O que é GPS? Conheça o Sistema de Posicionamento Global

O GPS é um sistema de navegação por satélite que indica para um aparelho receptor móvel a sua posição e o respectivo horário. Conheça aqui como funciona e aplicações

Como nos localizaríamos sem o GPS? Já pensou ir para algum local e não saber como chegar até seu destino?

Antigamente, a maneira mais eficiente de se localizar, era pedindo informação para qualquer pessoa na rua, mas hoje em dia, graças às tecnologias desenvolvidas nos últimos anos, temos acesso ao GPS, ferramenta que nos trouxe mais facilidade de locomoção.

O Sistema Global de Posicionamento, do inglês Global Positioning System (GPS), é um mecanismo de localização atuando com uma rede de satélites com órbitas previsíveis. O aparelho receptor que fica na Terra capta os sinais e indica exatamente em que ponto você está.

Fascinante, não é mesmo? Entenda ao longo do conteúdo mais sobre o assunto. Boa leitura!

O que é GPS?

O GPS nada mais é do que um sistema de navegação por satélite que indica para um aparelho receptor móvel a sua posição e o respectivo horário. Isso pode ser em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento. Basta que o receptor esteja no campo de visão de três ou quatro satélites GPS.

Atualmente, há dois sistemas funcionando, o GPS americano e o GPS russo, esse último chamado de GLONASS. Existe ainda outros dois equipamentos que estão em fase de implementação: Galileo (da União Europeia) e o Compass (da China).

Em números 🛰🌎

Há um total de 24 satélites e ainda mais quatro presente em seis planos orbitais a uma altitude de 19.000 km. São dois sistemas atuando diariamente e ainda 2 sistemas em fase de implementação.

Como o GPS surgiu?

A tecnologia surgiu em meados de 1973 nos Estados Unidos, oriundo de outro projeto chamado NAVSTAR, cujo objetivo foi de suprir carências dos sistemas de navegação anteriores. Na época, várias ideias foram agrupadas para a elaboração do projeto.

O desenvolvimento foi feito pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos com foco na utilização pelos profissionais militares. O sistema GPS tornou-se operacional em 1995 e logo em 2000, o presidente dos EUA tornou o acesso público e gratuito para os civis.

Histórico dos fatos

  • 1960: início do projeto NAVSTAR;
  • 1973: concepção do GPS;
  • 1995: entrada em operação por militares;
  • 2000: abertura de acesso para civis.

Principais nomes em relação à invenção

Três grandes nomes foram quem Roger L. Easton, do Naval Research Laboratory, Ivan A. Getting, da Aerospace Corporation, e Bradford Parkinson, do Laboratório de Física Aplicada, são responsáveis ​​por sua invenção.

Além disso, os trabalhados feitos por Gladys West foram essenciais no desenvolvimento de técnicas computacionais para detecção de posições de satélites com a precisão necessária para GPS.

<Recomendação de leitura: conheça as profissões do futuro />

Como funciona um GPS

O sistema de GPS depende de vários aspectos. Conheça-os abaixo:

  • Triangulação;
  • Mapas;
  • Dados.

Triangulação

Para o GPS há o uso do sistema de triangulação que indica a localização do receptor na Terra funcionando assim: três satélites enviam o sinal para o receptor que realiza o cálculo de quanto tempo cada sinal demorou para chegar.

Mapas

Os mapas são apenas uma camada dentro de uma ferramenta. Dependendo da marca há um mapa próprio ou serviço licenciado.

Dados

Os dados constantes do GPS podem indicar dados dos usuários e sobre o deslocamento no território.

Além disso, quando a geolocalização não está ativada, há outro recurso: transmissão do sinal de telefonia. Por meio dele é possível fazer o cálculo da posição e o deslocamento do aparelho, por exemplo.

(Fonte: IME Unicamp)

Conheça os tipos de GPS

Presente no nosso dia a dia das mais variadas formas, entenda como funciona o equipamento em carros, smartphones e outros.

GPS automotivo

O sistema é utilizado em conjunto com os mapas das cidades e os locais de tráfego. Ao ser acionado, a tecnologia traça percursos e rotas em relação à localização. Ele é essencial quando se precisa usar em locais que não se conhece!

Também pode ser utilizado um rastreador GPS em caso de roubos ou furtos.

GPS náutico

É um sistema que necessita de características específicas para funcionamento como ter compatibilidade com as cartas náuticas bluechart, ser flutuável e a prova d’agua.

Além disso, o GPS náutico deve ter uma tela de tamanho igual ou ainda maior que o para carros. Em relação ao valor, o preço pode ser mais caro devido a maior complexidade e outros aspectos como o tempo e clima.

GPS para moto

Uma grande vantagem do GPS é a capacidade de rastrear a localização da motocicleta no mapa em tempo real. O rastreamento ao vivo permite que você veja se a motocicleta está em movimento ou estacionada, ou caso você a perca.

<Veja depois: tudo sobre Tecnologias Disruptivas />

GPS para aviação

Aviadores em todo o mundo usa o Sistema de Posicionamento Global (GPS) para aumentar a segurança e a eficiência do voo. Com seus recursos precisos, contínuos e globais, o GPS oferece serviços de navegação por satélite ininterruptos que atendem a muitos dos requisitos dos usuários da aviação.

A posição e a navegação baseadas no espaço permitem a determinação da posição tridimensional para todas as fases do voo, desde a partida, em rota e chegada, até a navegação de superfície do aeroporto.

GPS de celular

Como funciona o GPS no celular? No smartphone está um processador móvel, responsável não apenas pela computação. Uma das partes importantes do processador é o modem — ele recebe sinais de torres de celular, Wi-Fi, bluetooth e muito mais. Às vezes, o modem não faz parte do processador, mas é um chip separado na placa.

Quando o modem do smartphone recebe um sinal do satélite GPS, ele compara a hora enviada pelo satélite e sua hora e, em seguida, determina a diferença, assim indicando sua posição em algum local.

Nos smartphones, os mais conhecidos aplicativos de GPS são o Google Maps e o Waze. Os serviços atuam igualmente ao GPS de maneira geral. A única exceção é ao software do Google que precisa de conexão com a internet para viabilizar informações sobre trajetos, tempo de deslocamento e demais informações sobre as vias.

GPS Outdoor

O GPS Outdoor é utilizado por aqueles que adoram viajar e fazer trilhas. Logo, é essencial que o sistema tenha gravação de rotas que faça a captação do caminho percorrido e a percorrer da localidade. Também é importante que faça o armazenamento de grandes mapas e seja resistente a água, poeira e quedas.

Diferenças entre GPS, A-GPS e Glonass

Para entender de uma vez por todas, saiba que o GPS a rede de satélites para obter sua localização.

Já o A-GPS (GPS assistido) usa a rede de satélites com as informações das torres de celular da sua operadora nas grandes cidades para identificar sua localidade. Essa dimensão adicional torna o A-GPS mais rápido e preciso.

A principal diferença entre GPS e GLONASS é que, com os satélites GPS, usam as mesmas frequências de rádio, mas têm códigos diferentes para comunicação. Enquanto os satélites GLONASS têm os mesmos códigos, mas usam frequências diferentes, permitindo que satélites no mesmo plano orbital se comuniquem.

<Leia também: como funciona Inteligência Artificial e aplicações />

A tecnologia do GPS na locomoção e localização no dia a dia

Hoje em dia, o GPS está disponível para qualquer pessoa em qualquer lugar da Terra. 📍

Em alguns casos, o sistema não necessita que o usuário envie nenhum dado, pois opera com independência sem qualquer conexão de telefone e de internet. Porém, essas tecnologias citadas anteriormente possam contribuir para um funcionamento melhor.

As aplicações do Sistema de Posicionamento Global são geralmente distribuídas em cinco categorias no uso diário das pessoas:

  • Localização: determinando uma posição;
  • Navegação: no deslocamento;
  • Rastreamento: monitorando um objeto ou movimento de algo;
  • Mapeamento: por fim, na criação de mapas do mundo.

Quer aprender mais? Participe do bootcamp Analista de Transformação Digital. Um conteúdo completo que vai te ensinar tudo sobre as principais abordagens de cultura digital nas organizações e utilização da experiência do usuário a seu favor.

São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Conheça a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato a TODOS os cursos e bootcamps oferecidos pela XP educação!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img