicos para que consiga acompanhar a sua evolução até a realização dela;
- Achievable (alcançável): meta possível de ser alcançada;
- Realistic (realista): meta realista que se encaixa no seu grande objetivo de vida;
- Time based (temporal): meta com prazo bem definido para acontecer, com data de início e data de fim para alcançar aquela meta.
Ainda no exemplo de comprar uma casa: você decidiu que vai juntar dinheiro para dar entrada na casa por um período de 2 anos. Início em janeiro de 2023, final em dezembro de 2025 e guardando R$ 500 reais por mês.
Essa é uma meta definida e criada com base na metodologia SMART.
2. Estude
Conquistar cargos de destaque no mercado de trabalho ou empreender requer conhecimentos e estudos frequentes. Por isso, invista em qualificação através de cursos, workshops e demais atividades relacionadas a sua área de atuação.
Afinal, conhecimento é poder e a única coisa que ninguém pode tirar de você, independente do que aconteça.
3. Fontes de renda extra
Muitas vezes, apenas uma fonte de renda não é o suficiente para arcar com todas as despesas e ainda sobrar para conquistar a independência financeira feminina. Por isso, muitas mulheres procuram fontes de renda extras para complementar o valor que elas recebem ao final do mês.
Por exemplo, se você trabalha com mídias sociais em uma empresa e tem isso como renda fixa, você pode trabalhar freelancer para outros clientes e utilizar a renda extra para conquistar a sua independência.
Ou, se você é muito boa com doces, pode fazer disso uma renda extra e empreender com a venda de doces em datas especiais ou por encomenda.
4. Salário de acordo com o cargo
A diferença salarial entre homens e mulheres é real e mais comum do que pensamos. Portanto, procure conversar com colegas e pesquise na internet quanto ganha um profissional na mesma posição da sua para ver se o valor que você recebe é o valor correto.
Se o que estão lhe pagando é abaixo da média salarial, tente conversar com o seu gestor e/ou Recursos Humanos, apresentar dados e negociar um reajuste salarial. 💰
5. Crie um controle financeiro: entradas, saídas, reserva financeira
Um dos grandes pilares da educação financeira é a boa administração do dinheiro por meio do controle financeiro, onde você acompanha todas as movimentações financeiras.
Para conseguir fazer o acompanhamento financeiro, uma boa dica é criar uma planilha de controle financeiro ou utilizar algum aplicativo para te ajudar com isso. Dessa forma, você consegue incluir diversos dados na planilha, como:
- Quanto você recebeu no mês: salário, renda extra ou qualquer outro valor a mais;
- Despesas fixas: aluguel, internet, conta de água, energia ou celular, plano de saúde, escola dos filhos, etc;
- Despesas variáveis: cartões de crédito, gastos inesperados com doenças, passeios, entre outros;
- Reserva financeira: o quanto você vai destinar todo mês para a reserva de emergência e também para a conquista da sua independência financeira.
Com essas informações, a própria planilha ou app faz os cálculos mensais para você. Assim, você consegue visualizar melhor onde o seu dinheiro está sendo gasto e onde você pode economizar.
6. Controle as compras
Quantas vezes você comprou pensando “eu mereço” ou “eu trabalho tanto, posso comprar isso para mim” mesmo sabendo que realmente não precisava daquela nova despesa?
Para conquistar a tão sonhada independência, provavelmente você vai precisar economizar em diversos momentos da sua vida. E isso significa abrir mão de algumas saídas para cinema ou shopping, de alguns pedidos em fast food ou aplicativos de delivery e coisas do tipo.
7. Aprenda a investir o dinheiro
Atualmente, o número de mulheres investidoras vem crescendo no Brasil.
Se não faz parte desse grupo, seja porque tem medo ou porque pensa que é preciso de muito dinheiro para investir. Ou ainda porque não sabe como investir, nem conhece o melhor tipo de investimento para você, aqui temos um passo a passo de como começar a investir do zero mesmo com pouco dinheiro.
Investir, mesmo que em renda fixa, traz uma rentabilidade maior do que a caderneta de poupança, isso porque a maioria dos investimentos de renda fixa rende, no mínimo, 100% do CDB.
Começar a investir é importante para você guardar dinheiro, pois assim durante o tempo que você junta para conquistar a sua independência, também ganha dinheiro sob os juros do dinheiro que já está guardado.
Como manter a independência financeira feminina?
Se conquistar a independência financeira feminina é difícil, continuar se mantendo independente é ainda mais difícil. Isso porque muitas pessoas ao conquistar o que desejam perdem o controle e pensam que o que foi alcançado não pode mais se perder. Entretanto, é aí que muitos se enganam.
Para não cometer o mesmo erro e continuar sendo uma mulher independente ao longo de toda a vida, a XP Educação oferta o curso livre O Poder do Autoconhecimento Financeiro. 🤑
Com apenas 1 hora 40 minutos de duração e sem restrições de escolaridade, o curso é ideal para quem deseja melhorar a sua relação com dinheiro e fazer com que o dinheiro trabalhe para você, e não ao contrário.
Além desse curso livre, você encontra vários outros sobre educação financeira e investimento na plataforma Multi+ da XP Educação.