Você já fez algum curso online ou em aulas presenciais o professor já utilizou vídeos e filmes para contextualizar um assunto? Esses exemplos simples, que já fazem parte do nosso cotidiano, são exemplos da utilização da tecnologia na educação.
Fatores como a popularização de computadores e dispositivos móveis, a facilidade no acesso à internet e a pandemia da Covid-19 aceleraram o uso da tecnologia na educação como um dos principais recursos educacionais.
Para entender como a tecnologia tornou-se tão importante para a educação e quais são as tendências para o próximo ano, continue a leitura deste artigo!
O que é tecnologia na educação?
A tecnologia na educação é o uso de recursos tecnológicos, como videoaulas e jogos online, para ensinar novos conteúdos e enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos. Além disso, é também uma ferramenta para complementar o trabalho de professores e profissionais da educação.
Qual o papel da tecnologia na educação?
Diante da cultura digital que estamos imersos, onde a internet e a redes sociais são cada vez mais fortes, é praticamente impossível pensar em uma educação distante dessas tecnologias.
O uso das tecnologias educacionais tem como objetivo principal tornar o ensino mais atrativo para os alunos.
Mas, além disso, a tecnologia na educação desempenha um papel importante para os profissionais da educação. Elas trazem novas possibilidades de como transmitir um conteúdo e também facilitam a gestão educacional em questões administrativas.
Tipos de tecnologia na educação
Muitas tecnologias já são utilizadas por professores e educadores em ambientes educacionais. Abaixo, falamos das tecnologias mais populares e como elas são aplicadas na área da educação:
TIC
TIC é a sigla para o termo Tecnologias da Informação e da Comunicação. Basicamente, TIC se refere às ferramentas, máquinas e programas que facilitam o acesso ao conhecimento e transformam a aprendizagem em um processo ativo.
Alguns exemplos de TICs:
- Celulares;
- Computadores e notebooks;
- E-mail;
- Sites;
- YouTube.
Quando bem integradas ao contexto educacional, essas ferramentas aumentam as possibilidades de acesso à informação e aumentam o interesse dos alunos pelo assunto estudado.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é uma vertente da Ciência da Computação que desenvolve máquinas e tecnologias capazes de realizar atividades semelhantes aos seres humanos. No caso da educação, a IA costuma ser utilizada para personalização do ensino com base nas disciplinas e assuntos que os alunos demonstram ter mais interesse ou apresentam mais dificuldades.
Além disso, ela também é utilizada para automatizar tarefas administrativas. Por exemplo, postagem de notas no sistema do colégio ou aplicação de provas, que ao final traz uma análise completa do desempenho do aluno.
Transmídias
Transmídia é uma técnica que se refere a transmissão de um mesmo conteúdo por diferentes formatos de mídia. Por exemplo, o aluno começa a estudar sobre determinado assunto no livro, em seguida o professor passa um filme sobre o tema e por fim um quiz online para fixação do conteúdo. Essas são diferentes formas de ensinar o mesmo conteúdo.
Realidade virtual e aumentada
A realidade virtual (RV) é uma tecnologia de interface onde o indivíduo pode se inserir em um ambiente virtual como se fizesse parte dele e a realidade aumentada (RA) é a interação entre elementos do universo físico e o do universo digital.
Na educação, a RV e a RA são utilizadas para proporcionar aos alunos uma experiência de ensino mais realista e interativa. Ou seja, um aprendizado mais prático e menos teórico.
Plataformas e-learning
O e-learning é uma modalidade de educação à distância que busca promover o aprendizado através da utilização de recursos computacionais e audiovisuais, como videoaulas gravadas e testes online.
Nessa modalidade de ensino, que cresceu bastante após a pandemia do coronavírus, os alunos conseguem estudar de qualquer lugar e em qualquer horário, além de ter diversos materiais complementares à sua disposição.
Jogos
O mercado de games é algo que atrai pessoas de diversas idades. Pensando nisso, o mercado educacional investe em jogos e na gamificação como uma forma de tornar o processo de aprendizagem mais fluido. Além disso, a gamificação também estimula a criatividade, desenvolve o potencial dos alunos e promove a competitividade saudável entre eles.
Por que utilizar a tecnologia na educação?
A revolução tecnológica dos últimos anos trouxe uma série de benefícios para diversos setores e com a educação não seria diferente. Quando bem aplicados, tanto alunos quanto educadores saem ganhando com o uso da tecnologia.
Benefícios
Dentre as principais benefícios do uso da tecnologia na educação estão:
- Aulas mais dinâmicas e interativas;
- Maior interesse dos alunos;
- Estímulo à autonomia e a criatividade;
- Gerenciamento de tarefas burocráticas;
- Acompanhamento do desempenho de cada aluno de uma maneira mais assertiva, com o apoio de dados.
Diante disso, fica fácil de perceber porque as novas tecnologias são tão importantes para a educação, não é?! Mas, apesar dos inúmeros benefícios, implementar tecnologias não é algo tão simples, especialmente no Brasil.
Desafios
Quando falamos do uso de tecnologia na educação, duas questões são apontadas pelos especialistas como os grandes desafios da educação: capacitação dos profissionais e a desigualdade social.
É de extrema importância que as instituições de ensino superior preparem os profissionais para uma nova realidade de ensino e que as escolas invistam na capacitação dos seus profissionais. Apenas dessa forma os profissionais saberão aplicar os recursos tecnológicos em sala de aula.
O outro problema diz respeito à desigualdade social e ao acesso à internet no Brasil. Segundo uma pesquisa da Fundação Lehman, apenas 63% dos estudantes têm acesso à banda larga. Além disso, a última pesquisa TIC Educação, de 2019, apontou que apenas 45% das escolas do Brasil liberam o acesso à internet para os alunos.
Quais as tendências da tecnologia na educação?
Segundo os relatórios da Educause, uma ONG norte-americana para fins educacionais, no ano de 2023 a área da educação deve seguir investindo em algumas tecnologias já conhecidas. Por exemplo, a gamificação e a IA.
Entre as principais tendências para 2023 estão:
- Ensino híbrido: para suprir as demandas desse modelo de ensino, plataformas e-learning e uso dos recursos transmídias devem ser bastante utilizados;
- Personalização da aprendizagem: o ensino personalizado de acordo com as habilidades de cada aluno é possível por conta de tecnologias como a Inteligência Artificial, que analisa o processo de aprendizagem dos alunos e identifica as suas afinidades;
- Educação imersiva: por meio da realidade virtual, da realidade aumentada e de novas tecnologias, como o metaverso, a tendência é que os alunos se aproximem do universo estudado através de aulas mais práticas.
Ou seja, a tendência para 2023 não são novas tecnologias, mas sim o uso mais intensivo das tecnologias já existentes para proporcionar uma educação cada vez mais completa.
Conclusão
O uso de tecnologia na educação já é uma realidade, que deve ganhar mais força nos próximos anos à medida que as tecnologias evoluem e as instituições de ensino passem a compreender como um aliado da educação e não como um inimigo.
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