Como fazer networking? Confira dicas essenciais!

Aprenda a se conectar com pessoas que podem ser aliadas do seu futuro profissional

Você já deve ter escutado sobre a importância de uma boa rede de contatos no mercado de trabalho, certo? Existem diversas formas para alavancar o desenvolvimento de uma carreira e o networking, sem dúvidas, é uma das ferramentas mais relevantes e eficazes. 🚀

Como a tradução do termo já diz, networking é a ação de trabalhar uma rede ou um grupo de pessoas. Por isso, a palavra é usada para definir a construção e a manutenção de uma rede de contatos profissionais.

Portanto, este grupo de pessoas é conectado por interesses de carreira, propósitos e objetivos similares e pode incluir colegas de trabalho, fornecedores, amigos e familiares que trocam conhecimentos e informações entre si.

O networking eficiente é criado de forma constante e colaborativa, requer investimento de tempo e dedicação para a construção de bons relacionamentos, e precisa estar alinhado com os objetivos profissionais de cada um. Confira algumas dicas para você turbinar a sua rede de contatos.

Por que ele é tão importante no mercado de trabalho?

Um bom networking ajudará a impulsionar a sua carreira, gerando diversas oportunidades profissionais, como:

  • Visibilidade e relevância profissional;
  • Apoio no desenvolvimento de carreira;
  • Indicação para vagas e novas oportunidades de trabalho;
  • Ajuda na solução de problemas;
  • Recomendação de fornecedores e clientes;
  • Atualização de conhecimentos;

👉 É importante ressaltar que o networking é uma relação de troca e ajuda mútua, desta forma, também é esperado que você entregue benefícios e ajude sua rede, ok?

Como fazer um bom networking?

O ponto de partida mais importante é entender qual é o seu objetivo, o mercado e a área de seu interesse, suas aspirações profissionais e metas.

Entendendo estes primeiros direcionamentos, ficará mais fácil identificar os contatos que são relevantes para a sua rede e iniciar os relacionamentos. Se o seu objetivo mudar ao longo do tempo, basta redirecionar o seu foco.

Contudo, é bastante importante colocar esforços para construir e manter relacionamentos profissionais de forma cuidadosa e eficaz. Separamos, abaixo, algumas dicas para te apoiar neste processo.

Transmita confiança

É sabido que a confiança é a base para qualquer relacionamento e no networking não é diferente. Por isso, estar aberto e ser genuíno nas trocas com sua rede de contatos te ajudará a criar conexões sinceras e de qualidade.

Compartilhe suas opiniões, projetos e perspectivas, sempre de forma honesta, e esteja disponível para escutar e trocar.

Busque criar proximidade com sua rede e estabeleça relações transparentes e verdadeiras para ser considerado uma referência positiva. Afinal, você não recomendaria um profissional que não passa confiança, certo?

Divida seus conhecimentos

Esteja sempre disposto a compartilhar suas experiências, oportunidades e informações com os seus contatos, além de ajudá-los sempre que necessário.

Você pode ser proativo e iniciar conversas colocando-se à disposição para ajudar antes das pessoas te buscarem, compartilhando materiais ou marcando encontros para manter-se presente.

Desta forma, você estabelecerá um vínculo mais forte, fará a diferença em sua rede e será reconhecido por isso. 🙂

Colabore de forma ativa

Um bom networking é feito de forma constante e, para isso, precisa sempre de atenção. Não é sobre quantos contatos você tem e sim sobre a qualidade do relacionamento que você tem com eles.

Procure manter contatos ativos com a sua rede, atualizando-os sobre a sua carreira e desafios, e buscando saber o mesmo deles. Portanto, mostre-se presente e disponível, e não deixe para buscá-los apenas quando tiver algum interesse pontual.

Quando estiver em uma reunião, encontro ou evento, participe das conversas, contribuindo com opiniões e fazendo perguntas, deixando claro que você está participando ativamente daquele fórum.

Crie oportunidades e mantenha-se aberto a novos contatos

Reserve espaços em sua agenda para marcar encontros presenciais, como um café, almoço ou até mesmo uma conversa virtual.

Assim, você conseguirá organizar, dentro de suas prioridades, momentos para trabalhar o seu networking com pessoas de seu interesse.

Esteja aberto para conversar e conhecer novas pessoas, inclusive de diferentes níveis hierárquicos – júnior, pleno, sênior – e até mesmo de outras áreas. Afinal, cada contato é uma nova oportunidade para expandir a sua rede. 😄

O networking não é sobre quantos contatos você tem e sim sobre a qualidade do relacionamento que você tem com cada um deles. Foto: Freepik

Onde fazer networking?

As redes de contato crescem e se consolidam naturalmente junto com a carreira de cada profissional, porém, é muito importante aproveitar os momentos e espaços ideais para potencializar e expandir suas relações.

Você pode fazer networking no trabalho, em eventos, cursos, redes sociais e até mesmo em momentos de lazer com família e amigos. Para isso, basta saber quem são as pessoas de quem você quer se aproximar.

Na sua empresa atual

Você já parou para pensar na quantidade de pessoas interessantes para uma rede de contatos que trabalham em sua empresa?

Aproveite as reuniões, almoços, aquela pausa para o café e até mesmo o happy hour para criar conexões com estes colegas de trabalho.

Compartilhar conquistas, desafios e novos projetos que você está tocando fará com que eles conheçam o seu trabalho e criará proximidade e relevância.

Dessa forma, aproveite também para criar conexões em outros departamentos, fora de sua área de atuação. Isso é ótimo para quem pensa na transição de carreira.

Através do LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional e, por isso, um ótimo canal para fazer networking, já que funciona como uma vitrine para as empresas e também para os profissionais.

Ademais, confira algumas dicas importantes para criar uma boa rede de contatos na plataforma:

  • Mantenha o seu perfil sempre atualizado (formação acadêmica, qualificações e experiências profissionais) e em atividade constante;
  • Faça conexões de qualidade. Busque seus colegas de formação, do trabalho atual, trabalhos anteriores, fornecedores e clientes;
  • Siga páginas, empresas, profissionais e publicações de seu interesse;
  • Participe de grupos na sua área de interesse;
  • Faça comentários e interaja com suas conexões;
  • Crie conteúdos relevantes e faça publicações.

Assim, invista nessa ferramenta e aproveite os diversos recursos para alavancar o seu networking. 😉

Em eventos da área

Situações como palestras, congressos, feiras e eventos, além de trazerem muitos conhecimentos, são excelentes oportunidades para encontrar novos e antigos contatos profissionais com os mesmos interesses e objetivos que você. Portanto, aproveite este tipo de experiência sempre que tiver possibilidade.

Já sei como construir networking, o que fazer agora?

Por fim, com todas essas dicas, você já pode colocar em prática e começar a construir o seu networking hoje mesmo!

Nesse sentido, avalie como você tem cuidado da sua rede de relacionamentos, o que pode fazer de diferente para potencializar essas relações, construir novas e alavancar a sua carreira.

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