Clean Code Java, ou Código Limpo, é uma filosofia de desenvolvimento de softwares. O objetivo dessa abordagem é melhorar a rotina dos profissionais que lidam com códigos. Para isso, utiliza métodos simples e que facilitam a escrita e a leitura.
A lógica por trás da teoria é garantir o desenvolvimento e a manutenção com menos burocracia.
Afinal, quem trabalha com código sabe que, quando ele é remendado por um longo período, é mais complicado seguir com a rotina.
Então, o melhor cenário é iniciar um projeto do zero do que tentar algo com modelo ruim.
De forma resumida, o código limpo impede que o profissional tenha gastos com manutenção e cria um software mais sustentável para atualizações e alterações.
Neste artigo, você aprenderá mais informações sobre o que é clean code java, como funciona, quais são as suas particulares, entre outras questões.
Leia até o final e tire todas as suas dúvidas.
O que é clean code java?
Clean Code Java é uma técnica de programação que possui um conjunto de boas práticas para se criar códigos que sejam facilmente escritos, compreendidos e fáceis de fazer qualquer alteração.
Quando existe um clean code java na programação, tudo fica mais legível. Qualquer pessoa consegue olhar e saber exatamente quais são as informações presentes naquele ambiente.
O conceito surgiu a partir de um livro do Uncle Bob, em 2008. A obra relata um estudo que descobriu o seguinte contexto: as pessoas gastam 10 vezes mais tempo lendo um código do que exatamente o programando.
Além disso, passamos mais tempo dando manutenção em um código do que criando um novo.
Diante desse cenário, o foco se baseia nessas duas premissas: se o programador escreve um código mais limpo e fácil de ler, a manutenção ou alteração será mais fácil. Com isso, você ganha tempo para cuidar de outras tarefas.
Code Complete
Originalmente escrito em 1993, Code Complete ainda é creditado como o guia mais prático para o processo de programação. Apesar de sua idade, a maioria dos princípios discutidos são universais e ainda válidos hoje.
Se você é iniciante, considere ler primeiro o Clean Code . O Code Complete se concentra nas diretrizes de codificação de nível superior e no processo completo de desenvolvimento de software.
Já para o líder técnico, que procura tirar o máximo proveito do seu processo de software, o livro é fundamental para a sua carreira, uma vez que pode auxiliá-lo no desenvolvimento de várias atividades.
Quer otimizar os seus conhecimentos em código? Dê o play e saiba o que é o processo de refatoração de código-fonte?
Confira os benefícios da adoção da refatoração de código por empresas de desenvolvimento de software e como esse processo funciona na vida real.
Por que usar clean code java?
A produtividade de um programador está associada à qualidade do código em que ele trabalha. Dessa forma, realizar a manutenção é muito mais complicado do que desenvolver um software do zero.
Com um clean code, o profissional conquista mais agilidade, além de combater códigos ruins, com muitos erros, mal escritos, com problemas de legibilidade ou escalabilidade e manutenção.
É fundamental deixar claro que, por mais que um código esteja funcionando após sua criação, não quer dizer que ele está perfeito e que não precisará mais de uma revisão.
A tecnologia é constante e a programação deve ser revisada e atualizada sempre, pois o que leva mais tempo são as implementações de novas funcionalidades.
Portanto, para ser um bom programador e fazer com que todo o processo funcione bem, deixe um clean code java ao alcance de suas mãos.
< Leia mais também em: programação Funcional: o que é e como funciona? />
Quais são as melhores regras e boas práticas do clean code?
Agora que você já entendeu o conceito e definição do clean code java e como ele pode ajudar o setor de tecnologia de programação de uma empresa, confira algumas dicas na hora de colocar o seu projeto em prática.
- Evite condicionais negativas;
- Evite dependências lógicas;
- Não use muitos strings;
- Seja consistente;
- Seja legível;
- Seja facilmente testável;
- Contribua para ser fácil de ser mantido;
- Utilize variáveis concisas.
Então, o que de fato pode ser considerado um código de fácil manutenção?
- Alta coesão,
- Utiliza SOLID, (os cinco postulados de design, destinados a facilitar a compreensão, o desenvolvimento e a manutenção de software)
- Contém técnicas de Design Patterns e com baixo acoplamento.
Um código mal feito atenderá as necessidades, mas os problemas serão inevitáveis. Para isso, é fundamental seguir algumas regras para ser mais funcional.
Confira no tópico a seguir.
< Leia mais também em: bootstrap: como usar e para o que serve esse framework? />
Quais são os princípios do Clean Code?
No livro de Robert Cecil Martin, o autor da técnica, define que existem pelo menos 7 boas práticas de uso do Clean Code para deixar o conteúdo rodar com qualidade.
1- Invista em nomes claros e intuitivos
Ter clareza no nome contribui para que ele seja uma variável, uma classe, um método, uma função ou um parâmetro.
E não se preocupe se o nome for muito grande.
O mais importante é que ele seja necessário.
Nomeie tudo que encontrar e evite termos difíceis de pronunciar ou declarar. Tente não usar caracteres especiais e mantenha suas funções simples, claras e pequenas.
2- Regra do escoteiro
Para que você entenda com mais clareza a próxima dica, vamos fazer uma analogia com o acampamento.
Após aproveitar a noite ou com amigos ou familiares, é fundamental retirar todo o lixo do local para preservar a natureza.
Então, o mesmo cuidado deve existir com a programação.
Você deve deixar tudo mais limpo do que encontrou, ou seja, fazer do código uma informação limpa e clara em comparação com o início da manutenção.
3- Seja o autor do código
O código é como uma história.
Logo, ele deve ser compreendido por todas as pessoas envolvidas no projeto. Por isso, use funções simples e pequenas Se possível, sintetize a informação.
4- Não fique repetindo (Don’t repeat yourself)
Esse conceito, abordado no livro The Pragmatic Programmer (de David Thomas e Andrew Hunt), deixa claro que não devemos implementar duas partes do software exercendo a mesma função.
5- Comente somente o necessário
Os códigos são modificados, mas os comentários não sofrem alterações. Então, para evitar problemas, comente apenas o que for considerado relevante.
Porém, esse ponto acaba sendo controverso, uma vez que desenvolvedores preferem trabalhar com códigos comentados. A saída é manter o equilíbrio.
6- Tratamento de erros
Você deve reservar um momento do seu dia para analisar qualquer erro. Isso porque, mesmo que eles existam, o desenvolvedor precisa garantir que o código continuará trabalhando.
Claro, erros ocorrem o tempo todo. Na programação, não seria diferente. O mais indicado é evitá-los ao máximo.
7- Testes limpos
Um código é considerado limpo após os testes.
Por isso, os testes também precisam ser limpos. Ou seja: a execução precisa ocorrer da melhor forma possível, por qualquer pessoa da equipe.
Uma dica interessante é seguir as seguintes etapas.
- Rapidez (fast);
- Independência (independent);
- Repetitividade (repeatable);
- Auto validação (self-validation);
- Pontualidade (timely).
Agora que você já sabe como trabalhar com Clean Code Java, que tal expandir o seu conhecimento com o curso de desenvolvedor(a) NODE.JS?
Aprenda a trabalhar com o desenvolvimento do Back-End de aplicações utilizando uma das principais linguagens de programação da atualidade, o JavaScript, é uma das principais ferramentas do mercado, o NODE.js.
Habilite-se para criar e manter o Back-End de aplicações utilizando uma das melhores ferramentas do segmento, com boas práticas de codificação, integração com bancos de dados, autenticação e autorização.
Quer dar um passo importante em sua carreira? Estude de forma imersiva, prática e interativa. Faça agora a inscrição no processo seletivo. Boa sorte!