Carreira em Y: Como desenvolver e aproveitar seus benefícios?

A carreira em Y é uma estratégia que dá ao profissional a possibilidade de escolher entre uma carreira de especialista ou ter um cargo de gestão, dentro da própria empresa

As novas demandas do mercado têm provado a importância de oferecer mais oportunidades para que um profissional se destaque dentro de uma empresa. E um dos conceitos que têm feito muito sentido nas organizações é o de carreira em Y.

Trata-se de um formato inovador em que o profissional pode optar por desenvolver suas capacidades de gestão ou se tornar um especialista em sua área. Em ambas as opções, ele tem o reconhecimento que almeja e progride dentro da estrutura da organização.

A proposta central é fazer com que cada vez mais profissionais tenham liberdade de escolher seus caminhos, trabalhando com aquilo que mais faz sentido para sua vida. Isso acaba resultando em bons retornos para a empresa.

Para entender mais, neste artigo, o Tangerino – controle de ponto digital esclarece o conceito de carreira em Y, mostra as principais vantagens para a empresa e o profissional e também dá dicas de como desenvolver e criar um plano de carreira em Y. Confira!

banner do ebook "guia da educação financeira"

O que é carreira em Y?

A carreira em Y é um formato inovador de plano de carreira em que o funcionário pode ser promovido a um cargo de especialista ou de liderança. 

O objetivo desse modelo é possibilitar que o colaborador cresça na empresa também em papéis técnicos, diferentemente do que sempre ocorria, quando um funcionário só era considerado promovido quando assumia um cargo de gestão.

A importância dessa flexibilidade é garantir oportunidades de desenvolvimento de carreiras para todos os colaboradores.

Isso porque, diferentemente do que se pensa, a princípio, nem todos os funcionários desejam assumir um cargo de gestão. Muitas vezes, eles se sentem felizes ocupando uma vaga de analista e querem se desenvolver nessa ocupação.

Assim, caso o profissional tenha foco em funções gerenciais, pode dar sequência em seu plano de carreira tradicional, podendo também aperfeiçoar seus conhecimentos.

Já aquele que deseja se tornar especialista em uma área ou setor pode se dedicar na busca por soluções alternativas de desenvolvimento de produtos, projetos ou pesquisas. Além de dar continuidade aos estudos, com pós-graduações e MBA.

Como funciona o plano de carreira em Y?

A carreira em Y traz duas possibilidades para que o profissional cresça dentro da empresa: por meio do caminho da liderança e da gestão e por meio do caminho da especialização em uma área.

É importante entender como se dão esses caminhos e quais são as principais características que o RH deve considerar ao avaliar um funcionário, uma vez que a área tem um papel crucial na condução do plano de carreira em Y. Confira abaixo!

Carreira em Y como líder

O crescimento de um colaborador dentro da empresa para se tornar líder é muito importante, principalmente porque esse profissional ficará responsável pela gestão de equipes, coordenando o trabalho de outras pessoas.

E é importante ter em mente que nem todas as pessoas possuem condições de assumir esse posto. Um bom líder é importante para a organização, pois ele se torna a referência para seu time. Por isso, esses profissionais devem ser cuidadosamente escolhidos.

Veja abaixo as principais características necessárias para desenvolvimento de uma carreira em Y para a liderança:

  • Possuir habilidade na condução de relações interpessoais;
  • Conduzir um completo processo de onboarding, que é crucial para o engajamento de novos funcionários;
  • Ter empatia;
  • Comunicação eficiente desenvolvida;
  • Domínio das estratégias de trabalho em equipe;
  • Ter capacidade de desenvolver planejamento e gestão estratégica;
  • Tranquilidade e condições para tomar decisões das mais simples até as mais complexas;
  • Conhecer o trabalho e a forma de atuação da empresa;
  • Estar por dentro de todo o trabalho que é executado por sua equipe.

Carreira em Y como especialista técnico

Para muitos, um profissional só cresce dentro da empresa se alcançar um cargo de chefia e passar a realizar a gestão de uma equipe.

Porém, contar com bons analistas técnicos nas áreas é tão importante quanto ter à disposição gestores diferenciados. 

Muitos profissionais têm excelentes atuações trabalhando como especialistas executores de tarefas. Mesmo muitos tendo características de líderes, eles preferem realizar uma autogestão, o que rende bons resultados para a empresa e para si próprio.

Veja agora algumas das características necessárias para o desenvolvimento da carreira em Y voltada à especialistas:

  • Domínio de conceitos e técnicas da sua área;
  • Proximidade e segurança para atuar na área da especialização;
  • Atua com autonomia, de forma prática, ágil e com responsabilidade;
  • É capaz de solucionar problemas, até os mais complexos;
  • Possui capacidade de liderança, mas voltada à orientação para soluções;
  • É flexível e consegue atuar de forma multidisciplinar, sempre que demandado.

Como desenvolver a carreira em Y?

O desenvolvimento do modelo da carreira em Y requer pesquisas e um completo conhecimento acerca das necessidades da empresa. 

Primeiramente, os gestores da empresa devem identificar as principais necessidades da organização, suas demandas, seus objetivos de curto, médio e longo prazos e como querem se destacar no mercado.

Após esses levantamentos, o RH deve iniciar uma completa pesquisa sobre o perfil dos empregados, quais são suas formações, tempo de casa e de carreira e, por fim, o que esperam da empresa e como enxergam o seu futuro nela. 

Com isso, fica mais fácil alinhar as expectativas da empresa e dos funcionários para propor o plano de carreira em Y.

A carreira em Y traz duas possibilidades de crescimento ao colaborador dentro da empresa: a de líder ou especialista.

Quais as vantagens da carreira em Y

A gestão de carreira é um processo importante para o profissional e para a empresa, pois ambos se beneficiam. 

E quando se trata de colocar em prática o modelo da carreira em Y, as empresas mostram como fazer um plano de carreira eficiente e com base nas demandas do mercado.

As vantagens são muitas e vão desde melhora no ambiente de trabalho até mais resultados e aumento de lucro para as empresas. Veja a seguir:

Vantagens da carreira em Y para o profissional

A carreira em Y proporciona uma série de vantagens ao profissional, incluindo a de trabalhar com aquilo que a pessoa melhor e mais gosta de fazer, proporcionando um desenvolvimento alinhado às expectativas de vida, até mesmo a uma maior valorização. Confira em detalhes!

1 – Fazer o que se gosta

Essa é uma das vantagens mais importantes para o funcionário. Quando ele se sente bem atuando no cargo que tem propósito dentro das suas aspirações, fica mais fácil realizar entregas e enxergar uma carreira no futuro.

Quando a empresa tenta fazer com que um colaborador se adapte a uma vaga em que ele não está preparado ou não se enxerga nela, aumentam-se as chances de não dar certo.

2 – Maior valorização individual

Sentir-se valorizado no trabalho é muito importante para fazer com que o profissional entenda o seu papel dentro da empresa e, consequentemente, seja mais produtivo e engajado. 

A carreira em Y é uma forma interessante de valorizar a individualidade de cada colaborador, respeitando aquilo que ele espera, seus sonhos e, claro, estando em alinhamento àquilo que a empresa também espera.

3 – Desenvolvimento de novas competências e habilidades

Assim como o funcionário passará a se sentir mais motivado para crescer dentro das suas preferências, ele também se interessa mais pela busca de novos conhecimentos, por meio de cursos, especializações e treinamentos.

A partir disso, a empresa também tende a investir nesse profissional por meio da educação corporativa, pois sabe exatamente qual é a proposta do seu plano de carreira em Y e como ajudar esse profissional a crescer junto com a empresa.

4 – Aproveitamento das melhores habilidade do profissional

Assim como há pessoas que transformam equipes estando à frente delas, há aquelas que executam trabalhos técnicos de forma impecável e com total conhecimento.

Para o profissional, a carreira em Y é uma maneira de se sentir útil e tendo os seus serviços aproveitados pela empresa, independentemente do perfil de cada um.

Vantagens da carreira em Y para a empresa

Não apenas ao profissional, mas incentivar uma carreira em Y dentro da própria empresa pode ser vantajoso ao negócio. Atrair e reter talentos é uma delas, mas não somente isso.

Atração e retenção de talentos

O conceito de employer branding ou marca empregadora é algo buscado, na prática, pelas empresas. E a valorização do colaborador é fator crucial para tal.

Empresas que atuam com carreira em Y tendem a mostrar para o mercado que respeitam e valorizam seus profissionais e que têm como política interna escolher, alinhados ao funcionário, a melhor forma de vê-los crescendo junto ao negócio.

Esse contexto aumenta a atração e retenção de talentos, que são tão buscadas pelas empresas.

Mais produtividade

Em muitos casos, a queda na produtividade dentro das empresas é sinal de falta de motivação e de identificação com o trabalho por parte dos funcionários.

Quando esse mesmo funcionário passa a enxergar o seu futuro dentro da empresa e como poderá ser aproveitado, ele passa a se enxergar como parte do processo e como o seu desempenho leva a empresa a ter um bom desempenho também.

Assim, passa a atuar com entusiasmo e propósito, entregando os resultados almejados pela empresa.

Pessoas certas nos lugares certos

A carreira em Y possibilita que os colaboradores tenham poder de escolha sobre a direção que querem seguir. O que é importante, pois as empresas podem aproveitar as habilidades dos profissionais nos departamentos em que eles terão seu melhor desempenho.

Por isso é importante ter muito bem estabelecido o propósito daquela vaga e qual perfil de profissional será o melhor para ocupá-la, considerando seus conhecimentos técnicos, as soft skills e, claro, como eles gostariam de conduzir sua carreira.

Redução do turnover

O turnover é um índice que mostra o percentual de funcionários que foram contratados e desligados em um determinado período. Quanto maior esse número, sinal de que a empresa enfrenta problemas.

Funcionários insatisfeitos, clima organizacional ruim, processos seletivos malfeitos, tudo isso pode aumentar a rotatividade, o que também gera gastos para a empresa.

Com a carreira em Y, a empresa atua de forma mais estratégica, contratando mediante um propósito e permitindo que o próprio colaborador participe do seu processo de crescimento na empresa.

Como criar um plano de carreira em Y?

Para criar um plano de carreira em Y, após alinhar as expectativas da empresa e dos colaboradores, é um processo que pode ser adaptado para cada empresa, dependendo de suas necessidades.

Mas é preciso planejar cada passo para executar com conhecimento a estratégia. Veja abaixo algumas dicas de etapas a serem realizadas:

  • Identificar e analisar as habilidades que são mais necessárias para a organização;
  • Levantar os principais problemas que ocorrem em termos de gestão de pessoas;
  • Avaliar se as equipes precisam de remodelação;
  • Aplicar testes de conhecimento e práticos para medir o desempenho dos colaboradores;
  • Investir em treinamento e desenvolvimento de funcionários.

Como a empresa pode motivar um profissional para a carreira em Y?

Com um mercado cada vez mais competitivo, atrair e reter talentos é algo muito buscado pelas empresas. Especialmente porque a retenção de bons profissionais é algo que exige investimento na satisfação dos funcionários, para além de aspectos financeiros.

Por meio da carreira em Y, as empresas podem mostrar a seus funcionários como enxergam a importância de cada um para o negócio. 

A proposta de possibilitar que tanto colaboradores que almejam cargos de liderança, quanto aqueles que preferem se manter especialistas tenham sucesso e possam crescer junto com a empresa é uma ótima ferramenta para engajar e incentivar seus funcionários.

Assim, as empresas devem ser transparentes e manter a comunicação aberta para que esses profissionais sintam-se realmente valorizados e seguros para construírem uma carreira em Y sólida naquela organização.

Conclusão

Com um bom planejamento e a colocação em prática de um plano de carreira em Y, todos os funcionários que vislumbram o seu crescimento dentro da empresa têm o seu lugar.

O modelo da carreira em Y reforça a importância de conhecer e valorizar todos os perfis existentes na organização, já que cada um possui sua importância para o negócio.

Assim, a empresa deve prezar sempre pelo alinhamento de expectativas junto aos colaboradores, a fim de encontrar equilíbrio entre o que eles esperam e aquilo que o negócio busca para se destacar no mercado.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img