Como escolher fundos imobiliários: 8 dicas para montar sua carteira de investimentos

Em um cenário em que o rendimento é cada vez mais baixo em apostas de renda fixa, saber como escolher fundos imobiliários é uma escolha de risco, porém bastante valiosa para quem não teme investir em renda variável.

Em 2021, por exemplo, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa básica de juros para 2% ao ano, o que levou os investidores a optar por fundos imobiliários. A taxa Selic, por exemplo, teve uma alta e atualmente permanece em 7,75% ao ano.

Em contrapartida, a pesquisa recente da B3 mostrou que esses ativos encerraram 2020 com mais de 1 milhão de investidores, e um recorde de R$53,9 bilhões de investimento somente nos últimos doze meses, ou seja, motivo de alegria para quem aplica em fundos imobiliários.  

Mas ainda há um certo receio nessa área, principalmente para negociantes de primeira viagem. Saber como escolher fundos imobiliários, conhecer suas vantagens e prever o retorno esperado do portfólio são algumas dúvidas frequentes dos leigos, que serão solucionadas a partir agora. Acompanhe a gente e saiba mais.  

O que são fundos de investimento imobiliário?

Fundos de Investimento Imobiliário (FII) são uma modalidade coletiva de renda variável formada por investidores que desejam aplicar recursos em investimentos imobiliários, seja em imóveis prontos, edifícios comerciais, shopping center e hospitais, por exemplo.

Em suma, é uma forma de conquistar o retorno financeiro por meio da exploração de locação, arrendamento, venda do imóvel ou outras negociações.

Quais são os benefícios do fundo de investimento imobiliário?

Os fundos imobiliários são um ótimo modelo de investimento porque geram rentabilidade alta, além de diversificar a carteira de ativos.

A propósito, você não irá realizar negociações às cegas, uma vez que um gestor especializado estará à sua disposição para ajudá-lo na escolha das alocações.  

Por último, e talvez um dos maiores diferenciais em relação a outros investimentos, é que você ficará livre de encargos, como taxas, inadimplência, manutenção, entre outros, muito comuns quando se compra ou arrenda um imóvel por conta própria.

Quer dar os primeiros passos no mundo dos investimentos? Aproveite o nosso curso com materiais exclusivos pra você

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

Afinal, como escolher fundos imobiliários?

Agora que você já entendeu o conceito, listamos oito dicas importantes para saber como escolher fundos imobiliários. Confira!

1. Determine seus objetivos

O primeiro passo antes de partir para o investimento é alinhar os próprios objetivos, isso porque o pagamento de proventos e a valorização das cotas podem variar conforme o tipo de ativo, o que confundirá a sua estratégia.

2. Preste atenção na liquidez

A liquidez é um dos pontos mais importantes no FII, pois é o recurso que transforma o ativo em dinheiro. Ou seja, é por meio dela que você consegue vender o Fundo Imobiliário e obter o dinheiro com mais ou menos velocidade.

Nesse contexto, vale frisar que quem busca maior liquidez e menos risco, talvez seja favorável testar a renda fixa, pois quando se investe a reserva de emergência em fundos imobiliários, a liquidez diminui em comparação aos títulos públicos, como o de Tesouro Direto, por exemplo.

3. Verifique o histórico de rentabilidade do fundo

Tenha em mente que no exato momento de fechar a negociação, a performance do fundo nem sempre apresenta o total de ganhos e o comportamento do mercado nos meses anteriores, o que gera insegurança para o investidor pelo pouco embasamento histórico. 

Por isso, recomenda-se conversar com um gestor e pedir um documento de rentabilidade mais amplo, de, no mínimo, seis a 12 meses, para você formular seus investimentos.

4. Determine o tipo de risco

Desde o primeiro momento, observe qual dos tipos de retorno financeiro você deseja investir: um que gere ganhos maiores com riscos altos ou outro com rentabilidade equilibrada, porém menores riscos.

Esse ponto é importante porque determina o tipo de investidor que você é. Isto é, se o seu perfil é mais conservador, talvez valha mais a pena aplicar em operações menos arriscadas, porém com menor rentabilidade. Agora, se você não teme as oscilações do mercado, espere por um retorno financeiro polpudo.

5. Avalie a estratégia de alocação do fundo

Perceba se o fundo escolhido investe em imóveis mais consolidados e com menor chance de risco, ou os que estão em fase de construção, que, consequentemente, apresentam-se mais expostos a riscos.

6. Conheça o gestor do fundo

Como vimos, o gestor é o responsável pelas alocações na carteira de fundo, portanto, ele tem influência direta no andamento dos investimentos.

Desse modo, busque se informar sobre o histórico do gestor, identificando demais experiências nessa área, e a rentabilidade dos ativos nos quais já atuou.

7. Pense no prazo de investimento

Ao alocar em FIIs, entenda que esse é um ramo de resgate à longo prazo. Por isso, só faz sentido se o investidor montar uma carteira de pelo menos um ano.

Saber esperar é uma arte nos investimentos, até porque normalmente um ativo imobiliário constará na carteira somente depois de um tempo após o início das negociações.

8. Conheça mais os imóveis

Por fim, o investidor deve ficar atento aos detalhes do ativo, ou seja, é fundamental avaliar os imóveis, os locatários (para entender o risco de crédito dos aluguéis), os níveis de vacância e inadimplência, entre outros elementos.

Gostou das dicas? Certamente a partir dessas informações, você sentirá mais segurança para investir em FIIs. 

Como funciona o rendimento dos fundos imobiliários?

Existem duas maneiras para você obter um rendimento de fundo imobiliário: por valorização das cotas ou pagamento de proventos.

No primeiro caso, se você pretende vender um imóvel por um preço maior em comparação ao investido, provavelmente haverá um ganho de capital.

Já a segunda alternativa é por meio da quitação de proventos em forma de dividendos, ou seja, repasses onde parte dos lucros são direcionados aos cotistas de forma mensal ou semestral. Essa é uma boa alternativa para quem não quer comprar ações ou diversificar a carteira.

Como escolher fundos imobiliários? Bônus 

Bom, dicas não faltam para você saber como escolher fundos imobiliários, afinal, esse é um campo vasto que vale a pena se aprofundar nos detalhes.

Pensando nisso, a Xpeed sugere o curso Viva de Renda com Fundos Imobiliários, no qual  você aprenderá a construir uma carteira de fundos e entenderá porque apostar nesse segmento é mais rentável do que nas ações negociadas na Bolsa de Valores.

Aproveite também para dividir seu conhecimento, compartilhando esse texto em suas redes sociais! Afinal, quem confia em você gostará de saber mais sobre fundos imobiliários! 

Não perca tempo e comece agora!

Continue Aprendendo

spot_img