Ensino à Distância: confira 10 benefícios do modelo EAD para a educação!

Se você já ouviu que o EaD não vale a pena, esse artigo te mostrará completamente o contrário.

Com o avanço da tecnologia, o ensino à distância tem se popularizado no Brasil. O diploma de graduação deixou de ser um diferencial e, com isso, se tornou obrigatória. Ou seja, ter uma graduação é o mínimo que se espera de um profissional. Além disso, também é crescente a procura por profissionais que vem se especializando e buscando novos conhecimentos através de cursos de curta duração.

O cenário é altamente favorável para o ensino à distância. Porém, ainda existem muitas questões que envolvem essa modalidade de ensino: vale a pena? Irei realmente aprender? Como funciona o EaD realmente?

Essas dúvidas são legítimas e nós estamos aqui para saná-las. Continue a leitura e aprenda mais sobre o ensino à distância!

O que é o ensino à distância?

Em suma, o ensino à distância, também conhecido por EaD é uma modalidade de ensino que usa a tecnologia no processo de educação e aprendizado.

Como funciona o EaD?

O EaD tem um funcionamento simples, prático e com a tecnologia na educação como auxiliadora principal. A maioria das aulas acontece em um ambiente virtual de aprendizagem, ou seja, pelo seu computador com acesso à internet. Lá, o aluno tem a possibilidade de assistir as suas aulas, ler textos e realizar exercícios e trabalhos solicitados pelos professores.

Dependendo da instituição de ensino na qual o estudante está inserido, existem ferramentas de fóruns de discussão, chamadas de vídeo que possibilitam a troca de experiências e dúvidas com professores, além de chats sempre abertos.

Importância do ensino à distância no cenário atual

Com a pandemia do COVID-19, as pessoas precisaram aprender a criar relacionamentos através do meio virtual. Pensando nisso, o ensino à distância se mantém um aliado dos indivíduos que desejam ampliar o seu networking (rede de contatos profissionais) mesmo à distância.

Além disso, a empresa Tera produziu uma pesquisa, em 2021, que afirmava que mais de 60% dos entrevistados mudaram de carreira em 2020 e cerca de 48% pretendiam fazer esta ação em 2021.

Ou seja, muitos profissionais buscam uma transição de carreira, mas têm diversos empecilhos: falta de tempo, distância da faculdade, custo alto e assim sucessivamente.

Dessa forma, o EaD se torna um cúmplice no cumprimento do desejo do estudante, já que traz mais possibilidades de acesso à educação, facilitando cada um dos problemas citados anteriormente.

Quais as modalidades de ensino à distância?

Você sabia que o EaD vai muito além da graduação? Pois é!

Muita gente ainda acredita que só existe ensino à distância em faculdades, quando, na realidade, essa é apenas a pontinha do iceberg. O mundo do EaD é realmente gigante!

Algumas modalidades de ensino à distância são:

  1. Graduação: essa você já conhece, é a mais popular e diz respeito às formações de ensino superior e normalmente tem a mesma carga horária e duração dos cursos presenciais;
  2. Técnico: são cursos mais curtos que a graduação, visto que duram de um ano e meio a dois anos e, neste caso, os alunos procuram uma qualificação mais rápida para adentrar no mercado de trabalho;
  3. Profissionalizantes: parecem com os técnicos, a diferença é que não possuem a chancela do MEC;
  4. Livres: independentes do MEC, esse tipo de ensino à distância diz respeito a cursos de carga horária reduzida que, muitas vezes, são disponibilizados por instituições de ensino;
  5. Extensão: funcionam como um complemento à graduação;
  6. Preparatórios: preparam alunos para vestibular ou concursos públicos, por exemplo;
  7. De certificação: cursos que qualificam profissionais, de forma que podem, inclusive, definir quem receberá uma certa vaga de emprego;
  8. Corporativos: em suma, são cursos que as empresas oferecem para seus colaboradores, para que eles possam ser capacitados, uma estratégia de upskilling.

O ensino à distância é eficaz como no ensino presencial?

Nós sabemos que você está com essa questão na cabeça. Não tem problema, a dúvida é completamente legítima e a resposta para ela é sim! O ensino à distância é sim eficaz como o ensino presencial.

EaD, diferentemente do que muitos brasileiros pensam, não é pegar uma aula presencial e apresentar via plataforma. O ensino à distância é muito mais complexo, requer planejamento, professores altamente capacitados e alunos dedicados.

Quando bem aplicado, o EaD desenvolve no estudante a autonomia e responsabilidade pelo próprio conhecimento, ação que, por sua vez, transforma o indivíduo totalmente.

“Uma das coisas mais importantes da educação é a emancipação. O estudante ganha autonomia. Ele nunca vai ter isso enquanto ficar dependente da inteligência e da explicação do professor”.

Afirma Vinicius Maltempi, coordenador do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Assim, um ensino à distância que estimule, dessa forma, os seus estudantes e os colocando em contato com os seus professores, para dúvidas e debates, ele não só é tão eficaz quanto o ensino presencial, quanto pode impactar positivamente e para sempre a vida do aluno.

Benefícios do ensino à distância

Confira os principais benefícios do ensino à distância.

1. Horários Flexíveis

Esse é, definitivamente, um dos principais benefícios do EaD. Com o ensino à distância o estudante consegue criar a sua própria rotina, conciliando trabalho, estudos, lazer e demais atividades.

Assim, o EaD pode se encaixar na rotina de um adolescente, quanto na de um executivo, visto que, cada um deles escolherá o seu momento livre para se dedicar aos estudos.

2. Otimização do tempo

Enquanto no ensino presencial, o estudante precisa passar horas no trânsito para se deslocar até a instituição de ensino, no ensino à distância ele pode usar o tempo de deslocamento que ele teria para estudar. Ou seja, há uma grande economia de tempo, principalmente se considerarmos o trânsito das grandes cidades.

Menina estuda em formato EaD
O ensino à distância traz inúmeros benefícios aos estudantes, mas também alguns desafios.

3. Comodidade

Imagina poder viajar sem se preocupar com faltas e conciliar com a faculdade, por exemplo? Com o EaD o aluno pode acompanhar as aulas enquanto viaja, visto que para o ensino à distância o que é necessário é apenas computador e acesso à internet.

4. Reconhecimento do MEC

Para obter a certificação do MEC as instituições de ensino são avaliadas de maneira rigorosa. Ou seja, se a instituição que você quer estudar é reconhecida pelo MEC, isso quer dizer que o seu diploma de ensino à distância é equivalente ao diploma de ensino presencial!

5. Assistência para dúvidas

Normalmente, os cursos de ensino à distância contam com plataformas online que facilitam a interação entre professores e alunos. Assim, os estudantes podem tirar dúvidas e fazer considerações sobre os assuntos estudados diretamente com os professores e colegas de turma.

6. Maior aproveitamento das aulas

No ensino à distância, o aluno faz o seu horário e tem o seu ritmo. Ou seja, o estudante estudará de acordo com a sua demanda e da maneira que ele melhor absorverá o conteúdo, o que não acontece no ensino presencial, onde tudo é igual para todos.

7. Inclusão

Para portadores de deficiência, que enfrentam mais percalços para chegar a instituição de ensino presencial ou ainda para indivíduos que moram longe dos centros urbanos, o ensino à distância é uma ótima oportunidade de inclusão de manutenção do estudo dessas pessoas.

8. Autonomia

No EaD, os estudantes vivem uma participação mais ativa. Ou seja, existem ferramentas que os permitem interagir entre si, com professores e tutores. Dessa forma, é desenvolvida a autonomia e disciplina pelos estudantes, permitindo que o ensino deixe a verticalização de lado e seja mais colaborativo.

9. Melhor aprendizado

Imagine não ter que ficar pedindo aos amigos fotos dos slides que o professor passou na aula, ou as anotações deles para conseguir pegar o ritmo da turma?

É exatamente assim no ensino à distância: as aulas, materiais didáticos e anotações ficam sempre disponíveis. Logo, você pode acessar e revisar quantas vezes quiser, aprendendo e absorvendo o assunto de uma melhor maneira.

10. Mais barato

Além das mensalidades do EaD serem mais baratas do que as presenciais, os alunos ainda economizam com transporte, estacionamento, alimentação, roupas e entre outros.

Quais os desafios do ensino à distância?

Apesar dos vários benefícios do EaD, existem diversos desafios também. Listamos os 3 principais:

  1. Acessibilidade: para viver o ensino à distância, é preciso contar com aparelhos eletrônicos e acesso à internet, o que ainda não é uma realidade muito ampla no Brasil, o que acaba deixando pessoas às margens;
  2. Adaptação do cronograma: não dá para, simplesmente, pegar as aulas presenciais e colocá-las para serem ministradas online. É preciso que as instituições elaborem cronogramas próprios para o EaD, que tem particularidades na maneira de aprendizagem;
  3. Aproveitamento do formato digital: é preciso a implementação de tecnologias digitais para que o EaD realmente funcione bem. Fóruns para discussão, aulas ao vivo, soluções digitais com conteúdos e assim sucessivamente precisam fazer parte da realidade do ensino à distância, mas muitas instituições ainda não contam com essas ferramentas.

Para quem o ensino à distância é indicado?

É preciso ter compromisso para ser um estudante de EaD. Além de demandar conhecimentos que devem ser desenvolvidos, os próprios estudantes precisam gerenciar o seu estudo de maneira autônoma, ou seja, ninguém irá cobrá-los, eles que terão esse papel.

Portanto, para se dar bem no ensino à distância, o estudante precisa ser organizado e muito responsável.

Dicas para manter a rotina no ensino à distância

Um dos segredos para ser um bom aluno de EaD é ter uma rotina e segui-la. Separamos 4 dicas para manter a sua rotina no ensino à distância, são elas:

  1. Tenha uma rotina: estabeleça horas para tudo, descanso, exercícios, estudo e afins, assim você manterá o foco no que é necessário no momento;
  2. Tenha metas: por exemplo, hoje estudarei para as disciplinas do EaD por uma hora! Estabelecendo essas metas, você assume o compromisso de alcançá-la, ou seja, você estará sempre em dias;
  3. Nada de distrações: desligue celular, televisão e videogame, ok? O seu momento de estudo é o seu momento de estudo, foque 100% nas suas aulas naquele momento;
  4. Tenha um ambiente de estudos: separe um ambiente da sua casa que seja dedicado aos seus estudos e, sempre que estiver lá, não use outras tecnologias, por exemplo. Assim, o seu cérebro compreenderá que quando você está ali, você precisa estudar!

O mercado de trabalho é receptivo com quem estuda à distância?

Ainda é possível ver certa resistência de profissionais de Recursos Humanos de grandes empresas na contratação de formados por EaD em certos cargos. No entanto, o número de estudantes no ensino à distância tem sido crescente, o que revela que, em poucos anos, o mercado de trabalho será obrigado a contratar profissionais advindos dessa modalidade de ensino.

Muitas vezes o preconceito com o ensino à distância existe porque as pessoas não compreendem como o mesmo realmente funciona e como ele exige dos seus alunos.

Como escolher o curso em ensino à distância?

Com muita pesquisa. Uma boa opção para quem quer fazer ensino à distância, mas quer ter contato prático com a área na qual está estudando é o Employer U, que é uma universidade conectada à empresa que consiste em um programa de desenvolvimento profissional que forma profissionais seguindo as necessidades do mercado de trabalho.

A Faculdade XP Educação é uma universidade conectada a uma empresa. Assim, contamos com uma gama diversificada de graduação, MBAs, minicamps, bootcamps, cursos livres e muito mais. É uma oportunidade única estudar na Faculdade que nasceu em uma das empresas mais inovadoras no Brasil.

Quais os cursos EaD da XP Educação?

Nós temos diversas modalidades de cursos EaD na XP Educação, e em cada uma dessas modalidades, contamos com os seus cursos específicos.

Vamos desde os cursos livres, passamos pelos bootcamps, pelas graduações e vamos até os MBAs.

São conteúdos extremamente ricos, ministrados por profissionais altamente capacitados e reconhecidos pelo mercado de trabalho, além de uma metodologia inovadora que têm inspirado os nossos alunos a serem profissionais ainda mais relevantes.

Vale a pena fazer um curso EaD?

É claro que sim! E os 10 benefícios que você leu acima te provam isso. As mensalidades são mais baratas e você economizará tempo, já que não precisará se deslocar para universidade todos os dias.

Quer aprender por meio do ensino à distância, mas ainda não sabe como e onde? Nós temos a solução para você: a Multi+. Com essa assinatura você acessa os mais diversos cursos da XP Educação e aprende diariamente!

O seu desenvolvimento está a um clique de distância. Não perca tempo!

Continue Aprendendo

spot_img