Ao se trabalhar com tecnologia e computadores é necessário atenção a respeito de como organizar os processos e sistemas, bem como deixar tudo com usabilidade e boa performance. E quando lidamos com sistemas nas empresas, contar com uma topologia anel em rede torna a rotina mais segura e prática.
Você sabe o que é o conceito de topologia de rede? E o modelo de Anel? Antes de entrar em detalhes, já ressalta-se a necessidade de ter no seu dia a dia como desenvolvedor, pois garante funcionalidade no trabalho e confiança no desenvolvimento como um todo.
Neste artigo você vai entender o que é o conceito geral de topologia, os diferentes tipos de tecnologia, vantagens e desvantagens, e muito mais. Confira!
O que é Topologia de rede?
Vamos com uma analogia: imagine que você tem um software na sua empresa e você quer conectar todas as máquinas dos funcionários em uma única rede para melhor acesso, comunicação, segurança e compartilhamento dos arquivos.
A topologia de rede funciona com esse objetivo de estruturar uma rede de computadores, dispondo de máquinas entre si, tanto os hubs quanto os witches, e os demais elementos. Tudo operando de maneira conectada.
Topologia Anel: como funciona?
A topologia em anel, também chamada de topologia ativa, tem a função de conectar uma rede computadores com um formato de anel.
Sua característica é que ela transmite as informações entre os dispositivos conectados de acordo com a proximidade imediata em uma estrutura de anel. Ou seja, conecta todos em um mesmo círculo, de acordo com a distância, um caminhando para o outro.
É um modelo de topologia muito utilizado por organizações com tráfego mais pesado e robusto.
Assim, cada estação de computador está conectada a apenas duas outras, uma de cada lado, quando todas estão ativas. No entanto, caso uma máquina falhe, toda a rede fica comprometida e só continua com o tráfego em uma direção. O resultado disso é não entregar o resultado esperado.
Vantagens
- Mais eficiente em transmissão de dados sem erros;
- Ter mais confiabilidade nos dados;
- O número de pessoas não impacta o desempenho da rede;
- Boa para usar fibra óptica, já que cada posto pode estar diretamente ligado ao outro.
Desvantagens
- Ter a disposição em círculo gera mais vulnerabilidade com a falta de um dispositivo;
- Não é recomenda em operações em crescimento, pois a cada dispositivo adicionado haverá mais atraso nos processos;
- Para funcionar todos computadores precisam estar ligados.
Tipos de Topologia Anel
Dentro do conceito de rede em anel, existem duas possibilidades de funcionamento e transmissão de dados por sinal. São eles:
Unidirecional
Como o próprio nome já diz, a rede de computadores transmite as informações em único sentido, seja ele horário ou anti-horário.
Elas são as mais utilizadas, pois asseguram a entrega da mensagem corretamente e em sequência ao destino.
Bidirecional
As ligações são duplas, ou seja, pode transmitir para dois vizinhos adjacentes. Assim, é um bom modelo para evitar conflitos e colisões, bem como testar se está funcionando corretamente.
Outros tipos de topologia
Além da topologia de anel, existem maneiras de estruturar uma rede de computadores. São eles: Árvore, Barramento, Estrela, Ponto a Ponto, Malha e Híbrida.
Percebe-se que todos eles têm um nome bem ilustrativo, que já permite a interpretação de como operam. No entanto, alguns são considerados mais estáveis e outros mais caros.
O importante ao escolher uma opção é que não existe a estratégia perfeita. Além disso, você deve considerar o índice de reparabilidade.
Árvore
Sua estrutura lembra os galhos de uma árvore, tendo uma hierarquia na disposição dos nodes. É bem diferente da topologia em anel que é círculo e sem grau de prioridade.
Assim, tem como vantagem eliminar a vulnerabilidade do tipo Anel, e facilitar a identificação de erros, já que cada ponto é analisado individualmente.
No entanto, é uma das mais caras.
Barramento
É o padrão mais simples e prático. Nele, os dados fluem unidirecionalmente por um cabo.
Logo, sua maior vantagem é ser mais econômico e versátil, tendo um um custo baixo de implementação e por não apresentar complexidade em seu manuseio.
Estrela
Sua topologia prioriza a simplicidade. Seu padrão é organizado como uma estrela, em que redes partem de um ponto central.
Essa é uma das estratégias mais convenientes do ponto de vista do gerenciamento da rede, pois tem conexão independente de cada node ao Hub Central, o que facilita a identificação de problemas.
Ponto a Ponto
É o padrão mais simples de todos. Ele é aquele quando você joga com amigos em casa, conectando a televisão diretamente ao modem para melhorar a diversão.
Logo, sua principal vantagem é ser uma alternativa popular e acessível para instalações residenciais.
Malha
Sua principal característica é a confiabilidade. Seu padrão incentiva a conexão de todos os dispositivos entre si, tornando-se muito utilizado por empresas e operações maiores.
Também permite bastante estabilidade.
Híbrida
Assim como seu nome, é um tipo que mistura dois ou mais padrões de organização da rede.
A versatilidade e a fácil adaptação são as principais características e, por isso, é a topologia mais utilizada no mercado.
Afinal, como aprender a usar a Topologia Anel?
Portanto, a topologia em rede está mais presente em nosso dia a dia do que você imaginava. E dentro do conceito existem diversos modelos, cada um adaptável a sua necessidade.
A topologia em anel possui benefícios como segurança, eficácia e estabilidade, mas outros contratempos podem ocorrer.
Agora que você conta com uma noção mais profunda dos diferentes tipos de topologias, principalmente das características da rede em anel, aproveite para entender mais sobre a temática de arquitetura de softwares e qual se encaixa aos seus objetivos.
Acesse e saiba mais sobre a trilha de especialização aqui da XP Educação.