Tudo o que você precisa saber sobre certificado SSL

Veja como identificar sites certificados, quais são os tipos disponíveis e como obter um para o seu site

Embora a internet seja cada vez mais vista como uma aliada de pessoas e empresas, ainda h√° muita preocupa√ß√£o quanto a seguran√ßa durante a navega√ß√£o. N√£o √© incomum ouvir relatos de fraudes e invas√Ķes a sites, que comprometem os dados de seus visitantes. √Č por isso que o certificado SSL √© um aliado importante na prote√ß√£o a esses dados.

Com esse certificado, as informa√ß√Ķes fornecidas percorrem um caminho mais seguro, evitando intercep√ß√Ķes. Para saber mais sobre ele, sua import√Ęncia e os principais tipos, preparamos um artigo completo, que voc√™ confere abaixo. Nele voc√™ ainda aprende a conseguir um certificado SSL para o seu site e a identificar quem o possui.

O que é SSL?

SSL é a sigla para Secure Sockets Layer, uma ferramenta de segurança digital que é usada para criptografar a comunicação entre os navegadores e domínios de sites. Mas como isso acontece?

Sua principal fun√ß√£o √© modificar os endere√ßos de HTTP para HTTPS. √Č justamente esse ‚ÄúS‚ÄĚ que garante uma comunica√ß√£o segura com o servidor.

Quando clientes fornecem informa√ß√Ķes em sites, seja de login, de documentos pessoais ou cart√Ķes, √© preciso garantir a integridade desses dados. Dificultar que eles sejam capturados por pessoas ou programas mal-intencionados √© justamente o papel do SSL.

< Leia também: Protocolo TCP/IP: conceito e suas 4 camadas />

O que é um certificado SSL?

Para que seja possível estabelecer uma conexão criptografada entre os navegadores e sites, é preciso um certificado SSL. Basicamente, é ele quem autentica a identidade do site e insere a camada de proteção a partir da conversão para o formato HTTPS.

Pode-se dizer que o certificado SSL funciona como um documento digital. Nesse documento, constam as informa√ß√Ķes sobre o site, como seu dom√≠nio. A partir disso, o certificado vincula essas informa√ß√Ķes a duas chaves criptogr√°ficas: uma p√ļblica e outra privada. Esse processo √© quem garante que aquele dom√≠nio √© seguro para navega√ß√£o e inser√ß√£o de dados.

Para checar se um site possui esse certificado, basta buscar pelo ícone de um cadeado na URL.

Para que serve um certificado SSL?

Se voc√™ n√£o sabe para que serve o certificado SSL, a resposta √© simples: para garantir a seguran√ßa das informa√ß√Ķes.

Quando um usu√°rio se conecta a um site desprotegido, suas informa√ß√Ķes ficam vulner√°veis. Isso significa que hackers ou programas maliciosos podem, a qualquer momento, visualizar, capturar e at√© mesmo utiliz√°-las.  

Evitar essas invas√Ķes √© justamente a fun√ß√£o do certificado SSL. Em resumo, com ele as informa√ß√Ķes e transa√ß√Ķes s√£o protegidas, assim como a privacidade dos clientes.

Perigos de um novo apag√£o da internet

Talvez voc√™ n√£o se lembre, mas em 30 de setembro de 2021, o mundo ficou marcado por um evento conhecido como ‚Äúapag√£o da internet‚ÄĚ. Nele, o Iden Trust DST Root CA X3, um dos principais certificados, desenvolvidos por uma autoridade global de certifica√ß√£o (Let‚Äôs Encrypt), expirou.

Com o evento, diversos sistemas e dispositivos ao redor do mundo tiveram suas opera√ß√Ķes interrompidas. Isso n√£o teria sido um problema t√£o grande se a maior parte desses sistemas e dispositivos estivesse atualizada em suas vers√Ķes mais recentes.

√Č justamente para evitar epis√≥dios como esses que os usu√°rios devem ficar atentos √†s atualiza√ß√Ķes dispon√≠veis. Esse simples processo garante que os certificados se mantenham em dia, sendo substitu√≠dos pelos pr√≥ximos de expirar.

certificado ssl em uma p√°gina web
O certificado ssl garante a seguran√ßa de todas as informa√ß√Ķes da p√°gina por meio de uma criptografia poderosa.

Principais tipos de certificado SSL

Embora a função do certificado SSL seja uma só, existem diversos tipos disponíveis. A diferença entre eles está nos níveis de validação. Por isso, vale identificar a melhor opção conforme as necessidades de cada negócio.

Certificados de validação estendida (SSL EV)

O certificado EV é o mais conhecido do mercado, principalmente pelo seu alto nível de segurança. Isso acontece, pois, antes de ser emitido, uma pesquisa completa é feita em torno do solicitante. Para isso, é preciso o envio de documentos físicos e a análise leva em torno de 5 dias.

Ap√≥s ser concedido e instalado, as seguintes informa√ß√Ķes s√£o exibidas na URL do navegador:

  • Cadeado ūüĒí;
  • HTTPS;
  • Nome da empresa e pa√≠s;
  • Barra na cor verde.

Por essa alta camada de seguran√ßa, o certificado SSL de valida√ß√£o estendida costuma ser usado por sites que processam transa√ß√Ķes financeiras.

Certificados de validação organizacional (SSL OV)

O processo de concess√£o do certificado OV tamb√©m inclui uma etapa de confirma√ß√£o de informa√ß√Ķes sobre a empresa e a an√°lise leva em torno de 2 dias para ser conclu√≠da. Por isso, ele √© mais uma op√ß√£o completa para garantir a seguran√ßa aos clientes.

O SSL OV costuma ser utilizado por empresas de e-commerce e outros setores de m√©dio porte. Sua identifica√ß√£o √© feita a partir da exibi√ß√£o de informa√ß√Ķes do propriet√°rio do site na barra de endere√ßos.

Certificados de validação de domínio (SSL DV)

O certificado SSL de validação de domínio corresponde ao nível de proteção mais básica concedido a um site. Basicamente, sua função é identificar um domínio e garantir que ele é seguro para navegação. Por isso, o processo de obtenção é simples, basta a comprovação de propriedade desse domínio.

Normalmente, essa é a opção de certificado SSL gratuito e costuma ser usado por blogs ou sites informativos, que dispensam a coleta de dados.

Certificados SSL curinga

Tamb√©m chamado de Wildcard SSL, o curinga √© uma op√ß√£o que valida uma quantidade ilimitada de subdom√≠nios mediante um √ļnico certificado.

Portanto, empresas que utilizam diversos nomes antes do seu domínio principal costumam enxergar esse SSL como uma opção.

Certificados SSL de vários domínios (MDC)

Semelhante ao curinga, o SSL de vários domínios é usado, como o nome sugere, por empresas que possuem mais de um domínio e querem mantê-los sob o mesmo certificado.

Esse processo pode incluir a combinação de domínios exclusivos ou subdomínios que usam diferentes TLDs (como .com, .net e .org) e oferece proteção a até 100 diferentes nomes.

Certificados de comunica√ß√Ķes unificadas (UCC)

Por fim, o SSL de comunica√ß√Ķes unificadas tamb√©m √© usado no cen√°rio de multidom√≠nios.  Isso significa que ele confere prote√ß√£o a diversos dom√≠nios de uma mesma empresa sob um √ļnico certificado.

Como conseguir um certificado SSL?

Se você tem um site e deseja torná-lo seguro e confiável para os seus clientes, pode querer saber como conseguir um certificado SSL. Embora exista mais de uma opção disponível, mostradas logo acima, o processo de obtenção é basicamente o mesmo.

O primeiro passo √© entender qual √© o n√≠vel de prote√ß√£o que voc√™ deseja obter. √Č poss√≠vel chegar a essa conclus√£o a partir de uma an√°lise sobre o servi√ßo oferecido pelo neg√≥cio. Por exemplo: empresas que coletam informa√ß√Ķes de pagamento, como dados de cart√£o de cr√©dito, precisam de uma alta prote√ß√£o. Por isso, o investimento em certificado deve ser maior, sendo recomendado o tipo EV.

J√° empresas que n√£o coletam ou manuseiam informa√ß√Ķes de terceiros podem, inclusive, obter um certificado gratuito. Embora n√£o tenham uma prote√ß√£o t√£o alta como a do EV ou OV, j√° conseguem oferecer prote√ß√£o ao dom√≠nio.

Ap√≥s esse entendimento, √© preciso procurar por uma autoridade de certifica√ß√£o. S√£o elas as respons√°veis por analisar os pedidos, solicitar documenta√ß√Ķes e emitir os certificados. Nesse processo, o valor a ser pago varia conforme o tipo de prote√ß√£o escolhida.

Para exibir a certificação, é preciso que a empresa faça uma instalação em seu servidor e, posteriormente, inclua o selo na página.

Como identificar se um site possui um certificado SSL?

Quem usa a internet para atividades como compras online, pagamentos de contas ou transfer√™ncias banc√°rias precisa ficar atento. Afinal, s√£o informa√ß√Ķes extremamente confidenciais que, nas m√£os erradas, podem gerar grandes dores de cabe√ßa.

Para evitá-las, veja dicas simples de como identificar se um site tem a certificação SSL:

  • Site iniciado em HTTPS, em vez de HTTP.
  • √ćcone de cadeado na barra de URL, que quando clicado, apresenta detalhes sobre a seguran√ßa;
  • Barra de URL na cor verde.

Você também pode visualizar a segurança de um domínio pelo site Google Transparency Report. Neste caso, basta inserir a URL desejada.

Qual a import√Ęncia do certificado SSL para a ciberseguran√ßa

Falar sobre a cibersegurança de sites é falar diretamente sobre os certificados SSL.

Considerando que o objetivo da cibersegurança é justamente garantir a proteção de dispositivos, servidores, redes e dados, é fundamental que essa camada de proteção esteja associada. Assim, tanto esses sistemas, quanto os usuários ficam protegidos de ataques maliciosos.


E já que o assunto é segurança cibernética, que tal se capacitar para atuar na implementação de políticas e procedimentos? Com a trilha de formação de especialistas da XP Educação, você aprende a fazer análises de risco, implantação de arquiteturas de rede e testes de segurança em software.

✅ Essa trilha tem duração de 7 meses e é composta por dois bootcamps:

  • Analista de ataque cibern√©tico
  • Analista de defesa cibern√©tica
  • E mais: uma imers√£o internacional, para se inspirar com cases de aplica√ß√£o das tecnologias que est√£o transformando o mundo

Lembrando que as trilhas de forma√ß√£o da XP s√£o exclusivas para assinantes Multi+, uma plataforma que re√ļne dezenas de cursos e especializa√ß√Ķes para aprendizado cont√≠nuo. Quer mais informa√ß√Ķes? √Č s√≥ clicar aqui!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img