Os carros inteligentes prometem revolucionar o mercado automobilístico. E aqui não estamos falando da série animada Os Jetsons, que fez sucesso na década de 1960.
É fato que a ideia de um carro inteligente existe há anos. Filmes e programas de televisão sempre apresentaram carros com inteligência artificial altamente desenvolvida. Alguns veículos eram capazes até de pensar e agir de forma totalmente independente. 🚘
A realidade atual dos carros inteligentes ainda não é tão avançada quanto nos filmes e desenhos. Contudo, os esforços contínuos para aproveitar ao máximo as tecnologias disponíveis possibilitaram variadas inovações de carros. Muitas destas, sendo testadas hoje em dia. Então, ficou curioso? Saiba mais ao longo do artigo.
O que são carros inteligentes?
A revolução tecnológica está mais presente em nosso dia a dia do que imaginamos. No mercado automobilístico, as grandes montadoras apresentam, hoje, carros com diversas tecnologias futuristas. 🚀
Então, os carros inteligentes são veículos com sistemas operacionais avançados. Através de inteligência artificial, com softwares e recursos de última geração, estes veículos oferecem uma maior segurança ao motorista e aos passageiros, além de uma melhor dirigibilidade.
Os sistemas de comunicação controlam os dados do próprio carro e permitem a troca de informações entre outros veículos. Dessa forma, garantem viagens mais seguras, pois lançam análises sobre velocidade, trânsito, distâncias e percursos.
Como funcionam?
Os carros inteligentes contam com sistemas de inteligência artificial e as mais avançadas tecnologias para executar tarefas internas do veículo, como direção, aceleração e frenagem. 🤖
Dessa maneira, esses recursos tecnológicos também controlam atividades externas, como a leitura de placas e semáforos, através de sensores e câmeras, e o mapeamento geográfico.
As grandes montadoras apresentam, hoje, carros com diferentes níveis de automação. Por isso, boa parte destes precisam de um motorista no volante. Outros já estão próximos de um modelo semi autônomo.
Portanto, carros 100% autônomos – algo que parecia impossível até pouco tempo – também já existem. À princípio, esses modelos são usados para testes, embora já possam ser vistos nas ruas.
Confira abaixo os diferentes níveis de automação:
- Nível 0 – carros sem automação de condução, o veículo depende totalmente do motorista;
- Nível 1 – veículos com sistemas de assistência como piloto automático e centralização de pista, dependentes do motorista no volante;
- Nível 2 – carros com sistemas de assistência à direção que podem assumir a aceleração e frenagem em cenários específicos. O motorista precisa manter as mãos no volante e o sistema controla os pedais;
- Nível 3 – neste nível, os carros têm inteligência artificial para tomar decisões de forma autônoma. Porém, para as situações de emergência, precisam de um motorista;
- Nível 4 – carros que atuam de forma autônoma em determinados locais, como estradas, sem a necessidade do motorista estar à disposição. Portanto, em situações de emergência, o carro é capaz de tomar decisões sozinho;
- Nível 5 – a classificação mais alta de automação é para os carros que operam sozinhos, sem a necessidade de um humano. Dessa forma, os comandos funcionam por voz, sem necessidade de volante nem pedais.
Para que servem os carros inteligentes?
Os carros inteligentes buscam trazer para a mobilidade todos os benefícios que a tecnologia pode proporcionar, oferecendo um produto com serviço seguro, inteligente, confortável e cômodo para motoristas e passageiros. 😀
Benefícios dos carros inteligentes
A segurança é o principal benefício dos carros inteligentes, sobretudo, se levar em conta que a maioria dos acidentes de trânsito tem como causa a falha humana.
Dessa forma, o investimento em inteligência artificial, com tecnologias, sensores e softwares, traz uma segurança alta, driblando a imprevisibilidade do condutor humano.
Outro ponto bastante relevante é a sustentabilidade. 🌱 A maioria destes carros são elétricos ou movidos a hidrogênio, logo, geram menos consumo de combustível e reduzem a emissão de gases poluentes. Além disso, estes veículos também geram menos ruídos, o que diminui a poluição sonora.
Toda essa tecnologia torna os carros inteligentes opções mais modernas em conectividade, com sistemas audiovisuais de última geração. Isso significa que motoristas e passageiros podem desfrutar de uma viagem tranquila e segura, aproveitando o tempo a bordo com entretenimento.
Carros inteligentes são seguros?
As montadoras trabalham fortemente para desenvolver soluções e aplicar as tecnologias à favor da segurança. Os sistemas vêm sendo preparados para funcionarem diante das mais diversas situações que podem ocasionar em acidentes e problemas durante a condução.
Cases de sucesso
Confira alguns dos principais destaques do mercado automobilístico:
Tesla
Quando pensamos em carros inteligentes, logo pensamos na Tesla. A marca americana referência em carros elétricos começou a produzir seus veículos em 2008.
A companhia começou como uma startup imersa no mundo da tecnologia e teve que batalhar para enfrentar um mercado dominado por outras montadoras gigantes e tradicionais.
A marca detém hoje a maior fatia do market share de carros elétricos nos Estados Unidos e tem como principais atributos o luxo, a tecnologia e a performance.
BMW
A BMW lançou este ano o primeiro carro inteligente da marca no Brasil, o iX. O modelo é totalmente elétrico e conta com autonomia estimada de até 630km.
No início do ano, seguindo as tendências digitais, o lançamento do carro aconteceu no Metaverso, dentro de uma live no Twitch, antes mesmo do carro chegar às lojas no mundo físico.
Renault
A francesa Renault também conta com um carro 100% elétrico em seu portfólio, o Zoe E-TECH, com zero emissão de ruídos e autonomia de 385km.
A montadora também tem uma parceria com o Google para desenvolver uma série de plataformas e acelerar a transformação digital do grupo para desenvolver o ‘veículo do amanhã’.
Afinal, vale a pena ter um carro inteligente?
Os carros inteligentes são veículos com sistemas completos, softwares integrados, muita tecnologia e diversos recursos para oferecer ao consumidor e ao meio ambiente. São benefícios relevantes, como segurança e sustentabilidade, além de conforto e performance.
A tecnologia, claro, tem seu preço e estes veículos apresentam valores bastante elevados quando comparados a outros modelos de carro. Vamos acompanhar o futuro dos carros inteligentes, que já é realidade, para entendermos como o mercado irá se comportar.
Se você se interessa por tecnologia e deseja aprender mais sobre o tema, uma boa dica é participar dos Bootcamps da XP Educação. São diversos cursos imersivos, práticos e interativos para aprender a desenvolver as principais tecnologias do mercado! 🚀