Como fazer um plano de carreira no mercado de trabalho atual?

Entenda também como funciona um plano de carreira e os principais tipos

Ter um plano de carreira permite que você identifique seus objetivos profissionais a longo prazo e crie um plano para alcançá-los. Ele também o ajudará a entender o que é preciso para progredir em sua carreira e quais são as suas opções de crescimento.

Desenvolver um plano de carreira pode ajudá-lo a se manter motivado e focado em seus objetivos, bem como ajustar expectativas pessoais e profissionais à medida que sua carreira evolui.

O pessoal e profissional são duas áreas da vida que, às vezes, podem parecer conflitantes. No entanto, é possível conciliá-las se houver um comprometimento e um esforço consciente para fazer isso.

Quer entender mais? Saiba o que é e para que serve um plano de carreira, tipos, como fazer e os benefícios. Boa leitura!

O que é plano de carreira?

O plano de carreira é um conjunto de ações definidas por um indivíduo para alcançar seus objetivos profissionais a médio e longo prazo. O planejamento envolve a definição de metas, a elaboração de um plano de ação para alcançá-las e a avaliação periódica dos resultados.

Para que serve um plano de carreira?

A ferramenta servirá como guia para entender seu momento atual e onde você quer chegar.

Veja abaixo dicas de como fazer o plano de carreira:

  1. Estabeleça metas e objetivos;
  2. Avalie o desempenho;
  3. Dê feedbacks construtivos;
  4. Monte um plano de ação;
  5. Acompanhe os resultados com frequência.

Principais tipos de plano de carreira

Existem diversos tipos de planos de carreira que as empresas podem utilizar para melhor direcionar seus funcionários.

Esses planos devem ser criados segundo as necessidades e objetivos da organização, bem como do perfil dos profissionais que compõem seu quadro de colaboradores. Conheça os principais tipos:

Carreira horizontal

O plano de carreira horizontal não possui divisão de nível hierárquicos. Logo, por todos estarem no mesmo patamar, não há possibilidade de crescimento profissional.

Algumas empresas podem conceder aumentos salariais e reconhecer os colaboradores conforme o desempenho em alguma demanda ou no ano vigente.

Carreira em linha

O plano de carreira em linha é quando a estrutura interna vem da hierarquia. As promoções acontecem por padrão e por tempo de serviço, independente se você teve um desempenho excepcional ou não.

Geralmente, ele é mais conhecido para profissionais de serviços públicos e instituições militares. Nesse caso também há dificuldades de mudar de cargo e área, pois o ingresso se dará em determinado cargo/posto.

Carreira paralela

O plano de carreira paralela é mais comum em empresas que possuem programas de trainee. E como funciona? As empresas permitem que esses funcionários conheçam diversas áreas no negócio, incluindo cargos de liderança.

Carreira em rede

O plano de carreira em rede contempla mais opções do que a carreira em W, por exemplo. O funcionário terá várias opções de atuação, por conta de diferentes cargos que pode ocupar na instituição.

Carreira em Y

O plano de carreira em Y é para profissional que busca reconhecimento, mas não quer ocupar um cargo de gerência/liderança. Logo, ela visa dar referência aos avanços profissionais.

Há dois caminhos possíveis a serem percorridos: especialização ou pesquisa na área de atuação.

Carreira em W

O plano de carreira em W é para o profissional que pretende atuar na gestão de projetos. E como funciona isso? O colaborador irá auxiliar em projetos específicos e em consultoria técnica. Há três caminhos possíveis a serem percorridos: especialização, gestão de projetos e liderança.

<Leia depois: como iniciar uma carreira em Business Intelligence />

(Criador: cottonbro / Fonte: Pexels)

Como fazer um plano de carreira?

O primeiro passo é identificar qual o seu objetivo profissional. Depois, é preciso estabelecer metas e prazos para alcançar esses objetivos. É importante levantar o que você precisa fazer para atingir seus objetivos e quais as habilidades que precisará desenvolver.

É fundamental também buscar oportunidades de aprendizado e de crescimento na empresa em que você trabalha. Por exemplo, se está com dificuldades em determinadas demandas, procure por tutoriais e cursos para aprofundar os conhecimentos. A prática te tornará bom.

Sempre que tiver uma oportunidade, aproveite para se destacar e mostrar seu potencial. Seja em reuniões expondo ideias, em encontros com demais setores ou em conversas particulares com gestor.

Ter um plano de carreira é importante para alcançar a realização profissional, mas é preciso estar disposto a se esforçar e se dedicar para ele ser alcançado.

Tenha a cultura da empresa alinhada com o dos colaboradores

A cultura organizacional deve estar alinhada com o colaborador para que este se sinta parte da organização e esteja comprometido com os objetivos e valores dela.

Potencialize os pontos fortes e melhore os pontos fracos

Os pontos fortes de um funcionário são aqueles atributos ou capacidades que podem ser usados para o benefício da empresa. Já os pontos fracos são aqueles que devem ser trabalhados e aprimorados para evitar que causem problemas no futuro.

Tenha metas

As metas profissionais são importantes por vários motivos. Em primeiro lugar, elas nos ajudam a manter o foco no que queremos alcançar. Sem metas, fica muito mais fácil se perder em meio ao cotidiano e acabar deixando de lado o que realmente importa.

Além disso, as metas nos dão um senso de direção e nos motivam a trabalhar duro para alcançá-las. Sem elas, é fácil ficar desmotivado e acabar desistindo logo no começo. Por fim, as metas nos ajudam a medir o nosso progresso.

Avalie constantemente os resultados

Avaliação de resultados é a capacidade de analisar o sucesso ou fracasso de determinada demanda ou projeto. É importante para a tomada de decisões e ajustes futuros. Algumas métricas comuns são o tempo, custo, qualidade, produtividade e satisfação do consumidor com o produto/serviço.

Treine seus profissionais

Os treinamentos de funcionários são extremamente importantes para as empresas, pois promovem a melhoria do desempenho dos colaboradores, aumentando a produtividade e a eficiência da organização.

Ademais, os treinamentos também contribuem para a redução do turnover, pois os funcionários se sentem mais motivados e satisfeitos com seus empregos quando percebem haver investimentos em seu desenvolvimento profissional.

Benefícios do plano de carreira

Ele pode contemplar diversos aspectos vantajosos, desde a formação acadêmica até a experiência profissional, passando pelo networking e a atualização constante. Com um plano de carreira bem traçado, fica mais fácil visualizar o caminho a seguir e, consequentemente, se tornar mais motivado para alcançar as metas estabelecidas.

Ter um plano de carreira também pode facilitar o processo de negociação de benefícios com a empresa, pois você terá um argumento mais consistente para apresentar. No entanto, é importante lembrar que um plano de carreira não é algo estático e deve ser revisto constantemente, conforme as mudanças que ocorrem tanto na sua vida pessoal quanto na sua carreira.

<Confira: por que fazer uma carreira no mercado financeiro />

Carreira em formato híbrido

Desde o início da pandemia do COVID-19, muitas empresas adotaram o expediente híbrido. Isso significa que muitos profissionais precisaram se adaptar a esse novo modelo de trabalho.

A carreira híbrida permite maior flexibilidade de horários e local de trabalho, além de um ambiente de trabalho mais informal. Tudo isso contribui para um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Já para o setor público, a carreira com o expediente híbrido ajuda a reduzir custos com estrutura física e aumenta a produtividade dos funcionários, isso porque eles têm mais autonomia e podem trabalhar em seus horários mais produtivos.

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