CHATGPT: a Inteligência Artificial que está causando controvérsias

A tecnologia da OpenAI traz uma série de vantagens, como automação de tarefas e aumento da produtividade, mas também apresenta desvantagens que preocupam a população.

Você já imaginou uma tecnologia capaz de escrever textos, produzir relatórios e desenvolver softwares de maneira autônoma? Parece uma realidade muito distante, não é?! Mas essa tecnologia já existe e se chama ChatGPT.

Lançado no final de novembro de 2022, o ChatGPT é uma Inteligência Artificial que simula conversas e já registra mais de um milhão de usuários em menos de dois meses. 

Se você nunca ouviu falar dessa IA, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber sobre o ChatGPT e como ele pode influenciar as nossas vidas de hoje em diante. 

O que é o ChatGPT?

Segundo o próprio ChatGPT, ele é “um modelo de linguagem projetado para responder às perguntas e conversar sobre um amplo conjunto de tópicos […] Sou uma ferramenta de software e não tenho forma física, embora possa ser integrado em aplicativos e sistemas para interagir com os usuários”.

Em resumo, o ChatGPT é um chatbot de Inteligência Artificial (IA) treinado para responder perguntas sobre diversos temas. Por exemplo, atualidades, ciência, entretenimento e muito mais. Isso é possível porque o ChatGPT é capaz de compreender o idioma humano e formular respostas para as nossas perguntas.  

Como e quando surgiu?

Desenvolvido pela OpenAI, uma empresa norte-americana de pesquisa em IA, o ChatGPT foi lançado no final de novembro de 2022 e teve um boom de popularidade logo após o seu lançamento. 

O bot é um trabalho coletivo da equipe de Ciência de Dados e Engenharia de Software da OpenAI, cujo objetivo principal foi desenvolver um chat capaz de responder perguntas para facilitar a vida da população. 

Como funciona o ChatGPT?

O ChatGPT é uma tecnologia baseada em Machine Learning, ou seja, ele é capaz de armazenar dados para identificar comportamentos humanos e prever algumas ações. 

Na prática, o modelo mais recente da tecnologia Generative Pre-Trained Transformer funciona da seguinte maneira: basta você enviar uma pergunta que o ChatGPT lhe responderá. Por exemplo, o ChatGPT pode responder à pergunta “O que é o universo?” ou traduzir um texto. 

Isso é possível porque o chatbot foi treinado para compreender textos e realizar uma série de atividades a partir da interpretação de grandes quantidades de palavras criadas por humanos. 

Por que o ChatGPT vem causando controvérsias?

Assim como o Dall-E 2 causou uma grande polêmica no meio artístico quando foi lançado, o ChatGPT vem pautando discussões em todo o mundo. Uma vez que o ChatGPT é uma IA capaz de solucionar diversas questões, até mesmo escrever algumas etapas da criação de código de software, ela vem assustando grande parte da população.

Para ter ideia do tamanho do impacto do ChatGPT, alguns dizem que ele é melhor que o Google e pode enfraquecer a gigante da tecnologia. Notícias do setor tecnológico informam que a Microsoft busca integrar o Bing ao ChatGPT com objetivo de concorrer diretamente com o Google pela posição de site de busca mais popular do mundo.  

O que o ChatGPT é capaz de fazer?

O objetivo do ChatGPT é auxiliar pessoas a realizarem tarefas e solucionarem problemas de forma eficiente em diferentes aspectos da sua vida. Por conta disso, o ChatGPT pode ser útil de várias formas: 

  • Atendimento ao cliente: se integrado a um sistema de atendimento, o ChatGPT pode solucionar problemas de forma rápida e precisa; 
  • Análise de dados: analisa um grande volume de dados, destacando os principais pontos, e ajudando a obter insights valiosos a partir da análise;
  • Criação de conteúdo: capaz de criar conteúdos importantes, em alta qualidade. Por exemplo, relatórios ou resumos;
  • Pesquisas: fornece informações atualizadas sobre diferentes temas nas mais variadas áreas;
  • Tutoriais: aprenda sobre questões que você tem dúvidas de forma simples e bem detalhada. Por exemplo, na imagem abaixo o ChatGPT ensina como criar uma função de subtração em Python:
Além de textos, o ChatGPT é capaz de reproduzir códigos de programação.
Exemplo de como o ChatGPT pode ser utilizado na programação.

Benefícios da Inteligência Artificial utilizada no ChatGPT

Apesar do ChatGPT causar um pouco de medo nas pessoas no primeiro momento, a IA apresenta uma série de benefícios para os seus usuários, tais como:

  • Automação de tarefas;
  • Facilidade no acesso às informações;
  • Maior produtividade. 

Como a IA do ChatGPT pode complementar as nossas habilidades? 

Com as respostas ricas em detalhes e a automatização de alguns processos por meio do ChatGPT, os usuários acabam ficando mais livres para aprender e desenvolver novas habilidades

Por exemplo, com o tempo que você levaria escrevendo o resumo, você pode estudar sobre algum assunto novo ou que tem dificuldade, enquanto o ChatGPT prepara o resumo para você. 

Além disso, os tutoriais e as dicas do chatbot também podem facilitar a sua aprendizagem, tornando o acesso à informação mais rápido e mais eficiente. Entretanto, é preciso estar atento na checagem das informações enviadas pela IA, já que eles não compartilham a fonte da informação e algumas delas podem não ser confiáveis.  

Desvantagens do ChatGPT

Dentre as principais desvantagens do ChatGPT podemos destacar:

  • Informações não confiáveis ou tendenciosas;
  • Falta de fonte da informação;
  • Manutenção constante;
  • Impacto negativo na educação, como o caso de plágios.

A IA utilizada no ChatGPT pode substituir os nossos empregos?

Por ser uma ferramenta bem completa, capaz de executar muitas atividades, o ChatGTP vem causando medo em algumas pessoas. É fato que algumas atividades podem ser otimizadas pela IA, entretanto, substituir as pessoas por completo é algo mais difícil e um processo mais complexo. 

Na realidade, o que pode acontecer é dificultar a colocação no mercado para alguns profissionais. Isso porque quem ficar para trás e não estudar para encontrar maneiras de utilizar a Inteligência Artificial como um meio de otimizar o seu trabalho e executar atividades mais rápidas, pode aos poucos perder espaço no mercado de trabalho

O mercado de Inteligência Artificial está em expansão

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente nas nossas vidas, seja na vida pessoal ou na rotina de trabalho. Às vezes, ela já está tão naturalizada no nosso dia a dia que não somos capazes de percebê-la. 

Para exemplificar esse crescimento da IA, trouxemos dados de uma pesquisa que indica que 41% das empresas no Brasil utilizam IA. Dentre os principais usos estão: detecção de segurança/ameaças, IA de conversação (44%) e marketing e vendas (30%).

Nos próximos anos, a tendência é que a IA cresça ainda mais e se torne cada vez mais comum no dia a dia.  

Como usar o ChatGPT?

Para usar o ChatGPT, é bem simples. Primeiramente, você deve acessar a página de login do ChatGPT e selecionar uma das duas opções: “Log in” caso já tenha conta na OpenAI ou “Sign up” para criar uma conta. 

Após seguir todas as instruções e finalizar o processo de login, você será direcionado para a seguinte página:

Painel interno do ChatGPT
Painel interno do ChatGPT com as suas funcionalidades.

Para conversar com o ChatGPT, basta digitar uma pergunta no campo em branco na parte inferior da tela e enviá-la. Por exemplo, aqui, perguntamos “Quem é você?” e “O que você faz?” para a IA:

Exemplo de perguntas no painel do ChatGPT.
Exemplo de perguntas no painel do ChatGPT.

Conclusão

Ao longo deste artigo falamos sobre uma novidade na área de tecnologia, o ChatGTP. A Inteligência Artificial que vem dando o que falar se apresenta como uma ótima solução para algumas questões, apesar das suas limitações. Por outro lado, também oferece as suas desvantagens, o que faz com que ela tenha que evoluir bastante.

Ainda não se sabe qual será o futuro dessa IA, mas é certo que ela deve ganhar um espaço cada vez maior nos próximos anos. Para estar preparado para ela, e outras tecnologias que utilizam a Inteligência Artificial, prepare-se com o Bootcamp Online Arquiteto(a) de Machine Learning da XP Educação

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img