Bem-estar financeiro: entenda a importância de atingir

Para ser sustentável a longo prazo é importante entender as bases da prática. Conheça detalhes

Você sabe o que é bem-estar financeiro? Trata-se da sensação de segurança e conforto que vem com o controle de suas finanças.

Ele é alcançado por meio do gerenciamento eficiente do orçamento, investimentos realizados e da redução das dívidas. Também por meio dele há a preparação para os imprevistos e objetivos de longo prazo, como a aposentadoria ou um grande gasto inesperado.

Olha esse dado alarmante! O endividamento das famílias brasileiras cresce a cada dia e conforme pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 69,7% das famílias brasileiras estão endividadas.

Assustador, não é mesmo? Boa parte dessa dívida é composta por empréstimos bancários, cartões de crédito e financiamentos, e o endividamento das famílias afeta diretamente a economia do país!

Nesse conteúdo iremos te explicar melhor sobre o conceito, a relação com a educação financeira e os principais pilares do bem-estar financeiro. Boa leitura!

O que é bem-estar financeiro?

Bem-estar financeiro é um termo que se refere à capacidade de uma pessoa de gerir seu dinheiro de forma eficaz e ter sucesso financeiro. O bem-estar financeiro envolve uma série de fatores, incluindo a capacidade de pagar as contas, investir e poupar dinheiro, além de gerenciar o endividamento.

Nesse sentido, em poucas palavras, é sobre liberdade, independência e tranquilidade.

< Leia depois: Saúde mental é sinônimo de saúde financeira? Entenda />

Como ele se relaciona com a educação financeira?

O bem-estar financeiro é o resultado de uma boa educação financeira. A prática ensina as pessoas a gerenciar seu dinheiro eficazmente, a pagar suas dívidas e a investir seu dinheiro.

Quando as pessoas se educam financeiramente, elas estão mais bem preparadas para lidar com imprevistos e para garantir que seus recursos financeiros sejam usados da melhor maneira possível.

Do mesmo modo, a educação financeira é importante porque ajuda as pessoas a compreenderem como o dinheiro funciona, o que pode ajudá-las a tomar decisões mais inteligentes sobre dinheiro. Também pode ajudar as pessoas a evitar dívidas e a poupar para a aposentadoria.

< Confira também: Conheça o Programa Educação Financeira nas Escolas />

Pilares do bem-estar financeiro

Para ser sustentável a longo prazo é importante entender as bases da prática. Conheça abaixo mais elementos sobre o assunto.

Controle sobre as finanças

Sabemos que é difícil controlar o dinheiro, especialmente quando existem muitas opções de compras ao nosso redor. No entanto, o primeiro passo para alcançar o bem-estar financeiro é ter um controle financeiro

Para ter um controle financeiro efetivo, não basta saber quanto você tem em conta. É preciso saber onde está gastando, quanto está gastando e, porque está gastando. E, na hora de fazer isso, você pode usar um aplicativo ou fazer registros em um caderno. 

Tudo o que você precisa fazer é anotar diariamente o que comprou, quanto gastou e, porque gastou.

Isso não significa que você precisa fazer isso para sempre, mas ao menos no início de sua jornada financeira, anotar todos os gastos é importante para você identificar e corrigir seus hábitos financeiros.

Conheça alguns aplicativos de controle financeiro pessoal que podem te ajudar!

  • Orçamento Fáci,
  • Money Lover,
  • Mobills,
  • Monefy e outros.

< Leia: Saiba como construir um plano financeiro />

Capacidade de lidar com gastos imprevistos

Os gastos imprevistos fazem parte da vida e, às vezes, podem ser um desafio para lidar. No entanto, há algumas coisas que você pode fazer para minimizar o impacto dos gastos inesperados.

Inicialmente, é interessante preparar uma reserva de emergência. Ter isso será importante para lidar situações que possam ocorrer. Determinar uma quantia que você pode poupar mensalmente para esse fundo irá ajudá-lo a estar preparado para os gastos inesperados.

Outra dica é sobre o uso do cartão de crédito. Utilize-o com cuidado. Se você for usar o cartão de crédito para cobrir os gastos inesperados, tente pagar o saldo total o mais rápido possível para evitar juros. Se possível, pague mais do que o mínimo para reduzir a quantia que será cobrada de juros.

4 ERROS QUE VOCÊ NÃO PODE COMETER COM SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

  • Ficar tirando dinheiro dela para comprar itens supérfluos;
  • Colocar em investimento de alto risco;
  • Colocar em investimento sem liquidez;
  • Não calcular o valor conforme o seu custo de vida.

Objetivos claros

Para conquistar qualquer objetivo, é preciso antes defini-lo com clareza. Tendo em mente o que se quer alcançar, fica mais fácil traçar um plano de ação e seguir.

É importante, ainda, estabelecer prazos e valores realistas para cada etapa do caminho, a fim de manter o foco e a motivação.

Outra dica importante é dividir o objetivo em pequenas metas, tornando o caminho menos árduo e mais fácil de ser trilhado. Afinal, conquistar objetivos não é uma tarefa fácil, mas com determinação e persistência é possível alcançar qualquer coisa que se proponha.

Usufruto das conquistas

É sempre gratificante conquistar algo que se deseja, seja uma promoção no trabalho, um aumento de salário ou até mesmo uma nova casa. A sensação de realização é única e faz com que a pessoa se sinta bem consigo mesma.

Para manter nesse ritmo, é importante ter gratidão pelas conquistas e continuar com hábitos da educação financeira.

Checklist para definir se você já atingiu seu bem-estar financeiro

Elaboramos uma listinha abaixo para você marcar e saber se está mais perto ou longe do seu bem-estar nas finanças. Quanto mais marcar, parabéns! Como resultado, você é consciente do poder do dinheiro e do bom uso dele!

○ Tem consciência dos hábitos de consumo para controlar e reduzir o impacto que eles têm em suas finanças;

○ Antes de comprar, reflete sobre as motivações para tal consumo;

○ Evita compras por impulso e acúmulo de produtos desnecessários;

○ Sabe o quanto de dinheiro que entra e sai todos os meses;

○ Compreende as despesas que mais pesam no orçamento mensal;

○ Você tem o hábito de poupar dinheiro (mesmo que seja pouco);

○ Tem um fundo de emergência;

○ Quando desconhece algum assunto financeiro, procura estudar sobre o assunto;

○ Investe para conquistar os objetivos.

Quer aprofundar os conhecimentos e multiplicar seu dinheiro? Faça o curso O Poder do Autoconhecimento Financeiro. Um conteúdo completo para te proporcionar uma análise e reflexão sobre as suas finanças.

São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Conheça a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato a TODOS os cursos e bootcamps oferecidos pela XP educação!

Continue Aprendendo

spot_img