O que é mercado à vista? Veja o conceito e a diferença entre outros tipos de mercado

Quem está começando agora no mundo dos investimentos vai se deparar com uma série de nomenclaturas específicas do segmento. Para saber o que significam é necessário, sobretudo, muito estudo, além de um aprofundamento maior sobre elas. Uma das mais comuns se refere ao mercado à vista, muito popular entre quem faz aplicações na Bolsa de Valores. Mas, afinal, o que é mercado à vista?

Para ajudar a entender um pouco mais sobre o funcionamento desse tipo de operação, separamos neste artigo as principais informações a respeito. Como ele funciona, quais as diferenças para o mercado futuro, o de opções, a prazo e como saber qual a melhor escolha para os seus investimentos. Aproveite o texto e boa leitura! 

O que é mercado à vista?

Considerado o principal ambiente de negociação, o mercado à vista nada mais é do que o local onde os ativos são comprados e vendidos, ou seja, a Bolsa de Valores. Diferente de outros mercados, ele funciona de um jeito muito mais simples. Afinal, é nele que as ações são negociadas diariamente e os seus preços sofrem a chamada volatilidade, ou seja, as alterações que acontecem de acordo com a oferta e a demanda. 

>>> Antes de começar a investir na Bolsa de Valores, você precisa conhecer o básico: como ela funciona, os riscos, operações e muito mais. Para ajudar, a Xpeed preparou um e-book completo para você consultar sempre que quiser realizar seus investimentos com propriedade. E sabe o melhor? Você não paga nada! Para baixar, basta clicar na imagem abaixo. Aproveite! 

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Como funciona o mercado à vista?

Quando você compra um produto em alguma loja, muitas vezes tem a opção de pagar à vista ou a prazo. No caso da primeira, o valor é transferido de forma imediata para a conta do comerciante. Já na segunda opção, é possível parcelar ou estabelecer uma data fixa – no caso de carnês – para realizar o pagamento em datas futuras. O mercado de ações funciona de forma muito parecida, pois opera tanto no modelo à vista como a prazo. 

A maioria das operações realizadas em renda variável são feitas no mercado à vista. Porém, é preciso ressaltar que há uma pequena diferença no pagamento à vista que conhecemos do varejo tradicional. Na Bolsa de Valores, quando você faz uma transação, tanto para compra como para venda, a liquidação é realizada em D+2, ou seja, a retirada ou o depósito na conta é feito dois dias úteis depois.

Embora tenha essa diferença de tempo, o investidor vai pagar o valor executado no momento da compra. Ou seja, mesmo que o ativo sofra com uma desvalorização ou valorização nesse período, a quantia cobrada será aquela que você aceitou quando executou a operação no mercado de ações.  

Qual a diferença entre mercado a termo, futuro e opções?

Apesar do mercado à vista ser o espaço onde as principais negociações acontecem, existem outros tipos de mercado onde os investidores fazem suas operações. Para ajudar você a entender as principais diferenças entre eles, separamos a seguir tudo o que você precisa sobre as operações à prazo no mercado financeiro. Confira: 

Mercado a termo

O mercado a termo é quando há uma operação de compra e venda que possui uma data de vencimento para ser executada no futuro. Ele envolve a negociação entre duas partes, comprador e vendedor, onde ambos assumem um compromisso de longo prazo. Nesse tipo de operação, o comprador garante a posse das ações no ato do acordo, mas se compromete a pagá-las em uma data específica. O período mínimo é de 16 dias. 

Mas qual a vantagem para o vendedor? Nesse caso, ele estabelece juros sobre o valor da ação e lucra conforme o prazo estabelecido no acordo. Essa taxa geralmente é próxima à Selic, mas pode variar de negócio para negócio.   

Mercado de opções

O mercado de opções oferece ao investidor o direito de comprar ou vender um ativo por um período estabelecido previamente, além de um valor também pré-determinado. As opções são consideradas um tipo de investimento derivativo, ou seja, que “deriva” de um preço atrelado a um ativo específico. Ao final do prazo, o dono das ações pode desistir do que foi negociado no início ou concretizar o acordo. 

>>> O mercado de opções pode ser uma ótima alternativa para otimizar os resultados dos investimentos. Para explicar um pouco mais sobre o tema, os especialistas em finanças da Xpeed, Gustavo Pitta e Leandro Rassier, bateram um papo descontraído para ajudar os interessados. Dê o play no vídeo e aproveite todas as dicas: 

Mercado futuro

No mercado futuro, o investidor faz um acordo para comprar ou vender um determinado ativo por um valor estipulado em uma data futura. Para ajudar o entendimento de maneira mais prática, vamos ao seguinte exemplo: suponha que um investidor acredita que o valor do dólar possa chegar a R$ 6. Ele se compromete a comprar US$ 1.000 assim que ela atingir esse preço. Isso pode levar 1 mês ou 1 ano, dependendo do acordo. Se nesse período isso não acontecer, o investidor mesmo assim é obrigado a executar o acordo. 

Geralmente, esses negócios acontecem com várias categorias de ativos, como commodities, índices, moedas, entre outros. 

Entre mercado à vista e mercado a prazo, qual a melhor opção?

Se você está começando agora no mundo dos investimentos, a melhor alternativa é optar pelo mercado à vista. Por ser menos complexo, é a escolha certa para quem, inclusive, não tem muito tempo para se dedicar ao mercado e faz poucas movimentações no dia a dia. 

Entretanto, quem opera há mais tempo, pode eventualmente negociar no mercado a prazo, pois além de trazer mais proteção à carteira, também é uma ótima alternativa para otimizar os resultados em alguns negócios, aproveitando as oportunidades. 

Agora que você já sabe o que é mercado à vista, que tal melhorar os seus conhecimentos sobre o mundo dos investimentos? A Xpeed possui diversas opções para você aprimorar o entendimento a respeito do tema. Realize seus objetivos com mais facilidade melhorando sua relação com o dinheiro. Faça já sua inscrição no curso de Educação Financeira, aprenda conceitos básicos sobre finanças e comece a sentir mais segurança. 

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img