Guia prático: como comprar ações fracionadas?

Para quem deseja começar a operar com renda variável, mas ainda se sente inseguro quanto à  imprevisibilidade de rendimento, existem escolhas possíveis na Bolsa de Valores do Brasil (B3). Caso esse seja o seu caso, o mercado fracionário é uma possibilidade.

Ainda não conhece nada sobre esse mercado? Não se preocupe! Preparamos um conteúdo completo para te ajudar a entender como comprar ações fracionadas.

Ao término da leitura, você terá aprendido sobre os tópicos abaixo.

  • O que é o mercado fracionário?;
  • O que são ações fracionadas?;
  • Como comprar ações fracionadas na Clear?;
  • Vantagens e desvantagens de comprar ações fracionadas.

Boa leitura!

O que é o mercado fracionário?

Dentro da B3 existem vários tipos de mercado. Para entender melhor o que é e como funciona o mercado de frações, vamos fazer um comparativo entre ele e o integral.

Basicamente o que diferencia os dois é a quantidade de ações que se pode comprar em cada um. Veja abaixo.

  • mercado integral: compra por lotes, sendo o mínimo com 100 ações;
  • mercado fracionário: compra unitária, possibilidade de comprar de uma a 99 ações.

Tendo isso em mente já é mais fácil compreender o motivo do mercado de frações funcionar melhor para quem está na transição da renda fixa para a variável. O motivo é que sem a “obrigatoriedade” de comprar por lotes as operações ficam mais baratas.

Mesmo com riscos menores, é importante não ficar desatento a esse fator. Saiba como fazer um melhor gerenciamento de risco com o vídeo abaixo. Dê o play e confira!

O que são ações fracionadas?

Como explicamos acima, as ações fracionadas são compradas e vendidas de maneira unitária. Ou seja, para quem tem um patrimônio baixo ou não quer arriscar tanto em renda variável elas são uma boa opção.

Para facilitar a identificação ao comprar ação fracionada dentro do ambiente de negociação, o home broker, basta observar a letra F ao final dos códigos. Confira o exemplo abaixo.

O código da ação da Petrobrás é PETR4. Caso esteja sendo negociado no mercado fracionário ele aparecerá como: PETR4F.

Além dos códigos das ações, escolha conscientemente em qual corretora irá abrir conta. O motivo é que as taxas de corretagem são empregadas em cada operação. Com a opção de aplicar entre uma a 99 ações, essa conta pode não ficar tão barata.

Uma boa opção é decidir por corretoras que não cobrem a taxa de corretagem. A Clear é uma ótima possibilidade, pois foi a primeira no Brasil a oferecer o caminho da corretagem zero.

Outro fator importante ao se investir com ações fracionadas é a possibilidade de diversificação da sua carteira de aplicações . Mas é preciso ter atenção: invista naquelas que fizerem mais sentido para os seus objetivos seguindo o seu perfil de investidor.

>>> Também pode te interessar: Como escolher uma boa corretora de investimentos?

Como comprar ações fracionadas na Clear?

Até aqui você já entendeu o que é o mercado de frações e o que são as ações que o compõem. Mas, como comprar ações fracionadas?

E, não somente como comprá-las, mas como fazer isso da melhor maneira para o seu bolso.

Lembra que comentamos acima sobre a corretora Clear ter sido a primeira com corretagem zero? Então confira abaixo o passo a passo de como comprar ações fracionadas na Clear.

1- Tenha um planejamento financeiro

O primeiro passo para comprar ação fracionada, ou em qualquer outro tipo de ativo, é ter um bom planejamento financeiro. Afinal, investir sem estar com as finanças minimamente organizadas pode atrapalhar na constância das aplicações.

Portanto, antes de pensar em investir em ações fracionadas tenha sua vida financeira estruturada. Caso tenha dificuldades, dedique parte do seu tempo em cursos de educação financeira.

>>> Para entender melhor sobre o assunto, confira o post: O que é a educação financeira? 4 passos para aprimorar suas finanças.

2- Estude o mercado

Sempre que pensar em aplicar parte do seu patrimônio em investimentos, seja de renda variável ou fixa, é preciso estudar sobre o assunto. Nesse sentido, tire parte do seu dia para se dedicar ao mundo do mercado fracionário para se preparar melhor.

3- Crie uma conta na Clear

Já que estamos falando em comprar ações fracionadas com a corretora Clear, é importante criar sua conta nela. Para isso basta acessar o site e clicar em “Abra a sua conta”. Responda ao questionário de cadastro e, em seguida, espere confirmação no e-mail.

4- Decida quais ações e a quantidade

Feito os três primeiros passos, chegou a hora de decidir quais e quantas ações fracionadas irá comprar. Lembre-se sempre de avaliar quanto estará disposto a aplicar levando em consideração a volatilidade dos ativos.

Não custa repetir: estude muito antes de começar a operar neste mercado para minimizar os riscos.

5- Acompanhe

Agora que já comprou suas ações fracionadas não deixe de acompanhar o progresso delas. Assim saberá o melhor momento de vendê-las ou deixá-las rendendo por mais tempo.

Vantagens e desvantagens de comprar ações fracionadas

Agora que aprendeu tudo sobre como comprar ações fracionadas, quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento? Confira a seguir.

Vantagens

Entre as vantagens de se operar com ações fracionadas podemos citar três principais. São elas:

Entrada no ambiente da renda variável

Como comentamos bem rapidamente no início deste conteúdo, as ações fracionadas são muitas vezes a porta de entrada na renda variável. Como assim?

Por não serem vendidas em lotes fechados e sim por unidades, os riscos da volatilidade são menores. Então para investidores que querem começar na renda variável, as ações fracionadas potencializam esse sentimento de segurança.

Mas, é válido lembrar que os riscos continuam existindo.

Investir com pouco dinheiro

Outra vantagem é o fato de se poder investir com pouco dinheiro. Por exemplo, no mercado integral onde as ações são vendidas em lotes o valor é muito mais alto pois não há a possibilidade de aplicar em menor quantidade.

Já no mercado fracionário, por trabalhar em unidade, você pode comprar uma única ação. Pensando na cotação da Petrobrás, por exemplo, com 40 reais já seria possível fazer o investimento.

Diversificação da carteira

Por ter a opção de aplicar em várias ações, diversificar a carteira de investimentos fica mais simples. O que é muito bom, considerando que quanto mais diversificada for sua carteira maior equilíbrio ela terá.

Confira o vídeo abaixo para entender melhor.

Desvantagens

Já entre as desvantagens podemos citar duas. No entanto, uma delas pode ser facilmente contornada. Confira.

Liquidez

Caso deseje investir no curto prazo, as ações fracionadas podem não ser a melhor opção. O motivo é que além de possuírem baixa liquidez, existe uma maior dificuldade de venda se comparada ao mercado integral.

Taxa de corretagem

Como já explicamos, as taxas nas ações fracionadas são calculadas em cima de cada operação. Portanto a depender do número comprado a taxa de corretagem pode ser um peso incômodo nas finanças.

Mas, isso não é necessariamente um problema. Já que existem corretoras como a Clear que oferecem corretagem zero nas operações.

Gostou de entender mais sobre o universo do mercado fracionário? Chegou a hora de conhecer todo o ambiente da Bolsa de Valores do Brasil.

A Xpeed School, o braço educacional da XP Inc. pode te ajudar nisso! Com o guia da bolsa para investidores, você terá sempre à disposição um manual completo para investir com segurança. E o melhor, gratuitamente!

Clique no banner e baixe agora mesmo!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img