Você pode não saber completamente nada de programação, mas você com certeza já ouviu falar o que é JavaScript? Isso não nos surpreende, já que esta é a linguagem de programação mais popular do mundo!
No entanto, mesmo com a alta popularidade, muita gente ainda não conhece as suas funções ou até mesmo como a JavaScript está presente no nosso dia a dia.
Você é uma delas? Então continue a leitura que nós temos muito o que aprender juntos!
O que é Javascript?
Também conhecida como JS, o JavaScript foi criado na década de 90 pelo programador Brendan Eich que trabalhava na Netscape Communications e é uma linguagem de programação de alto-nível, multiparadigma e versátil, o que influencia na sua popularidade.
Falando em popularidade, você sabia que a JavaScript é usada para criar uma média de 95% de sites hoje? Pois é! Podemos, inclusive, incluir nesta lista os grandes YouTube e Facebook.
Além disso, ela está presente em aplicativos que, com certeza, você usa no dia a dia. Não acredita? Então quer dizer que você não usa o Uber ou iFood com frequência? A linguagem está presente neles também!
A incontestável supremacia desta linguagem de programação se deu com um pequeno empurrão da Microsoft, lá no fim da década de 90.
Como? Simples: a empresa aceitou o uso dessa linguagem no navegador da época, impulsionando, assim, a consolidação do fenômeno que é a JavaScript hoje.
Para que serve o JavaScript?
Usado prioritariamente em páginas web, o JavaScript te auxilia na criação de ações, apresentação de mensagens e informações, além de te dar a possibilidade de diversificar a apresentação visual de alguma página.
Isso tudo é feito pelo navegador do usuário. E, o mais incrível é: pode ser feito até sem conexão com internet. Surreal, não é?
Ressaltando que, hoje, depois das diversas mudanças na linguagem de programação, o JS pode ser utilizado no server-side tanto quanto no cliente-side, apesar de ser mais popular no segundo side citado.
Emergindo mais nesse universo, com o JavaScript é possível armazenar conteúdo útil em variáveis, operar com partes de texto e mais!
E, caso você utilize as APIs (Application Programming Interfaces ou Interface de Programação de Aplicativos, em português), prepare-se: você terá ainda mais oportunidades de inovar ao usar o seu código JavaScript.
Como funciona o JS?
O JS junto com CSS, HTML e PHP, formam o grupo de linguagens de desenvolvimento mais importantes voltadas para o front-end, ou seja, voltadas para o lado do usuário do site, a parte gráfica, onde conseguimos interagir.
Além disso, se você deseja uma página dinâmica, com boa performance e atrativa para o cliente, o JavaScript é uma das linguagens que irá te auxiliar neste processo.
O funcionamento do JS é simples: tudo é voltado para o cliente.
Todas as informações dadas pelo usuário e ações feitas na página são processadas pela própria máquina do usuário e não precisam ser enviadas para outro ambiente. Sendo assim, as respostas são imediatas.
Vamos te explicar melhor:
Imagine que você está no site do seu e-commerce preferido e resolve comprar alguns itens. Depois de colocar todos no carrinho você é encaminhado para uma página de checkout, com o resumo do seu pedido, como essa:
Perceba que, automaticamente uma promoção foi aplicada. E, caso você desejasse tirar um item, adicionar um cupom de desconto ou, quem sabe, dividir a compra no cartão de crédito, todas essas informações seriam processadas automaticamente e naquela mesma página para você.
Esse é um exemplo claro de como o JavaScript se faz presente no nosso dia a dia!
Onde o JavaScript pode ser usado?
Você já viu, acima, uma das aplicações de JavaScript mais populares. Mas nós traremos mais algumas para que, sempre que você encontrá-las, você saiba que o JS está ali presente.
Você pode ver a linguagem de desenvolvimento web JS em:
- Janelas de aviso;
- Janelas de confirmação;
- No aparecimento (ou não) de informações conforme comportamento do usuário na página;
- Interações com elementos HTML;
- Sistemas de autocomplete (sabe quando você digita algo no e-mail e ele já completa a frase? Isso mesmo).
Vantagens e desvantagens do JS
Tudo tem o seu lado bom e o outro não tão bom assim. Com o javaScript não seria diferente. Por isso, iremos te apresentar as vantagens e desvantagens do JS de maneira objetiva e clara!
Vantagens
- Por ser executado no client-side, o JS tem um processo de execução muito mais rápido;
- A tecnologia JS suporta todos os navegadores modernos;
- O JavaScript funciona muito bem com outras linguagens;
- Por funcionar bem com outras linguagens, pode ser encontrado também no desenvolvimento mobile e aplicativos;
- Com JS você consegue criar interfaces atraentes e com bom processamento;
Desvantagens
- O código de JS está sempre visível para quem pode visualizá-lo;
- O JavaScript, normalmente, é interpretado de forma única por cada navegador, o que complica a escrita de códigos diferentes para vários navegadores;
- O JavaScript DOM (Document Object Model) é bem lento! Independentemente da rápida interpretação do JS.
Qual a diferença entre Java e JavaScript?
Por terem nomes semelhantes, Java e JavaScript são confundidos facilmente. No entanto, o JS não faz parte da plataforma Java.
As diferenças são notórias: as duas requerem plugins diferentes, enquanto os códigos da JS são todos em texto, os da Java precisam ser compilados e, de fato, ao mesmo tempo que a JavaScript é uma linguagem de scripts OPP, a Java é uma linguagem de programação OPP.
Aprendeu? Agora nós iremos conhecer mais sobre o que faz um programador JS!
O que faz um programador JavaScript?
Em suma, o profissional da área de programação especializado em JS implanta sistemas, programando e desenvolvendo-os. Além disso, corrige sistemas para melhor experiência dos usuários nas páginas.
Principais ferramentas JS
Se você quer adentrar o mercado de programadores JS, você precisa dominar algumas ferramentas bem específicas. São elas:
- Node.js;
- JavaScript Object Notation (JSON);
- AJAX;
- Angular.js;
- Backbone.js.
Já coloca na lista para aprender, hein?
Mercado de trabalho para o programador JavaScript
Com a popularização do JS no mercado brasileiro, a linguagem de desenvolvimento tem despertado a curiosidade de diversos programadores.
Não obstante, o Javascript é uma das linguagens de desenvolvimento mais exigidas do mercado!
E, observando o crescimento de uma cultura voltada à user experience (experiência do usuário), essa situação tende a continuar em constante expansão.
Salário do programador JavaScript
Quem nunca procurou o salário da profissão almejada no Google para ter certeza se realmente seguir o seu sonho valeria a pena? Nós já fizemos muito isso!
Bom, no que toca ao salário do programador de JavaScript, a média salarial se encontra em R$ 3.745,00, podendo chegar em até R$ 6.322,00.
E aí, vale a pena para você?
Por que aprender a linguagem de programação?
Como já citamos no decorrer deste artigo, o JS é extremamente popular. O que, por sua vez, gera uma alta demanda no mercado de trabalho. Ou seja, mais oportunidades de encontrar o emprego dos seus sonhos!
Além disso, o JavaScript é uma das linguagens de desenvolvimento que mais tem frameworks, o que significa que com ele o processo de desenvolvimento chega a ser mais fácil do que em outras tecnologias.
Como aprender JavaScript?
Interessado em aprender a linguagem de desenvolvimento mais popular do momento?
Que tal se graduar em Sistemas de Informação com a Faculdade XP Educação? Decole a sua carreira, aprenda de forma prática como desenvolver softwares e esteja pronto para atuar em diversas áreas do ramo da tecnologia!