Como aplicar dinheiro no banco e potencializar seus ganhos?

Você decidiu investir seu dinheiro para aumentar seu patrimônio? Apesar dessa ser uma jornada longa, garantimos que esse processo trará mais segurança e conquistas para sua vida!

E um dos primeiros passos que você pode dar é entender o que são aplicações bancárias e como aplicar dinheiro no banco. Como existem muitas opções disponíveis, é preciso conhecer as possibilidades para tomar a melhor decisão possível. Veja, a seguir, como aplicar dinheiro no banco!

O que são aplicações bancárias?

Aplicação bancária equivale à compra de um ativo com a expectativa de conseguir um bom retorno financeiro ao longo de um período. Esse investimento, que pode ser feito por pessoas físicas ou jurídicas, tem como propósito a rentabilidade.

Dentre os principais tipos de aplicações, é possível encontrar diferentes rentabilidades, liquidezes, aportes e vencimentos. Isso permite que cada investidor consiga alocar seus ganhos em títulos e papéis que melhor se encaixem com seu perfil de investidor.

O que é perfil de investidor?

O perfil de investidor pode ser definido como uma categorização que cada pessoa recebe ao aplicar seu dinheiro de acordo com o risco que ela está disposta a tomar com suas aplicações. Ele é dividido em três grandes grupos:

  • conservador: prefere evitar perdas, mesmo que isso signifique ganhar menos. Costuma optar por investimentos de renda fixa;
  • moderado: costuma correr um risco médio em suas aplicações, disposto a assumir alguns riscos para aumentar sua rentabilidade – sem deixar a segurança de lado. Esse perfil investe em renda fixa, mas também se interessa por algumas opções de renda variável;
  • arrojado: dispostos a correr riscos para ter maior rentabilidade, costuma investir a maior parte da sua carteira em produtos de renda variável.

Por meio dessa categorização, os investidores terão mais facilidade para entender qual a melhor aplicação bancária dentre inúmeras possibilidades.

Como aplicar dinheiro no banco em 4 passos?

1º passo – Escolha a instituição que melhor atenda as suas necessidades

O primeiro passo em como ganhar dinheiro aplicando no banco é escolher a instituição financeira que ofereça os melhores benefícios. Enquanto uma pessoa busca opções com um aporte reduzido, outras preferem bancos que apresentem uma grande variedade de títulos.

Ou seja, o melhor banco para investir é o que atende às suas necessidades.

Mas o que muitos ainda não sabem é que algumas das principais corretoras do mercado também oferecem as principais funcionalidades de um banco, com o benefício de encontrar ainda mais opções de investimentos.

Na XP Investimentos, por exemplo, os correntistas conseguem:

  • pagar contas, fazer agendamentos e gerenciar comprovantes;
  • realizar transferências para outras contas e bancos com agilidade e segurança;
  • criar códigos PIX;
  • administrar o cartão XP;
  • realizar aplicações em títulos e papéis direto da conta investimento;
  • taxa zero.

Ou seja, com a conta investimento dessa corretora é possível aumentar o leque de alocações enquanto o acesso às principais funcionalidades de uma instituição bancária é garantido. 

2º passo – Analise o portfólio de investimentos oferecidos

Com a conta aberta, o próximo passo para aplicar dinheiro no banco ou corretora é analisar o portfólio de investimentos oferecidos. Muitas pessoas olham para a poupança como a mais conceituada aplicação, mas seu baixo rendimento é uma enorme desvantagem.

Isso acontece por conta da equação definida para se basear o rendimento dela. Quando o investimento estiver menor ou igual a 8,5% ao ano, o cálculo é:

Rendimento da poupança = 0,70 x taxa Selic atual + TR (Taxa Referencial, que atualmente está zerada). 

Se usarmos a taxa de 6,25% de outubro de 2021, por exemplo, chegaremos a  um rendimento de 4,37%. 

Mas a conta mudou em dezembro de 2021. Neste NMesse mês, a Selic alcançou 9,25% e o rendimento passou a ser de 0,5% ao mês (6,17% ao ano). Ou seja, a rentabilidade será menor que a taxa Selic, rendendo abaixo da inflação.

É possível evitar esse cenário buscando outras opções de renda fixa. Mas vale reforçar o que falamos acima: são as corretoras que costumam oferecer uma gama maior de opções.

Dentre as opções que possibilitam ganhar dinheiro aplicando no banco, estão:

Além de olhar os investimentos disponibilizados aos correntistas, também é importante se perguntar:

  • quanto dinheiro tenho para investir?
  • posso precisar desse dinheiro para alguma emergência?
  • quais são os objetivos que quero alcançar com esses investimentos?
  • quando eu precisarei usar o dinheiro investido?

O vídeo abaixo, da série Investimento às Claras, também pode ajudar você a alinhar suas economias com seus objetivos. Aperte o play e confira!

3º passo – Realize as aplicações

Com os investimentos escolhidos de acordo com sua rentabilidade, seu perfil de investidor e seus objetivos, o próximo passo para aplicar dinheiro no banco ou corretora é a alocação do patrimônio.

Para isso, é necessário transferir a quantia necessária para a conta em que os investimentos serão realizados. Em seguida, é só selecionar os títulos e papéis e realizar as aplicações.

4º passo – Siga aprimorando a carteira de investimentos

“Agora que investi os R$ 10.000 que tinha separado para minha reserva de emergências, é só deixar o dinheiro trabalhando, certo?” Errado.

O crescimento do nosso patrimônio precisa ser transformado em um hábito a fim de tentar garantir o melhor presente e futuro possível. 

Mais que entender como aplicar dinheiro no banco, esse hábito significa investir novas quantias com frequência e buscar melhores opções de títulos e papéis para maximizar os ganhos com o menor esforço possível.

E para conseguir aprimorar sua carteira de aplicações, o melhor investimento que você pode fazer é na sua educação financeira. 

Por meio do conhecimento, dúvidas como “qual é a melhor aplicação bancária?” e “como aplicar dinheiro no banco?” são deixadas de lado, trazendo mais segurança e rendimento para suas aplicações.

Se você quer entender mais sobre o mundo dos investimentos e quer saber mais sobre ele antes de aplicar o seu suado dinheiro em algum título ou papel, faça um curso da Escola de Investimentos da XP Inc.. Na Xpeed School, nós mostramos o caminho!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img