Como aprender programação? Descubra que é simples!

Saiba como aprender programação do zero e sem mistérios.

Já é um fato que a linguagem de programação é fator primordial para qualquer execução online. Por isso que mais e mais pessoas estão buscando como aprender programação, uma vez que é uma área no mercado de trabalho com grandes oportunidades e que permite a realização de diversas funções.

Você provavelmente entende que programar é uma ação de planejar e dar instrução a alguma coisa para que ela funcione de um jeito específico, envolvendo totalmente a tecnologia, com códigos e outras linguagens que comandam as diversas funções dos computadores, dispositivos, softwares e até mesmo robôs. 

Mas você sabia que programação está entre as habilidades do profissional do futuro? Isso é o que disse um estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial!

Essa versatilidade e conhecimento são os principais atrativos dos novos profissionais que amam a tecnologia da informação. Só que por mais que seja um mercado amplo, ele exige algumas noções básicas, gosto pela tecnologia e os sistemas, o que pode se tornar uma profissão um pouco complexa para alguns. 

Então, neste artigo você vai ver que aprender programação não é um bicho de sete cabeças e que você pode sim seguir uma carreira na área, mesmo que do zero, e ainda se sentir realizado e útil por isso, pois o que seriam das empresas hoje sem os programadores?

Continue a leitura e descubra!

Aprender a programar do zero e de graça, como?

Se você está planejando ingressar na carreira de programação, principalmente se não entende nada sobre o assunto, a primeira coisa que precisa é um computador bom, com espaço de armazenamento adequado para programas, e com acesso à internet. 

Feito isso, o interessante é começar a buscar sobre a importância da programação, as principais áreas de atuação e funções, daí você alinha com seus objetivos e inicia em um curso que vai te ensinar o básico da área. 

Existem uma infinidade de plataformas para aprender a programar de graça, e muitas também oferecem certificado de conclusão. Claro que se você quer ser um especialista na área vai ter que fazer um investimento maior e ter bastante experiência prática, mas para quem quer iniciar, é um bom caminho.

Além disso, vários desses cursos gratuitos ainda oferecem fóruns para trocas de informações e experiências com outros usuários e estudantes, o que contribui para todo o aprendizado. Só existe um porém: muitos desses cursos estão apenas em inglês, então ter uma boa noção desse idioma é essencial. 

Alguns sites que fazem isso são:

Qual linguagem de programação aprender?

Você deve estar em dúvida sobre qual a melhor linguagem de programação para se aprender, certo? Existem muitas possibilidades.

Para um profissional completo é importante saber todas, mas como cada uma tem suas funcionalidades, você pode entender o que é a função de cada uma delas e ver qual está mais alinhada com seu objetivo atual. Daí aos poucos você vai se desenvolvendo para a linguagem mais interessante para o seu momento.

As principais linguagens de programação utilizadas são:

Python

A linguagem Python pode ser usada para diversas finalidades na programação, sendo as principais:

  • criar aplicações web
  • desenvolver jogos eletrônicos
  • criar soluções para sistemas operacionais de empresas
  • aplicar projetos de inteligência artificial na indústria da robótica. 

Python é uma das linguagens mais comentadas nos últimos anos pelas sua ampla utilização e por ser mais moderna. Ela também permite que os profissionais programadores escrevam códigos mais legíveis, organizados e com mais produtividade se for comparar com os outros tipos.

Javascript

A mais conhecida na área de programação, embora muitos não gostem de utilizá-la por ter uma sintaxe mais antiga, diferente da Python. 

No entanto, um de seus benefícios é que ela é multiplataforma, ou seja, quando um desenvolvedor cria e finaliza um código ele pode ser usado em outra plataforma, com grande eficácia de portabilidade. 

Dominar Javascript vai fazer com que você saiba mexer no mercado de dispositivos móveis, como o Android. 

C

Uma das mais antigas linguagens de programação, mas é constantemente melhorada e atualizada para ser utilizada de maneira prática. 

Sua grande característica é a acessibilidade, fazendo com que o programador tenha mais autonomia, portabilidade e simplicidade na hora de criar projetos. 

A linguagem C é amplamente usada para programar softwares ou funções que se relacionam diretamente com o hardware de um dispositivo. Assim, é comum para se criar bancos de dados, sistemas operacionais, editores de texto e programas de edição e tratamento de imagens. 

C++

Baseada na linguagem C, porém bem mais avançada, quando um programador a utiliza é capaz de desenvolver jogos eletrônicos, programas de tratamento de imagens, tocadores de áudio, sistemas operacionais e editores de texto.

C#

Uma das mais recentes, a linguagem C# veio para flexibilizar o desenvolvimento de aplicativos. Ela foi criada pela Microsoft, mas não é utilizada em aplicativos para dispositivos eletrônicos e móveis, apenas para projetos e soluções para a plataforma .NET Framework.

Como sua sintaxe foi baseada na Java e C++, ela é uma combinação ótima para aprender particularidades e ainda entender outras linguagens, como a C#, sem dificuldade. Logo, quem domina essa pode aprender as outras mais rápido. 

Por que aprender programação?

Conforme já mencionado, a programação é um dos pilares que sustenta e move o mundo da tecnologia. Em todo lugar você a encontra quando se tem uma ferramenta tecnológica, como celular e computador. 

Além de ser um ramo com muitas oportunidades de crescimento de carreira e com bons salários. A média que um programador ganha no Brasil é em torno de R$3 mil reais, e isso muito por baixo e inicial. 

Assim, ela existe como forma de melhorar a experiência, criar soluções e ainda garantir que os dados dos novos clientes registrados sejam armazenados no banco de dados do próprio sistema do aplicativo.

Nada mais é que a área que cria ferramentas para facilitar sua vida e otimizar suas rotinas, ganhando mais velocidade na execução das suas próprias tarefas e produtividade. 

Dicas de como começar a aprender programação

Agora que você já tem uma base sobre como aprender programação, confira algumas dicas de como dar os primeiros passos:

  • Comece entendendo sobre as funções da área;
  • Entenda sobre o mercado de trabalho e as oportunidades de carreira;
  • Escolha uma linguagem de programação para começar a aprender;
  • Escolha um editor de texto e um compilador;
  • Conheça as ferramentas online disponíveis;
  • Faça cursos de especialização;
  • Pratique muito.

Agora é com você!

Sabendo de todos esses fatores de como aprender programação o que falta é você dar o primeiro passo na sua carreira e se dedicar aos estudos. 

Conforme dito anteriormente, existem muitos cursos básicos e gratuitos para começar a se inteirar sobre a área, mas se você deseja uma especialização mais completa e que lhe permite sair da formação já com a prática de mercado, aqui na XP educação temos um Bootcamp exclusivo para programadores iniciantes.

Para você acessar basta ter uma de nossas assinaturas e você vai aprender tudo o que precisa para alavancar na área de programação. Fale conosco e saiba mais.

Continue Aprendendo

spot_img