Business as Usual (BAU): o que significa a expressão e para que ela é utilizada?

Significa “tudo conforme o esperado”. Esse é um conceito cada vez mais presente no ambiente corporativo

Manter a rotina em dia e com os resultados elevados é o sonho de qualquer empresa que busca a prosperidade no mercado. No entanto, a gestão, muitas das vezes, se encontra em uma situação de que os processos estão tão padronizados que não dão o retorno esperado. Essa constância na realização de atividades cotidianas é o chamado Business As Usual (BAU). 👩‍💻

Embora tenha esse significado de padronização e rotina, ele representa maturidade e é possível, com ele, ter escalabilidade para a empresa.

Você já ouviu falar desse termo? De origem inglesa, ele vem sendo adotado pelas empresas, de forma consciente ou não, mas quando não bem utilizado, pode estagnar o crescimento dela.

É um fator essencial para se manter competitivo e inovador no seu negócio, além de importante para se criar um plano de operação estável. 

Neste artigo você vai entender melhor o que significa o BAU e como ele pode trazer excelência para as empresas. Continue a leitura e confira! 👇

O que é Business as Usual (BAU)?

Business as usual, o famoso BAU, é uma denominação do ambiente corporativo para atividades cotidianas que constumam ser realizadas. Ou seja, são aqueles trabalhos e ações consideradas padrão dentro de uma empresa.

Quando falamos de BAU estamos falando de uma atuação comum e constante, sem espaço para inovações e novidades.

Veja algumas atividades que podem ser consideradas dentro do conceito de BAU

  • Funcionários batendo o ponto todos os dias ao entrar e sair do trabalho;
  • Atender chamadas de clientes por telefone, e-mail e outras tarefas de um call center;
  • Recepcionistas identificando os hóspedes em um hotel;
  • Uma equipe que prioriza ferramentas scrum para executar tarefas;
  • Uma equipe de suporte de TI dando auxílio a algum erro de sistema.

Portanto, Business as usual nada mais é do que as operações usuais e rotineiras de uma empresa. Aquelas que são essenciais de execução e muitas fazem sempre o mesmo processo. 

Para que ela é utilizada?

Como diz respeito às operações padronizadas dentro de uma empresa, o objetivo é claro: trazer constância, fluxo e resultado. 📈

Assim, ela é utilizada para manter a rotina das atividades funcionando, já que seu foco é trabalhar as tarefas manuais necessárias no dia a dia.

Qual a sua origem?

O Business as usual vem da expressão em inglês que significa que “tudo está funcionando normalmente; o comércio está conforme o habitual“, e o seu sentido literal no mundo corporativo é o mesmo: a empresa está funcionando e crescendo.

Logo, um processo BAU é qualquer elemento das operações diárias que são praticamente as mesmas dia após dia, desde a checagem das demandas por e-mail, como aquela reunião semanal de segunda-feira para definir as prioridades de trabalho.

Qual a importância do BAU para o dia a dia da empresa?

Se com o BAU tudo está ocorrendo conforme o esperado, há a chance de ocorrerem melhores retornos financeiros nas ações planejadas. Isso por si só já identifica a importância dessa metodologia e sua relação com as estimativas de projeto.

Vale ressaltar que hoje as empresas fazem de tudo para manterem seus processos os mais padronizados possível, pois economiza tempo e dinheiro na hora de realizar ações. 

Concorda que inovar o tempo todo, criar uma nova estratégia, processo ou plano gera mais tempo para ensinar as pessoas a agirem de uma determinada forma? 🤔

Portanto, manter o BAU é um objetivo do planejamento de continuidade de negócios. E chegar nesse nível de processos na empresa, ainda gerando o melhor lucro e resultado, é um sinal de que sua empresa está em excelência e crescendo. 💸

Como manter um BAU de excelência na empresa?

A maior dúvida em relação ao business as usual é como mantê-lo rendendo frutos e não estagnar toda a empresa.

Lembre-se que qualquer mudança sempre vem com resistência, mesmo quando não há problemas com a mudança em questão. No entanto, mudar o tempo todo traz inconstância, desmotivação e insegurança.

Por isso, manter uma rotina de operações, mesmo que de vez em quando haja inovações, é o que vai fazer sua empresa se desenvolver dentro do setor. 

Aquelas que toda hora lançam uma ideia nova, um processo diferente e vivem fazendo testes… pode ser bom naquele momento. Mas e pensando a longo prazo? Deixa tudo muito mais incerto.

Assim, para manter o seu business as usual com excelência você deve trabalhá-lo, principalmente, com sua equipe, como certificar-se de que cada membro de sua equipe entenda seu papel e responsabilidades; e investir na comunicação, pois ela é o coração de qualquer organização, então seja transparente e claro sobre tudo. 🤝

Diferença entre Business as Usual (BAU) e Projetos

organização de BAU
Business As Usual (BAU). Fonte: Getty Images.

Mesmo que você entenda a definição do conceito BAU e como é utilizado, ainda é possível gerar confusão em sua relação com projetos. 

Quando colocamos esses dois conceitos juntos apontando suas diferenças. Confira!

Projeto de trabalho:

  • Tem uma exclusividade em planos, especificações e prazos;
  • Introduz um produto, novo ou alterado, como um lançamento de nova tecnologia em toda a empresa;
  • Produz o produto em um período de tempo definido e determinado;
  • Fornece apenas uma saída específica uma vez e é concluída.

Business as usual (BAU):

  • Busca manter as mesmas etapas de ação no dia a dia, como rotinas e processos diários;
  • Produz repetidamente produtos ou entregas como parte das operações diárias, como uma fábrica que produz apenas um tipo de produto;
  • Visa continuar a melhorar a produção feita por operações comerciais normais;
  • Quando um projeto é concluído, suas entregas geralmente são integradas aos negócios como de costume. 

Ou seja, se o que você faz provoca mudanças, é um projeto. Se não há mudanças ou inovações, é BAU.

Conclusão

Portanto, o conceito de business as usual é mais comum do que se imagina. Na sua gestão você já prezou por isso e nem deve ter percebido.

Para se ter uma expertise de negócio e eficácia em ações, é sempre importante manter uma rotina de operações, desde que elas estejam atendendo aos resultados esperados.

Agora que você entende o conceito e planeja aprimorar o seu negócio, que tal investir em alguma especialização de gestão de processos para tornar mais eficaz sua metodologia de trabalho?


👉 Pode ser a diferença que falta para você apenas usar o BAU no seu ambiente de trabalho. Confira nosso curso de MBA e comece agora essa mudança! 🚀

Continue Aprendendo

spot_img