Caractere Invisível: o que é e para que serve

Entenda como esse código é mais comum do que se parece.

Criar textos e legendas formatadas é um dos critérios para atrair pessoas e ter os melhores resultados. O uso do caractere invisível é uma dessas soluções viáveis para conseguir atingir esse objetivo. 

Você já ouviu falar desse termo? Caso não, é porque nunca precisou pular linhas no Instagram, por exemplo, para deixar o texto mais fluido e agradável de ler. 

O caractere invisível é uma tecnologia que impacta na usabilidade de aplicativos e na experiência do usuário. 

Continue a leitura e entenda o que significa essa tecnologia, qual o seu objetivo, como aplicá-la e onde é mais encontrada. 

O que é caractere invisível?

Sabe quando você vai escrever uma mensagem no WhatsApp e na hora de enviar o texto sai tudo junto e sem espaços de formatação? Ou quando você vai criar uma legenda para o Instagram e o texto sai em um único bloco? 

Isso acontece porque o algoritmo desses canais tem um limite de quebra de linha e não permite o espaçamento que colocou. Ou seja, você pode clicar no espaço ou Enter dez vezes que ele só vai contabilizar uma vez. É nessa linha que entra a necessidade do caractere invisível. 

Ele nada mais é que um código invisível, ou seja, que não é possível de enxergar nem quando se imprime uma folha, mas que está no seu texto com a função de enganar e dar o espaçamento que você precisa para deixar a formatação adequada para a leitura. 

Eles se parecem com um espaço, mas são na verdade um caractere diferente (Unicode). Lembre-se que tudo o que você digita na internet é um caractere, que são formados por códigos. Então, o caractere invisível é como se fosse um código que está escondido ali no meio do texto.

Pra que serve?

Além da questão de formatar texto de mensagens e legendas ou outras comunicações, ele também serve para marketing pessoal ou marketing de empresa, pois na hora que você fizer uma publicação vai servir de parâmetro para divulgar seus serviços e potencializar sua carreira. 

Portanto, em tópicos básicos o caractere invisível serve para:

  • Trazer organização;
  • Escaneabilidade;
  • Melhor estruturação;
  • Maior compreensão;
  • Chamar atenção.

Como aplicar o caractere invisível no HTML?

Como utilizar esse espaço invisível é mais simples do que se parece e não precisa saber tudo de programação. Tudo que você precisa é copiar o código entre esses colchetes [ㅤ] e colar no seu texto, seja para dar “espaço” ou “enter” na linha.

Outra forma é você recorrer a aplicativos e softwares que criam esses códigos invisíveis, como o Space e o Instaspacer

Lembrando que em HTML, o uso da tag <p> </p> por si só gera quebra de linhas entre sentenças criando parágrafos mesmo com sentenças escritas na mesma linha.

Exemplo: <p>Primeiro parágrafo.</p><p>Segundo parágrafo</p>

Locais onde o caractere invisível pode ser encontrado

Agora que você já sabe o conceito de caractere invisível, confira os locais onde ele é mais encontrado. 

Instagram

Conforme dito anteriormente, é usado muito para legendas e publicações de forma que os textos fiquem mais formatados e atraentes.

WhatsApp

Com uma similaridade parecida com o Instagram, é utilizado para formatação de mensagens e também para esconder nomes de usuário e outras coisas.

Discord

Mais comumente utilizado para gerar o espaço em nomes, contatos e nicknames, tornando-os mais interessantes e diferenciados em comparação com os outros jogadores.

Portanto, você já deve ter visto alguém usando um caractere invisível e nem percebeu. Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e conheça outros conteúdos de Desenvolvimento.

Continue Aprendendo

spot_img