Linguagens de Programação: o que são, seus tipos, quais as mais usadas e como aprender

Entenda as diferenças e aplicabilidades das linguagens de programação mais famosas para desenvolvedores de software

As linguagens de programação são ferramentas essenciais no desenvolvimento de software e desempenham um papel crucial na criação de aplicativos, sistemas operacionais, jogos, websites e muitos outros tipos de software. 

Basicamente, são elas que permitem que o ser humano forneça comandos aos computadores e consiga desenvolver sistemas complexos e cada vez mais inteligentes.

O que são linguagens de programação?

As linguagens de programação são a maneira pela qual o hardware (máquina) e o ser humano se comunicam. É uma linguagem escrita e formal, que especifica um conjunto de instruções, símbolos e regras sintáticas e semânticas. 

Por meio delas, o programador pode criar softwares (programas) agrupando um conjunto de comandos, operações, manipulação de dados, denominado de algoritmo. Por sua vez o algoritmo dita quais ações devem ser executadas e quais respostas serão entregues de volta.

Assim, as linguagens utilizam vários elementos para que a comunicação entre o desenvolvedor e a máquina possa ser feita com eficácia.

Como você pode perceber, as linguagens de programação funcionam como verdadeiros idiomas. Então, do mesmo modo que o português, francês ou espanhol, por exemplo, elas são capazes de comunicar a mesma mensagem de formas diferentes.

Com suas próprias regras e elementos, as diversas linguagens computacionais podem ser utilizadas de acordo com a necessidade de comunicação. Isto é, para cada objetivo, uma linguagem é mais adequada segundo as demandas do projeto.

Então, de forma simplificada, podemos dizer que o programador é o profissional que trabalha utilizando os diferentes tipos de linguagens de programação para escrever, desenvolver e fazer manutenção de softwares.

Exatamente por esses motivos, é interessante conhecer os diferentes tipos de linguagem. Assim, é possível entender qual se adequa melhor a determinado tipo de trabalho. Além disso, caso seja do seu interesse, definir qual linguagem de programação aprender para se especializar e se tornar um profissional da área.

Código binário x linguagens de programação

Os primeiros computadores tinham como objetivo a realização de cálculos matemáticos de maneira mais rápida do que as pessoas poderiam executá-los.

Assim como precisamos inserir os dados em uma calculadora convencional, seria preciso informar à máquina os números necessários à conta. Mas, havia um problema. Basicamente, os hardwares apenas “compreendem” dois tipos de informação: 0 (não) e 1 (sim).

Este é, de forma bem simplificada, o código binário, formado por sequências de 0 e 1. Ou seja, esta é a forma binária com que os computadores “interpretam o mundo”.

Então, como realizar a comunicação entre máquinas binárias e pessoas? É neste ponto que surgem as linguagens de programação.

Elas funcionam, basicamente, como uma maneira de traduzir a língua humana para os computadores e vice-versa. Isto é, as linguagens de programação interpretam o código binário para as pessoas e também traduzem a comunicação humana para os computadores. 

Ainda é possível programar utilizando os códigos binários, que também são conhecidos como linguagem de máquina ou de primeira geração. Mas, o processo é bem mais complexo e lento.

Portanto, os diferentes exemplos de linguagens de programação surgem como uma alternativa mais simples e rápida para que os programadores possam instruir comandos para as máquinas.

Quais os tipos de linguagens?

Como falamos, existem várias linguagens que podem ser utilizadas por desenvolvedores. Cada uma delas pode ser classificada de acordo com as suas particularidades. 

Antes de responder a essa pergunta, confira, a seguir, alguns elementos que são utilizados para categorizar as linguagens de programação.

Paradigma de programação

Basicamente, podemos dizer que o paradigma de programação é a maneira para classificar linguagens segundo as suas funcionalidades. Em outras palavras, trata-se de um estilo de programação, modelo ou metodologia com o qual um problema será resolvido.

Então, é possível listar as linguagens conforme as soluções a que elas se propõem a resolver. O programador pode eleger um ou mais paradigmas – sendo, neste caso, multiparadigmas.

Entre os seus tipos, estão:

  • Programação Procedural ou Imperativo;
  • Programação Orientada ao Objeto;
  • Computação Paralela;
  • Paradigma de Lógica de Programação;
  • Programação Funcional.

Baixo ou alto nível

Linguagem de baixo nível refere-se a uma forma de programação que está intimamente ligada à arquitetura de hardware e à máquina. Geralmente, envolve instruções específicas para a CPU e oferece controle preciso sobre a memória e outros recursos do sistema. Exemplos incluem linguagem de máquina e Assembly, bem como, em alguns contextos, linguagens imperativas como C e Fortran.

Em contraste, linguagem de alto nível é mais distante do hardware, proporcionando uma abstração mais próxima da linguagem humana. Essas linguagens possuem instruções de nível mais alto e expressivas, permitindo aos programadores focar na lógica do programa sem se preocupar tanto com detalhes de gerenciamento de memória e hardware. Exemplos de linguagens de alto nível incluem Java, Python, Haskell e JavaScript, esta última sendo frequentemente utilizada para programação baseada em eventos em desenvolvimento web.

Quantas linguagens de programação existem?

“Quantas linguagens de programação existem?” é uma pergunta que não tem uma resposta exata para ela. Entretanto, a maioria dos profissionais de TI, consideram o levantamento da Universia, uma rede universitária que reúne mais de mil universidades em todo mundo, o mais próximo da realidade. De acordo com o levantamento, são apontadas cerca de 1.300 linguagens de programação

Por outro lado, a TIOBE lança anualmente um ranking de linguagens de programação mais populares. Confira a lista de 2024 para entender as que estão em uso atualmente.

Dentre essas mais de mil linguagens de programação estão sendo utilizadas em front-end e back-end, além de outras programações que surgiram e caíram em desuso à medida que a tecnologia evoluiu. 

O grande número de linguagens é algo natural, já que elas surgem conforme as necessidades dos desenvolvedores. Por exemplo, existem linguagens voltadas apenas para criação de sites, outras que são mais indicadas para desenvolvimento mobile, e assim por diante. 

Mais importante do que o objetivo da linguagem é a sua qualidade e o seu grau de usabilidade. Por isso, algumas linguagens são conhecidas até mesmo por pessoas de fora da bolha de programadores, enquanto outras são desconhecidas até entre os profissionais da área.

Como uma linguagem de programação é criada?

A criação de uma linguagem de programação é um processo complexo que envolve diversos aspectos, incluindo design de sintaxe, semântica, implementação de compiladores ou interpretadores, e definição de padrões. 

Mas, antes de tudo, é importante identificar o propósito da linguagem de programação. Por exemplo, ela será usada para desenvolvimento web, ciência de dados, sistemas embarcados, etc. Os objetivos determinarão as características necessárias — ou mesmo se é preciso criar uma nova.

Também é importante criar bibliotecas padrão e frameworks que facilitarão o desenvolvimento de software na linguagem, incluindo funções básicas, módulos e ferramentas que os programadores podem usar para construir seus programas.

Por fim, é preciso passar por testes de depuração, criar uma documentação e, então, encorajar outros programadores a utilizarem essa linguagem para que ela se desenvolva.

Linguagem de programação criada no Brasil e exportada para o mundo

Muitas pessoas não sabem, mas o Brasil já tem linguagens de programação desenvolvidas em solo brasileiro, tais como a Elixir e a Lua.

Aqui, vamos falar da linguagem Lua. Criada no Rio de Janeiro pelos pesquisadores Luiz Henrique de Figueiredo, Waldemar Celes e Roberto Ierusalimschy, em parceria com a Petrobras, a Lua existe desde 1993 e é muito utilizada até hoje. 

A Lua é a mais usada no mundo para desenvolvimento de jogos. Por exemplo, jogos populares como Angry Birds e The Sims são programados em Lua. Mas, além disso, a Lua também é utilizada em aplicações industriais, como o Adobe Photoshop, e sistemas embutidos.

Quais são as linguagens de programação mais usadas?

O back-end é a parte invisível, porém vital, de qualquer aplicação. Enquanto o front-end lida com a interface do usuário, o back-end gerencia os bastidores, cuidando da lógica de negócios, do acesso a bancos de dados e da segurança.

Back-end

Listamos algumas linguagem de programação que possuem boa aceitação de mercado e vem sendo utilizadas com grande recorrência para back-end:

Python:

Python é uma linguagem versátil e amplamente utilizada que se destaca em diversas áreas, desde o desenvolvimento web até a implementação de soluções avançadas de inteligência artificial.

Leia mais: Como programar em Python? Passo a passo dessa linguagem

Ruby on Rails:

Ruby on Rails é um framework que utiliza a linguagem Ruby, focado na produtividade e na simplicidade, sendo ideal para o desenvolvimento rápido de aplicações web.

Java:

Java é uma linguagem robusta e amplamente adotada, com aplicação em grandes sistemas empresariais e também como a linguagem principal para o desenvolvimento de aplicativos Android.

Leia mais: Linguagem Java: o guia completo para iniciantes

C#:

C# é uma linguagem associada ao ecossistema da Microsoft e é amplamente utilizada no desenvolvimento de aplicativos para Windows, bem como em jogos com a plataforma Unity.

Node.js (JavaScript):

Node.js permite a execução de JavaScript no lado do servidor, sendo amplamente utilizado para criar aplicações escaláveis e em tempo real.

PHP:

PHP é uma linguagem server-side amplamente utilizada para desenvolvimento web, com destaque para sistemas de gerenciamento de conteúdo, como WordPress.

C++:

C++ é uma linguagem de programação de baixo nível que é frequentemente usada no desenvolvimento de sistemas e jogos que exigem alto desempenho.

Go (Golang):

Go é uma linguagem projetada para eficiência e facilidade de uso, sendo especialmente adequada para o desenvolvimento de sistemas distribuídos e servidores de alta performance.

Qual a linguagem de programação mais fácil e a mais difícil?

Essa é uma pergunta que não tem uma única resposta certa. Isso porque a resposta varia de desenvolvedor para desenvolvedor e depende de uma série de fatores. Por exemplo, qual a sua área de programação (front-end ou back-end), o seu perfil e o seu estilo de trabalho. 

Entretanto, a pesquisa Stack Overflow Developer Survey 2022 mostra que de acordo com os programadores, as linguagens mais amadas são Rust e Elixir, enquanto as mais temidas são Matlab e Cobol.

Além disso, existe a linguagem conhecida como Malbolge. Criada em 1998 por Ben Olmstead, ela foi desenvolvida justamente com o objetivo de ser complicada e não facilitar em nada a vida dos programadores. E deu certo.

Quais linguagens de programação aprender primeiro?

De acordo com um recente levantamento da SlashData, as cinco linguagens de programação mais usadas entre os programadores da atualidade são:

  1. JavaScript;
  2. Python;
  3. Java;
  4. Linguagens C e C++;
  5. PHP.

Linguagem de programação orientada a objetos

A linguagem de programação orientada a objetos (OOP – Object-Oriented Programming) é um paradigma de programação que utiliza objetos para organizar o código. 

Desta forma, os objetos são instâncias de classes, que são estruturas que encapsulam dados e comportamentos relacionados. O paradigma de programação orientado a objetos visa organizar o código de maneira mais modular, facilitando a manutenção, reutilização e compreensão do código.

Não é preciso aprender uma linguagem de programação nova para criar comandos orientados a objetos. É possível utilizar Java, Python, C#, C+ e Ruby para seguir esse conceito.

Leia mais: O que é programação orientada a objetos (POO)?

Linguagens de programação para jogos

Existem várias linguagens de programação que são utilizadas no desenvolvimento de jogos, sendo que a escolha muitas vezes depende do tipo de jogo, da plataforma alvo e das preferências da equipe de desenvolvimento. 

C++

É uma das linguagens mais populares para o desenvolvimento de jogos, especialmente para jogos de grande escala e gráficos intensivos. Muitos motores de jogos, como Unreal Engine e Unity (para plugins e otimizações), são escritos em C++.

C#

Bastante utilizado no desenvolvimento de jogos com o framework Unity, que é uma plataforma de desenvolvimento de jogos que oferece suporte a várias plataformas, incluindo PC, consoles, dispositivos móveis e realidade virtual.

Python

Embora não seja tão comum para jogos gráficos intensivos, Python é usado em jogos mais simples e prototipagem rápida. Pygame é uma biblioteca popular para desenvolver jogos em Python.

JavaScript

Importante para desenvolvimento de jogos em navegadores da web. Frameworks como Phaser e engines como Three.js permitem a criação de jogos 2D e 3D usando JavaScript.

Por que HTML não é uma linguagem de programação?

HTML (HyperText Markup Language) não é considerado uma linguagem de programação porque sua principal função é descrever a estrutura e a apresentação de documentos, especialmente páginas web.

Desta forma, ela é uma linguagem de marcação que usa tags para identificar elementos, como títulos, parágrafos, links, imagens, tabelas, entre outros.

Leia mais: O que é HTML, para que serve e sua importância

CSS e SQL são linguagens de programação?

CSS (Cascading Style Sheets) e SQL (Structured Query Language) não são consideradas linguagens de programação.

Isso porque o CSS é uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação e o layout de documentos HTML (ou XML), controlando elementos como cores, fontes, tamanhos, posicionamento, etc. Ou seja, não possui capacidade de lógica condicional, repetição ou outras características típicas de linguagens de programação. 

Já o SQL é uma linguagem de consulta estruturada utilizada para interagir com bancos de dados relacionais.

Como aprender as linguagens de programação?

Agora que você já sabe quantas linguagens de programação existem, antes de mais nada, quem quer trabalhar como desenvolvedor, precisa escolher uma linguagem para aprofundar os conhecimentos. 

Quanto mais popular a linguagem, maiores são as chances de você conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho.

Na XP Educação, você encontra bootcamps e cursos rápidos para ficar atualizado e adquirir habilidades específicas nas áreas de tecnologia. Veja onde aprender sobre as principais linguagens de programação:

Mas você não precisa se limitar a apenas um curso. Com o Multi+, nossa plataforma de conteúdos online, é possível encontrar um ecossistema de aprendizado contínuo para desenvolver profissionais para a nova economia digital. É um universo de opções!

Leia também: Como aprender programação? Descubra que é simples!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img