Entenda o que são arquétipos de Bartle em jogos

O mercado de criação de jogos no Brasil está crescendo a cada ano e você precisa entender sobre os arquétipos de Bartle

Gosta da área de criação de jogos e quer entender mais sobre os arquétipos de Bartle? Você está no lugar certo!

O jogo é um mundo criado, e os personagens mais desafiadores são os atrativos. Ter um personagem com motivação determinada é importante para saber onde se quer chegar.

Nesse sentido, os arquétipos de jogadores são uma ferramenta extremamente útil para o desenvolvimento de personagens em games diversos. Eles fornecem uma base para o jogador criar seu personagem, ajudando-o a compreendê-lo em como se encaixa no mundo do jogo.

E aí, bora aprender mais sobre o assunto? Entenda ao longo do conteúdo o que são os arquétipos de Bartle, tipos e o gráfico de interesse em relação ao mundo dinâmico e “virtual”. Boa leitura!

O que são arquétipos de Bartle?

Os arquétipos de Bartle são quatro tipos de jogadores de videogame, identificados pelo acadêmico Richard Bartle. Cada um desses grupos de jogadores tem suas próprias motivações e comportamentos em um jogo.

<Leia depois: saiba todas as informações para criação de um jogo />

Quem foi Richard Bartle?

Nascido em 1960, Richard Allan Bartle é um escritor, professor e pesquisador de jogos britânico, conhecido por ter sido o criador do primeiro MUD, MUD1, e autor do livro seminal sobre criação de jogos, Designing Virtual Worlds.

Ele é um dos pioneiros da indústria de MMORPG, desenvolveu um modelo de jogadores conhecidos como arquétipos de Bartle. A análise durou em torno de 16 anos.

Richard Bartle, um dos pioneiros da indústria de MMORPG. (Fonte: Medium)

Quais foram as motivações de Bartle para criar seus arquétipos?

O pesquisador de games observou que existiam alguns comportamentos e motivações que se repetiam entre os jogadores de MDU, e essa foi a razão para instituir os arquétipos.

O que é MDU e como funcionava

MUD, em inglês Multi-User Dungeon, trata-se do avô de todos os jogos multiplayer. A primeira versão foi criada em 1978 por Roy Trubshaw e Richard Bartle.

Naquela época, a primeira versão do jogo foi completamente baseada em texto, ou seja, sem gráficos e nem sons.

Quais os 4 arquétipos de Bartle?

O estudioso classifica em quatro tipos:

  • Socializadores;
  • Exploradores;
  • Conquistadores;
  • Assassinos.

Socializadores

O maior foco dos socializadores são as pessoas e o que elas falam. Tecnicamente, para o personagem o jogo é um meio para o ato de socialização com demais jogadores. Em suma, eles são os maiores comentaristas em relação ao status e motivam desafios entre os grupos.

Exploradores

Os personagens exploradores são movidos pela vontade de descobrir todas as informações sobre o jogo. Logo, querem saber desde o mapeamento geográfico e mecanismos internos diversos. Os exploradores são extremamente curiosos e querem entender os motivos de todos os desafios indicados para eles.

Os exploradores podem facilmente acumular pontos suficientes para chegar ao topo, mas na visão deles, é um sinal limitado. Eles querem viver o mundo do jogo.

Conquistadores

Para os conquistadores o objetivo é ter destaque no jogo em relação aos demais jogadores. Os conquistadores querem acumular pontos, experiências, subir de níveis ou ganhar recompensas. Tais personagens querem, por fim, obter conquistas e troféus.

O maior orgulho do personagem é o status formal na hierarquia de níveis e de como em pouco tempo levou para alcançar algo.

Assassinos

Os assassinos são movidos pelo sofrimento alheio, ou seja, só ficam satisfeitos ao realizar alguma ação que desencadeie um momento de agonia e ansiedade nos outros jogadores. Geralmente, para que se torne ganhadores precisam perder muitas vidas.

Aliás, os assassinos se orgulham de sua reputação e de suas habilidades de luta muito praticadas.

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Como esses arquétipos se relacionam com jogos

Os personagens em um jogo são importantes porque eles dão ao jogador um papel para interpretar e uma história para seguir. Sem personagens, um jogo seria apenas um conjunto de regras e mecânicas sem sentido.

É essencial entender isso, pois cada arquétipo segue uma abordagem diferente para os jogos e tem motivações diferentes. Enquanto um visa conquistar mais itens, outro visam explorar todos os cenários do jogo.

Além disso, os tipos e o gráfico são ferramentas muito úteis para mapear o perfil da base de jogadores de um MUD, um MMORPG e outros jogos online de mundo aberto.

<Veja também: a importância e as linguagens de programação />

Gráfico de interesses (MUD/Jogo)

O “gráfico de interesse” é uma estrutura de representação que pode mapear o que os jogadores acham de interesse em um MUD. Os eixos podem ser atribuídos a uma escala relativa refletindo a razão de um interesse do indivíduo entre os dois extremos que ela admite.

Confira o gráfico de interesse em relação aos arquétipos de Bartle.

Em síntese, funciona assim:

  • Conquistadores: agir no mundo;
  • Exploradores: interagir com o mundo;
  • Socializadores: interagir com jogadores;
  • Assassinos: agir com jogadores.

Carreira na área de criação de jogos

O mercado de criação de jogos no Brasil está crescendo a cada ano. Mais empresas estão investindo em produtos para o mercado brasileiro e estão cada vez mais interessadas em criar jogos inovadores e divertidos.

A indústria de games no Brasil está em constante evolução e já conta com grandes nomes do mercado internacional.

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