Saiba tudo sobre cartão de crédito para menor de 18 anos

Saiba sobre os principais tipos de cartão para o menor de 18 anos e as vantagens de estimular a educação financeira desde cedo

Conhece alguém que é menor de 18 anos e precisa de um cartão de crédito? Saiba que é possível solicitar cartão de crédito para crianças e adolescentes. Para isso acontecer, os pais ou responsáveis devem solicitá-lo, e, em alguns casos, se o jovem for emancipado, existem bancos e contas digitais que permitem o pedido.

Além da função crédito, há no mercado mais tipos de cartões que podem ser indicados para os jovens, como: cartão mesada, cartão pré-pago e cartão de débito.

Mas, antes de pedir um cartão de crédito para menor de 18, é importante lembrar que a educação financeira deve ser ensinada desde cedo, pois, por meio dela, os menores aprendem a lidar com o dinheiro, e conseguem gerenciar melhor os seus recursos financeiros, entendendo, por exemplo, como usar um limite de cartão de crédito de maneira inteligente.

Para te ajudar a entender mais sobre como pedir um cartão de crédito para menor de 18 anos, tipos de cartão existentes e quais bancos e fintechs disponibilizam esse recurso, continue essa leitura!

Cartão de crédito: qual o melhor momento de pedir um?

Não existe um momento ideal para solicitar um cartão, mas se você precisa comprar itens ou serviços de alto valor e não possui o dinheiro integral, o cartão de crédito pode te ajudar.

Mas, atenção! Você deve considerar o seu nível de endividamento, identificando se você tem um histórico de pagamentos atrasados. Isso conta muito na hora que do banco decidir se libera ou não o cartão.

Além disso, é importante comparar as taxas e os limites de crédito de várias instituições financeiras antes de escolher o seu cartão de crédito.

<Leia depois: entenda conceitos e aplicabilidade de um planejamento financeiro />

É possível pedir um cartão de crédito para menor de 18 anos?

Sim! Para isso, um adulto deve pedir o cartão para o menor de 18 anos, considerando o formato e o limite de crédito mais adequado para o jovem.

Quais os tipos de cartão para crianças e adolescentes?

Confira abaixo os principais tipos de cartões para menores de idade e as funções:

Cartão adicional

Um cartão adicional é uma opção que muitas pessoas utilizam para dar para alguém usar. Alguns bancos pedem grau de parentesco, já outras, não.

Como funciona um cartão adicional? Nele, o titular do cartão principal pode acompanhar as compras feitas pelos usuários dos adicionais, seja na função débito ou crédito. Ambos utilizam do mesmo limite geral e a conta é única.

Cartão mesada

O cartão mesada substitui a quantia física dado pelos pais aos seus filhos como antigamente. Com isso, os jovens podem comprar com o cartão mesada — itens/serviços que querem ou precisam. Geralmente, são dados para crianças a partir de 8,10 e 12 anos.

O valor, indicado em um cartão de débito ou pré-pago, pode ser depositado semanalmente, mensalmente e até anualmente.

Cartão pré-pago

Os cartões pré-pagos são uma ótima opção para quem quer controlar o orçamento. Com um cartão pré-pago, a criança ou jovem só pode gastar o dinheiro que estiver carregado previamente no cartão. Além disso, esses cartões são aceitos em quase todos os lugares, o que os torna muito convenientes.

Veja algumas opções de cartão pré-pago do mercado:

  • Cartão pré-pago banQi;
  • Cartão pré-pago PagBank;
  • Cartão pré-pago Paypal;
  • Cartão pré-pago RecargaPay;
  • Cartão pré-pago Mercado Pago.

Cartão de débito

Também existem opções de cartão de débito, vinculados a uma conta digital aberta para o jovem. Mas o gerenciamento dessa conta fica na responsabilidade dos pais ou responsáveis.

Cartão universitário

Há várias instituições financeiras que emitem o cartão universitário, para aqueles que estão cursando a graduação ou querem ingressar na faculdade.

Como o cartão de crédito universitário funciona? Geralmente, ele é concedido mediante comprovação de recebimento de bolsa de pesquisa, iniciação à docência, estágio e afins.

O cartão pode fornecer diversos benefícios, dentre eles a meia entrada em eventos culturais. Alguns cartões desse tipo têm a isenção da anuidade por gasto mínimo, já outros são livres de taxas.

Conheça os mais indicados:

  • Itaucard Universitário;
  • Cartão Santander SX Universitário;
  • Cartão CAIXA Universitário Internacional;
  • Cartão Bradesco Universitário.

Quais instituições bancárias oferecem cartão de crédito para menor de 18 anos?

Algumas instituições financeiras e fintechs permitem que menores de 18 anos abram contam e tenham um cartão de crédito. As mais conhecidas são: Picpay, NEXT, Banco Z1, Banco Inter e Nubank.

<Confira também: educação financeira para jovens [guia] />

Benefícios de ter um cartão

Um cartão de crédito ou de débito pode proporcionar muitos benefícios, tanto para o titular do cartão quanto para a empresa que o emitiu.

Algumas das vantagens mais óbvias de um cartão são a facilidade de compra e a flexibilidade de pagamento que ele oferece. No entanto, existem outros aspectos menos óbvios que podem ser igualmente valiosos.

Por exemplo, um cartão de crédito pode ajudar a melhorar o seu credit score, facilitando a aprovação de empréstimo no futuro. Ademais, muitos cartões de crédito oferecem vantagens adicionais, como cashback (dinheiro de volta, em português), ou pontos de recompensa nos programas de fidelidade.

Quais cuidados tomar ao fazer um cartão de crédito para um menor de 18 anos?

Uma pesquisa do SPC Brasil revela que 47% das pessoas da chamada Geração Z, que tem hoje de 18 a 25 anos, não faz o controle dos seus gastos. Esse é um número alarmante!

É muito importante que as finanças sejam mantidas em ordem, por isso, veja algumas dicas que podem ajudar o jovem a organizar as compras no cartão de crédito:

  1. Pague as contas no prazo. Atrasar o pagamento pode render juros e taxas altas.
  2. O cartão de crédito não deve ser usado para comprar que não podem ser pagas posteriormente.
  3. Cuidado com as ofertas de crédito. Muitas vezes, as pessoas são atraídas por ofertas de crédito que parecem boas, mas acabam pagando mais juros. Leia as letras pequenas de qualquer oferta antes de aceitá-la.
  4. Ensine o menor a não comprar coisas das quais não precisa.
  5. Nunca usar o cartão de crédito como um empréstimo. Isso pode causar endividamento.

Qual a importância da educação financeira para menores de 18 anos que já utilizam cartão de crédito?

A educação financeira é muito importante para jovens porque ela os ajuda a entender como o dinheiro funciona no dia a dia. Assim, a criança ou adolescente aprende a economizar, investir e gerenciar o dinheiro de maneira consciente e eficientemente, desde a juventude.

Gosta do assunto? Faça ou dê de presente o curso Educação Financeira para Jovens. Um conteúdo completo para ajudar na preparação para os desafios e responsabilidades da vida adulta em relação às finanças.

São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Conheça a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato a TODOS os cursos e bootcamps oferecidos pela XP educação!

Continue Aprendendo

spot_img