Linguagens de programação: as 5 mais utilizadas em todo o mundo

Entenda as diferenças e aplicabilidades das linguagens de programação mais famosas para desenvolvedores de software

Você já parou para pensar em como as máquinas e os humanos se comunicam? Pois as responsáveis por fazer a ponte entre os computadores e os usuários são as linguagens de programação.

Elas são uma maneira mais simples para que os dispositivos entendam e executem comandos determinados por programadores. 

Mas, assim como acontece com os idiomas ao redor do mundo, existem diferentes tipos de linguagens de programação. Cada uma delas tem as suas particularidades e maneiras de fazer com que a comunicação entre máquina e pessoas seja feita da melhor forma possível.

Quer conhecer os principais exemplos de linguagem de programação? Qual delas aprender? Então, continue a leitura e veja que esse tema pode ser mais simples de compreender do que se imagina.

O que são linguagens de programação?

As linguagens de programação são a maneira pela qual o hardware (máquina) e o ser humano se comunicam. É uma linguagem escrita e formal, que especifica um conjunto de instruções, símbolos e regras sintáticas e semânticas. 

Por meio delas, o programador pode criar softwares (programas), ordenando como o conjunto de ordens, dados e algoritmos devem ser operados e quais ações devem ser executadas, entre outras atribuições. 

Assim, as linguagens utilizam vários elementos para que a comunicação entre o desenvolvedor e a máquina possa ser feita com eficácia.

Como você pode perceber, as linguagens de programação funcionam como verdadeiros idiomas. Então, do mesmo modo que o português, francês ou espanhol, por exemplo, elas são capazes de comunicar a mesma mensagem de formas diferentes.

Com suas próprias regras e elementos, as diversas linguagens computacionais podem ser utilizadas de acordo com a necessidade de comunicação. Isto é, para cada objetivo, uma linguagem é mais adequada segundo as demandas do projeto.

Então, de forma simplificada, podemos dizer que o programador é o profissional que trabalha utilizando os diferentes tipos de linguagens de programação para escrever, desenvolver e fazer manutenção de softwares.

Exatamente por esses motivos, é interessante conhecer os diferentes tipos de linguagem. Assim, é possível entender qual se adequa melhor a determinado tipo de trabalho. Além disso, caso seja do seu interesse, definir qual linguagem de programação aprender para se especializar e se tornar um profissional da área.

Código binário x linguagens de programação

Os primeiros computadores tinham como objetivo a realização de cálculos matemáticos de maneira mais rápida do que as pessoas poderiam executá-los.

Assim como precisamos inserir os dados em uma calculadora convencional, seria preciso informar à máquina os números necessários à conta. Mas, havia um problema. Basicamente, os hardwares apenas “compreendem” dois tipos de informação: 0 (não) e 1 (sim).

Este é, de forma bem simplificada, o código binário, formado por sequências de 0 e 1. Ou seja, esta é a forma binária com que os computadores “interpretam o mundo”.

Então, como realizar a comunicação entre máquinas binárias e pessoas? É neste ponto que surgem as linguagens de programação.

Elas funcionam, basicamente, como uma maneira de traduzir a língua humana para os computadores e vice-versa. Isto é, as linguagens de programação interpretam o código binário para as pessoas e também traduzem a comunicação humana para os computadores. 

Ainda é possível programar utilizando os códigos binários, que também são conhecidos como linguagem de máquina ou de primeira geração. Mas, o processo é bem mais complexo e lento.

Portanto, os diferentes exemplos de linguagens de programação surgem como uma alternativa mais simples e rápida para que os programadores possam instruir comandos para as máquinas.

< Veja mais: Código binário: o que é e para que serve />

Por que aprender programação?

Antes de falar sobre os principais tipos de linguagens, precisamos responder a essa questão: por que aprender programação? Quais vantagens isso traz para você?

Mesmo se a sua intenção não é, exatamente, trabalhar com isso, Steve Jobs mostra uma boa razão para aprender: 

Todo mundo deveria aprender a programar um computador, porque isso ensina você a pensar.

Afinal, quando você pára para pensar, está imerso em inúmeras programações na sua rotina. Seja no smartphone, em um aplicativo de conversas ou em softwares no trabalho. Então, conhecer o básico de programação significa que você pode entender melhor como funcionam as coisas no seu dia a dia.

Mas, mais do que isso, a lógica da programação permite que você desenvolva um pensamento mais estruturado e criativo. Isso ajuda a organizar melhor as ideias, fazendo com que a sua metodologia ajude a solucionar problemas.

Por fim, outra vantagem de aprender programação é para o desenvolvimento pessoal. Afinal, essa é uma área que demanda foco, empenho e persuasão, o que contribui para o crescimento como ser humano.

E, é claro, há a possibilidade de se destacar no mercado de trabalho. A área de TI é uma das que mais cresce, contudo, há um déficit de mão de obra capacitada.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até o ano de 2024 o Brasil precisará de cerca de 420 mil profissionais na área de Tecnologia da Informação. Porém, por ano, o País forma apenas 46 mil profissionais capacitados no nicho.

Ou seja, aprender as linguagens de programação pode ser muito positivo para aqueles que desejam se especializar e entrar no mercado de trabalho.

Tendo isso estabelecido, é o momento de conhecer os maiores exemplos de linguagens de programação atualmente. Continue a leitura e veja.

Quais os tipos de linguagens de programação?

Como falamos, existem várias linguagens que podem ser utilizadas por desenvolvedores. Cada uma delas pode ser classificada de acordo com as suas particularidades. 

Antes de responder a essa pergunta, confira, a seguir, alguns elementos que são utilizados para categorizar as linguagens de programação.

Paradigma de programação

Basicamente, podemos dizer que o paradigma de programação é a maneira para classificar linguagens segundo as suas funcionalidades. Em outras palavras, trata-se de um estilo de programação, modelo ou metodologia com o qual um problema será resolvido.

Então, é possível listar as linguagens conforme as soluções a que elas se propõem a resolver. O programador pode eleger um ou mais paradigmas – sendo, neste caso, multiparadigmas.

Entre os seus tipos, estão:

  • Programação Procedural ou Imperativo;
  • Programação Orientada ao Objeto;
  • Computação Paralela;
  • Paradigma de Lógica de Programação;
  • Programação Funcional.

Baixo ou alto nível

Outra maneira de categorizar as linguagens é em relação aos critérios de baixo ou alto nível. Eles estão relacionados à proximidade entre a comunicação humana e a máquina.

Assim, linguagens de programação que estejam mais próximas à linguagem humana são consideradas de alto nível. Já aquelas que estão mais perto da linguagem dos computadores, são classificadas como baixo nível.

Qual linguagens de programação aprender? 5 mais populares

Agora que você já viu o que são essas linguagens, vamos conhecer as mais populares ao redor do mundo.

De acordo com um recente levantamento da SlashData, as cinco linguagens de programação mais usadas entre os programadores da atualidade são:

  1. JavaScript;
  2. Python;
  3. Java;
  4. Linguagens C e C++;
  5. PHP.

Inclusive, essas são algumas das principais linguagens utilizadas para criar páginas de internet. Mas, além destas, outros tipos são bastante aplicados de modo geral como, por exemplo: Linguagem C#, TypeScript, Ruby, Perl, Swift, Visual Basic (VB) e Linguagem R.

Contudo, agora iremos conhecer em detalhes um pouco mais sobre os exemplos de linguagem de programação mais populares. Confira.

JavaScript

O JavaScript é, sem sombra de dúvidas, a linguagem de programação mais popular do planeta.

Ainda segundo a pesquisa SlashData, cerca de 16,5 milhões de desenvolvedores usaram o JavaScript durante o ano de 2021, dando a ele ampla diferença do 2º colocado.

Mas, por que esta linguagem é tão popular entre os programadores?

O JavaScript, também conhecido como JS, é uma linguagem de programação que tem como objetivo proporcionar mais interatividade dos usuários com as páginas. Para isso, ele permite o desenvolvimento no client-side – isto é, no “lado do cliente”, na tela em que os usuários interagem.

Assim, o JavaScript permite que os desenvolvedores tenham amplas possibilidades para gerar mais interações nas páginas. Por exemplo,  mudanças nos estilos CSS e nas estruturas de um documento HTML.

Além disso, o JS consegue ser usado no server-side e em aplicações mobile. Por isso, ele é considerado uma das linguagens mais multifuncionais da atualidade.

Python

A segunda linguagem de programação mais utilizada do planeta alcançou esse posto em 2020, ganhando popularidade entre os profissionais de todo o mundo. Lançada na década de 1990, sua fama se dá, especialmente, por ter uma escrita fácil de ser aprendida e utilizada.

Outro ponto positivo para a Python é a sua versatilidade. A linguagem pode ser usada tanto em desenvolvimento web (ou seja, uma linguagem utilizada para criar página de internet), como em jogos, aplicações, Inteligência Artificial, machine learning e em outros.

Portanto, a linguagem oferece diversas possibilidades de desenvolvimento para quem a domina.

< Leia também: Python: tudo o que você precisa saber sobre a linguagem de programação />

Java

Atenção: não confunda Java com JavaScript, está bem? Os nomes semelhantes têm uma explicação, como você verá logo abaixo. 

O Java foi criado na década de 1990 pela Sun Microsystems. Esta empresa negociou, à época, uma parceria com a Netscape, a desenvolvedora do JavaScript. 

Inicialmente, o JS iria se chamar LiveScript mas, a fim de aproveitar a popularidade do famoso Java, o nome tornou-se JavaScript. Então, é importante deixar claro que apesar das semelhanças, Java e JavaScript são linguagens diferentes. 

O Java é muito usado desde que foi lançado. Isso se deve, entre outros fatores, por sua:

  • portabilidade: isto é, programas em Java podem ser compilados em todo o tipo de aparelho;
  • ampla utilização em aplicações Android;
  • escalabilidade: já que se adapta ao crescimento de uso de um programa.

Linguagens C e C++

Uma das linguagens mais antigas, a C foi desenvolvida na década de 1970 e, desde então, é bastante utilizada.

Adotada por companhias de peso como Microsoft e Linux, a linguagem C tem fácil portabilidade e simplifica processos. Ela é usada, entre outras, em aplicações simples e em aparelhos com Internet das Coisas (dispositivos que se comunicam entre si a partir da integração entre sensores e a internet).

A linguagem C++, como dá para imaginar, foi baseada na linguagem C. Criada nos anos 1980, ela trouxe melhorias à C, tornando-se mais poderosa e abrangente. 

Assim, a C++ é multiparadigma e apresenta boa performance, sendo bastante utilizada para o desenvolvimento de softwares mais pesados, como jogos e sistemas CRM, por exemplo.

PHP

Por fim, o PHP é a quinta linguagem de programação mais usada da atualidade. Ele é uma linguagem open source de uso geral. Isto é, o PHP é código aberto e pode, portanto, ser adaptado por outros desenvolvedores para diferentes fins.

Muito utilizado para incluir funções a uma página que o HTML não é capaz de suportar, ele é um recurso bastante útil para o desenvolvimento web.

Lembra que falamos que o JavaScript possibilita o desenvolvimento no client-side? Pois o PHP é uma linguagem cujo código é executado no servidor. Então, ele é server-side e o programador pode, por exemplo, incluir informações no banco de dados.

Onde aprender linguagens de programação?

Você pode conferir que as linguagens de programação, assim como os idiomas humanos, são uma forma de comunicação bastante eficaz. Afinal, elas permitem que máquinas e humanos se comuniquem de forma prática e efetiva.

Vimos, ainda, que elas são a maneira para que programadores deem os comandos necessários ao desenvolvimento de softwares. Portanto, dominar as linguagens de programação é fundamental para quem quer ingressar nas carreiras de Tecnologia.

Mas, qual linguagem de programação aprender? Ao contrário do que se possa imaginar, estudar linguagens como JavaScript, Python e PHP pode ser mais fácil e rápido do que se imagina.

Na XP Educação, você encontra bootcamps e cursos rápidos para ficar atualizado e adquirir habilidades específicas nas áreas de tecnologia. Veja onde aprender sobre as principais linguagens de programação:

Mas você não precisa se limitar a apenas um curso. Com o XPE Multi+ é possível encontrar um ecossistema de aprendizado contínuo para desenvolver profissionais para a nova economia digital.

O que isso significa? Assinando a plataforma, você tem acesso a dezenas de aulas interativas e milhares de conteúdos didáticos da área de tecnologia e finanças. E, é claro, ao final de cada curso, você recebe certificados de conclusão para atestar seus conhecimentos. 

Monte seu plano de estudos de acordo com seus desafios profissionais. No Multi+ você tem liberdade, autonomia e múltiplas opções para se desenvolver mais rápido. Dê um salto na sua carreira com o Multi+.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img