Como usar Clean Code Java? Conheça 7 princípios do código limpo

Saiba tudo sobre o processo de clean code e como pode ser útil no seu trabalho.

Clean Code Java, ou Código Limpo, é uma filosofia de desenvolvimento de softwares. O objetivo dessa abordagem é melhorar a rotina dos profissionais que lidam com códigos. Para isso, utiliza métodos simples e que facilitam a escrita e a leitura.

A lógica por trás da teoria é garantir o desenvolvimento e a manutenção com menos burocracia. 

Afinal, quem trabalha com código sabe que, quando ele é remendado por um longo período, é mais complicado seguir com a rotina. 

Então, o melhor cenário é iniciar um projeto do zero do que tentar algo com modelo ruim. 

De forma resumida, o código limpo impede que o profissional tenha gastos com manutenção e cria um software mais sustentável para atualizações e alterações. 

Neste artigo, você aprenderá mais informações sobre o que é clean code java, como funciona, quais são as suas particulares, entre outras questões. 

Leia até o final e tire todas as suas dúvidas. 

O que é clean code java?

Clean Code Java é uma técnica de programação que possui um conjunto de boas práticas para se criar códigos que sejam facilmente escritos, compreendidos e fáceis de fazer qualquer alteração. 

Quando existe um clean code java na programação, tudo fica mais legível. Qualquer pessoa consegue olhar e saber exatamente quais são as informações presentes naquele ambiente. 

O conceito surgiu a partir de um livro do Uncle Bob, em 2008. A obra relata um estudo que descobriu o seguinte contexto: as pessoas gastam 10 vezes mais tempo lendo um código do que exatamente o programando

Além disso, passamos mais tempo dando manutenção em um código do que criando um novo.

Diante desse cenário, o foco se baseia nessas duas premissas: se o programador escreve um código mais limpo e fácil de ler, a manutenção ou alteração será mais fácil. Com isso, você ganha tempo para cuidar de outras tarefas. 

Code Complete 

Originalmente escrito em 1993, Code Complete ainda é creditado como o guia mais prático para o processo de programação. Apesar de sua idade, a maioria dos princípios discutidos são universais e ainda válidos hoje.

Se você é iniciante, considere ler primeiro o Clean Code . O Code Complete se concentra nas diretrizes de codificação de nível superior e no processo completo de desenvolvimento de software. 

Já para o líder técnico, que procura tirar o máximo proveito do seu processo de software, o livro é fundamental para a sua carreira, uma vez que pode auxiliá-lo no desenvolvimento de várias atividades. 

Quer otimizar os seus conhecimentos em código? Dê o play e saiba o que é o processo de refatoração de código-fonte? 

Confira os benefícios da adoção da refatoração de código por empresas de desenvolvimento de software e como esse processo funciona na vida real. 

Por que usar clean code java?

A produtividade de um programador está associada à qualidade do código em que ele trabalha. Dessa forma, realizar a manutenção é muito mais complicado do que desenvolver um software do zero

Com um clean code, o profissional conquista mais agilidade, além de combater códigos ruins, com muitos erros, mal escritos, com problemas de legibilidade ou escalabilidade e manutenção.

É fundamental deixar claro que, por mais que um código esteja funcionando após sua criação, não quer dizer que ele está perfeito e que não precisará mais de uma revisão

A tecnologia é constante e a programação deve ser revisada e atualizada sempre, pois o que leva mais tempo são as implementações de novas funcionalidades.

Portanto, para ser um bom programador e fazer com que todo o processo funcione bem, deixe um clean code java ao alcance de suas mãos.

< Leia mais também em: programação Funcional: o que é e como funciona? />

Quais são as melhores regras e boas práticas do clean code?

Agora que você já entendeu o conceito e definição do clean code java e como ele pode ajudar o setor de tecnologia de programação de uma empresa, confira algumas dicas na hora de colocar o seu projeto em prática. 

  • Evite condicionais negativas;
  • Evite dependências lógicas;
  • Não use muitos strings;
  • Seja consistente;
  • Seja legível;
  • Seja facilmente testável;
  • Contribua para ser fácil de ser mantido;
  • Utilize variáveis concisas.

Então, o que de fato pode ser considerado um código de fácil manutenção? 

  • Alta coesão, 
  • Utiliza SOLID, (os cinco postulados de design, destinados a facilitar a compreensão, o desenvolvimento e a manutenção de software)  
  • Contém técnicas de Design Patterns e com baixo acoplamento.

Um código mal feito atenderá as necessidades, mas os problemas serão inevitáveis. Para isso, é fundamental seguir algumas regras para ser mais funcional. 

Confira no tópico a seguir. 

< Leia mais também em: bootstrap: como usar e para o que serve esse framework? />

Quais são os princípios do Clean Code? 

No livro de Robert Cecil Martin, o autor da técnica, define que existem pelo menos 7 boas práticas de uso do Clean Code para deixar o conteúdo rodar com qualidade. 

1- Invista em nomes claros e intuitivos

Ter clareza no nome contribui para que ele seja uma variável, uma classe, um método, uma função ou um parâmetro. 

E não se preocupe se o nome for muito grande.

O mais importante é que ele seja necessário.

Nomeie tudo que encontrar e evite termos difíceis de pronunciar ou declarar. Tente não usar caracteres especiais e mantenha suas funções simples, claras e pequenas.

2- Regra do escoteiro

Para que você entenda com mais clareza a próxima dica, vamos fazer uma analogia com o acampamento. 

Após aproveitar a noite ou com amigos ou familiares, é fundamental retirar todo o lixo do local para preservar a natureza. 

Então, o mesmo cuidado deve existir com a programação. 

Você deve deixar tudo mais limpo do que encontrou, ou seja, fazer do código uma informação limpa e clara em comparação com o início da manutenção. 

3- Seja o autor do código

O código é como uma história

Logo, ele deve ser compreendido por todas as pessoas envolvidas no projeto. Por isso, use funções simples e pequenas Se possível, sintetize a informação. 

4- Não fique repetindo (Don’t repeat yourself)

Esse conceito, abordado no livro The Pragmatic Programmer (de David Thomas e Andrew Hunt), deixa claro que não devemos implementar duas partes do software exercendo a mesma função.

5- Comente somente o necessário

Os códigos são modificados, mas os comentários não sofrem alterações. Então, para evitar problemas, comente apenas o que for considerado relevante. 

Porém, esse ponto acaba sendo controverso, uma vez que desenvolvedores preferem trabalhar com códigos comentados. A saída é manter o equilíbrio. 

6- Tratamento de erros

Você deve reservar um momento do seu dia para analisar qualquer erro. Isso porque, mesmo que eles existam, o desenvolvedor precisa garantir que o código continuará trabalhando. 

Claro, erros ocorrem o tempo todo. Na programação, não seria diferente. O mais indicado é evitá-los ao máximo.

7- Testes limpos

Um código é considerado limpo após os testes

Por isso, os testes também precisam ser limpos. Ou seja:  a execução precisa ocorrer da melhor forma possível, por qualquer pessoa da equipe.

Uma dica interessante é seguir as seguintes etapas. 

  • Rapidez (fast);
  • Independência (independent);
  • Repetitividade (repeatable);
  • Auto validação (self-validation);
  • Pontualidade (timely).

Agora que você já sabe como trabalhar com Clean Code Java, que tal expandir o seu conhecimento com o curso de desenvolvedor(a) NODE.JS?

Aprenda a trabalhar com o desenvolvimento do Back-End de aplicações utilizando uma das principais linguagens de programação da atualidade, o JavaScript, é uma das principais ferramentas do mercado, o NODE.js.

Habilite-se para criar e manter o Back-End de aplicações utilizando uma das melhores ferramentas do segmento, com boas práticas de codificação, integração com bancos de dados, autenticação e autorização.

Quer dar um passo importante em sua carreira? Estude de forma imersiva, prática e interativa. Faça agora a inscrição no processo seletivo. Boa sorte! 

Continue Aprendendo

spot_img